Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde!
    Vou comprar casa tendo já o crédito arovado no BBVA. Fomos dia 31 assinar as últimas papeladas para finalizar o processo, bem como fazer os seguros. Agora pelo que percebi temos só que aguardar a marcação da escritura, que terá que ser até dia 16 de janeiro para não perdermos as condições inicialmente aprovadas, porque se for marcada para depois de 16 o spread aumenta pois terá expirado o prazo de 30 dias desde a aprovação.
    A minha questão é quanto tempo costuma demorar a marcação da escritura, e se é realista que dia 14 de Janeiro (pois 15 e 16 são sabado e domingo) teremos a escritura feita!
  2.  # 2

normalmente se não estou em erro e o banco que a marca, perguntou na altura?
  3.  # 3

Normalmente quem marca a escritura é o vendedor.
    Se tem essa data limite, aconselho-o a ver com o vendedor se ele já marcou, caso contrário vá você mesmo tratar do assunto.
    Mas apresse-se, porque ainda tem de ir às finanças pagar o IMT e o IS.
  4.  # 4

Normalmente quem marca a escritura é o vendedor.
    o vendedor? emprestimo ao banco julgo que seja o banco
  5.  # 5

Na maior parte dos CPCV está definido que quem marca a escritura é o vendedor, mas na prática, quando existe financiamento, quem marca a escritura é o banco, porque tudo depende deles (presumo que o vendedor já tenha todos os documentos necessários: licença de utilização, certificado energético, FTH...), assim não tem que se preocupar com a data, visto que se a escritura não se realizar até 16 de Janeiro, é culpa do banco. De qualquer modo deve perguntar no banco qual a data da escritura, e dizer-lhes que o prazo dado por eles, para a escritura é 16 de Janeiro.
  6.  # 6

Vou comprar casa tendo já o crédito arovado no BBVA. Fomos dia 31 assinar as últimas papeladas para finalizar o processo, bem como fazer os seguros. Agora pelo que percebi temos só que aguardar a marcação da escritura, que terá que ser até dia 16 de janeiro para não perdermos as condições inicialmente aprovadas, porque se for marcada para depois de 16 o spread aumenta pois terá expirado o prazo de 30 dias desde a aprovação.
    A minha questão é quanto tempo costuma demorar a marcação da escritura, e se é realista que dia 14 de Janeiro (pois 15 e 16 são sabado e domingo) teremos a escritura feita!

Se está a comprar a um construtor, é possível. Se está a comprar a particular, o banco do vendedor vai exigir o cumprimento escrupuloso dos 10 dias úteis de antecedência, pelo que já perdeu o prazo.
  7.  # 7

estou a comprar a construtor e do lado dele os documentos estão todos direitinho e ele também tem todo o interesse em que a escritura seja o quanto antes, mas já falei com o banco e parece que não vão mesmo conseguir ter a autorização para escriturar antes do dia 16.....e ameaçam aumentar o spread, sem eu ter culpa nenhuma, porque o atraso é por culpa do próprio banco!!
  8.  # 8

Colocado por: psifer

mas já falei com o banco e parece que não vão mesmo conseguir ter a autorização para escriturar antes do dia 16.....e ameaçam aumentar o spread, sem eu ter culpa nenhuma, porque o atraso é por culpa do próprio banco!!

Não vão conseguir a autorização de quem ?? Deles próprios? Aqui é evidente que a razão está toda do seu lado, e os bancos (acho que posso generalizar) não são "gente séria".
  9.  # 9

pois, é o que eu acho...a gestora de conta disse que o BBVA, como teve um aumento grande nos pedidos de crédito habitação, subcontratou uma empresa para tratar dos processos e pelos vistos com o volume de trabalho que têm tido estão a demorar a dar as autorizações para marcação de escrituras...portanto é lá que pára o meu processo, mas de qualquer forma, a responsabilidade é deles e, tal como me aconselharam noutro fórum, vou fazer uma reclamação no Banco de Portugal!
  10.  # 10

Boa noite,

gostaria de saber como está a situação com a marcação da sua escritura, uma vez que estou na mesma situação com o BBVA.
    Tratámos dos seguros e assinámos os útimos documentos no dia 23 de Dezembro e disseram-nos que à partida a escritura seria marcada para a 2ª semana de Janeiro.
    Até agora ainda não tivemos nenhum feedback e estamos no fim da 2ª semana de Janeiro.
    Uma vez que o nosso contrato de promessa compra e venda termina dia 23 Janeiro, temos que ter a escritura até lá.
    Mostrei-me preocupada junto da gestora de conta e o que me disseram foi exactamente o mesmo: desde o inicio deste ano que os processos foram entregues a uma empresa externa. Sendo uma situação nova e experimental não conseguem prever o timing.
    Não entendo porquê esta espera, se já estava tudo aprovado e assinado.
    Mas no nosso caso, o banco já nos aumentou o spread, sem uma razão válida.
    Por culpa do atraso deles, não foi possível fazer a escritura até final do ano de 2010. E segundo nos informaram, já com a avaliação feita e a aprovação do crédito, saiu uma norma interna em que todas as escritura a realizar a partir de 2011, tinham que levar uma actualização do spread...

Enfim...devem estar a "prolongar" mais, para aumentarem novamente o spread.
  11.  # 11

só por curiosidade...qual é o seu balcão? (só para ver se estamos a falar do mesmo sítio ou se este problema é igual nas várias agências do BBVA).
    a minha situação está igual, esta 6ª feira acaba o prazo e hj liguei para a minha gestora de conta a dizer que se o spread aumentasse iria apresentar reclamação no Banco de Portugal. ela disse que a escritura está marcada para 6ª mas que ainda não têm a autorização para a fazer, por isso pediu-nos para aguardar até amanhã, uma vez que se amanhã vier a autorização é possível fazer a escritura na 6ª feira....vamos lá ver, ela disse que amanhã nos ligava! o nosso contrato de promessa compra e venda só termina dia 31 de janeiro, por isso aí estamos à vontade, mas de qualquer forma não queria mesmo que aumentassem o spread que de si já n é mto baixo (1.4)....pode ser que pressionando um pouco as coisas andem! mas se nos aumentarem o spread concerteza que apresento reclamação!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zalexandra
  12.  # 12

Bom dia,

agradecia que quando tivesse noticias do balcão sobre a escritura me dissesse alguma coisa.

Obrigada e boa sorte.
  13.  # 13

Eu comprei a minha casa em 2009, posso dizer que entre ver casas, ponderar aspectos, decidir e escriturar demorou 22 dias. Depois de ter escolhido a casa a escritura foi feita 2 semanas depois e para além disso ainda recorri a uma segunda avaliação do imóvel, pois não concordei com a primeira.. A escritura foi celebrada na Conservatória do Registo Predial do Porto (pois era das únicas que tinha algo do género "CASA PRONTA") e foi tudo tratado lá, IMT, IS etc, após ter entregue o cheque foram entregues todas as chaves e pronto, mais um construtor feliz... o banco em causa é o BPI
    • imsa
    • 27 janeiro 2011

# 14

Boa noite,

Eu também estou nessa situação: apresentação de proposta, aceitação das condições, crédito aprovado (sem entregar a Ficha de Informação Normalizada que é obrigatória), a documentação fica pronta, os advogados que tratam da escritura têm o telemovel desligado... conclusão: o tempo passou e agora apresentam um spread muito mais alto do que inicialmente apresentado.

Acabei de enviar uma reclamação para o Banco de Portugal a partir do Portal do Cliente Bancário. Pelo que já vi noutros foruns, não somos os unicos. Num dos casos que vi, a pessoa apresentou queixa e o Banco de portugal actou e obrigou o BBVA a fazer as anteriores condições.
  14.  # 15

como está a situação de quem reclamou? eu recebi hoje carta do banco de portugal a dizer que a reclamação estava encerrada pois o bbva tinha-lhes comunicado que a situação tinha sido resolvida e esclarecida cmg....mas o bbva n me contactou nem resolveu coisa nenhuma, pelo menos que eu tenha conhecimento!
    • imsa
    • 4 fevereiro 2011

# 16

Eu reclamei no dia 27 de Janeiro. Desde que o BBVA foi notificado não nos deu mais noticias. Entretanto a reclamação está em " ANÁLISE DA RECLAMAÇÃO em 03-02-2011, sem prejuízo de diligências adicionais junto da entidade reclamada".

Quanto tempo demorou para receber essa comunicação?
  15.  # 17

penso que uns 3 ou 4 dias...dp diga cm se resolveu a sua situação!
  16.  # 18

Eia pah...

Eu sou cliente BBVA e confesso que não me passou pela cabeça que isto pudesse acontecer. Acho que devem ir ao Banco e pedir para falar com o Gerente do balcão em causa. Certamente que farão as mesmas condições! Não estou a ver sujarem o nome só por isto...

0.0195 seg. NEW