Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: j cardosoBoas

De Luís XVI a Salazar não faltariam apoiantes desta declaração da Princesa acerca das revoluções. Salazar apoiaria também em relação ao sindicalismo. Só não percebo porque não estende o raciocínio às confederações e organizações patronais, suponho que se deve ao facto de serem gente "bem", muito preocupados com o bem estar de todos.

cumps
    José Cardoso

Não extendo porque não calhou, só! Acho que reclamar não resolve. Só isso!

Reclamar e parar o país não resolve os problemas. Vivemos em democracia, acho que as pessoas se deviam preocupar mais em votar e em votar BEM.

Quem apoiaria as minhas declarações não me preocupa minimamente, isso são argumentos de quem não os tem.
    • LuB
    • 4 janeiro 2011 editado

# 22

O resto tem bracinhos e perninhas para trabalhar...

Daqui se deduz que o que tem de mudar é a estratégia nacional de combate à pobreza. A utilização de dinheiros públicos, tal como tem sido feita até aqui é desastrosa. Gasta-se muito (e mal), as políticas estão erradas no que toca ao grau de exigência na educação, no critério e rigor de distribuição do apoio social, etc... O que tem sido feito com o dinheiro público é um disparate.

O que deveria mudar?
    Por exemplo:

- Nas escolas adoptar uma política de responsabilidade exigindo tanto aos meninos, como aos seus professores e pais, que levem a educação muito a sério. É urgente mudar o paradigma de laxismo vigente adoptando medidas que preparem as novas gerações para serem cidadãos de primeira, e não uns mediocres sempre prontos a estender a mão, se necessário a estrangeiros...

- Nos apoios sociais proceder de uma forma criteriosa.
    Dar casa e subsídios continuados a quem faz questão de não trabalhar, e que vendo-se na miséria se vai enfiar clandestinamente num bairro de lata, e mais tarde, visto que é pobrezinho, numa casinha dada pela Câmara Municipal, não faz qualquer sentido. É injusto que alguns, que se desunham a trabalhar e que pagam as suas casas, tenham de contribuir de forma violenta, com altos encargos, para sustentar vicios de outros.

É urgente que se deixe de contar com o esforço desmesurado de alguns cidadãos para resolver problemas que deveriam ser distribuídos por todos, de forma equitativa: Por exemplo, senhorios obrigados a aceitar rendas ridículas para acudir a necessidades sociais/, impostos exagerados a quem trabalha e não pode escapar porque está sob controle apertado, deixando outros escaparem com toda a facilidade... /, certos vencimentos e reformas, atribuídos a gestores de meia tijela, de tal maneira elevados que nos causam espanto e vergonha!

Enfim... As soluções existem.

Mas, só serão aplicadas quando finalmente abrirmos os olhos, de forma colectiva...
    Para isto mudar é necessário que surja uma nova mentalidade do povo, e que não esperemos que sejam os políticos a deixar de nos enganar...
    Afinal somos nós que permitimos que a corrupção exista por toda a parte e, também somos nós que damos o aval aos dislates que os políticos cometem...
    Sejamos lúcidos... "Quem cala consente"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, jorgferr, AndrePereira
  2.  # 23

O que me apetecia era vender Portugal à Alemanha ou à China! Sempre ficavamos melhor!

No meio de tudo isto ainda há quem goste de termos a geração dos 500€!
    • FA
    • 4 janeiro 2011

# 24

Colocado por: LiMatosPois é, enquanto uns andaram uma boa parte da fazer sacrifícios para ter uma casa, houve outros que preferiram ficar numa casa de rendas baixas. Agora, que a casa não tem condições porque, com o valor da renda de 20€/mês, não há inquilino que lá queira enterrar dinheiro, só querem outra casinha, com melhores condições, mas o mesmo valor de renda...

Isto só lá vai com sangue novo que tenha novas mentalidades. Não é a enterrar dinheiro para apoio social que isto muda.

Eu também alinhava num barquinho, ou num terreno junto ao mar para a minha casinha de férias...

Atenção não podemos generalizar, infelizmente existe quem não tenha para comer, quanto mais para fazer um sacrificio para uma casinha.
    E se a C.M. Lisboa andou a destribuir casas por gente com bastantes poses e talvez até com barquinhos, porque razão esta senhora não pode ter este desabafo.
  3.  # 25

Toda a pessoa tem direito ao desabafo. E os velhotes não podem efectivamente trabalhar (velhotes que não podem trabalhar, entenda-se). Ninguém disse que não tem direito ao desabafo e muito menos à casinha.

Mas "dar casas" não é política... E que tal fiscalizar melhor os subsidios, para que vão para quem deves efectivamente precise?

Eu concordo com tudo o que a LuB disse. Concordo mesmo com tudo e não diria melhor. Há que modificar o paradigma, mudar a mentalidade e para isso não precisamos de revolução mas sim de educação/formação. basta de simplesmente criticar os políticos e a corrupção ou criticar também o senhorio que entretanto se fizer obras na casa arrendada por uma ninharia, vai à falência... O que digo é: Tenha-se conta peso e medida e razoabilidade, acho que é o ingrediente que mais tá a faltar.
  4.  # 26

Colocado por: rui1maganoO que me apetecia era vender Portugal à Alemanha ou à China! Sempre ficavamos melhor!

No meio de tudo isto ainda há quem goste de termos a geração dos 500€!

1. À china???? Credo!

2. Quem gosta de termos a geração dos 500€???

3. Já agora, o que é isso da geração dos 500€??
  5.  # 27

Colocado por: AndrePereiraNem sei quem é a mulher, nem tão pouco a conheço por isso vou apenas generalizar para ambos os lados...
    Vou assumir que ela paga uma renda de 20€/Mes como existem muitos casos por aí fora...
    Vou assumir então também que ela trabalhou uma vida inteira e sempre pagou os devidos impostos.

Por um lado, o senhorio não tem culpa que ela apenas pague uma renda de 20€/Mes os quais não servem para que o mesmo possa fazer obras no imóvel de modo a manter o mesmo de pé.
    No entanto ela também não tem culpa que o governo não lhe pague uma reforma justa para que ela possa sobreviver(Já não digo viver), e pagar uma renda condigna e justa nos dias de hoje.

Se há coisa que me revolta é ver idosos que trabalharam a vida toda a receber 200€/Mes de reforma e outros que nunca contribuíram nada para sociedade a receber RSI de 400€/Mês e mais...os idosos, por muito ou pouco que tenham contribuído merecem mais do que os do RSI pois agora não tem hipóteses de trabalhar...

Estas pessoas agradeceram este comentário:GiselaCC,LuB,DMG,rui1magano,raulschone,jorgferr

Estou a desenterrar este tópico mas achei-o muito interessante.

Isto não é exactamente assim. Já nem falo no conteudo demagógico, mas a verdade é que durante muitos anos, o estado social não existiu. Portanto nós hoje temos muitos idosos que nunca pagaram IRS nem segurança social, ou que pagaram durante 5/10 anos. Haviam outros impostos é um facto, mas a grande maioria dos reformados portugueses com mais 70/75 anos, não têm uma carreira contributiva. Portanto a grande maioria destas coisas a que se chamam reformas, não o são, mas sim pensões sociais de pessoas que não tiveram contribuição.

Eu sei que o que vou dizer é polémico, mas a verdade é que mantendo o sistema de segurança social como existe hoje, e atendendo à explosão demográfica dos anos 40/50, só dentro de 20/30 anos, quando a maioria destas pessoas morrerem ficaremos com um sistema equilibrado do ponto de vista económico.

Em relação ao tópico em si, acho que qualquer pessoa que viva em casas em mau estado de conservação, e sem familia assistente, deveria ser conduzida para lares de idosos, estatais, nos quais em troco de uma percentagem, sei lá, 65 a 75% da sua pensão, teriam acesso a comida, alojamento e medicamentos. Para além disto teriam obviamente companhia e cuidados continuados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LiMatos

0.0117 seg. NEW