Viva, Pelo que vejo por aí as casas térreas devem ter uma "caixa de ar" entre a terra e o piso de modo a evitar as humidades ascendentes vindas da terra. Isto trata-se de uma boa pratica ou é exigência por lei?
Como saber se o piso de uma casa está assente directamente na terra ou não?
O facto de existir uma caixa de ar não é o suficiente para evitar as humidades ascendentes. Esta sobem pela estrutura isto é começa nas sapatas e vai subindo pelo pilares. A melhor solução para verificar se o piso está assente na terra ou não seria numa despensa ou outro compartimento "menos nobre" fazer um furo com uma broca com pelo menos 25 cm de comprimento.
Furo com uma broca e depois arranje uma sonda c\ câmara video, do género daquelas que os médicos usam para ver o estomago e intestinos, e vai até saber que tipo de caixa de ar tem e alicerces
Paramonte você é um brincalhão, mas olhe que eu já fiz uma coisa idêntica. Claro que fizemos um buraco um bocadinho maior mas com uma holofote e uma câmara bem amarradinhos consegui-se uma boa imagem do existente.
A questão que me atormenta já agora... Algumas paredes(fundamentalmente halls) são revestidas a madeira até sensivelmente 1,80cm de altura. Junto ao chão as madeiras estão manchadas (mais escuras)... gostava de perceber porquê... Já me falaram que em alguns locais a terra contém gases naturais que ascendem e provocam este tipo de situações... e que nesse caso a solução apenas passaria por pintar a madeira.
Se a madeira está escura é porque esteve em contacto com uma zona humida. Essa humidade podem ser por várias razões. Uma delas pode ser o facto de mesmo tendo uma caixa de ar ela não ser suficientemente ventilada criando condensações que acabam por se infiltrar na estrutura.
Não! Podem ser milhentes mas certamente todas relaccionadas com o contacto com uma zona humida ou água mesmo. Não houve aí nunca uma inundação pois não?
concordo, mas nessa situação as manchas ficariam circunscritas a um local (o da fuga) o que não é o caso... receio que a seja a placa e estrutura que esteja a trazer a humidade... Nessa eventualidade quais são as alternativas? pode-se fazer alguma coisa?
Outras vezes vem pelos cabos da antena ou a entrada da linha telefonica e só vai apareçer no rés do chão. Mas concordo que na grande maioria dos casos são casos simples de capilaridade da estrutura. Pilares e lage de piso. Sabe se tem drenagem periférica? Isto é drenos em volta da casa. Tem acesso aos projectos de especialidade? Sabe quem dirigui a obra? Pode sempre perguntar-lhe.
não tenho acesso aos projectos de especialidade... como proprietário tenho direito a eles? Infelizmente o responsável pelo projecto não pode responder a estas questões. Não sei se tem drenagem... mas não me parece que quem construiu gastasse dinheiro com isso.
Quando se refere a casos simples... está a referir-se à sua identificação, ou a sua resolução também seria simples? :)
Os projectos pode sempre requerer uma cópia junto da câmara municipal. Mas atenção que nem sempre o que está nos projectos é aquilo que foi construido. A resolução de um problema desses pode ser simples ou complicada. Todos os casos são diferentes pois todas as condiccionantes da obra são diferentes.