Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom noite

    Gostaria de saber se a quando da falta de pagamento das cotas de condominio por parte de um dos condominos, o administrador pode negar o acesso ao predio com a mudança da fechadura da porta principal?
    Agradeço um esclarecimento, obrigado.
    DC
  2.  # 2

    Se fosse assim, teríamos mais gente a dormir na rua, do que em alguns países africanos.
    • pom
    • 3 janeiro 2011

     # 3

    Colocado por: drcostaBom noite

    Gostaria de saber se a quando da falta de pagamento das cotas de condominio por parte de um dos condominos, o administrador pode negar o acesso ao predio com a mudança da fechadura da porta principal?
    Agradeço um esclarecimento, obrigado.
    DC


    Ninguém tem poder para isso. Quando lhe fizerem isso chame as autoridades e apresente queixa.
    Mas...as cotas também são para serem pagas...
  3.  # 4

    Boa tarde,

    Moro num prédio com 17 andares, logo com muitos condóminos. Anualmente o mesmo grupo "concorre" ao cargo e tem vindo a ser reeleito ao longo destes últimos anos. Tudo tem corrido bem, na medida em que eu sempre paguei as minhas quotas e nunca me preocupei com mais nada. No entanto, nos últimos três anos as quotas subiram drasticamente, sendo que agora ascende aos 200 € trimestrais. Comecei a atentar melhor nos relatórios de contas que são enviados anualmente. Apercebi-me que praticamente todos os anos há obras no valor de cerca de 30 000 €, entre outras despesas consideradas imprevistas. A "corda estoirou" quando verifiquei que em 2010 foram gastos 800 € em despesas imprevistas de contabilidade, bem como a realização de obras em casa de um dos administradores com dinheiro do condomínio. A minha questão é a seguinte: a administração pode contratar serviços sem consultar a assembleia? Não deveria ser posta à consideração da assembleia, pelo menos a oportunidade de requerer orçamentos para decidir qual o mais favorável?
    Agradeço que alguém me diga que diplomas legais devo consultar, para que, na assembleia que se avizinha, eu possa basear a minha contestação face àquilo que considero ser usos indevido do meu dinheiro.
    Obrigada
    Estas pessoas agradeceram este comentário: domusnostrum
  4.  # 5

    Cara IM bom dia,
    Pelo que explica, as obras que refere não estão consideradas no orçamento anual, pelo que a sua realização só pode ser autorizada pela AG, a cujas decisões o Administrador está obrigado e não ao contrário, através do competente processo de candidatura e posterior aprovação do orçamento considerado adequado aos interesses dos condóminos.
    Deve consultar os artºs 1435º a 1438º do Cod. Civil., Cumptos, [email protected]
  5.  # 6

    ...
  6.  # 7

    Quase 70 euros por mês é mais que exorbitante e é mesmo um roubo. Não exagerem ... Ele ouve-se cada uma ...
    Se os actuais administradores não sabem administrar, ou se estão a "meter a mão no bolso" dos outros ocupantes do prédio, porque motivo não contratam uma companhia que administre e trate da contabilidade?
    Pode ser que peçam muito dinheiro, mas pelo menos, de certeza que será muito menos.
  7.  # 8

    Quase 70 euros por mês é mais que exorbitante e é mesmo um roubo. Não exagerem ... Ele ouve-se cada uma ...

    Não sei porque diz isso. Conhece o prédio? Sabe alguma coisa das necessidades de manutenção? Sabe qual o pessoal que está ao serviço? E o que está determinado em termos de contribuições para Fundo de Reserva ?
    • Neon
    • 19 janeiro 2011

     # 9

    Boas

    Colocado por: luisvv
    Não sei porque diz isso. Conhece o prédio? Sabe alguma coisa das necessidades de manutenção? Sabe qual o pessoal que está ao serviço? E o que está determinado em termos de contribuições para Fundo de Reserva ?


    Concordo com o Luisvv.

    Num prédio de 17 andares, só a limpeza de áreas comuns e a manutenção de elevadores deve consumir uma boa parte do bolo.
    Vivo num condominio, com 12 apartamentos distribuidos por cave (garagens) + 3 pisos habitacionais) e pagámos no ano transacto um valor mensal que rondava os 30 € (incluia administração, limpeza das áreas comuns 1 x por semana, jardineiro 1 x por mês (a área de jardim é consideravel), água e electricidade e FCR) e atenção que não temos elevador.

    Pelo que 70 € mês não me parece assim tão exagerado. Quanto a alguns eventuais abusos que a elsacordeiro refere isso é outra questão.

    Temos aqui um bom exemplo, de que não nos devemos abstrair ano após ano, do que se passa com a gestão daquilo que ao fim e ao cabo é nosso.
    Não quero ser tendencioso, mas o papel de administrador até é um papel que por regra toda a gente foge...ver gente tão voluntariosa é de ficar de orelha alerta ;) hehehe

    Um abraço
  8.  # 10

    O dinheiro do condomínio é meu!
    Olá a todos,

    Agradeço os comentário que deixaram. Venho mais uma vez expôr aquilo que se passa no meu prédio.
    Tenho andado a pedir os documentos referentes ao condomínio, os quais me são sistematicamente sonegados. O que fazer para ter acesso aos mesmos? Chamo a Polícia?

    Mais, tenha uma carta assinada pelo administrador do condomínio que diz o que a seguir se transcreve:
    (...) aproveitamos para lhe dar conhecimento que os prejuízos causados no prédio pelos últimos temporais e particularmente no interior de algumas fracções, nos obriga a medidas de gestão excepcionais, que constarão no próximo relatório, independentemente de levarmos ao conhecimento dos Condóminos.

    Agora pergunto: que legitimidade tem o administrador para gastar o nosso dinheiro independentemente do nosso consentimento/conhecimento?!

    Obrigada
  9.  # 11

    cara elsa,

    o que vem escrito na apresentação de contas?
    durante a reunião de condominio, ja pediu para ver alguma factura? em caso de duvida, pode sempre votar contra a aprovação das contas.
  10.  # 12

    Olá,

    Na apresentação de contas constam ítems pouco esclarecedores, tais como, reparação de danos por sinistro, outros ( 5 Vezes), reparações de construção civil, desepesas financeiras, transportes, entre outras alíneas pouco claras. A questão é que eu quero ver as facturas e ele sistematicamente me as sonega sob o pretexto que eu tenho obrigação de saber de tudo, porque compareci às reuniões. Reuniões, aliás, onde ele não permite perguntas, remetendo para fora do contexto da assembleia! Em que ficamos? O que fazer? Chamo a Polícia? Apresento queixa por sonegação de informação acerca das contas de dinheiro que também é meu?
    • AMB
    • 25 janeiro 2011 editado

     # 13

    Colocado por: elsacordeiroOlá,

    Na apresentação de contas constam ítems pouco esclarecedores, tais como, reparação de danos por sinistro, outros ( 5 Vezes), reparações de construção civil, desepesas financeiras, transportes, entre outras alíneas pouco claras. A questão é que eu quero ver as facturas e ele sistematicamente me as sonega sob o pretexto que eu tenho obrigação de saber de tudo, porque compareci às reuniões. Reuniões, aliás, onde ele não permite perguntas, remetendo para fora do contexto da assembleia! Em que ficamos? O que fazer? Chamo a Polícia? Apresento queixa por sonegação de informação acerca das contas de dinheiro que também é meu?


    Cara Elsacordeiro,

    Eu falo por experiência própria pois sou administrador do condomínio em funções, e de facto o que lhe está a acontecer é algo muito caricato.

    1. As assembleias gerais servem para que todos os condominos fiquem a par daquilo que os administradores fazem durante o periodo em que exercem tal função. Desde a execução de pagamentos mensais de despesas correntes como tambem de situações excepcionais.
    Senão vejamos, Nas convocatórias das AG é obrigatorio vir descrito a ordem de trabalhos, ex(1. aprovação de contas, 2. aprovaçao ...etc e por ultimo um ponto para outros assuntos). Este é o ponto onde cada condomino pode e deve expor as suas questões. Se no seu caso isso não acontece então não estão concerteza a seguir o regulamento geral do Vosso condominio.

    2.Quanto ás contas pouco esclarecedoras, este topico é sempre o mais controverso de qq reunião de condominio, pois nem sempre ficamos a perceber o que la vem, mas aconselho-a neste caso, questionar as vezes necessárias até que fique claro.

    3. quanto aos gastos que mensiona em sinistros: Acho estranho esse tipo de previsão pois ninguem pode prever que aconteça um sinistro, pode e deve existir um fundo de reserva para que seja utilizado caso seja para os fins a que se destina. Os sinistros sejam eles quais forem que envolvam zonas comuns estão cobertos pelo seguro do edificio por isso não podem ser orçamentados como despeza.

    espero ter ajudado apesar de este ser um assunto que da pano para mangas.

    Quanto ao drcosta, na minha opinião, é evidente que ninguem lhe pode barrar a entrada por não ter pago as cotas, o que lhe podem fazer é mover um processo judicial (normalmente em julgado de paz) de forma a comprometer-se a pagar.

    cumpr.
  11.  # 14

    Papelada finalmente!!!!
    Boa noite,
    Pois é, hoje consegui chegar ao tão almejado dossier de contas e verifique que existem milhares de euros aos quais não corresponde nenhuma factura! Até a advogada do condomínio recebe honorários sem passar factura, o mais insólito é que até o contabilista entrou no esquema da economia paralela. Vi coisas aberrantes: papelinhos manuscritos a dizer: transporte de emergência, tantos euros; telefones e telefonemas; telefonemas de mergência (então e a factura da PT é só para telefonemas pouco urgentes????

    A saga continua!
    • pom
    • 26 janeiro 2011

     # 15

    Queixa na oa e na otoc.
  12.  # 16

    Colocado por: elsacordeiroPapelada finalmente!!!!
    Boa noite,
    Pois é, hoje consegui chegar ao tão almejado dossier de contas e verifique que existem milhares de euros aos quais não corresponde nenhuma factura! Até a advogada do condomínio recebe honorários sem passar factura, o mais insólito é que até o contabilista entrou no esquema da economia paralela. Vi coisas aberrantes: papelinhos manuscritos a dizer: transporte de emergência, tantos euros; telefones e telefonemas; telefonemas de mergência (então e a factura da PT é só para telefonemas pouco urgentes????

    A saga continua!



    bem, isso aí está um bocado mal.
    "transporte de emergencia" - isso é algum hospital ?
    papelinhos para milhares de euros em obras ?? quais obras ? porque as obras ?
    são essas as perguntas que deve fazer na altura da reunião.
  13.  # 17

    Isto é melhor que ver a novela da SIC, queremos mais...
  14.  # 18

    No prédio aonde tenho residência, não pagamos todos a mesma coisa.
    Eu tenho um T2 e pago mais ou menos 22 euros, os meus vizinhos que têm um T3 pagam um pouco mais e os que têm um T1 ainda pagam menos.
    O prédio é recente e tem mais que 17 condóminos.
    Há uma sociedade bastante conhecida que se ocupa da administração.
    As limpezas são feitas mais que uma vez por semana e já têm feito trabalhos de reparação.
    O prédio situa-se nos arredores de Lisboa.
    A minha irmã tem um T4 e ainda paga 20 euros. Imagino que a quota terá que ser actualizada, mas também o prédio só vai até ao 3º andar e tem dois apartamentos por piso.
    Vivo e trabalho fora do país, mas tenho residência em Portugal e continuo a achar os tais 70 euros uma quantia exorbitante para o nível de vida do país.
    Quando penso que o ordenado mínimo nacional não chega a 500 euros. Devemos fazer economias. Tem que se aprender a gerir o dinheiro.
    Por vezes, não seria má ideia entregar-se a administração a profissionais.
 
0.0220 seg. NEW