boa tarde! quero agradecer a todos por este maravilhoso site! eu sou uma estreante, e tenho algumas duvidas, que gostava que me ajudassem:) quero remodelar um anexo( 35m2) e uma casa (80m2) que tenho no meu terreno, e então é assim: no anexo queria fazer uma cozinha e sala de jantar, na casa, sala de estar e wc de serviço no rés do chão e 2 quartos e wc completo no 1º piso, a casa não tem placa, o chão é soalho apoiado em barrotes, qual a melhor solução para poder por wc no 1ºpiso? e preço. queria fechar o anexo e abrir a parede interior ( que é de pedra), isso é fácil de executar? quanto é que poderei gastar a colocar lã de rocha e onduline por baixo da telha? ou aconselham outra coisa? quanto acham que poderei gastar em mão de obra, serviço de pedreiro, trolha, canalizações(o saneamento já passa na rua)e electricidade, nestes espaços? vou colocar fotos. agradeço imenso qualquer ajuda que me possam dar :)
Cara Manuzinha, independentemente se a obra precisa ou não de licenciamento, deve contactar um Arquitecto ou gabinete de projectos para lhe fazer um trabalho completo. Trabalho este que passa pelo levantamento exaustivo da casa e anexo, seguido dos respectivos projectos (Arquitectura, especialidades e execução) com cadernos de encargos para obter os preços que pretende. De outra maneira é tudo a atirar ao lado, se não tiver um acompanhamento profissional os trabalhos serão feitos "a olho" e está a comprar problemas atrás de problemas.
gostei do anexo, do vitral"" e do arco, curiosos, não é usual ver construções parecidas. como já foi dito, o primeiro é contactar um arquitecto, contrata-lo e discutir o programa(o que cabe e a melhor maneira) e a recuperação propriamente dita do conjunto. tem ai um espaço engraçado mesmo.
Estas pessoas agradeceram este comentário: manuzita
este anexo foi construído há 25 anos pelo meu pai, que era arquitecto, e era um barbecue, infelizmente eu ainda era mt nova quando ele faleceu, tinha 11 anos, e nao tenho a oportunidade de discutir com ele acerca disto, mas vou manter o arco(todo pintadinho e arranjado e o vitral tb. mt obrigada pelo comentário :)
Como já lhe foi indicado e porque a obra parece ter alguma complexidade, o melhor é consultar um arquitecto, pena não termos mais fotos, mas o local parece ter muito potencial, um arquitecto capaz e com sensibilidade vai ajuda-la a criar um espaço de certeza agradável e sobretudo ajuda-la a manter a memoria da obra do seu pai. Explique-lhe a origem da pré-existencia e ele terá concerteza isso em conta no projecto.
atentamente nuno costa www.doisarquitectos.com
Colocado por: manuzitaeste anexo foi construído há 25 anos pelo meu pai, que era arquitecto
:) está explicado, tem mesmo de preservar esses aspectos da melhor maneira, são únicos, e ainda por cima com esse peso sentimental. não tem mais sitio onde construir a cozinha e o resto que queria ai nesse espaço? é que o ideal seria manter e recuperar esse espaço conforme está, claro dando-lhe uma função e nova roupagem/decoração sem danificar o existente, por exemplo espaço de estar, espaço de convívio.
Realmente esse anexo esta muito bonito! Para alem do pormenor do arco e do vitral, que já aqui foi elogiado, gosto muito também do pormenor do contorno da lareira e do forno! Esse espaço merece ser preservado.
Realmente pelas fotos, vê-se que o edificado existente permite a realização de um projecto de arquitectura bastante interessante, com uma interligação entre o "novo" e o "velho" fora do comum. Concordo com os restante colegas, de que irá necessitar de apoio de Arquitecto para a realização do projecto, para poder ter uma ideia do quanto pode gastar. Envie mais fotos para lhe podermos dar uma ajuda mais concreta.
Cumprimentos,
Sofia Lago Arquitecta [pub] telf: 96 4447611 www.sofialago.com[/pub]
caro arquitecto Fernando Gabriel, essa ideia agrada-me, de fazer uma sala de convívio no barbecue, dar dá para mudar a cozinha para outro sitio, porque eu tenho mais anexos no seguimento do barbecue, só que restaurar tudo, ficaria giríssimo, mas aí já estaríamos a falar de valores muito mais elevados, para o que eu posso despender neste momento. de qualquer modo vou colocar uma foto para ter uma ideia do espaço :)