sou técnico comercial de produtos para a construção civil numa multinacional alemã... Tenho neste momento um projecto de arquitetura já aprovado na câmara mas condicionado ao facto de ter que recuar um muro que já existe e está a suportar terras, peço ajuda para os seguintes tópicos: - se eu recuar para a medida proposta pela câmara fico com o muro a cerca de 1,7m da casa, será normal - o muro em causa está numa travessa com cerca de 50m de comprimento que só dá acesso a uma casa. - qual a melhor forma de argumentar para convencer a camara a abdicar dde um alargamento destes
Agradeço qualquer ajuda, ou perguntas...
peço desculpa se não fui claro, mas é a minha primeira vez
certamente o que a camara lhe esta a pedir é que tem de ceder esse espaço à entidade municipal. pelo que acho dificil que não venha a ceder esse espaço. Na eventualidade do muro recuar, a casa também nao pode?
Não, porque o terreno é muito estreito, ainda por cima a referida travessa fica a Sul. A ideia de ter uma sala com uma grande fachada em vidro virada a sul mas só a 1,70m do muro não me agrada muito Mas que utilidade poderá ter tal alargamento se eu nem sequer pretendo utilizar esse acesso? A possibilidade de essa travessa (rua sem saída), ser continuada é praticamente nula porque atrás da casa a que a travessa serve de acesso, é a nacional 1. O que eu questiono é o interesse publico de tal alargamento... Valerá a pena questionar a sua utilidade?
sabe uma coisa? a sua arquitecta e o sr. tem de ser mais incisivos, ou seja tirar isso a limpo na camara e subindo na hierarquia até ao presidente se necessário. Não é a 1ª vez que certos técnicos da camara ao abrigo de uma "agenda" não publica, fazem determinações destas sem suporte aparente no proprio regulamento da camara. Explicando melhor, casos onde havia a pretensão de no futuro abrir acessos mais alargados a uma ou duas propriedades particulares. já agora qual a largura actual da travessa? está infrastruturada com redes camarárias ( rede de água, esgotos) ??
não vejo problema em que a casa fique a 1,70 da via publica, desde que esta seja pensada como tal e haja mais espaço sobrante. cada caso é um caso, em geral terá de cumprir com afastamento, agora poderá ter argumentações para que isso não aconteça dependendo de acessibilidades por exemplo.