Uma vez que me está a ser difícil mudar de casa, pretendo tornar a minha mais confortável e como tal remodela-la. Tenho um T3 num ultimo andar de um prédio de 3 andares sem elevador. O T3 tem umas escadas de ligação à arrecadação (transformada em escritório). O que eu pretendo: 1 - Arrancar totalmente as casas de banho. Azulejos novos, chuveiros e hidromassagem. Colocar extração de vapores e impedir que entre ar das canalizações para a minha casa. Entra frio no Inverno. São duas casas de banho. 2 - A zona é muito ventosa. Tenho janelas duplas mas quem as colocou foi o próprio anterior proprietário e estão com muitas frinchas. Quero aproveitar os mesmos alumínios mas fazer com que a coisa fique mesmo bem isolada. 3 - só os quartos são em taco. As restantes divisões são em tijoleira, o que causa que a casa seja fria no Inverno. Ou coloco soalho flutuante ou afago os quartos. 4 - A cozinha tem moveis com 4 anos que quero manter. Quero novos azulejos e pintura. No entanto devo alterar as saídas dos vapores do esquentador porque nos banhos mais longos a água fica fria. 5 - Aproveitar para colocar aquecimentos e/ou ar condicionados. Tenho umas placas de aquecimento embutidas nas paredes em 3 divisões. O sistema funciona mas com as frinchas nas janelas perco muito calor. 6 - Quero acrescentar uns alumínios na varanda de um dos quartos. Junto à parede desse quarto é um gelo constante no Inverno. 7 - Retirar azulejos no hall de entrada e corredor. 8 - Pintura geral com cores diferentes em diferentes divisões. 9 - Detesto a lareira (que raramente uso e que é mais uma entrada de ar frio) e o centro no tecto da sala. Gostaria de retirar a lareira. O centro de sala pode ser escondido com um tecto falso em madeira. Como tenho um tecto falso no hall de entrada, posso prolonga-lo para a sala e esconder esse centro e eventuais tubagens de ar condicionado.
As minhas questões são as seguintes: 0 - Conhecem alguém que possa fazer uma remodelação total com qualidade e bons preços? 1 - Banheiras em ambas casas de banho ou na suite banheira de hidromassagem e na casa de banho comum chuveiro? mantenho a tijoleira? É possivel arrancar tijoleira? 2 - Nas janelas, devo arranca-las totalmente e voltar a colocar? É possivel aproveitar as mesmas? São em alumínio. É possivel remodelar a cozinha e aproveitar os móveis? Não irão partir todos? 3 - Soalho flutuante ou mantenho tijoleira e afago os quartos? 4 - Consigo manter os móveis de cozinha se retirar os azulejos e alterar canalizações? 5 - Sugestões de ar condicionado. detesto ver uma quantidade imensa de aparelhos pendurados nos prédios. 6 - Como isolar bem as janelas e portas de varanda em alumínio? Já tenho janelas duplas e nem assim. 7 - Se retirar os azulejos não vão ficar marcas nas paredes? 8 - Essa é a parte mais fácil. Sugestões de cores. 9 - É possivel retirar a lareira para dar mais espaço à sala, ou colocar uma que não seja de canto. Uma das eléctricas.
Sei que é extenso mas precisava de fazer um projecto com pés e cabeça. Não queria fazer as coisas em separado, pretendia um projecto inteiro de uma vez. Obviamente que os custos são importantes. Sujestões?
Caro Ikonos, sem fotografias ou plantas é dificil ajudá-lo, ficamos então à espera das tais fotografias. A unica questão que me levanta agora é, falou na colocação de aluminios, isso interfere na fachada? nesse caso terá de licenciar essa alteração.
@ nuno costa, os alumínios já existem nas janelas. Muitos dos vizinhos já fecharam as suas varandas. O único que destoa a fachada sou eu. :-). Amanhã coloco fotos e planta. Obrigado.
bom dia .tudo o que escreveu é possivel de fazer .mas nada pode sr orçamentado sem ir ao sitio ver.seria muito facil dar preços assim.o pior viria depois no local. quanto as casas de banho optava por banheira numa e cabine noutra é possivel arrancar tijoleira claro que sim as janelas so no local para ver o estado delas os moveis da cozinha podem se tirar e voltar a colocar soalho flutuante sem duvida nao ha problemas em retirar azulejos lareira sim e possivel se sao janelas duplas parece me apenas má colocação
estou ao seu dispor com obras feitas e dou referencias
@ Paulo, envie-me contacto para lá ir orçamentar. Preciso de um 1º orçamento aproximado. Depois logo verei o que farei ou não. Quero tb falar com arquitectos para me darem opiniões sobre o que fazer em determinadas divisões. Quero uma transformação geral, boa, rápida e a bom preço. :-)
Apesar de ser o unico a destoar na fachada, não impede que as coisas sejam efectuadas legalmente, até porque ou os seus vizinhos o fizeram de uma forma legal ou nao!
Procure tópicos sobre a questão dos aluminios e fechar varandas aqui neste forum e verá que isso já foi mais que falado aqui. Depois a escolha é sempe sua.
A varanda é ainda uma questão a verificar. Obviamente que procederei dentro da legalidade. Tomarei nota dos vossos contactos. Podem tb dar-me referências? Agradeço-os todos.
Amanhã colocarei fotos. Gostava que me dissessem, com a vossa experiência, um valor. Obviamente que depende de muitos factores e sem ver não o podem fazer devidamente. Mas alguém avança com um valor para eu ter como referência inicial?
Eis a planta. Existem algumas alterações relativamente ao original: 1 - Lareira na sala. Pretendo (acho que...) retirar; 2 - Escadas para a arrecadação (transformada em escritório) no hall de entrada; 3 - Roupeiro no quarto: 4 - Armário na cozinha.