Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Todos nós queremos ter a casa dos nossos sonhos, como aquela que vimos algures numa revista, talvez sem piscina, mas com um belo jardim. Talvez sem paredes de vidro, mas com janelas pontuadas nos alçados. Talvez com cobertura plana ou mesmo inclinada.

    Ora, porquê contratar um arquitecto se afinal de contas já todos nós sabemos o que queremos? Porque não falar ao amigo do nosso primo que tem jeito para o desenho e dizer-lhe que nos faça um rabisco com três quartos, uma sala, uma cozinha e casas de banho? Porque não falar ao tio de um amigo nosso que é empreiteiro e que faz as obras num instante e a baixo custo?

    Porquê?

    Porque passamos horas a fio a folhear revistas de automóveis para escolher o modelo que nos serve, porque visitamos inúmeras lojas de roupa em busca daquilo que gostamos, porque ficamos horas a experimentar sofas a ver se nos servem. Porque afinal de contas tudo aquilo que compramos é um investimento para o futuro!

    Já pensaram bem no que é uma casa? Olhem para a vossa casa e reflictam sobre aquilo que acham que está bem e aquilo que está mal. Agora pensem como a poderiam tornar melhor. Se vão construir uma casa, essa (teoricamente) será a vossa casa durante muitos e muitos anos! Ora, vão querer ter um lar perfeitamente adaptado às vossas necessidades, que a longo prazo possa ser sustentável, que vos permita criar e viver com a vossa família em harmonia. Será essa a casa dos vossos sonhos? Então façam um investimento agora para poderem lucrar no futuro!

    O Arquitecto é o único profissional capaz de projectar devidamente um espaço de habitar. É o único profissional com formação para isso, o único profissional com sensibilidade para tal, o único profissional capaz de pensar e desenvolver os espaços da casa à vossa medida. O único profissional que pensará no vosso lar de forma sustentavel e rentável a longo prazo. Como tal o Arquitecto é o elemento-chave de qualquer projecto de arquitectura. É a única pessoa artisticamente capaz de conceber, desenvolver, discutir, pensar e desenhar uma casa, a vossa casa.

    Então porque é que sempre tentamos evitá-lo? E porque é que passamos horas e gastamos milhões de euros a personalizar os nossos carros, a buscar objectos que nos agradam e que se identificam connosco? Porque é que quando pensamos em construir a nossa casa, nunca pensamos que será ali que para o bem e para o mal iremos Viver? Será que há algo mais importante para se investir do que na forma como poderemos melhorar a nossa qualidade de vida?

    Qualquer trabalho profissional tem um preço. Esse preço deverá estar de acordo com as capacidades profissionais de quem o faz. O que acontece quando queremos remediar? Não queremos gastar dinheiro em desenhos, em coisas que à partida não têm grande importância, queremos é ter quatro paredes um chão e um tecto para dormir e mais nada. Por isso queremos é alguém que as construa! E a vossa casa fica construída e custou-vos muito pouco, até pagaram umas cervejas aos trabalhadores. Ao fim de 2 anos essa casa está absolutamente insustentável. Há humidades, no Inverno frio, no Verão calor, entra chuva, afinal de contas agora a casa já não tem aquela mística que ao inicio teria. Basicamente o vosso investimento foi um desastre. Gastaram uns trocos para a construir, mas a médio prazo a vossa casa tornou-se um "barraco". É impossível lá viver sem um aquecedor, não há muita luz durante o dia, os quartos ora são grandes demais ou demasiado pequenos. A vossa casa não foi pensada!

    Então porque falo em investimento? Antes demais deveremos sempre pensar a casa como investimento, não porque pretendemos vendê-la daqui a uns anos, mas um investimento na nosssa qualidade de vida e consequentemente nas nossas carteiras! Assim, fará todo o sentido procurar um profissional honesto e capaz de pensar a habitação como nós tinhamos em mente, um profissional que sugira alterações de forma a tornar a casa sustentável, um profissional que planeie a casa a longo prazo. Isto resultará seguramente num investimento que será inicialmente aparentemente caro, mas que em poucos anos iremos olhar para trás e pensar que ainda bem que o fizemos porque hoje em dia a casa funciona perfeitamente, é confortável, os quartos foram dimensionados como queríamos, a cozinha é versátil e o terraço que o arquitecto tinha sugerido afinal até tem sido bastante utilizado naqueles dias de verão!

    Devemos então investir para ter lucros. Não é sempre assim que os negócios funcionam? Uma construção funciona também assim. Um bom material irá durar mais tempo, espaços bem desenhados e pensados serão mais confortáveis, o planeamento da casa para a nossa vida futura irá torná-la adaptável ao longo dos tempos.

    Então porque não dar valor ao trabalho do Arquitecto e em troca recebermos a casa dos nossos sonhos, tenha sido ela pensada a baixo custo ou a medio custo?

    Agora atenção! Há bons e mais profissionais! Nunca escolham um Arquitecto só porque ele é Arquitecto! Assim como escolhem um opel ou um ford, irão escolhê-lo pelas suas características! Deverão procurar sempre um conjunto de Arquitectos e solicitar-lhes o seu portfolio de forma a poder entender as características do seu trabalho, as suas preocupações e principalmente a sua ética e honestidade perante o trabalho que irá fazer!
  2.  # 2

    O Arquitecto é o único profissional capaz de projectar devidamente um espaço de habitar. É o único profissional com formação para isso, o único profissional com sensibilidade para tal, o único profissional capaz de pensar e desenvolver os espaços da casa à vossa medida. O único profissional que pensará no vosso lar de forma sustentavel e rentável a longo prazo. Como tal o Arquitecto é o elemento-chave de qualquer projecto de arquitectura. É a única pessoa artisticamente capaz de conceber, desenvolver, discutir, pensar e desenhar uma casa, a vossa casa.


    Não concordo com o que dizes aqui. Conheço muitas pessoas sem serem arquitectos que projectam melhor que alguns arquitectos que existem por ai, é claro que os arquitectos têm formação para projectar casas, mas não são os únicos a saberem projectar uma casa. Um bom projectista tem de ser "idiota" como uma pessoa me disse, têm que ter muitas ideias :) coisa que certas pessoas não têm.
  3.  # 3

    Cipriamo esta é uma gaff da brochura da Ordem... não foi o assimplemind que a disse... infelizmente esse parágrafo deveria ter sido redigido doutra forma... mas não me foi parar às mão antes de ser publicado... vai contra a lei vigente... enfim, agradeço que passem por cima, mas do ponto de vista dos Arquitectos é o desejável e o que mais dia menos dia vai acontecer.
  4.  # 4

    Pois, pode vir a acontecer, mas eu não concordo com ela. Muitos arquitectos nos seus projectos também fazem logo muitas especialidades, e não se vê os eng. a mandar vir como os arquitectos fizeram.
  5.  # 5

    O que é certo é que ambos precisam uns dos outros :)
  6.  # 6

    Além da arquitectura, edificios, Espaços urbanos, Eu faço algumas especialidades, Cipriano, mais, ainda tenho q corrigir todos os erros e omissões q a Engenharia hoje em dia "debita" graças ao recurso do software automático... Muitas vezes de PROJECTO de engenharia nada percebem, são meros operadores de software, não todos, não é para generalizar, mas é uma grande realidade actualmente.

    Na coordenação dos meus projectos só vejo aldrabice, para EU corrigir e pôr em causa!!! issso sim é indignante.
    Esta parece-me ser a geração do copy/ paste... eu pertenço a esta geração (só tenho 33 anos)...

    Faço eu e a minha sócia, com conhecimento, formação especifica e reconhecida acreditação (não aquelas coisas de fim-de-semana) e auto-formação contínua projectos e estudos de:
    - Projectos de Segurança Contra Riscos de Incêndio;
    - Projectos de Condicionamento Acusticos;
    - Em breve, finalmente com software suficientemente credível e estável, com bases de dados mais abrangentes, com o software do INETI a funcionar, farei Projectos de Comportamento Térmico;
    - Direcção técnica/ fiscalização de Obras, sózinho só até classe 3, mais complexas, partilhado com Eng.ºCivil.

    TODOS precisamos uns dos outros...

    Uns(dentro de cada profissão) são é mais profissionais/ competentes do que outros...

    Se existem Arquitectos a fazerem especialidade, espero q os não façam de ânimo leve... se fizerem, são como os outros Eng.ºs, Eng.ºs Tec. ou ATAE´s... ou electricistas (sim esses também podem fazer projectos de ITED!!!)...

    ÁGUA-MESTRA, Lda
  7.  # 7

    LoOL pois podem, e até podem fazer um projecto de electricidade de uma moradia com menos de 50KVA, claro apenas quando se trata de um projecto para uma câmara ou do genero, pois uma casa com potência inferior de 50KVA não precisa de projecto.
    •  
      FD
    • 5 outubro 2007

     # 8

    Não se chateiem... :)
    • IB
    • 7 outubro 2007

     # 9

    Eu tenho que concordar com muita coisa que aqui foi dita, embora sendo uma leiga nestes assuntos.
    Sou apenas uma técnica de seguros que comprou uma casa ( um andar, para ser mais exacta) e que fui apanhada nas "redes" da má formação dos construtores ( se assim se podem chamar) e dos que fazem parte de todo o processo da construção ( se me puderem esclarecer de onde vem exactamente a má formação dos intervenientes, agradeço).
    Fiquei estupidamente apaixonada pela luminosidade da casa, e não reparei em pormenores que se viriam a mostrar muito importantes. E porquê?!
    Porque era a 1ª casa... E porque não esperava que existissem pessoas com tão mau carácter.
    Felizmente, como diz o Pedro, existem os competentes e bons profissionais...E infelizmente,o reverso da medalha: os incompetentes que dão péssimo nome ás várias profissões, que foi o que aconteceu com a minha compra.
  8.  # 10

    Agora atenção! Há bons e mais profissionais! Nunca escolham um Arquitecto só porque ele é Arquitecto! Assim como escolhem um opel ou um ford, irão escolhê-lo pelas suas características! Deverão procurar sempre um conjunto de Arquitectos e solicitar-lhes o seu portfolio de forma a poder entender as características do seu trabalho, as suas preocupações e principalmente a sua ética e honestidade perante o trabalho que irá fazer!


    Concordo com todo o texto e principalmente, com este parágrafo. A escolha de um arquitecto é talvez uma das questões mais complicadas para quem não é da área. No outro post dos preços do projecto de arquitecura, se calhar ficam com a ideia que eu penso que os arquitectos são todos amigos do vigário.... Nem por isso, tenho boas impressões, principalmente com as novas gerações.
    Mas mesmo assim não deixei de ter surpresas. Para a elaboração do meu projecto, sondei alguns arquitectos, uns não se mostraram disponíveis para ir ao local, mas tinham belas maquetes e ideias para eu escolher, que seriam as propostas mais rápidas, não ligaram nenhuma às nossas "ideias/vontades" nem ao local (ambiente envolvente e condições climatéricas - local ventoso).
    Depois, tinha duas propostas muito interessantes. Um caro e "longe" e uma proposta de um arquitecto mais próximo (distancia) e com preços mais acessiveis...
    Acabei por optar por um deles, sendo os factores "localicação/sinceridade/preço" decisivos.
  9.  # 11

    Quando não há pão todos gritam e ninguém tem razão!
    No meu parecer não existe arquitectura sem engenharia nem engenharia sem arquitectura para que seja um projecto 100% correcto.
    Claro que projecto 100% correcto é uma meta muito longínqua ao nosso alcance, no entanto é sempre isso que procuramos. A minha opinião é tentarem encontrar um atelier onde o trabalho seja feito em sintonia por um arquitecto e um engenheiro civil.
    Quando se dirigem à Câmara Municipal é mesmo isso que vos é pedido, um projecto de arquitectura e um projecto técnico. Aqui dizem vos tudo um Arquitecto e um técnico, no caso um Engenheiro civil.
    Ninguém vai à farmácia comprar vinho, porque hão de ir pagar a um engenheiro para desenhar ou a um arquitecto para calcular?
    Não percebo estas escolhas sem lógica, que foram criadas apenas pelo “Chico esperto” que por acaso até pode assinar projectos e pronto, não interessa nada qual foi o curso em que se licenciou, apenas interessa que pode assinar projectos, aliás pode até nem ser licenciado porque para projectar uma moradia até um técnico de obra com o 12º ano de escolaridade o pode fazer desde que tenha a carta de projectista que é passada pela Câmara Municipal. E garanto vos que o exame para o acesso à dita carta de projectista é básico, basta saber traçar paralelas.
    Procurem profissionais, não procurem nomes conceituados e projectos já feitos e muito giros que servem de portfólio. Falem com as pessoas, tentem explicar as vossas ideias e tentem perceber se eles concordam ou não com elas, um projectista só projecta bem o que gosta de projectar. Procurem alguém que tenha os conhecimentos mas que se caracterizem convosco a nível pessoal.
    O arroz só é bem cozinhado por quem gosta de arroz! Se eu não gosto de arroz, mesmo sendo um profissional, não o vou cozinhar com o mesmo entusiasmo que cozinho uma carne de porco à alentejana que é o meu prato preferido.
    É preciso gostar do projecto para o fazer com gosto. Percam mais tempo à procura da pessoa certa do que a contar tostões.
    O dinheiro é sem dúvida a prioridade, independentemente da teoria de ser uma casa para a vida, mas cheguem a consensos, negoceiem, a construção civil já não está no auge e os gabinetes já não estão atulhados de pedidos de projecto por isso negoceiem, vão chegar a valores mais baixos com certeza. Dediquem se à vossa causa de concretizar o vosso sonho!
    Saúde, Anita
    •  
      FD
    • 13 outubro 2007

     # 12

    Benvinda anita!

    Gostei de ler. :)
  10.  # 13

    anita... tem toda a razão.
    O projecto de arquitectura, não é tudo, de longe... o importante além da vontade do tecnico/ técnicos para projectar o vosso edificio, também a coordenação técnica multidisciplinar é importante...
  11.  # 14

    Anónimo disse:
    Boas!

    Citação:"O Arquitecto é o único profissional capaz de projectar devidamente um espaço de habitar. É o único profissional com formação para isso, o único profissional com sensibilidade para tal, o único profissional capaz de pensar e desenvolver os espaços da casa à vossa medida. O único profissional que pensará no vosso lar de forma sustentavel e rentável a longo prazo. Como tal o Arquitecto é o elemento-chave de qualquer projecto de arquitectura. É a única pessoa artisticamente capaz de conceber, desenvolver, discutir, pensar e desenhar uma casa, a vossa casa."

    Que afirmação mais errada, nem sei como as pessoas têm conseguído viver em casas não projectadas por arquitectos, estão-se a candidatar a mais uns chulos do sistema, e que mais me irrita é acho que mais tarde o mais cedo irão conseguir, pois haverá um ou vários palhaços num governo qualquer que vai obrigar a que todos os projectos sejam feitos por arquitectos.

    Citação: "Qualquer trabalho profissional tem um preço. Esse preço deverá estar de acordo com as capacidades profissionais de quem o faz. O que acontece quando queremos remediar? Não queremos gastar dinheiro em desenhos, em coisas que à partida não têm grande importância, queremos é ter quatro paredes um chão e um tecto para dormir e mais nada. Por isso queremos é alguém que as construa! E a vossa casa fica construída e custou-vos muito pouco, até pagaram umas cervejas aos trabalhadores. Ao fim de 2 anos essa casa está absolutamente insustentável. Há humidades, no Inverno frio, no Verão calor, entra chuva, afinal de contas agora a casa já não tem aquela mística que ao inicio teria. Basicamente o vosso investimento foi um desastre. Gastaram uns trocos para a construir, mas a médio prazo a vossa casa tornou-se um "barraco". É impossível lá viver sem um aquecedor, não há muita luz durante o dia, os quartos ora são grandes demais ou demasiado pequenos. A vossa casa não foi pensada!"

    Pois todos os trabalhos têm um preço, mas fixar um preço mínimo para os mesmos é de quem não esta muito preocupado com o trabalho que ira fazer, mas sim principalmente como encher os bolsos rapidamente. Essa de que uma casa não feito por arquitectos ao fim de 2 anos está insustentável então é demais, claro que se esqueceram de referir aquelas feitas por arquitectos que nem se aguentaram o 1 ano e a tantos casos assim.

    Cumps
  12.  # 15

    ... Existiram sempre esses palhaços... não é! quando mantiveram indefinidamente um decreto transitório (DL 73/73)
    ... Não existe preço mínimo... ou máximo... nem se pode fixar preço... os preços são ditados pela lei do mercado, pela concorrência saudável... sem "carteis".
  13.  # 16

    Anónimo disse:
    Boas!

    Exacto é assim quer queiramos ou não temos que gramar com eles.

    Por acaso não sei qual o conteúdo do (DL73/73) mas talvez vá consultar. E claro que concordo 100% consigo o mercado é que deve regular os preços.

    Eu só comentei as tabelas de preços porque as acho um exagero, torna os arquitectos num elemento muito acima de todos os outros na cadeia. Mas também quero deixar que não englobo todos no mesmo saco, e de certeza que havera muitos que justifica tudo o que ganham.

    Cumps
  14.  # 17

    Anónimo disse:
    Acho engraçado quando acham que o arquitecto é muito mais bem pago do que os outros técnicos envolvidos no projecto de uma casa... vamos imaginar uma situação em que um arquitecto recebe 5.000€ pelo projecto de arquitectura e um Eng. Civil recebe 1.500€ pelo projecto de estrutura... epá... o arquitecto deve estar a xular de certeza... é mais do triplo para fazer uns bonecos que até eu fazia... já o engenheiro, epá, ele deve ter tido uma trabalheira para fazer aqueles cálculos complexos... aquilo é tramado... e ainda assim cobra menos de metade do que o Arquitecto...
    Agora vejamos quantas horas um "perde" com o projecto, e quantas horas o outro precisa... não digo que o projecto de engenharia não é complexo, e não é importante, pois é e bastante, mas no final, acreditem, que o preço por hora do arquitecto é francamente mais baixo do que do engenheiro... essa é a realidade. e arrisco-me a dizer numa proporção maior do que 10:1.

    Atenção que aqui estou sempre a falar considerando que todas as partes são competentes - ou seja, se vêm dizer que ah, não sei quê e tal, fulano é arquitecto e é uma nódoa, ou o meu primo é técnico de obra e faz projectos fantásticos... , é verdade sim, Le Corbusier nem sequer era arquitecto e chegou onde chegou...

    Mas pergunto-vos: quando vão ao médico, tb preferem ir a um médico mesmo médico, certo? ou qualquer curandeiro da esquina vos serve?... quer dizer, há curandeiros que até sabem muito, e resolvem os problemas, assim como há médicos que são uma desgraça... mas no final, qual será a maior probabilidade de voltarem para casa na mesma ou pior?

    Um projecto de arquitectura completo poderá valer muito mais do que custa, e tudo se resume a uma questão: controlo de custos! Uma pessoa próxima de mim, é advogada, e tem tido nos últimos anos, inúmeros casos de particulares vs construtores - a hsitória é sempre a do costume: o contrutor promete uma casa por 100.000€ (e até oferece o projecto) e no fim a casa foi parar aos 200.000€!... Com um bom projecto de arquitectura, um bom caderno de encargos, é possível "prender" contratualmente o construtor a valores muito mais seguros, evitando derrapagens orçamentais absurdas, e não dando margem para abusos descarados. Já sabemos que os construtores para tentarem ganhar uma obra, apontam sempre valores o mais baixo possível, pois quando são consultados, os clientes apenas dizem "uma casa com x metros quadrados, não sei quantos quartos, etc" e pouco mais adiantam - aliás, um projecto de licenciamento pouco mais adianta do que isto. O construtor até esfrega as mãos... soalho flutuante a 5€/m², pintura a tinta da mais ordinária, cumpre-se apenas o que o projecto de licenciamento "obriga"... tudo o resto, é pelo mínimo... depois vêm as surpresas: ora vamos lá escolher o chão... ah quer esse, isso é mais 30€/m², ah quer esse revestimento nas parades? são mais 40€/m²... e por aí... a seguir, os imprevistos: ah não quer assim a bancada da cozinha, quer assado... pois esta já está feita, mas manda-se para trás e faz-se outra... pois, mas tem de pagar as duas... ah o corrimão está feio... tudo bem, diga lá como quer o novo... ah pois, tem de pagar também... ah esta parede não era assim?

    Acho que já perceberam que um projecto que à partida parece caro, num instante torna-se baratíssimo comparando com os custos que pode evitar. Eu até tremo quando ouço dizer "o construtor diz que me oferece o projecto de licenciamento". Só quem está por fora é que não sabe o que a "casa gasta". Ainda está para chegar o dia em que uma obra custa menos do que foi previsto, mesmo com projectos completos, há sempre contratempos inesperados - agora sem um bom projecto de execução, então aí estão a soltar a "trela" para terem azares. Claro que há sempre construtores mais honestos do que outros... mas não é por acaso, que um médico não pode passar receitas de medicamentos e ser dono da empresa dos medicamentos que está a receitar... há conflito de interesses.
  15.  # 18

    Caro Anónimo

    Eu pessoalmente concordo consigo, até porque ja ganhei a vida a descobrir trabalhos a mais nas obras, mas o que começo a desconfiar que chamara a atenção para isso, é perda de tempo, porque a maioria das pessoas quer ouvir o que gosta, e não o que precisa de ouvir. Mas como penso para os meus botões: construam agora, arruinem-se depois.

    Já falei com imensas pessoas acerca da importância de defenir muito bem, aquilo que querem antes de comecarem, seja com projecto de execução seja com caderno de encargos, seja com mapa de quantidades, mas a resposta invarialvelmente é: Tenho confiança no construtor, foi-me recomendado ou tenha esperança que corra bem.

    Penso ser também uma questão psicológica. Se dissermos que uma casa custa 200.000€, as pessoas desistem, mas se acreditarem que custa 100.000€, começam a cosntruir e depois entram no já agora ou pinga/pinga e nem sabem quanto gastaram.

    Agora também existe o reverso da medalha, que é o facto de um projecto caro não garantir nada em termos de controle de custos, porque não é pelo facto de ser caro que é bom. Bom e barato, não existe, mas bom e caro não significa automáticamente qualidade.

    Julgo que as coisas só entram nos eixos, quando o projectista for responsabilizado financeiramente pelos erros e omissões dos seus projectos. A partir de Agosto, com a entrada da nova legislação de obras públicas, as coisas vão comecar a mudar.

    Cumps
 
0.0229 seg. NEW