Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    tenho uma situação complicada em mãos, e gostaria de saber se alguem me pode ajudar em formas de a resolver.
    Tenho 30 anos e sempre vivi na mesma casa que anteriormente pertencia aos meus avós paternos. Até ao divórcio dos meus pais(1996) vivia com eles e os referidos avós paternos(o meu avô faleceu em 1995). Após o divorcio e a morte do meu avô, a minha avó deixou de pagar durante meses o empréstimo ao banco sem o nosso conhecimento. Todos esses meses o meu pai e os restantes irmãos(apesar de lá não viverem) dividiam entre si o valor da renda e entregavam à minha avó para supostamente pagar. A casa foi para asta publica e foi hipoteca(ou albergada, não sei bem o termo que se aplica) por uma leiloeira. Os meus tios e pai falaram com a respectiva leiloeira e acordaram em vender a casa a um dos familiares. Como mais ninguém tinha possibilidades de pedir emprétimo a não ser eu e visto que morava lá e não tinha para onde ir, comprei a casa com emprestimo bancário, a qual se encontra somente em meu nome. Posto isto ficou a viver em minha casa o meu pai e a minha avó, e passado uns anos o meu pai casou-se novamente e mudou para casa de esposa, ficando somente eu e a minha avó. No inicio não me causava grandes complicações, mas com o passar da idade ela já se encontra bastante debilitada e com o facto de entretanto me ter juntado com uma pessoa e de querer ter um filho brevemente e precisar do 2º quarto para a criança, torna-se insustentavel a co-habitação dela na casa, e + ainda tendo em conta que tem 4 filhos. O Problema é que ao falar com os filhos nenhum deles a quer levar para casa deles e nem a querem por num lar, e dizem-me que tenho de continuar com ela porque quando comprei a casa já sabia que ela estaria lá. O que eles não se lembram é que se eu não comprasse a casa eu e o pai não tinhamos para onde ir.
    O que posso fazer nesta situação?
    Como é obvio não vou por a minha avó na rua sem ter uma solução para ela, mas a situação está cada vez pior, ainda por cima tendo em conta que começo a ter cada vez + discussoes com a minha mulher por causa de situações que ocorrem para os quais não temos obrigação de resolver(muito menos a minha mulher).

    Desde já os meu agradecimentos pelas eventuais respostas.
  2.  # 2

    Se quando era pequeno a sua avó o albergava a si aos seus pais, não tem lógica que agora que os papéis se inverteram pense em pô-la na rua.
    Lamento dizer, mas na minha opinião, não seria humano nem decente.
  3.  # 3

    Essa casa pertencia originalmente aos seus avós paternos. Talvez não seja justo o q está a pensar fazer.
  4.  # 4

    Eu não a quero por na rua, simplesmente quero que os filhos arrajem uma solução para ela. Para além disso não se esqueçam que se não fosse eu a comprar a casa que ela deixou de pagar já não tinhamos onde morar à muito tempo. ela é que não se preocupou onde ia o filho e o neto.O que quero saber é se legalmente existe alguma coisa que obrigue que sejam os filhos a tomar conta dela

    Obrigado.
  5.  # 5

    Para além disso recusa-se a pagar seja o que for nas despesas da casa. como devem calcular não é nada agradável.
    • RSS
    • 5 janeiro 2011

     # 6

    :S
    Eu leio o seguinte:

    Enquanto a avó podia sustentar a casa para lá morar o filho a nora e o neto, tudo estava bem e todos coabitavam (5 pessoas pelo que percebi: 2 avós paternos + pai e mãe + o enchant)
    Os problemas apareceram ... e tiveram de ser resolvidos. O enchant que lá vivia ficou proprietário da casa e já não consegue coabitar com a sua avó mais a esposa e um futuro filho, ou seja 3 pessoas.
    Solução: encaminhar o problema (avó) para os tios ou para um lar!!!

    Ser velho é Tramado.
    "Um país que não respeita os seus idosos, é um país sem futuro"

    (atenção que não conheço todas as condicionantes do caso, no entanto com base no que li é a conclusão que tiro)
    • tob
    • 5 janeiro 2011

     # 7

    Na minha opinião acho que devia tentar falar a bem com os seus tios, e tentar fazer com que eles compreendam a situação. Se eles compreenderem, cada um pode muito bem pagar um lar a meias, a dividir por cinco, e se tambem se oferecer para pagar(a dividir por 6), não custa nada.

    Caso contrário, acho que não tem razão moral para fazer mais nada do que aguentar a situação...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: enchant
  6.  # 8

    Amigo ou amigaRSS, eu dou-lhe condicionantes: ela nunca sustentou a casa, para alem de terem sempre sido os filhos a pagar a renda desde que estes começaram a trabalhar, eram os meus pais que pagavam as contas, porque cada vez que eera ela a pagar, simplesmente nao pagava, não tenho dedos que cheguem para contar as vezes que tivemos agua luz e gas cortados.
    Realmente quem não passa pelas situações...
    Se quer que lhe diga, tenho ainda os avos maternos vivos e se pudesse levalos para o pe de mim levava, sabe porquê? porque sempre me trataram bem e nunca fizeram nada que me prejudicasse ao contrario da outra avó.
    Sabe o que ela me fez em 2005 quando eu era administrador do condomio? roubou-me 400 euros da caixa do condominio que nunca mos pagou e eu tive que arder com parte do meu subsidio de ferias para repor...
    Se calhar tenho razoes de sobra para achar que não devo ter responsabilidade e obrigações nenhumas tendo em conta que existem 4 filhos.
    Se alguem quiser dar sugestões para me ajudarem nesta situação agradecia...
  7.  # 9

    Realmente, à primeira vista pode parecer que a sua opção não é humana, mas quem mora no convento é que sabe o que lá vai dentro. Tendo a sua avó quatro filhos vivos e presumo que alguma pensão, não tem a obrigação moral de pagar sozinho a casa nem as restantes despesas. Isto assumindo que, quando comprou a casa, pagou um valor de mercado pela mesma e não se limitou a liquidar uma dívida existente. Nesse caso a situação seria mais complexa. Se os seus tios não lhe derem outra opção consulte um advogado.
    • tob
    • 5 janeiro 2011

     # 10

    Colocado por: enchantAmigo ou amigaRSS, eu dou-lhe condicionantes: ela nunca sustentou a casa, para alem de terem sempre sido os filhos a pagar a renda desde que estes começaram a trabalhar, eram os meus pais que pagavam as contas, porque cada vez que eera ela a pagar, simplesmente nao pagava, não tenho dedos que cheguem para contar as vezes que tivemos agua luz e gas cortados.
    Realmente quem não passa pelas situações...
    Se quer que lhe diga, tenho ainda os avos maternos vivos e se pudesse levalos para o pe de mim levava, sabe porquê? porque sempre me trataram bem e nunca fizeram nada que me prejudicasse ao contrario da outra avó.
    Sabe o que ela me fez em 2005 quando eu era administrador do condomio? roubou-me 400 euros da caixa do condominio que nunca mos pagou e eu tive que arder com parte do meu subsidio de ferias para repor...
    Se calhar tenho razoes de sobra para achar que não devo ter responsabilidade e obrigações nenhumas tendo em conta que existem 4 filhos.
    Se alguem quiser dar sugestões para me ajudarem nesta situação agradecia...



    Se é assim já dá que pensar...
  8.  # 11

    Exacto, ela tem pelo menos 2 pensoes minimas. Não sei ao certo os valores e hoje em dia já nem me interessa saber.
    Cesca, na altura faltava pagar cerca de 7 ou 8 mil euros(na altura em escudos). Comprei-a por 50000€ e entretanto já gastei imenso dinheiro a remodelá-la.
    Obrigado
  9.  # 12

    Não sendo de todo entendida na matéria, acho que pelo que nos conta aqui pode ficar legal e moralmente com a casa.
  10.  # 13

    uffff, que rica família você tem..., cá para mim você está "entalado", embora pense que o seu "paizinho" e os "titios" são em primeira instância os responsáveis (caso a sua avó não tenha meios para tal) de contribuir para as despesas que ela fizer (nomeadamente no que se refere às relacionadas com "partilha" da casa, água; luz; gás, etc), mas tirando estas despesas não me parece que você consiga legalmente "chutar a avó para escanteio". Mas uma coisa é certa o seu problema não é a sua avó são esses seus ricos tios e pai..., gostava de saber se um destes dias a sua avó tem um AVC, "cai" acamada numa cama, precisa de cuidados higiénicos, alimentação, etc, aí meu amigo é que você vai ter problemas, e isto não tem nada a ver com o que alguns "iluminados e iluminadas" que aqui já falaram tipo "comeu-lhe a carne agora roa-lhe os ossos", pois conte com isto, ela deixa de ser autónoma e aí vc vai ver o que é problemas, e estes não são da sua competência resolver para isso estão aqueles que ela gerou, os filhos (neste caso não sei se lhe podemos chamar isso). CARAMBA VC É NETO!!!!! ONDE ANDAM ESSES **** DOS FILHOS (são 4 bestas, peço desculpa às bestas)????? (isto inclui o seu pai, já que referiu que nenhum deles...).
    NOTA: - Enquanto existia algo que faria parte da herança (a casa), todos contribuíam para o pagamento do empréstimo, assim que este deixou de existir e essa mais valia se evaporou foi vê-los a fugir com o "rabo à seringa", ser-se velho é uma chatice..., Bom Ano para si e para a sua avó.
  11.  # 14

    Sinceramente, não estou a ver solução....
    A não ser algumas pouco simpáticas, mas que voce já admitiu não querer tomar.
  12.  # 15

    Cada vez acredito mais neste ditado popular: "Quem tem telhados de vidro, não deve andar à pedrada".
    É muito triste envelhecer-se.
  13.  # 16

    Está um caso muito complicado.
    Estou a ponderar em vender a casa.
    Se me puderem ajudar numa questão agradecia:
    caso eu consiga vender a casa e mesmo depois da escritura feita, se a pessoa(avó) insistir que não sai de lá, se o comprador quiser o negocio pode ser anulado?
    Preciso de saber todas as situações que possam acontecer, e não quero estar desprevenido.

    Obrigado.
  14.  # 17

    Não tome decisões que se pode arrepender mais tarde.
    Afinal, quem é que não quer a sua avó em casa? O senhor ou a sua namorada?
    A avó, tenha sido aos seus olhos boa ou má, ajudou a criá-lo e essa enquanto viver, de certeza que nunca o vai abandonar, até porque precisa de si, o mesmo já não se pode dizer da namorada. Hoje é a avó que a incomoda e daqui a uns tempos talvez seja o neto.
    Sabe o que é que eu lhe digo? Deixe a sua avó em casa. Ajude-a quando ela precisar e não preste atenção às resmunguices, porque a maior parte das pessoas de idade são assim mesmo. A sua namorada se quiser continuar consigo deve respeitar o facto que existem outras pessoas. Afinal quando foi para a sua casa, de certeza que ela sabia que a sua avó vivia lá e que a casa tinha sido dela.
    Um dia vai-lhe acontecer o mesmo a si e não gostaria certamente que um dos seus filhos ou dos seus netos o pusesse na rua, porque incomoda a namorada.
    •  
      FD
    • 7 janeiro 2011

     # 18

    Avó e velhinha, aos olhos de muitos pode ser isto:



    Mas, na realidade, também pode ser isto:



    As pessoas más também envelhecem e também podem ter filhos, isso não é exclusivo das pessoas boas...

    O que tem que fazer é gastar 50€ a 100€ e contactar um advogado, ele informa-lo-á de todos os riscos a que está sujeito.
 
0.0194 seg. NEW