Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Cumprimentos ao Fórum

Mais uma vez, procuro ajuda que desde já agradeço,
    Fiquei a saber á umas horas do um problema que apareceu a um amigo meu, e é o seguinte:
    O filho deste meu amigo comprou casa com recurso ao credito e o pai ficou como fiador,
    Agora por dividas ás finanças (do filho) estas penhoraram a casa, o banco informa agora que a casa já foi
    vendida em hasta publica e notificaram este meu amigo que como fiador tem que pagar a totalidade da divida
    sob pena de penhorarem também os seus bens.
    É possível que a divida ao fisco tenha despoletado este processo?
    O meu amigo nunca sobe do que se estava a passar com esta situação até ser notificado pelo banco.
    Não deveria ser informado pelo banco antes de a casa ir a leilão?
    É bem possível que esteja a ser enganado pelo filho pois este nunca o pôs a par da situação
    e por isso procuro aqui as vossa opiniões, o que acham disto?

Cumps
  2.  # 2

Não estou por dentro do assunto, mas é para isso que servem os fiadores. Se o comprador não tiver outras garantias para dar, e não puder ser ele a assegurar o pagamento, então o fiador terá de tomar o seu lugar. É melhor consultar um advogado.
  3.  # 3

.
    •  
      FD
    • 7 janeiro 2011

# 4

Colocado por: king25e notificaram este meu amigo que como fiador tem que pagar a totalidade da divida
    sob pena de penhorarem também os seus bens.
    É possível que a divida ao fisco tenha despoletado este processo?

Sim, perfeitamente.
    Mas, é preciso saber quanto é que devia ao fisco, por quanto a casa foi vendida, e qual a dívida actual ao banco.
    É que acho estranho que tenha que pagar a totalidade do crédito, a não ser que a dívida ao fisco fosse igual ou superior ao valor de venda da casa...

Colocado por: king25Não deveria ser informado pelo banco antes de a casa ir a leilão?

E será que o banco sabia? É que quem fez a venda judicial foram as Finanças, não o banco, certo?
  4.  # 5

Colocado por: FDSim, perfeitamente.
    Mas, é preciso saber quanto é que devia ao fisco, por quanto a casa foi vendida, e qual a dívida actual ao banco.
    É que acho estranho que tenha que pagar a totalidade do crédito, a não ser que a dívida ao fisco fosse igual ou superior ao valor de venda da casa...

A informação que tenho é que a divida ao fisco era de 15000€
    A divida que o banco apresenta é mais de 120000€ e para pagar na totalidade pelo fiador.

Colocado por: king25
    E será que o banco sabia? É que quem fez a venda judicial foram as Finanças, não o banco, certo?

Pelo que consta, a venda é feita pelas finanças,
    e aqui a minha duvida, as finanças podem vender (ou penhorar) um bem que está penhorado ao banco?
    e sem conhecimento deste?
    Não devia em qualquer dos casos ser dada oportunidade ao fiador de liquidar as dividas antes que a casa
    fosse vendida em hasta publica?
    Agradeço os vossos comentários.

Cumps
  5.  # 6

e aqui a minha duvida, as finanças podem vender (ou penhorar) um bem que está penhorado ao banco?
    e sem conhecimento deste?
    Não devia em qualquer dos casos ser dada oportunidade ao fiador de liquidar as dividas antes que a casa
    fosse vendida em hasta publica?

Pelo que conheço, informo:

R1: as Finanças podem perfeitamente penhorar um bem que está hipotecado ao banco.
    R2: as Finanças avisam o penhorado e existem um fiel depositário que pode ser ou não o penhorado, e entre a colocação do imóvel para hasta pública e data final para vencimento da mesma, a dívida pode ser saldada, anulando-se neste caso o processo de penhora.
  6.  # 7

as finanças podem por em haste publica uma coisa que e do banco?hummmmmmm
  7.  # 8

Colocado por: FD
    Sim, perfeitamente.

FD as finanças podem vender uma casa que e do banco?

sem o conhecimento do banco?
  8.  # 9

Colocado por: pdavidmarquesas finanças podem por em haste publica uma coisa que e do banco?hummmmmmm

Pode crer que pode! Passou-se comigo (a compra em hasta pública de um imóvel que estava hipotecado a um banco)!
  9.  # 10

Pode crer que pode! Passou-se comigo (a compra em hasta pública de um imóvel que estava hipotecado a um banco)!
    nao me parece desculpe ate pode ter razão, então o banco fica arder?
  10.  # 11

Colocado por: pdavidmarquesnao me parece desculpe ate pode ter razão, então o banco fica arder?

Fica!
    E digo mais, se existirem outras penhoras de outras entidades, também elas ficam a arder! as Finanças sobrepõem-se a todos !!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego
  11.  # 12

Fica!
    E digo mais, se existirem outras penhoras de outras entidades, também elas ficam a arder! as Finanças sobrepõem-se a todos !!!
    acho tudo muito esquisito, em que se baseia essa sua tese?
  12.  # 13

FD as finanças podem vender uma casa que e do banco? sem o conhecimento do banco?

A casa não é do banco. O banco tem apenas um direito sobre o imóvel. As finanças penhoram, ordenam a venda, e o produto da venda é distribuído pelos credores que venham a surgir no processo, segundo as precedências legalmente previstas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pdavidmarques
  13.  # 14

ok entendido
  14.  # 15

Agradeço a todos pelas respostas.
    Isto para mim é uma situação que desconhecia por completo
    E neste caso as opções do fiador são pagar, e como tem 71
    anos e sem meios próprios de fazer face á divida, irá pagar com o que lhe resta,
    a casa que levou uma vida a construir.

Cumps
  15.  # 16

Colocado por: king25Agradeço a todos pelas respostas.
    Isto para mim é uma situação que desconhecia por completo
    E neste caso as opções do fiador são pagar, e como tem 71
    anos e sem meios próprios de fazer face á divida, irá pagar com o que lhe resta,
    a casa que levou uma vida a construir.

Cumps

Antes de o fazer, devia consultar um advogado, porque pode haver alguma escapatória.

0.0151 seg. NEW