Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Há uns tempos meti-me num crédito a habitação a "meias" com a minha ex-namorada (oops), na altura claro que ainda não o era.

    Portanto agora tenho aqui uma embrulhada grande para resolver e estou um bocado perdido. O empréstimo está em nome dos dois com os meus pais como fiadores, a escritura idem, conta ordenado conjunta e afins. Queria evitar ao máximo perder as condições do crédito actual e ter que voltar a fazer uma pesquisa no mercado, por isso ainda nem falei com o banco sobre a situação.

    Já alguém passou por uma situação semelhante que me possa dar uns indicadores sobre como prosseguir?

    Obrigado desde já.
    •  
      FD
    • 7 janeiro 2011 editado

     # 2

    Retirado de Separação - tirar o nome da minha ex da conta bancária e do crédito habitação:

    -> vai ao banco indagar a possibilidade de ela ser exonerada do actual crédito (ou seja, "sair" do crédito);
    -> o banco vai analisar a sua situação financeira e fará um estudo para saber se pode ou não suportar o crédito pela totalidade, posteriormente deverá dar-lhe uma resposta se a sua ex pode ou não ser exonerada;
    -> o banco responde não ou apresenta condições desfavoráveis/insuportáveis? A única alternativa é vender a casa. Vende-se a casa, paga-se ao banco, pagam-se eventuais despesas existentes (comissão imobiliária, etc.), divide-se o que restar pelos dois, seja ganho, seja dívida;
    -> o banco responde sim? Faz uma escritura de compra da quota da sua ex + mútuo (empréstimo), paga os impostos, paga os registos e tem a casa para si. Custos? Depende muito do valor da casa mas, não espere menos de 1.000€ a 2.000€.

    Normalmente, os bancos não gostam nada destas situações e costumam agravar as condições (sobem spread, etc.) se chegarem a aprovar o novo crédito.
    Na prática, para o banco e para o estado, é como se fosse comprar a casa novamente, apesar de já lá viver. Pagará tudo e passará por todo o processo que envolve comprar uma casa, só que em vez de pagar sobre 100%, pagará sobre 50%.

    -> o banco responde sim mas, a sua ex responde não? A situação mais complicada de todas, onde as soluções podem passar por deixar de pagar as prestações (não aconselhado) ou por contactar um advogado (aconselhado) para iniciar uma acção para divisão de coisa comum.
  2.  # 3

    FD, muito obrigado pela resposta rápida! Não tinha encontrado ainda esse tópico.

    Parece que vou mesmo ser encostado à parede pelo banco.
  3.  # 4

    Se o banco aceitar, o seu spread vai DISPARAR.

    Nestas situações, normalmente o ex-casal não se entende, é uma diferença de muitos €€€. Pessoalmente aconselho a venderem e a dividirem o lucro ou prejuizo que der. Assim cada um pode seguir a sua vida.
 
0.0104 seg. NEW