Iniciar sessão ou registar-se
    • Mach3
    • 2 setembro 2008 editado

# 1

Bom Dia,

Gostava que se possível alguém me ajudasse a saber como poder rescindir um contrato de mediação com uma imobiliária, neste caso em regime de exclusividade.

Esta situação deve-se ao facto de o possível cliente ter sido angariado por nós vendedores, sem participação da agência, sendo que o possível comprador, tem condições para em principio adquirir a casa sem recorrer ao financiamento, logo eliminando outra das mais valias de uma imobiliária, que é o acesso a melhores condições de financiamento.

Nesta situação considero de total justiça que se possa rescindir, pois não foi a imobiliária a angariar o cliente, e neste caso o possível comprador, é uma pessoa que jácomprou alguns imóveis, e que pretende claro comprar pelo melhor preço possível, pelo que o dinheiro referente à comissão da agência, nunca viria para nós pois iria ser retirado do valor, e assim permitir o negócio.

Bom bem sei que não foi a agência que veio ter conosco para colocar a casa à venda, no entanto, creio que nesta situação deveria ser permitido a rescisão.

Cumprimentos,

E aguardo Respostas.

Vasco.
  1.  # 2

Leia o contrato. Deve lá haver uma clausula onde refere q o contrato para ser rescindido deverá ser feito com 1 certa antecedencia. Aí estará o prazo.
  2.  # 3

Em qualquer das situaçoes contratuais pode sempre vender a sua casa, pois é sua!
    Agora não entender a razão de pagar a comissão? Concerteza que eu também não considero correcto pagar a totalidade, mas uma parte ou metade acho aceitável, caso seja demonstrado que existiu efectivamente este empenho por parte da imobiliária
    Os investimentos a nível publicitário com jornais, revistas, deslocaçoes, etc, etc.
    Mesmo que venda directamente a imobiliaria deve orientar e acompanhar os vendedores e compradores, em todos os procedimentos inerentes ao negócio, ou seja, doc. do imóvel, IMT,IMI,distrates, emprestimos bancarios, etc, etc.

!
  3.  # 4

Anónimo disse:
    As imobiliárias não passam de intermediários. Muitas delas são constituidas por 'curiosos' atrás de ganhos fáceis, sem que para isso tenham formação ou qualquer apoio juridico.

Como o outro dizia, são como os abutres....

E mais não digo,

FR
  4.  # 5

Colocado por: AnónimoAnónimo disse:
    As imobiliárias não passam de intermediários. Muitas delas são constituidas por 'curiosos' atrás de ganhos fáceis, sem que para isso tenham formação ou qualquer apoio juridico.

Como o outro dizia, são como os abutres....

E mais não digo,

FR

Tem piada, eu pensava que as imobiliárias eram forçadas a cumprir "n" requisitos, incluindo formação e capacidade profissional.
  5.  # 6

Tem piada, eu pensava que as imobiliárias eram forçadas a cumprir "n" requisitos, incluindo formação e capacidade profissional.

Mas há pensamentos -como o seu- que só quem perceba minimamento do assunto, pode dizer!
  6.  # 7

Colocado por: Parreira

Mas há pensamentos -como o seu- que só quem perceba minimamento do assunto, pode dizer!

Por acaso, não é para me gabar, mas até percebo mais que minimamente...
  7.  # 8

Boa tarde,
    penso que normalmente a angariação em regime de exclusividade é de 6 meses. Mas leia a cópia com que ficou da agência. Mas pode sempre fazer a venda do imóvel, desde que pague à agência metade da comissão que ficou acordada, ou então aguarda até ao termo do contrato.
    Com os melhores cumprimentos.
  8.  # 9

Colocado por: luisvv

Não me fiz entender. Quem não percebe nada do assunto -como o anónimo- é que responde daquela maneira. A sua resposta, é de alguem que está por dentro, daí o que disse.

O anónimo deve consultar www.inci.pt
    Cumprimentos
  9.  # 10

.
  10.  # 11

Colocado por: luisvv

Não me fiz entender. Quem não percebe nada do assunto -como o anónimo- é que responde daquela maneira. A sua resposta, é de alguem que está por dentro, daí o que disse.

O anónimo deve consultar www.inci.pt
    Cumprimentos

eu percebi, mas só quis gabar-me um pouco...
    ;-)
  11.  # 12

Boa Noite

No contrato que celebrei com uma agência imobiliaria em regime de exclusividade, na clausula 8ª (Prazo de Duração do Contrato) refere o seguinte que passo a escrever na íntegra:

"O presente contrato tem uma validade de 12 meses contados a partir da data da sua celebração, renovando-se automaticamente por iguais e sucessivos periodos de tempo, caso não seja denunciado por qualquer das partes contratantes através de carta registada com aviso de recepção ou outros meios equivalentes, com a antecedência mínima de 10 dias em relação ao seu termo."

Relativamente à antecedência mínima de 10 dias tenho uma dúvida se estes se referem à data a partir da qual a rescisão produz efeito ou eventualmente à data do fim do contrato.

gostaria que se possível alguém me ajudasse esclarecendo-me esta dúvida.

Aguardando respostas,

Com os melhores cumprimentos,

rmoura
    •  
      FD
    • 1 outubro 2008

# 13

É uma boa pergunta... que só a agência em questão lhe poderá responder.

Tanto dá para um lado como para o outro, a construção da frase é ambígua. Em tribunal penso que se safava se denunciasse o contrato antes dos 12 meses.
  12.  # 14

boas, segundo já li em algum lado o contrato de imobiliária em regime de exclusividade ( se não tiver exclusividade não li nada ) tem que estar registado no instituto do consumidor, como poderei ter acesso a esta informação? e os custos?
    é que a imobiliária não me forneceu copia do contrato, as medidas das divisões foram feitas recorrendo aos pés do agente ( na altura eu não tinha a planta e o agente disse que não era necessário , que assim servia ), as medidas estando erradas não torna o contrato ilegal ?
  13.  # 15

Caro rui1234,
    penso que não é por ter mais metro, menos metro quadrado que o leva a querer retirar a venda da casa da alçada da imobiliária! As imobiliárias preferem exclusividade porque assim sendo o valor da casa e respectivas caracteristicas estarão publicadas de forma ambígua, mas a maioria não pede exclusividade.
    O que interessa é o serviço em sí, e as pessoas ou querem ou não o quer! Não tem lógica contratar-se um serviço para se procurar algo paranormal.
    Cumprimentos.
  14.  # 16

Acho piada

Falam tanto mal das Imobiliárias: que são uns abutres, que cobram comissões altissimas, que não têm formação, que são meros intermediários e mais coisas e depois fazem contratos de exclusividade.

"Nos termos da legislação aplicável, quando o contrato é celebrado em regime de exclusividade só a Mediadora contratada tem o direito de promover o negócio objecto do contrato de mediação durante o respectivo período de vigência." artigo 19.º ponto 4 e 5 do Decreto-Lei n.º 211/2004, de 20 de Agosto

Isto é o que diz a lei, e está escrito no contrato assinado por ambos (pelo vendedor do imóvel e pela Imobiliária), e depois vendem o imovel por fora e nao querem dar a comissão. Se não querem dar das duas uma ou só assinam contratos não exclusivos (que na minha opinião é muito mais vantajoso, porque podem colocar o imovel á venda em todas as imobiliárias do pais, logo mais probabilidade de venda rápida) ou tentam vender o imovel pelos seus meios. E arriscarem-se a ter de mostrar o imovel a qualquer hora do dia ou a qualquer dia da semana.

São opções....
  15.  # 17

Colocado por: rmoura

"O presente contrato tem uma validade de 12 meses contados a partir da data da sua celebração, renovando-se automaticamente por iguais e sucessivos periodos de tempo, caso não seja denunciado por qualquer das partes contratantes através de carta registada com aviso de recepção ou outros meios equivalentes, com a antecedência mínima de 10 dias em relação ao seu termo."

rmoura

Boa noite,

Na minha leitura (que é minha interpretação) penso que os 10 dias referem-se á prorrogação do contrato. Leia-se: ... renovando-se automaticamente (...), caso não seja denunciada (...) antecedencia minima de 10 dias em relação ao seu termo. - TERMO aqui seria o términus relativo aos 12 meses e á sua respectiva renovação automática.
    Veja outra clausula como rescisão ou outra aplicável.

@Mach3:

Concordo com algo que li aqui: os vendedores são o que são, mas contratam-nos e depois querem pô-los de fora... não acho correcto.

Cumprimentos,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rmoura
  16.  # 18

Eu peço desculpa mas...Mach 3 não leu o contrato antes de o assinar????
    Não sabia que estava a assinar um contrato em regime de exclusividade???
    Isso é gozar com o trabalho das mediadoras...e devo dizer lhe que se for com o negócio em frente eles teem maneiras de o saber e se entrarem com uma ordem judicial vai ter que pagar a comissão na mesma.
    Boa Sorte!!
  17.  # 19

Colocado por: KyniaAcho piada

Falam tanto mal das Imobiliárias: que são uns abutres, que cobram comissões altissimas, que não têm formação, que são meros intermediários e mais coisas e depois fazem contratos de exclusividade.

"Nos termos da legislação aplicável, quando o contrato é celebrado em regime de exclusividade só a Mediadora contratada tem o direito de promover o negócio objecto do contrato de mediação durante o respectivo período de vigência." artigo 19.º ponto 4 e 5 do Decreto-Lei n.º 211/2004, de 20 de Agosto

Isto é o que diz a lei, e está escrito no contrato assinado por ambos (pelo vendedor do imóvel e pela Imobiliária), e depois vendem o imovel por fora e nao querem dar a comissão. Se não querem dar das duas uma ou só assinam contratos não exclusivos (que na minha opinião é muito mais vantajoso, porque podem colocar o imovel á venda em todas as imobiliárias do pais, logo mais probabilidade de venda rápida) ou tentam vender o imovel pelos seus meios. E arriscarem-se a ter de mostrar o imovel a qualquer hora do dia ou a qualquer dia da semana.

São opções....

um pouco bruta, mas com razão
  18.  # 20

Boa noite a todos,

Apenas passei para dizer que me limitei a aguardar o terminus do contracto de exclusividade. Antes dos referidos 10 dias denunciei o contracto de exclusividade com a respectiva mediadora, continuando o meu imovel nos ficheiros daquela, desta feita com regime de não exclusividade. Problema solucionado.

De referir que não encontrei quaisquer vantagens pelo facto de ter assinado contracto com a mediadora em regime de exclusividade, pelo contrário. Num ano em regime de exclusividade apenas tive uma única vez a visita de um mediador com potenciais compradores.

No obstante matenho-me ligado à mesma mediadora, mas em regime de não exclusividade, tendo a possibilidade de facultar a angariação do meu imóvel a outras imobiliárias, aumentando sobremaneira as probabilidades de venda.

Quero contudo deixar os meus sinceros agradecimentos aos demais utilizadores do Forum pela ajuda que me prestaram.

Muito obrigado. Bem hajam.

0.0212 seg. NEW