A pedido de um cliente e pela impossibilidade de impermeabilizar uma cobertura onde estão colocados 5 aparelhos de AR condicionado queria pedir a opinião dos entendidos nesta matéria.
Esta é a cobertura em questão e a zona da infiltrações é precisamente na placa onde se encontram os ar condicionados. devido a grande dificuldade de os remover para impermeabilizar a placa surgiu a ideia de fazer uma cobertura de modo a proteger essa mesma area. Ao mesmo tempo terá que ser canalizada a agua proveniente dos aparelhos, mas isso é outra estória.
Pergunta para queijo:
Parece-me a mim que a admissão de ar dos aparelhos é por cima, logo que altura deve ter a cobertura para não prejudicar o seu funcionamento?
As laterais seriam constituidas por uma especie de portadas para permitir tambem a ventilação.
Existem outras condicionantes que eu não esteja a equacionar, tal como a temperaturas de funcionamento, manutenção etc.?
Aproveito tambem este topico para fazer pedido de orçamento a quem esteja interessado para essa mesma cobertura. medidas 5.50m x 2.50m e altura dos aparelhos é de 2m A obra é no centro de Lisboa e podem enviar para [email protected]
só não percebi foi a parte de "grande dificuldade de os remover", apesar do tamanho, são maquinas normalíssimas de AC, claro que são mais pesadas que os split´s domésticos, agora em relação á sua ideia, não vai ter qualquer viabilidade, porque as maquinas aspiram pela lateral e debitam pelo topo, os motores de impulsão não estam previstos para qualquer constrangimento ou obstrução na saída, se for efectuada alguma caixa ou envolvente vai ter problemas na certa com os rendimentos e com o ruído, além de anular quaisquer garantias que ainda possam existir,
e já agora foi contactado alguém do AVAC ou responsável pela manutenção?
penso que a melhor solução é desligar (não necessariamente desmontar) as unidades, criar suportes niveladores em condições com ALTURA EM RELAÇÃO ao piso e isolar convenientemente todo o terraço,
A empresa instaladora foi contactada mas não soube/quis dar qualquer informação acerca do assunto, apenas opinaram sobre o que não é da area deles ( a impermeabilização esta em bom estado).
O problema com a desmontagem é que os aparelhos foram colocados com a utilização de uma grua e o instalador diz que é a unica maneira de os levantar, e eu não quero ter nada a ver com essa situação. O cliente acha que é uma solução demasiado despendiosa ter de pagar a grua e a desmontagem e montagem pela empresa que lhes faz a manutenção. Dai a solução da "barraca" .
mas existe maneira de "levantar" as maquinas e colocar o isolamento sem retirar as maquinas do local, elas só pesam 350Kgs, não é nada de especial, e localmente podem ser deslocadas com recurso a "porta paletes", depois de desligadas das tubagens, deixando o terraço desimpedido para fazer o isolamento.
a solução de cobertura, no meu ponto de vista não é solução, pois tecnicamente para não afectar os rendimentos e potencia dos equipamentos teria que ser colocado uns ventiladores de circulação de ar para fazer a compensação das perdas de carga originadas pela colocação da cobertura, e iria ter sempre chatices com o instalador do AVAC, que se poderia desresponsabilizar pelos equipamentos e pelo funcionamento dos mesmos,