Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Muito boa noite a todos

    Após ler muitos tópicos neste fórum, e ter tido oportunidade de aprender algumas coisas muito interessantes, vejo-me forçado a abrir um novo tópico, na medida em que não consegui encontrar ainda uma resposta para a minha questão.

    O que se passa é o seguinte, sou um particular e comprei recentemente (há cerca de 3 meses) um T3 usado, 1º andar de um prédio cuja data de construção é de 1997. "Infelizmente", recebi hoje mesmo uma informação por parte da gestão de condomínio, que diz respeito a 3 orçamentos pedidos para obras de beneficiação do prédio.

    Ora, eu não só desconhecia a existência da necessidade destas obras de beneficiação (por ignorância minha na altura da compra, admito que devia ter perguntado...e teria feito isso se soubesse que era um cuidado a ter em conta na compra), e a minha primeira reunião de condomínio é agora no início de Janeiro.

    Eu acho é ridículo, estar há menos de 3 meses nesta fracção e ter já de desembolsar cerca de 3000€ para fazer obras no prédio, cuja necessidade de reparação advém dos moradores actuais (e antigos) que nela habitam (ou habitaram), há bem mais tempo do que eu.

    Tenho de pagar tudo na íntegra como se morasse aqui há anos neste prédio?

    Peço desculpa pela minha ignorância em relação a esta questão, mas agradecia imenso que me pudessem dar algumas luzes em relação a esta questão.

    Desde já o meu obrigado por toda a ajuda que me possam dispensar.
    • pom
    • 7 janeiro 2011

     # 2

    A decisão de fazer essas obras data de ?
  2.  # 3

    Pois.. agora é o novo proprietário.. terá que contribuir.
  3.  # 4

    pom: Segundo o que vem lá indicado, estes orçamentos estão a dar seguimento à deliberação de uma reunião realizada em 15/01/2010.

    gugas: eu percebo bem isso...mas a questão é que eu estive a ler sobre as obras de beneficiação, e parece que têm de ser feitas no máximo de 8 em 8 anos. Eu acabo de entrar no prédio, e vou pagar para reparar a degradação do prédio como se morasse aqui, desde a mesma altura que os restantes proprietários? Não acho que isso tenha lógica nenhuma.
  4.  # 5

    sim.. eu também compreendo o que sente. agora ponha-se na pele dos seus vizinhos. Quem acha que deve suportar? Os seus vizinhos todos que devem suportar a sua parte?

    Acho que as alternativas são reduzidas.. pode sempre falar com quem lhe vendeu a casa...
  5.  # 6

    Essas obras vão valorizar o seu apartamento, logo deve pagar porque o Bruno é que vai beneficiar dessa mais valia, não é o antigo proprietário. Provavelmente até regateou o preço com o argumento de que o prédio estava degradado, e precisava de obras.
  6.  # 7

    gugas: não digo que tenham de ser eles a suportar a minha parte. Mas assim como pago o condomínio dos meses que aqui estou a morar, e não o condomínio dos meses que não morei para trás, acho exagerado pagar uma reparação devido à degradação do prédio ao longo dos anos em que não morei nele. Se eu já morasse aqui há 1 ou 2 anos, nem pensava nisto...mas 3 meses, acabei agora de fazer um crédito para pagar a casa, e provavelmente já vou ter que fazer outro para pagar estas despesas?

    Picareta: sem dúvida que ao valorizar o prédio, valoriza-se também o imóvel. Por outro lado, e embora o prédio venha a ser alvo de obras de beneficiação, o estado do mesmo não é assim tão mau em termos visíveis que implicasse estar a regatear por esse facto (antes pelo contrário). Aliás, com o aspecto que o prédio tem, nunca pensei sinceramente que precisasse de obras num curto espaço de tempo como este.
    Vou esperar pela minha primeira reunião de condomínio, para perceber melhor qual a celeridade com que estas obras podem ter que vir a ser feitas.
    • pom
    • 7 janeiro 2011

     # 8

    Colocado por: Bruno50202pom: Segundo o que vem lá indicado, estes orçamentos estão a dar seguimento à deliberação de uma reunião realizada em 15/01/2010.


    O vendedor omitiu o facto, mas ia ser a sua palavra contra a dele...
    Não lhe restam alternativas.
    Aguarde pela assembleia mas...
  7.  # 9

    Bruno, acho que as alternativas são reduzidas ou nenhumas..

    Isso não estava escrito no livro de actas do condomínio? Não verificou?
  8.  # 10

    É a mesma coisa que alguem que compra um carro e tem de trocar os pneus 1 mes depois. Quando se compra algo compra-se todos os direitos e responsabilidades do mesmo também. Nao há hipotese de fugir ao pagamento desses 3000€
  9.  # 11

    gugas: É isso mesmo que não verifiquei. Ainda li alguns "guias" sobre alguns aspectos a ter em conta na compra de casa usada, mas a visualização do livro de actas não foi um dos aspectos que constava lá. Falavam muito na questão do aspecto exterior do prédio e do interior do apartamento (pintado para esconder defeitos, etc).

    jccgold: Embora perceba a ideia, a comparação com os pneus é errada pois isso é a mesma coisa que eu ver o interior do apartamento. Ao comprar um carro, também veria o estado dos pneus. O carro poderia era ter um problema crónico em algum sítio (por ex. motor), e só depois de o comprar é que iria tomar conhecimento disso (por omissão do vendedor).

    Para todos, só tenho mesmo é de admitir que fui um bocado ignorante quando comprei a casa, pois haviam mais aspectos a ter em conta para além daqueles que considerei.

    De qualquer forma, deixo os meus sinceros agradecimentos a todos os que têm dado opinião e partilhado os vossos conhecimentos comigo, em relação a este tema.
    •  
      FD
    • 10 janeiro 2011

     # 12

    Confirma-se que o pagamento desta despesa é sua responsabilidade.
    Se quiser, pode ler a minha opinião aqui: Pagamento de quota extra de condomínio em casa recém comprada.
    É ligeiramente diferente o caso mas, o princípio é exactamente o mesmo.
  10.  # 13

    Ou noutro exemplo compra o carro e 1 mes depois tem a inspeccao obrigatoria. Quem vendeu nao tem de pagar os outros 11 meses. Ou a taxa municipal. Etc
  11.  # 14

    FD: Muito obrigado. De facto eu andei pelo fórum à procura, mas os termos de pesquisa que utilizei foram realmente diferentes. Provavelmente, depois de ter lido aquele tópico, não restariam grandes "dúvidas".

    jccgold: Atenção, não quis em momento algum criticar o exemplo utilizado. Sei que foi de boa fé, e agradeço imenso a sua ajuda. Deu para perceber bem a ideia que queria transmitir.

    A minha aflição deriva mais do facto de serem praticamente 3000€ de rompante. Mas ainda tenho alguma esperança, que agora na próxima reunião de condomínio (a minha primeira), venha a tomar conhecimento que as obras não são para já.

    Mais uma vez, muito obrigado a todos pela ajuda.
 
0.0149 seg. NEW