Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá, estou agora a pensar na construção do meu "barraco".
    Conheço alguns engenheiros civís, e alguns empreiteiros, e perante as minhas questões, sobre qual o melhor sistema de isolamento, deparei que há uma grande divisão de opiniões, relativamente a este assunto, isto é, há eng. e profissionais que defenden que o cappotto, é dos melhores sistemas, pelas mais varias razões (poupa-se espaçotempo e dinheiro, faz um melhor isolamento, ect).
    A outros que defenden o sistema "tradicional" (caixa de ar com isolamento XPS) porque a parede fica + resistente, evita a condensação das paredes Interiores, e mais variedade de escolha no revestimento.

Não sei se serve de ajuda mas, a moradia é na região centro, +/- 20 Km do mar, com boa exposição solar, e vai ficar isolada dos meus vizinhos.

Assim gostaria que me dessem a vossa opinião.
  2.  # 2

Há uma grande questão que se levanta no sistema cappoto, que é a passagem do vapor de água. No sistema tradicional, quando bem executado, o vapor é depois "drenado" pela ventilação da caixa de ar. No sistema cappoto, ainda não houve ninguém que me garantisse que as massas utilizadas são permeáveis ao vapor de água.

Enfim, sei que não estou a ajudar, mas são questões que não consigo também obter respostas coerentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JJesus
  3.  # 3

E o "musgo" que aparece nas paredes exteriores?
    Tenho uma casa em capoto ao lado de onde vivo e está cheia de musgo verde e preto. Qual a razão para isto acontecer?
  4.  # 4

No sistema cappoto, ainda não houve ninguém que me garantisse que as massas utilizadas são permeáveis ao vapor de água.

vapor de água?...e o problema não era as massas, mas sim o eps...
    Já todos sabem a minha opinião...por onde é que se aquece a casa?...é por dentro, certo...então toca a isolar por dentro...Caixas de ar sem ventilação (caso contrário só prejudica), xps, tectos falsos com isolamento e zero pontes termicas...é a fórmula para se gastar o minimo em aquecimento...

Abraço, Pedro
  5.  # 5

O Pedro Fernandes só agora,que descobrir a pólvora?

Não foi só agora, mas foi recentemente...Porquê?...o Dias não está sempre a aprender?...

Infelizmente quando fiz a minha casa, em 2006, não tinha noção de praticamente nada sobre isolamentos e aquecimento...Com os erros (dos outros) e os problemas que me foram surgindo, comecei a pesquisar e a trocar ideias com algumas pessoas (incluido neste forum)...Neste momento sei mais do que muitos da area e, no essencial deste assunto, o que me diferencia do Dias, é que eu não vendo nada...

Abraço, Pedro
  6.  # 6

Colocado por: Anonimo16062021

Claro que estou sempre a aprender,e ate gosto

Está a ver...quando o Dias aprende algo novo, tb está a descobrir a pólvora...:-)

Abraço, Pedro
  7.  # 7

No mínimo deve de vender tento como eu,ou será que já compra tudo feito?

De facto, tudo o que compro já vem feito...o Dias tb...depois aplica...

Abraço, Pedro
  8.  # 8

Então sendo assim também vende.

Sim...volta e meia vendo umas coisitas no olx...mas não aplico nada...
    Tanta conversa...mas argumentos...esses são difiçeis de arranjar...:-)

Abraço, Pedro
  9.  # 9

Pois,só que tento a pólvora,ou como ter que aquecer uma casa pelo interior já não e nada de novo

Como tb não é nada de novo que, uma vez que se aquece por dentro, o melhor mesmo é isolar logo por dentro...Isto foi o que eu quiz dizer no meu post e o Dias, parece que sem argumentos, apenas pegou no obvio para desconversar...

Abraço, Pedro
  10.  # 10

Argumentos para que,e para quem?

Nada...esqueça...
  11.  # 11

Pedro nada disso,você parece que se chateia com pouca coisa

Não é preciso estar muito atento para perceber que quem ficou chateado com a minha opinião (sobre o capotto) foi o Dias...

Abraço, Pedro
  12.  # 12

Só aqui já disse o quanto você percebe de isolamento

Ahh bom...já quer falar do assunto...:-)
    Parece que percebo muito mais do que o Dias...diga lá...na sua opinião para que serve a ventilação das caixas de ar?...para entrar o ar exterior humido?...para entrar bicharada?...
    O ar só é bom isolante térmico se estiver parado...

Abraço, Pedro
  13.  # 13

bom dia pessoal.
    eu moro num prédio que foi construído em 1985. E sempre tive problemas de condensação, mas há uns três anos como o prédio ainda tem a pintura original. lol comecei a não poder suportar aquela condensação que escorre pelas parede que estão viradas a norte. no lado do prédio vê-se a forma dos tijolos e do cimento parecendo uma rede em todo o comprimento e a largura no meu andar. tanto no meu quarto como no quarto das visitas. nesse mesmo quarto que não dorme la ninguém, a condensacao é igual ao outro onde eu dormo com a minha esposa. pois já falei com o condomínio do prédio para verem a minha casa e foram ver pois e sem duvida alguma a que esta pior ate porque eu já puxei o roupeiro 80 cm desencostado dessa parede. e o roupeiro esta a torcer da humidade.
    eu tenho seguro da minha casa. e já participei ao seguro do que esta acontecer. eles vão la amanha.

O que acham esta situação?

e se fossem vocês a passar por esta situação o que faziam?
    desculpa estou desesperado... :(

Agradecia algumas opiniões,...
    cumprimentos ...
    João Batista
  14.  # 14

O Dias nem para si é amigo...é obvio nessas fotos que o lado exterior desses telhados estava completamente degradado...madeiras podres e telhas com caruncho...aliás só pelo facto de ter telha directo a seguir ao isolamento, fica claro que existia ventilação...ventilação e muita água a entrar!...Telhas, vigas em madeira, ripas em madeira e isolamento?...por favor...não há isolamento que resista...

Volto a dizer...o ar só é bom isolante térmico se estiver parado...não pode haver ventilação.

São três as variáveis que, conjugadas em determinados valores, dão origem a condensações:
    1- Temperatura ambiente
    2- Temperatura do objecto a condensar
    3- Humidade do ar

Se houver ventilação, a humidade dispara e a condensação é garantida. O dewpoint (ponto de orvalho) é atingido com menor diferença de temperatura ambiente vs objecto a condensar.

Quanto ao resto...para este tópico, o Dias pode continuar a dizer que vendo tudo...mas...não aplico capotto. Agora decida...ou continua a chamar burro aos outros, ou dá a sua opinião com os melhores argumentos que arranjar...

Abraço, Pedro
  15.  # 15

e todo esse caruncho que se vê na LMV foi causado por falta de ventilação

Não foi não...foi por infiltrações...está muito claro...

o Pedro pode ir ensinar o pai nosso o vigário,mas a mim não,porque eu não precisei de construir uma própria moradia para perceber um pouco sobre isolamentos

Estou aqui para dar a minha opinião...mas fundamento-a...e tb não precisei de aplicar capotto para perceber que não é de longe a melhor solução para isolamento...

Abraço, Pedro
  16.  # 16

Mas então como aplica um isolamento numa parede dupla pelo interior,o isolamento também não esta em contacto com humidade na caixa de ar?

Eu não aplico nada...:-)...Se a caixa de ar não for ventilada, a humidade é baixissima...ao contrario do exterior que ronda os 80/100%...

As paredes de tijolo vazado,bloco de cimento,ou mesmo paredes em granito não deixa passar humidade das chuvas para dentro da caixa de ar?

Claro que não...obviamente têm de estar pintadas com tinta plastica ou melhor com membrana...No caso das paredes em granito, sejam coladas ou grampeadas, a superficie leva sempre um isolamento...o mesmo acontece com o capotto...se não pintar, a chuva atravessa as massas até ao isolamento...

Depois que faz a humidade que se encontra na caixa de ar,vai ser captada pelo isolamento porque não existe qualquer ventilação para proteger o isolamento,e quanto eu sei uma boa ventilação faz muito o caso para evitar o caruncho causado pela humidade

Ventilação para proteger o isolamento?...a ventilação traz a humidade!...Não consigo explicar-me melhor que isto:

São três as variáveis que, conjugadas em determinados valores, dão origem a condensações:
    1- Temperatura ambiente
    2- Temperatura do objecto a condensar
    3- Humidade do ar

Se houver ventilação, a humidade dispara e a condensação é garantida. O dewpoint (ponto de orvalho) é atingido com menor diferença de temperatura ambiente vs objecto a condensar.

Abraço, Pedro
  17.  # 17

Mas isso esta na sua livre vontade,você também não me ouviu dizer aqui contrario

Não ouvi...mas li isto e, no mesmo contexto, referi o outro lado (o seu):
    eu não precisei de construir uma própria moradia para perceber um pouco sobre isolamentos

Mas afinal quem esteve no local da obra,fui eu ou foi você,para dizer se foi por infiltrações ou nao?

Eu não preciso de saltar de um 15º andar para saber que vou morrer...:-)...O problema aí foi humidade que entrou...por ventilação e por infiltração...

A humidade entra nas casas...Não nasce nas casas...

Abraço, Pedro
  18.  # 18

Colocado por: Anonimo18072022ABoa noite,

Podiam dizer-me na Vossa oponião o que entendem por ventilação e como é realizada no conceito de dupla parede de alvenaria com isolamento a preencher parcialmente a cx de ar?

Cumprimentos

Ventilação é o que não for estanque...tipo vácuo...se for só um furo circula ar e entra humidade...se forem dois furos, muito pior...na minha opinião, claro.

Abraço, Pedro
  19.  # 19

Mas para as evitar tem que se eliminar logo a nascença,antes que seja tarde

Exactamente...como não nasce nas casas e vem de fora é de loucos deixa-la entrar logo por buracos nas paredes e para as caixas de ar...

...o Dias não precisa de responder a tudo o que eu digo...:-)

Abraço, Pedro
  20.  # 20

Bom dia, pelo que estou a entender o sistema de parede dupla é melhor, desde que exista circulação de ar?

0.0263 seg. NEW