Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: angelocanelasSr Pedro Fernandes ja agr que tipo de aquecimento usa , piso radiante com bomba de calor ?

Tb sou de Aveiro...mais propriamente de Águeda...Se fosse hoje, sem duvida que seria o meu sistema escolhido (PRH+BC)...mas tenho de me contentar com AC...no Inverno a funcionar quase sempre 24h/dia...isto para 23/24º na sala, 22º nos quartos e entre 18 e 20º na restante casa (160m2)...No entanto conheço algumas casas com PRH e BC ou Pellets e tb funcionam quase sempre 24h/dia no Inverno para temperaturas de 20/22º...

acho estranho paises como a suiça implementarem o sistema capotto quase como obrigatorio se nao tivesse mais valias comparado com outros sistemas .

E tb acha estranho num País frio como o Canadá as casas serem em madeira e com isolamento interior com manta de lã ?...
  2.  # 2

Pois é...vê-se de tudo...
  3.  # 3

boa noite Sr pedro fernandes eu falei na suiça porque sustenta a minha opiniao o sr falou no canada quando o tipo de construção nao tem nada a ver com a sua opção .
    o canada usa madeira porque tem em ambundacia (pelo menos para ja ) .

como construtor privado procurei durante semanas na internet , falei com todos os contrutores que pedi orçamento varios arquitectos e todos eles nunca tiveram duvidas que se eu queria ter um bom isolamento teria que optar por capotto .

na minha pesquisa online encontrei variadissimos documentos alguns de laboratorios independentes que salientam as mais valias do capotto . tenho pena de nao te encontrado nenhum sobre a alvenaria de parede dupla com isolamento no meio pois poderia ter sido uma escolha se realmente se comprovasse que tinha mais valias comparado com outros sistemas .

mas a minha opção ja esta decidda e nao duvido que dentro de uns anos existam opçoes melhores mas é uma coisa com que vou ter que vivier como em tudo a evolução e investigação esta spr a trazer melhores soluçoes para o mercado .

em relaçao ao ter aquecimento 24 H com AC é no minimo estranho pois é um dos sistemas que Aquece / arrefece mais rapido , eu conheço sistemas como piso radiante que a propria inercia é demorada e dai ter que usar as 24 horas pois o facto de ter que ligar o sistema demora tanto tempo a aquecer que justifica ter o sistema spr ligado .
  4.  # 4

Colocado por: angelocanelascomo construtor privado procurei durante semanas na internet , falei com todos os contrutores que pedi orçamento varios arquitectos e todos eles nunca tiveram duvidas que se eu queria ter um bom isolamento teria que optar por capotto .

Então não lhe disseram tudo...A verdade é que tb é possível ter um bom isolamento sem ser por capotto...

na minha pesquisa online encontrei variadissimos documentos alguns de laboratorios independentes que salientam as mais valias do capotto

Concordo...eu nunca disse que o capotto não tinha mais valias...

mas a minha opção ja esta decidda

Acredite que eu não dou a minha opinião com a intenção de lhe mudar os planos...dou pq tenho direito e fundamento-a com exs pessoais e feedbacks de users daqui do forum...alguns empreiteiros...

em relaçao ao ter aquecimento 24 H com AC é no minimo estranho pois é um dos sistemas que Aquece / arrefece mais rapido , eu conheço sistemas como piso radiante que a propria inercia é demorada e dai ter que usar as 24 horas pois o facto de ter que ligar o sistema demora tanto tempo a aquecer que justifica ter o sistema spr ligado .

Então não sabe o que é ter uma casa quente e muito menos usar bem um AC...O AC pode ser rapido a aquecer/arrefecer, mas funcionando 24h/dia (só no pico do inverno) permite-me ter, alem do ar, os restantes objectos da casa (mobilia, paredes, sofas, portas, etc) a uma temperatura muito mais agradavel...a essa vantagem, junta-se o facto de, ao ter já uma temperatura razoavel (durante o dia ficam ligados, mas desco 2/3º), os ventiladores vão funcionar a menor velocidade (menor ruído) para repor e manter a temperatura de conforto...O diferença de custo deve ser minima pq se ligasse ao fim do dia, estariam horas no maximo para repor e manter a mesma temperatura...Enfim, tudo situações que só quem já passou muito frio e já testou tudo, pode testemunhar...

eu conheço sistemas como piso radiante que a propria inercia é demorada e dai ter que usar as 24 horas pois o facto de ter que ligar o sistema demora tanto tempo a aquecer que justifica ter o sistema spr ligado .

Isso foi o que eu disse atrás...diga isso ao Dias pq parece que ele acha essa situação anormal...
  5.  # 5

Colocado por: Anonimo16062021
    Deveria também ter perguntado a sua vizinha como se comporta o isolamento térmico (ETICS) que tem nas paredes da casa:-)

Não vá por aí pq já me conhece e sabe que eu sou consistente no que digo e fundamento-o...Para lá do ex da casa vizinha, obtivemos aqui alguns feedbacks idênticos de users com capotto, o que não torna de todo desacreditável o meu ex pessoal...;-)
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  6.  # 6

No meu caso usei os dois sistemas!
    Paredes duplas caixa de ar com roofmate 5 e capoto de 5
    Mais caro sim, mas não me arrependo nada.
  7.  # 7

Colocado por: Pedro FernandesSe houver ventilação, a humidade dispara e a condensação é garantida. O dewpoint (ponto de orvalho) é atingido com menor diferença de temperatura ambiente vs objecto a condensar

No meu entender, a ventilação faz-se para retirar o ar húmido de dentro da casa.
    http://www.ornl.gov/sci/roofs+walls/staff/papers/new_119.pdf
  8.  # 8

Colocado por: alexp

No meu entender, a ventilação faz-se para retirar o ar húmido de dentro da casa.
    http://www.ornl.gov/sci/roofs+walls/staff/papers/new_119.pdf

Talvez no Verão...;-)...No inverno, se aquecer a casa, a humidade relativa deverá andar pelos 50/60%...enquanto lá fora, dificilmente menos de 70%...se andar de chuva, perto dos 100%...Agora diga-me, o que ganha uma casa em ventilar no Inverno ??...Não ganha nada, mas perde energia (calor)...
  9.  # 9

Colocado por: Pedro Fernandes
    Talvez no Verão...;-)...No inverno, se aquecer a casa, a humidade relativa deverá andar pelos 50/60%...enquanto lá fora, dificilmente menos de 70%...se andar de chuva, perto dos 100%...Agora diga-me, o que ganha uma casa em ventilar no Inverno ??...Não ganha nada, mas perde energia (calor)...

Pergunta: de onde vem a humidade que anda dentro de casa?
  10.  # 10

Colocado por: alexp

Pergunta: de onde vem a humidade que anda dentro de casa?

Pode vir da construção, pode vir do nosso corpo, pode vir de um copo de agua...Agora...venha de onde vier, ao ventilar em pleno Inverno só a vai aumentar...o resto, já se sabe...
  11.  # 11

O Pedro Fernandes habita em alguma casa com piso radiante e um bom isolamento térmico na cobertura,tectos,pavimentos,caixilharia e vidros de qualidade mais ETICS de 12cm de espessura?

Não, mas conheço muito bem uma com piso radiante + Pellets com um excelente isolamento interior (muito poucas pontes térmicas), tectos falsos com isolamento em lã, isolamento na cobertura com xps, PVC e portadas e, no pico do Inverno e para temperaturas interiores em toda a casa (220m2) de 22/23º, o sistema fica ligado 24H/dia (no pico do Inverno +/- 2 meses)...o ano passado foram cerca de 700€ de pellets (tb para aqs c/ apoio painel solar)...
  12.  # 12

Das duas uma--ou tem fraco isolamento térmico ou tem um sistema de piso radiante muito rafeiro

Não...o isolamento é mesmo excelente...Além do Dias não saber onde é a casa (podia ser no pólo norte), parece-me tb que o Dias não sabe bem como funciona um sistema de climatização...A fonte seja ela qual for, apesar de estar ligada e conforme as necessidades, pode funcionar muito pouco ou até "desligar" por um período de tempo...Com os meus acs é igual...apesar de ligados 24h, há alturas em que praticamente não ventilam...pq não há necessidade...mas estão ligados 24h...;-)
  13.  # 13

Das duas uma--ou tem fraco isolamento térmico ou tem um sistema de piso radiante muito rafeiro

então e lá na Suiça, Alemanha e afins, o melhor que se usa é o PVC? e por curiosidade, que tipos de vidros?
  14.  # 14

Boas a todos,

Podem dizer o que quiserem...mas o melhor isolamento é pelo exterior.
    Para dar o exemplo em alguns paises nomeadamente o Canada está a ser proibido o uso de lãs de rocha e fibra de vidro no interior das paredes, na Alemanha igualmente.
    Em construção nova nestes países já nem utilizam parede dupla...mas quanto ao isolamento seja em EPS ou XPS por fora não brincam sempre com espessuras acima de 5cm, mas em Portugal com a energia a subir já no próximo mês,(gás, energia eléctrica e gasoleo de aquecimento) aposto que vão começar a pensar melhor no que fazer para melhorar o desempenho energético do imóvel.
  15.  # 15

Sr. Anonimo16062021,

Estive a ver alguns comentarios seus...e realmente você de patriota não tem nada... é brasileiro ou imigrante de algum pais?
    Farta-se de falar que existem sistemas identicos ao que tenho apresentado(Candiwall System by Candigres) e que já existem há muitos anos...sabe me dizer o preço desses sistemas ou é daqueles que manda postas de pescada e ficamos só a sonhar que um dia chegará cá?
    Digo-lhe isto pois esta semana passou um comercial da empresa "Candigres" no meu gabinete, com tabela de preços de um sistema exequivel em Portugal feito e desenvolvido em PORTUGAL ao qual digo-lhe que terá sucesso é um sistema com isolamento a sério em que são aplicadas forras em grés refractario na parede exterior...material de altas prestações pois até aqui faziam tijolo para churrasqueiras.

Cumprimentos.
  16.  # 16

Colocado por: cobainPodem dizer o que quiserem...mas o melhor isolamento é pelo exterior.

Até pode ser para alguns Países de muito e continuado frio...para Portugal com clima ameno e relativamente irregular nas suas próprias estações, ninguém me convence que é melhor...

Em construção nova nestes países já nem utilizam parede dupla...

Acredito...mas não esquecer que há soluções de isolamento pelo interior sem ser exactamente com duas fiadas de tijolo...

mas em Portugal com a energia a subir já no próximo mês,(gás, energia eléctrica e gasoleo de aquecimento) aposto que vão começar a pensar melhor no que fazer para melhorar o desempenho energético do imóvel.
    Na minha casa (como em outras), com parede dupla e o normal isolamento pelo meio, basta colocar tectos falsos em pladur com isolamento de manta e reduzo o custo com aquecimento para quase metade...
  17.  # 17

Colocado por: cobainPara dar o exemplo em alguns paises nomeadamente o Canada está a ser proibido o uso de lãs de rocha e fibra de vidro no interior das paredes, na Alemanha igualmente.

Tem dados que provem isso?

Colocado por: rcs0santosNo meu caso usei os dois sistemas!
    Paredes duplas caixa de ar com roofmate 5 e capoto de 5

Porquê que não usou mais sistemas de isolamento térmico?
    Concordam com este comentário: alv
    •  
      alv
    • 28 setembro 2011

# 18

Vivam!
    Ou eu estou doido, efeitos da idade, mas eu vejo exactamente o contrário:
    Para dar o exemplo em alguns países nomeadamente o Canada está a ser proibido o uso de lãs de rocha e fibra de vidro no interior das paredes, na Alemanha igualmente.
    .
    Vejo de tudo, é a vida, depende do dono, do projectista e do que se pode ou não.
    Agora este tipo de disparates afirmações, não!
    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78, raulschone, pdavidmarques
  18.  # 19

Meus caros,
    Caso não estejam a par, no Canada, devido ao chassis em Madeira que é comum em praticamente todas as habitações ao fim de alguns anos o tratamento de desinfestação é inevitável, aí fazem uns pequenos furos na madeira por onde injectam a altas pressões um produto desinfestante que faz libertar películas de lã de rocha e fibra que estão a servir de isolamento provocando uma poluíção do ar ambiente interior.
    Contudo e para informação deixo aqui equivalências de materiais isolantes para a mesma resistencia termica:
    1º - 67 mm de poliestireno extrudido equivale a:
    - 75mm de la de vidro
    -83mm de esferovite (EPS)
    -85mm de lã de rocha
    -93mm de cortiça
    -350mm de betão ou 600mm de granito AGORA PENSEM...
  19.  # 20

Colocado por: cobainMeus caros,
    Caso não estejam a par, no Canada, devido ao chassis em Madeira que é comum em praticamente todas as habitações ao fim de alguns anos o tratamento de desinfestação é inevitável, aí fazem uns pequenos furos na madeira por onde injectam a altas pressões um produto desinfestante que faz libertar películas de lã de rocha e fibra que estão a servir de isolamento provocando uma poluíção do ar ambiente interior.
    Contudo e para informação deixo aqui equivalências de materiais isolantes para amesma resistencia termica:
    1º - 67 mm de poliestireno extrudido equivale a:
    - 75mm de la de vidro
    -83mm de esferovite (EPS)
    -85mm de lã de rocha
    -93mm de cortiça
    -350mm de betão ou 600mm de granito AGORA PENSEM...
    já agora como que não quer a coisa, você vende propriamente o quê? já sei que MLM, MLV não é

0.0285 seg. NEW