Colocado por: angelocanelasSr Pedro Fernandes ja agr que tipo de aquecimento usa , piso radiante com bomba de calor ?
acho estranho paises como a suiça implementarem o sistema capotto quase como obrigatorio se nao tivesse mais valias comparado com outros sistemas .
Colocado por: angelocanelascomo construtor privado procurei durante semanas na internet , falei com todos os contrutores que pedi orçamento varios arquitectos e todos eles nunca tiveram duvidas que se eu queria ter um bom isolamento teria que optar por capotto .
na minha pesquisa online encontrei variadissimos documentos alguns de laboratorios independentes que salientam as mais valias do capotto
mas a minha opção ja esta decidda
em relaçao ao ter aquecimento 24 H com AC é no minimo estranho pois é um dos sistemas que Aquece / arrefece mais rapido , eu conheço sistemas como piso radiante que a propria inercia é demorada e dai ter que usar as 24 horas pois o facto de ter que ligar o sistema demora tanto tempo a aquecer que justifica ter o sistema spr ligado .
eu conheço sistemas como piso radiante que a propria inercia é demorada e dai ter que usar as 24 horas pois o facto de ter que ligar o sistema demora tanto tempo a aquecer que justifica ter o sistema spr ligado .
Colocado por: Anonimo16062021
Deveria também ter perguntado a sua vizinha como se comporta o isolamento térmico (ETICS) que tem nas paredes da casa:-)
Colocado por: Pedro FernandesSe houver ventilação, a humidade dispara e a condensação é garantida. O dewpoint (ponto de orvalho) é atingido com menor diferença de temperatura ambiente vs objecto a condensar
Colocado por: alexp
No meu entender, a ventilação faz-se para retirar o ar húmido de dentro da casa.
http://www.ornl.gov/sci/roofs+walls/staff/papers/new_119.pdf
Colocado por: Pedro Fernandes
Talvez no Verão...;-)...No inverno, se aquecer a casa, a humidade relativa deverá andar pelos 50/60%...enquanto lá fora, dificilmente menos de 70%...se andar de chuva, perto dos 100%...Agora diga-me, o que ganha uma casa em ventilar no Inverno ??...Não ganha nada, mas perde energia (calor)...
Colocado por: alexp
Pergunta: de onde vem a humidade que anda dentro de casa?
O Pedro Fernandes habita em alguma casa com piso radiante e um bom isolamento térmico na cobertura,tectos,pavimentos,caixilharia e vidros de qualidade mais ETICS de 12cm de espessura?
Das duas uma--ou tem fraco isolamento térmico ou tem um sistema de piso radiante muito rafeiro
Das duas uma--ou tem fraco isolamento térmico ou tem um sistema de piso radiante muito rafeiro
Colocado por: cobainPodem dizer o que quiserem...mas o melhor isolamento é pelo exterior.
Em construção nova nestes países já nem utilizam parede dupla...
mas em Portugal com a energia a subir já no próximo mês,(gás, energia eléctrica e gasoleo de aquecimento) aposto que vão começar a pensar melhor no que fazer para melhorar o desempenho energético do imóvel.Na minha casa (como em outras), com parede dupla e o normal isolamento pelo meio, basta colocar tectos falsos em pladur com isolamento de manta e reduzo o custo com aquecimento para quase metade...
Colocado por: cobainPara dar o exemplo em alguns paises nomeadamente o Canada está a ser proibido o uso de lãs de rocha e fibra de vidro no interior das paredes, na Alemanha igualmente.
Colocado por: rcs0santosNo meu caso usei os dois sistemas!
Paredes duplas caixa de ar com roofmate 5 e capoto de 5
Para dar o exemplo em alguns países nomeadamente o Canada está a ser proibido o uso de lãs de rocha e fibra de vidro no interior das paredes, na Alemanha igualmente..
Colocado por: cobainMeus caros,já agora como que não quer a coisa, você vende propriamente o quê? já sei que MLM, MLV não é
Caso não estejam a par, no Canada, devido ao chassis em Madeira que é comum em praticamente todas as habitações ao fim de alguns anos o tratamento de desinfestação é inevitável, aí fazem uns pequenos furos na madeira por onde injectam a altas pressões um produto desinfestante que faz libertar películas de lã de rocha e fibra que estão a servir de isolamento provocando uma poluíção do ar ambiente interior.
Contudo e para informação deixo aqui equivalências de materiais isolantes para amesma resistencia termica:
1º - 67 mm de poliestireno extrudido equivale a:
- 75mm de la de vidro
-83mm de esferovite (EPS)
-85mm de lã de rocha
-93mm de cortiça
-350mm de betão ou 600mm de granito AGORA PENSEM...