Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

como diz o título preciso de ajuda para saber:

qual a abertura de uma janela oscilobatente?

antecipadamente grato.
  2.  # 2

Viva amigo acho que a abertura é de 25cm mas depende das series, mas amanhã vou medir numa obra e confirmo
    Ass.
    Rui Cunha
    http://www.facebook.com/?ref=home#!/pages/Trabalhos-em-casa/367324170768
  3.  # 3

Obrigado pela ajuda.

A serie é a 3500 da cortizo.

Cumprimentos,
  4.  # 4

Eles falam numa abertura de 20cm no site da cotizo mas ñ sei se é de abertura com ou sem a espessura do caixilho
    Ass.
    Rui Cunha
    http://www.facebook.com/?ref=home#!/pages/Trabalhos-em-casa/367324170768
  5.  # 5

A abertura tem apenas a ver com o tamanho do compasso que se coloca.
  6.  # 6

Obrigado Sr. Jorge,

Pelo que percebi, é passível de definirmos que abertura queremos?

Em que altura se define. Na aplicação? ou quando se faz o caixilho?

Antecipadamente grato.
  7.  # 7

Tenho aqui mesmo ao meu lado uma série velhinha da Technal (com quase 20 anos) que abre 15cm incluindo a espessura do caixilho. Chega e sobra.

PS: passo a explicar.
    Se a janela for como a minha, que tem 1,10m de largura e 0,90 de altura, quando está completamente aberta tem quase 1m2 de abertura.
    Se em oscilobatente abrir apenas 10cm na parte superior (ficando duas aberturas em «triangulo» nos lados) o total de área aberta é de : 1,10x0,10+2x(0,90x0,10/2)=0,20m2.

Isto é, EMBORA NÃO PAREÇA, oscilando apenas 10cm abrimos 1/5 (20%) da área total da janela.
    Para quem quer ventilar é mais do que suficiente.

(nota: se «oscilar» 15cm, a área aberta passa a 0,30m2 (30%), e se fosse 25cm passaria a 0,50m2 (50%)).
  8.  # 8

Obrigado pela ajuda!
  9.  # 9

Colocado por: cargadetrabalhosEm que altura se define. Na aplicação? ou quando se faz o caixilho?

Quando se faz o caixilho...o tipo que o executa pode usar um braço de compasso maior que o que é aconselhado em cátedra,desde que esse compasso esteja de acordo com a medida que abranja a largura da folha possível...muitas vezes na mesma largura da janela pode-se colocar 3 braços de medidas diferentes,logo quanto maior o compasso,maior a abertura,depende do critério e gosto de quem executa o caixilho.
  10.  # 10

Agora que a casa está a ficar +/- concluída, aproveito para agradecer a todos os que ajudaram directamente e indirectamente a ir fazendo algumas escolhas!

Pretendo também ir "fechando" os tópicos que abri.

concluí que a abertura pode variar!

0.0174 seg. NEW