Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,
    sou nova aqui no forum, mas tenho passado por cá ultimamente, para tirar algumas duvidas...:)
    vou começar agora a construir casa, tenho o projecto kase terminado no arkitecto e preciso escolher construtor, para o projecto poder entrar na camara.
    Entretanto, surgiu-m a seguinte duvida: kero construir casa num prazo de um ano, n kero k passe disso, mas como posso garantir que o construtor vai cumprir c o prazo?
    e também não sei se é usual ou não fazer-se algum contrato c o construtor de maneira a garantir prazos, como também responsabilidades pelos funcionarios, caso acontece algum acidente em obra, e outros assuntos que nesta fase não me estão a ocorrer..
    ah, a partir do momento em k entrego o caderno de encargos ao construtor e este me dá o o orçamento total da obra, devo fazer algum contrato, para o caso desse orçamento "derrapar"? visto que o caderno de encargos serve mesmo para evitar as derrapagens. claro que derrapagens devem haver sempre, mas n kero é ter surpresas, com grandes derrapagens...
    gostava de saber a vossa opiniao e mesmo experiencias sobre este assunto.
    obrigada.
    •  
      MRui
    • 10 janeiro 2011 editado

# 2

Axo k é mais kauteloso fazer um kontrato k descrimine: prazos a kumprir; kustos da obra (orçamento); fases de pagamento, etc. O kontrato obriga ambas as partes e em kaso de inkumprimento é ele k serve de prova dokumental.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: celina2
  2.  # 3

Sandyy
    Você já está a partir de um pressuposto errado.
    As derrapagens nunca devem existir. Se existem é porque algo foi mal planeado.
    Alterações ao projecto que deveriam ter sido pensada em projecto e não em obra.
    Trabalhos não previsto que deveriam ter sido contabilizados no caderno de encargos.
    ...
    A existência de contrato com o empreiteiro não deveria ser uma dúvida. O seu coordenador de projecto já lhe deveria ter dito isso.
    No contrato para além das penalizações pelo não cumprimentos dos prazos devem igualmente existir penalização pelo não cumprimento das regras de segurança da obra.
    Só com um bom caderno de encargos e um eficiente contrato a equipe de fiscalização lhe poderá fazer um trabalho eficiente.
  3.  # 4

Colocado por: zedasilvaNo contrato para além das penalizações pelo não cumprimentos dos prazos devem igualmente existir penalização pelo não cumprimento das regras de segurança da obra.
    E, já agora, penalizações ainda mais graves para os atrasos nos pagamentos (o construtor não tem culpa que "o banco se atrase", que o dono de obra "tenha ido de férias", ou que "o dinheiro esteja a prazo", etc.). ;-)

Colocado por: Sandyy...de maneira a garantir prazos, como também responsabilidades pelos funcionarios, caso acontece algum acidente em obra, .
    Basta que ele apresente o recibo de pagamento do seguro de acidentes de trabalho e de seguro de responsabilidade civil.
  4.  # 5

Luis
    Os Donos de Obra são pessoas de bem :)))))))))
    Para estes casos creio que basta que o contrato diga que o pagamento é feito nos 15 dias seguintes à data de vencimento da prestação.
    15 dias dá para pedir a vistoria do banco, levantar o dinheiro que está a prazo o que o DO venha de férias.

As penalizações por falta de regras de segurança são para aquelas vezes em que o CS de segurança levanta uma não conformidade e o empreiteiro pura e simplesmente se borrife para isso.
  5.  # 6

obrigada pela ajuda.
    vou optar por fazer mesmo contrato, acho que é o mais correcto.
    não faço é a minima ideia que tipo de contrato..
    algum de voces fez contrato c construtor'?
    entretanto surgiu-m outra duvida: na escolha do construtor, como posso acutelar-me, de maneira a evitar escolher uma construtor c maior probabilidade de ir á falencia.
    isto é, hoje em dia ve-se com mta frekuencia, infelizmente, construtores a irem á falencia, muitos deles, até deixam obras a meio e os donos fikam a "arder"...
    tenho algum receio que isso possa acontecer e não sei kal a maneira mais correcta, para me acautelar, na esolha de construtor.
    Devo pedir algum documento das finanças e da seg social? de maneira a verificar a idoneidade presente da empresa?
    ou estarei a exagerar?
  6.  # 7

Colocado por: zedasilvaLuis,
    Os Donos de Obra são pessoas de bem :)))))))))
    Pois sim.
    E os inquilinos também.
    Mas a lei prevê que se os inquilinos se atrasarem UM DIA no pagamento da renda, a penalidade será de 50% (cinquenta por cento!).

Colocado por: Sandyyvou optar por fazer mesmo contrato, acho que é o mais correcto.
    Para redigir um contrato, contrate um advogado.
    Mas, primeiro, esclareça quanto é que ele vai cobrar para redigir o contrato. ;-)

isto é, hoje em dia ve-se com mta frekuencia, infelizmente, construtores a irem á falencia, muitos deles, até deixam obras a meio e os donos fikam a "arder"...
    tenho algum receio que isso possa acontecer e não sei kal a maneira mais correcta, para me acautelar, na esolha de construtor.
    Nada é garantido.
    As empresas que eu tenho visto fechar as portas é porque os clientes não lhes pagam.
    De qualquer maneira, a empresa deverá ter alvará, seguros em dia, e é fácil saber se tem dívidas à Segurança Social.
  7.  # 8

Antes de seleccionar a empresa tente saber o máximo do seu passado e da sua visão para o futuro.
    Como tem crescido a empresa nos ultimos anos? Que tipo de obras tem feito? Qual a aposta em inivações e qalificação profissional dos seus colaboradores?
    Se possivel contacte anteriores clientes. Como foi o relaccionamento com a empresa. Qual a assistência pós construção?
    Quantas obras tem em carteira?
    ...
  8.  # 9

o melhor é visitar com o construtor obras executadas anteriormente e há pouco tempo,
  9.  # 10

Colocado por: Sandyy

entretanto surgiu-m outra duvida: na escolha do construtor, como posso acutelar-me, de maneira a evitar escolher uma construtor c maior probabilidade de ir á falencia.

Inacreditável... Normalmente ouvimos dizer que os construtores são podres de ricos e andam de Mercedes.
  10.  # 11

Obrigado pelas vossas dicas :)
    • A.M
    • 14 janeiro 2011

# 12

o contrato deve ter os prazos,como referiu ,e deve ter tudo escrito que voce ache por bem ressalvar, atenção deve anexar o caderno de encargos ao contrato e neste seja o mais pormenorizada possível, colocar a marca/preço desde as torneiras, puxadores, dobradiças das portas,portas, focos, todo tipo de material que possa colocar, fale com o projectista e exija que assim seja, e claro para elaborar o contrato como já disseram procure um bom advogado.

Não se irá arrepender...!!

0.0160 seg. NEW