Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

numa caixa de ar por debaixo de uma cave, para além dos drenos, foi-me sugerido a colocação de uns tubos que, passando por dentro das paredes de betão da cave, fariam a circulação de ar servindo assim de respirador.

A minha dúvida está na solução proposta: aquando da betumagem das paredes da cave, já estar lá tubos para este propósito.
    Faz sentido? Não há perigo de enfraquecer estas paredes?
    Estas tubagens, no RC, ficariam dentro da parede exterior, entre os dois panos.... não iria depois ter problemas a nível térmico?

Uma outra solução na cave, seria colcoar a tubagem a passar por dentro da cave, ficando assim à vista.... certo?

Qual é o tipo de solução praticado e com melhores resultados?

Obrigado.
  2.  # 2

Se meter (grandes) tubos de respiração no R/C, a caixa de ar vai ficar à temperatura do exterior pelo que o pano exterior não servirá para nada do ponto de vista térmico.
    O que costumo colocar são pequenos tubinhos, no ponto mais baixo da caleira que fazemos no interior da caixa de ar, para permitirem o escoamento de (eventuais) àguas que se infiltrem pelo pano exterior ou que condensem no interior da caixa de ar.

Não percebi a dos tubos na cave...
  3.  # 3

Colocado por: Luis K. W.Não percebi a dos tubos na cave...
    Ok... vou tentar explicar melhor.... ;-)

A vivenda é constituída por cave e RC.
    O piso da cave, será em laje aligeirada, ficando a cerca de 60cm do chão, a tal caixa de ar.
    Esta caixa de ar deverá ter respiração, daí os tubos para o exterior.
    Estes tubos, aconselharam-me a colocá-los dentro das paredes da cave durante a betomagem.
    Estes tubos ao chegarem ao RC, continuariam no interior da caixa de ar da parede dupla até ao exterior por uma grelha.

A minha maior dúvida é se ao colocarmos os tubos nas paredes da cave, não estaremos a enfraquecer a dita...
  4.  # 4

Luis,

Julgo que tenha dado a sua opnião em relação às caixas de ar dos panos de alvenaria exteriores.

O que o mafgod perguntou foi em relação à ventilaçao da caixa de ar situada entre o pavimento térreo e a camada drenante.

Sendo um espaço vazio, não tem problema nenhum em ventilar de forma a diminuir condensações nesse espaço.

Em relação ao comportamento térmico, o tubo anda no interior do pano ou apenas o atravessa? Se apenas o atravessar não tem problema térmico.
  5.  # 5

Colocado por: Sun7RiderEm relação ao comportamento térmico, o tubo anda no interior do pano ou apenas o atravessa? Se apenas o atravessar não tem problema térmico.
    O que me foi sugerido era o tubo estar/andar mesmo por dentro do pano da cave....
  6.  # 6

Boas

A minha dúvida está na solução proposta: aquando da betumagem das paredes da cave, já estar lá tubos para este propósito.
    Faz sentido? Não há perigo de enfraquecer estas paredes?

Claro que se vai tornar um ponto frágil dessa parede, mas só com a análise do projecto de estabilidade (o autor) pode avaliar as consequências.

Estas tubagens, no RC, ficariam dentro da parede exterior, entre os dois panos.... não iria depois ter problemas a nível térmico?

Vai ter aí uma ponte térmica linear. Eu nunca o faria. Não conheço o projecto mas de certeza que haverá outra forma de ventilar esse espaço - o que é um bom procedimento.

cumps
    José Cardoso

0.0114 seg. NEW