Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

Em relação ao seu problema, claramente que tem problemas de infiltração exterior que terão de ser resolvidos através da inspecção de um técnico no local.

Em acumulação tem um problema de condensação que reflete ainda mais os problemas na sua habitação.

Se quiser ter a certeza se o problema de humidade da sua casa é originada pela condensação ou pela própria humidade, coloque uma chapa de alumínio em cima da mancha, cole as extremidades com fita adesiva e espere durante 48 horas. Se for condensação as gotas de humidade aparecem na superfície do alumínio, se for humidade infiltrada ou que sobe a partir do solo as gotas de humidade aparecem na parte inferior do alumínio.

Conforme aqui indicado, http://www.facavocemesmo.net/remocao-de-humidade-e-condensacao/

Em relação à condensação, a mesma está relacionada com a falta de equilibrio entre

- Condições de ocupação do espaço;
    - Ventilação dos locais;
    - Isolamento térmico das paredes;
    - Temperatura ambiente interior.

Para evitar ou diminuir a condensação, deverá incrementar os valores da temperatura dos parametros interiores (janelas e paredes)

Poderá efectuar através do reforço do isolomamento térmico, passagem para caixilharia de vidro duplo e corte térmico e instalação de uma fonte de calor, como o Ar Condicionado.

Deverá ainda ser garantida a devida ventilação dos espaços em casa através da abertura de janelas.

Se quiser poderá pesquisar aqui os fenómenos de condensação:
    http://www.estig.ipbeja.pt/~pdnl/Sub-paginas/Fisica%20dos%20edificios_files/Documentos/Material%20de%20Apoio/PPT%20aulas/Cap%203%20-%20Humidades_web.pdf

http://www.velux.pt/pt-PT/Documents/Condensacao.pdf

Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mac, rakelm
  2.  # 2

Boas
    Oh meu amigo o que tu queres sei eu ... brinco, mas consegues retirar daqui umas boas conclusões vou te dar uma ideia do que não deve ser feito , nunca se deve colocar produtos que não respirem nas paredes e tectos pois o facto de serem matéria que não respira nem absorve só prejudica em caso de isolamento e condensação de resto todo o tipo de maquinas ajuda logo que tirem humidade do ar , não é aquecedores atenção isso só piora , tem mesmo que retirar humidade .
    não e bem assim expliquem as coisas como deve ser, ou eu tenho de dizer as fábricas de tintas para deixarem de fabricar as membranas para o exterior?
  3.  # 3

isto tudo opina, cada um tem a sua ideologia, e toca a mandar abaixo o que não se conhece, por acaso sabem que material esta a falar o arquitecto?
    • Mac
    • 12 janeiro 2011

# 4

Colocado por: rafaelisidoroBoas

vamos la ver isso de condensação : só há condensação se houver isolamento...

Colocado por: rafaelisidoro
    ... gostei muito de falar aqui e mais não posso ajudar a não ser que veja realmente algo fora do contexto ... fiquem bem

Da minha parte agradeço a disponibilidade e a boa intenção. Continue por cá, temos todos a ganhar.
  4.  # 5

Vou experimentar o truque da placa... vamos ver. Depois conto o que aconteceu...
  5.  # 6

Ah... mais uma questão. Todas as madeiras lá de casa são ásperas ao toque e ganham muita umidade. Recomendações? Envernizar?
  6.  # 7

Boas
    olá a todos eu disse que só por algo mais coiso é que cá vinha novamente mas a vossa simpatia e companhia faz falta , bem acho que temos que rever tudo o que foi escrito por aqui e ver isso atentamente porque há de facto muita matéria para se estudar num futuro próximo para quem esteja interessado em ter algumas partes da construção civil em bom patamar de qualidade e exigência não só profissional mas como funcional... digo isto porque por vezes ter uma ideia e um papel não é tudo para colocar em pratica o que a natureza nos dá ... Humidade, muito condicionada por todo o meio que nos rodeia ,facilmente visível ;sente-se,cheira-se, vê-se, toca-se ,portanto não é algo fora de normal é humidade : como tratar , cada caso é um caso uma solução nunca será para todos os casos muito embora sejam muito parecidos será e são sempre diferentes , basicamente se eu fosse construir hoje uma moradia recorria as técnicas centenárias que são do melhor e acreditem muito raramente falham; como será possível ? pedra ,barro , tufo , madeira e vejam como duram centenas de anos lógico que com o tempo não há nada que resiste mas fica pra todos aqui uma coisa aprendem com os velhos porque eles sabem muito ... numa casa pintada todas as vezes com a mesma tinta se mantinha sempre boa nua vez apareceu escorridos de agua nas paredes dos quartos de dormir e o homem reclama e quer saber o que se passa com a tinta parece incrível numa conversa normal o sr. diz que fez umas obras na casa e eu perguntei se tinha colocado alumínio porque conhecia eu a casa e sabia que la tinha tudo em madeiras ( janelas ) e diz ele que sim que na frente da casa muito soalheira por acaso colocou o alumínio, pois aí estava a mudança aí estava o problema não nas tintas mas sim na falta de ventilação que provinha de umas simples janelas de alumínio. maior era o problema que vinha a seguir faltava montar as janelas traseiras e aí se fez uma experiência em mais dois quartos um deles levou tinta e alumínios e o outro só levou tinta e com a velha janela de madeira foi e ainda é o único quarto que não transpira nem encharca a janela , isto não é invenção ,é verdade e quem trabalha com tintas e tem consciência que vender tintas não é só fazer números mas é também ajudar a fazer uma boa e uma escolha acertada sabe bem do que eu falo, por isso sou contra as novas tecnologias de construção porque fazem estudos muito rigorosos e praticas muito irrelevantes e depois são aconselhadas por alguém que não sabe a reacção da verdadeira prova que é o tempo de espera VS comportamento .sabem todos muito bem que quando se passa um tecto de forramento de madeira para uma placa em betonilha , esteve na moda e penso que ainda hoje é muito utilizada pois tenho uma colega que é Arq. que vai desmanchar a sua e voltar a colocar madeira é estranho pois o que diz ela é que tem que obedecer a uma ordem ou norma dos arquitectos ( não vou falar bem daquilo que não sei ) poderia escrever exemplos de erros cruciais cometidos por muitas partes e entidades mas não resolvia nada já estão feitos querem ver mais um erro ... a engenharia civil ( a raça toda ) diz que uma parede polida ou bem afagada muito lisa é o melhor para que a humidade provenientemente das águas não entrem nas paredes ... á prior está bem visto , se a agua não entrar , para recobrir esta parede vai usar um primário pliolite ( o mais conhecido em Portugal é o cinolite mas há e acontece em todas as marcas ) e depois uma membrana elástica ok continua tudo bem e pra mais o primário suporta bem as paredes sem uma cura total de 6 a 8 meses belíssimo ; obra pronta a entregar ... oito meses depois um inverno e depois o verão , o tempo diz :a casa abriu micro-fissuras a agua entrou nas paredes em alguns casos salitres e paredes húmidas no interior, no exterior em outros casos bolsas de agua e descolamento das membranas do suporte . meus amigos como um arq. consegue assimilar coisas deste tipo , não sei . um primário pliolite tem como vantagem prioritária deixar sair tudo o que é humidade das paredes sem que isso ponha em causa o próprio primário lógico que só podemos recobrir este primário com uma tinta de acabamento com as mesmas caracteristicas( plioliticas ) ou então recorrendo a nano-tecnologia que é basicamente por meios mais eficazes a mesma coisa ( atenção só teoricamente ) para estes senhores Arq. fica um conselho , uma parede esponjada ou areada é melhor e mais eficaz contra humidades no exterior porque facilita e muito a libertação de humidades e isso é que é importante é a humidade entrar porque entra sempre e depois conseguir sair de uma forma cada vez mais rápida aí sim , prometo não falar mais nesses senhores para bom entendedor meia palavra basta porque cada vez mais hoje em dia é só números que se vê por aí !!!!!! bom distrai-me do assunto principal ISOLAR ou ISOLAMENTE é tornar só (sozinho) é colocar á parte é colocar uma manga de vidro dentro de uma casa e tu a viveres aí ainda podes arranjar problemas graves de saúde como bronquites como bronquiolites e coisas do género, é tipo um disfarce nada mais pois o ar que te carrega essa humidade não vai ser filtrado nem vai ser renovado , aproveita bem a ideia das maquinas é o melhor que podes fazer mas também tens que arranjar isso por fora como já disse antes .
    fiquem bem por motivos pessoais vou opinar menos vezes até a prixima
  7.  # 8

Boas
    Gostaria de saber como resolveu o seu problema , e se já o fez ?
  8.  # 9

Na minha casa aparece salitre(parece algodão) só nas pedras das janelas, que solução? Será que posso revestir as pedras com algum produto impermeabilizante?
  9.  # 10

Boas
    Para te dar alguma ajuda precisamos de saber mais ???? se tens uma foto ajudava muito , toda a informação é sempre ben-vinda ...
  10.  # 11

Neste momento não tenho mas vou tentar arranjar. Mas gostava de saber se há algum produto que possa colocar nas pedras dos parapeitos para isola-las do salitre. As pedras não se encontram rachadas.
  11.  # 12

Boas
    Bom mesmo é ver para depois te dar uma solução posta as fotos aqui e depois logo se vê .
  12.  # 13

Desculpe pela qualidade da imagem, mas vou tentar tirar outras com melhor qualidade. De qualquer modo é isto que está acontecer nas pedras das janelas e numas vidraças que tenho na sala. O salitre também me aparece mas não com tanta frequencia na junção da tijoleira (foto)
      20012011487.jpg
  13.  # 14

Desculpe pela qualidade da imagem, mas vou tentar tirar outras com melhor qualidade. De qualquer modo é isto que está acontecer nas pedras das janelas e numas vidraças que tenho na sala. O salitre também me aparece mas não com tanta frequencia na junção da tijoleira (Foto)
      20012011485.jpg
  14.  # 15

Como resolver este problema do salitre nas pedras como na imagem.
      22012011490.jpg
  15.  # 16

Como resolver este problema do salitre nas pedras como na imagem.
      22012011489.jpg
  16.  # 17

segundo o que me disseram... isso é uma praga... não consegue resolver....
  17.  # 18

segundo o que me disseram... isso é uma praga... não consegue resolver....

boas
    bem , não é bem assim ... isso é mesmo pedra natural ?!!!!! se for tens um problema enorme aí que passa principalmente pela parte que esta em contacto com o exterior pois é uma superfície horizontal e como esta é muito porosa recebe muita agua que depois se manifesta no interior da janela derivado do calor existente : em primeiro lugar colocaria um impregnante bom á base de diluente porque é mais fino e penetra muito mais na pedra em seguida aplicas um impermeabilizante incolor para não estragar a pedra e depois disso tens que ter paciência pra deixar sair a humidade da pedra no lado interior ( podes usar um desumidificador para acelerar o processo ) , quando esta apresentar uma decadência na apresentação destes salitres ai sim se pode aplicar um primário anti-salitre (só no interior) , verificar muito bem os alumínios as zonas de escapatória de águas seladas com silicones e a verificação dos mesmos silicones ter muita atenção com isso .
    Quanto ás juntas se é muito pouco é preferível não mexer caso contrario poderá colocar uma massa diferente mas lhe vai custar muito trabalho .
    fiquem bem .
  18.  # 19

e já agora, daqui a algum tempo venha cá dizer se funcionou...
  19.  # 20

Pois ficava muito bem se isso acontecesse .

0.0269 seg. NEW