Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.

    Tenho sido frequentadora mais ou menos assídua deste fórum, e desde já os meus parabéns aos que o mantêm.

    Vou começar a maratona que é construir a própria habitação.
    Tenho um terreno praticamente comprado, sobre o qual já tirei as informações necessárias. Já vi que dá até 300m2 de construção mais garagem embaixo disso. Posso fazer a casa num só piso ou em mais, e é aí que reside uma das minhas dúvidas. É verdade que uma casa num piso fica mais cara? Já vi e revi uma série de discussões mas não cheguei a conclusão nenhuma, e como ainda não tenho projecto queria saber a vossa opinião, porque nesta altura mais do que antes temos que fazer continhas à vida............
    O terreno é praticamente plano e tem boa insolação, por isso queria nesta primeira fase escolher bem, já que isto me vai condicionar o resto do caminho. As casas ao lado ora são de uma maneira ora são de outra, mas isso nem me interessa muito porque o terreno é largo e tenho a privacidade assegurada mesmo que a casa seja baixa.
    Já li várias vezes que o melhor é contratar um arquitecto e é o que vou fazer, mas antes de falar com alguém quero ir com esta questão mais definida.

    Desde já o meu obrigada.
    Diana SC
  2.  # 2

    ola
  3.  # 3

    e porque é que tem de levar já ideias definidas?? e se os seus pontos de partida não forem os mais viáveis?
    mas que raio tem tudo medo do papão do arquitecto que só lhes vai poluir a cabeça e gastar dinheiro.

    olhe quer um conselho? agarre no levantamento topografico e defina com a sua familia um plafond máximo para gastar e mediante isso o arquitecto poderá analizar se uma casa de r/c ou com dois pisos é o melhor para esse terreno e para as suas pretensões ao nivel do programa funcional base que pretende. Só tem a ganhar se começar logo com um arquitecto e não vai pagar mais por isso.
  4.  # 4

    Colocado por: Diana SCÉ verdade que uma casa num piso fica mais cara?

    depende de vários factores, mas respondendo em generalidade, em principio sim, mas nada por ali além, atenção que é uma generalidade.
    é que além de preço tem de ponderar factores que à primeira vista não têm preço, acessibilidade, eliminação de escadas, forma e vivência da casa, privacidade, integração no terreno etc.
  5.  # 5

    Olá a todos,
    Diana, também quero fazer uma casa só de um piso.
    Estas exactamente na mesma fase que eu.
    Também ando à procura de ideias e opiniões.
    O meu terreno também é plano e amplo.
    Olha tens fotos de casas rés-chão?
    Obrigada.

    Fuzzy
  6.  # 6

    fuzzy

    experimente por exemplo no google pesquisar por : vivendas modernas
  7.  # 7

    Sigam a sugestão do marco1

    Pequem no levantamento topográfico, fotos do terreno e vão a MUITOS gabinetes de arquitectura com um orçamento de construção bem definido, quer seja 100 mil euros ou 1 milhão de euros.
    Falem com os mais diversos arquitectos, peçam opiniões, ouçam muito e depois voltem para casa.
    Durmam sobre o que ouviram e contactem novamente os arquitectos que mais gostaram e peçam orçamentos para o trabalho deles...

    https://forumdacasa.com/discussion/14353/1/odisseia-2010-episodio-iii-fotos/
  8.  # 8

    Não fica muito mais cara, tomando por base o que me tem passado pelas mãos. De um modo mais ou menos simplista, se por um lado tem mais área de coberturas, por exemplo, não tem escadas, nem guardas, e, teoricamente (sendo sistemas construtivos correntes) pode conseguir fazer a casa em menos tempo.
    Há coisas que vão ficar mais caras, e outras mais baratas. Sendo assim, na minha opinião, o mais importante passa a ser o seu "modus vivendi" e o enquadramento que a casa deverá ter.
    De resto, ideias há muitas, e preferencialmente diferentes! Agora, se fosse para mim, e o terreno permitisse, queria uma casa térrea.
    Onde é o terreno? Coloque uma foto aérea para se poder opinar melhor...

    Cumprimentos
  9.  # 9

    boas ... como a vida é curta e o socrates veio pra durar e por-nos mais velhos mais cedo é ou pelo menos para mim será uma grande vantagem ter uma casa de um piso só lool ao menos não me canso muito a subir escadas ... um piso só fica mais barato principalmente em mão de obra que é o mais caro da construção hoje em dia ...fica bem
  10.  # 10

    boas tardes

    Caras Diana e Fuzzy, concordo plenamente com o que foi dito, o facto de um ou dois pisos ser mais caro ou barato depende de muitos factores, mas sobretudo o mais importante são as vossas opiniões de como querem vivenciar a vossa casa. Além disso o vosso arquitecto ou arquiteto (agora vai aqui uma confusão isto) vai concerteza dar o seu parecer que voces podem ou não aceitar.
    Também percebo que queiram consultar um arquitecto já com algumas respostas, suponho que haja algum medo que ele vos possa influenciar no sentido errado, nesse caso o meu conselho é consultem mais do que um arquitecto. Não vos levam nada por isso e as vossas duvidas serão retiradas. E se for um bom arquitecto vai-vos apresentar soluções que vos vão surpreender concerteza.

    boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  11.  # 11

    Boa tarde a todos!

    Agradeço as mensagens e os comentários, em "aberto" e "fechado".

    marco1:
    Não tenho medo do papão do arquitecto, nem que me polua as ideias. Aliás, inscrevi-me neste fórum porque sei que aqui vêm muitos arquitectos.
    Já tenho levantamento topográfico e já defini um plafond, assim como já tenho uma ideia do que pretendo em termos de divisões que irei necessitar. Não exponho mais porque não quero tirar a "liberdade" ao arquitecto, mas como gosto de ir às compras e ter uma ideia do que quero comprar, de acordo com o que quero (ou tenho para) gastar, neste caso vai ser da mesma maneira.
    Só perguntei se ficava a casa mais cara ou não.

    fernando gabriel arq:
    Bem lembrada a questão da acessibilidade. Não caminhamos para novos. Nem nós nem os nossos pais, por isso é sempre um ponto a favor da casa térrea.

    fuzzy:
    Tenho várias fotos e algumas ideias. Podíamos trocar informação! Deixarei o meu contacto em particular.

    LuisPereira:
    É isso mesmo que pretendo fazer. Mas tenho visto aqui pessoas com bastante conhecimento (ou então enganam bem... - esta parte foi a brincar -) e o que há de melhor num fórum é a liberdade de expressão e a multitude de opiniões. E é mesmo isso que pretendo agora. Aliás, acho mais lícito do que vir depois perguntar a opinião sobre os projectos. Há inclusivamente profissões onde o código deontológico menciona que isso não é correcto. O modo que mencionou para a selecção do arquitecto parece-me realmente o mais indicado! Obrigada.

    RC ARQ
    Lembrou-me também que no caso de a casa ser térrea podem não existir varandas, o que no caso de ter crianças pequenas (diabretes pequenos neste caso) é sempre bom.
    O terreno é perto do Porto, por isso terei (alguma) preferência por arquitectos e engenheiros mais para o Norte, por uma questão de comodidade. Principalmente para as reuniões para definição do projecto.

    rafaelisidoro
    É verdade... daqui a uns tempos já nem comparticipam os medicamentos para as artroses por isso mais vale prevenir.

    doisarquitectos
    Pois é verdade... concerteza ainda o vão obrigar a mudar o nome!
    Arquitecto ou arquiteto, de facto ou de fato, interessa-me que façam um excelente trabalho. Da minha parte farei o que estiver ao meu alcance para dar condições para isso.

    Aos restantes, incógnitos, o meu obrigada pelos comentários.
    Quando tiver mais uns minutos coloco uma fotografia aérea do terreno.

    Cumprimentos para todos!
  12.  # 12

    Diana

    sobre a sua questão especifica se um ou dois pisos, eu penso assim regra geral:

    se o terreno tem dimensão e uma boa exposição solar e é praticamente plano, é fazer tudo tudo em r/c, mas por uma razão de vistas,pode ser agradável se possivel, fazer nem que seja uma pequena divisão em 1º andar para que se possa alargar os horizontes, tipo ver mais alem, tipo torre de vigia, espaço de "fuga", etc...
    Se sai mais caro ou mais barato, a diferença não é relevante e pode ser fácilmente controlável manipulando as várias vertentes do projecto.
    No seu caso notei que falou em cave, humm, talvez tambem não fazia, visto ter um terreno plano e com dimensão.
  13.  # 13

    Colocado por: Diana SC
    É verdade que uma casa num piso fica mais cara? Já vi e revi uma série de discussões mas não cheguei a conclusão nenhuma, e como ainda não tenho projecto queria saber a vossa opinião, porque nesta altura mais do que antes temos que fazer continhas à vida............


    Cara Diana,

    Quanto a valores comparitivos entre a solução 1 piso vs 2 pisos não será significativa a diferença de forma a que valha a pena começar por aí, e é até um pouco inconclusivo nesta fase.
    Valerá a pena talvez, debruçar-se um pouco sobre como gostaria de habitar a casa e que vontades/intensões tem a nível de programa.
    Mas ainda que inicialmente possa não chegar a uma conclusão e não saiba bem o que quer, é normal e ainda bem que assim é porque estará aberta á discussão, á reflexão conjunta do trabalho e no fundo a potenciar o trabalho do arquitecto. É para isso mesmo que servem os arquitectos (aconselhar, reflectir, desafiar, propor, esclarecer etc). Se soubesse exactamente o que queria estaria a limitar à partida a mais-valia de trabalhar com um arquitecto.
    Para já não me preocuparia com a questão 1piso vs 2pisos - se de facto o terreno permite ambas as soluções - porque ainda que haja alguma diferença de valor entre elas não será tão significativa quanto o facto de a casa responder acertadamente a uma série de factores, incluindo económico.

    Cumprimentos e se quiser disponha,
    Inês carvalho
  14.  # 14

    A informação inicial que pretendia era mesmo a da diferença de valores. Se me dissessem que a diferença era de 20 ou 25% era logo um dado que pesaria (muito) na minha opção.
    Para já ando a ver alguns exemplos, alguns gentilmente cedidos pelos utilizadores do fórum e outros mesmo sendo trabalhos executados pelos mesmos. Já vi muita coisa e daqui a pouco tempo tomarei a opção de fazer alguns contactos (que desde já agradeço os que me disponibilizaram) e dar o próximo passo, que é escolher o arquitecto/a, para poder passar a essa discussão.

    Obrigada
  15.  # 15

    Diana SC, efectivamente, escolher o arquitecto, certamente ajudará no controlo de custos. anuncie um budget em mente, para não ter surpresas!ehehe

    Cumprimentos,
    André David, arq
    www.adarq.net
  16.  # 16

    a diferença entre r/c e dois pisos, nunca seria essa de 20%/25%
    se for no norte o terreno, disponha
    http://www.fernandogabriel.net
  17.  # 17

    Diana

    mais leia bem o meu post, repito que a opção de ser em um piso ou dois não tem a ver com os custos, é um mau principio. Deve é sim pensar qual a melhor opção por outras razões e depois o arquitecto e a diana farão os devidos ajustamentos de acordo com os custos.
  18.  # 18

    Viva Diana,

    Partilho da opinião que sim uma casa de um piso pode ficar mais cara, mas nunca uma diferença de 20/25%, arrisco a dizer que em determinadas situações a diferença de preço nem existe. Tudo depende do projecto, uma casa ortogonal fica mais em conta que uma com diferentes inclinações/alturas. Assim como uma casa fica mais barata se não tiver vários elementos em balanço, que levam ao uso de mais elemento estruturais, que encarecem muito a obra.

    Dou como exemplo (já bastante conhecido) a "Casa no Gerês" de Correia/Ragazzi Aquitectos, é uma casa de um só piso, é relativamente pequena, muito simples e no entanto só o "esqueleto" ficou numa pequena fortuna (comparado com a maioria das casas), isto porque é toda ela feita em betão devido ao enorme vão que tem de vencer. Imagens do projecto: http://www.contemporist.com/2009/02/08/house-in-geres-by-correia-ragazzi-architects/

    Com isto tudo quero dizer que tudo depende do projecto.
    Reúna algumas ideias do que pretende, seleccione alguns gabinetes de arquitectura, solicite uma Proposta de Prestação de serviços, e de seguida reúna com aqueles que mais lhe agradam. Apresente o seu "budget" e as suas ideias e dai em diante é tarefa da equipa projectista fazer cumprir as linhas orientadoras estabelecidas.

    Se precisar de algo disponha,

    Cumprimentos

    Márcio Carvalho - http://www.alvesdias-arquitectos.com/
  19.  # 19

    Obrigada pelos comentários e sugestões.
    Vou passar neste momento à escolha de 3 ou 4 arquitectos para conversar e depois escolher.
    Obviamente tenho preferência por arquitectos mais para o Norte, pelo que fica a mensagem para os gabinetes mais a Sul que me contactaram neste fórum que por uma questão prática de não fazer muitos km para ter reuniões decidi assim. De qualquer forma o meu agradecimento pelos conselhos.
    Irei contactar alguns arquitectos frequentadores deste fórum, alguns dos quais já me enviaram imagens e/ou respectivos "sites", mas (agora em tom de brincadeira mas a falar sério) ficarão já avisados que uma das exigências, caso escolha pela "prata da casa", será que farei aqui um diário do projecto e da obra (agora é que ninguém me vai querer fazer o projecto...hihi).

    Cumprimentos a todos e até breve (espero que sim, pelo menos).
    Diana SC
  20.  # 20

    Diana SC

    Boa sorte. Vá divulgando noticias por aqui.

    Cumprimentos,
    ANdré david, arq
    www.adarq.net
    [email protected]
 
0.0228 seg. NEW