Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos. Eu e o meu marido pretendemos reconstruir uma casa de campo herdada por ele e fomos pedir um crédito para obras. Na simulação, surgiu um valor de IMT de cerca de 2 mil euros, respeitante à taxa de 5% aplicável ao montante de crédito que pretendemos, que é 150 mil euros. Todavia, não há qualquer transmissão onerosa no nosso caso, uma vez que vamos restaurar uma construção herdada, para habitação própria e permanente. Já pagamos IMT na escritura da herança (que inclui casa e um tererno). Não consegui perceber, depois de consultar este fórum e ainda uma data de sites sobre o IMT , se temos ou não que pagar essse imposto.
    A casa é património de interesse municipal e, por aí, podemos pedir a isenção do IMT. Mas a minha questão está a montante disto - no caso de fazermos obras numa casa herdada, que não foi alvo de qualquer transacção onerosa, temos que pagar um Imposto Municipal sobre Transacções Onerosas? Ou o contrato de crédito com o banco é considerado transacção onerosa? É um bocado absurdo se assim for.

    Cumprimentos
    •  
      FD
    • 12 janeiro 2011

     # 2

    Colocado por: mariamotaNa simulação, surgiu um valor de IMT de cerca de 2 mil euros, respeitante à taxa de 5% aplicável ao montante de crédito que pretendemos, que é 150 mil euros.

    Isso deve estar errado... o que há a pagar na contratação de um crédito hipotecário é o Imposto de Selo, 0,5% até 5 anos e 0,6% em prazos superiores.
    O IMT só se paga quando se transfere a propriedade de um imóvel, o que não é o caso.

    Essa simulação foi feita onde, online? É possível que admita por omissão a aquisição quando o não deveria fazer.
 
0.0051 seg. NEW