Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos.

    Gostaria de saber se há alguma reserva em colocar um foco de iluminação e um extractor elétrico na zona de duche, nomeadamente sobre a banheira.

    O electricista não me disse nada mas parece-me um pouco arriscado... não gostaria de apanhar um choque fatal na banheira por causa disso! :P

    Existe algum tipo de fixação específico ou extractor específico para o efeito?

    Obrigado.
  2.  # 2

    por norma nao se colocam nem extractores nem foco mesmo por cima quer da base de duche ou banheira, perguntou ao electricista? ou foi ideia do mesmo?
    • eu
    • 11 janeiro 2011

     # 3

    Isso, além de perigoso é ILEGAL. A instalação de equipamentos eléctricos nos WCs obedece a uma série de regras muito restritas...
    • Mac
    • 11 janeiro 2011

     # 4

    faz uma projecção dos limites da banheira no tecto e, julgo que, nesse espaço mais 60 cm ao redor não pode colocar pontos de luz. Procure no regulamento de instalações electricas de baixa tensão.(google, o mehor amigo)
    Cumps
  3.  # 5

    pode colocar se forem de baixa tensão reduzida (12V) com transformador 230v\12v fora do volume de interdição (zona da banheira ou duche.
  4.  # 6

    Obrigado por todos os comentários.

    Suponho que o mesmo se aplica ao extractor. Certo?
  5.  # 7

    Colocado por: smoura

    O electricista não me disse nada mas parece-me um pouco arriscado...


    Perguntou-lhe e ele não disse nada?? Se sim procure outro que esse percebe tanto de electricidade como eu, ou seja zero. Eu não percebo nada de electricidade, mas sei que o user jorgealves lhe deu a resposta correcta, pode fazer uma instalação eléctrica com 12V.
  6.  # 8

    Boa noite, existe um volume de segurança em todo o perímetro da banheira para montagem de equipamentos eléctricos de 60 cm. Fora deste não é obrigatório a montagem de sistemas de iluminação com alimentação a 12V, podendo ser efectuado a 220V. A montagem do exaustor também terá de ser efectuada fora do perímetro de segurança.

    O meu site aqui
  7.  # 9

    Colocado por: smouraSuponho que o mesmo se aplica ao extractor. Certo?


    existem extractores específicos para essa utilização, no entanto é sempre de evitar, só em ultimo recurso e se a obra é nova, existem sempre alternativas, nem que seja colocar um boca por cima da banheira \duche e ter uma conduta até ao ventilador que está colocado fora do perímetro de interdição
    Colocado por: AlexMontenegroexiste um volume de segurança em todo o perímetro da banheira para montagem de equipamentos eléctricos de 60 cm
    sendo que neste caso pode ser um extractor normal para condutas, por exemplo o SeP mixvent 110mm
    • eu
    • 12 janeiro 2011

     # 10

    Colocado por: AlexMontenegroFora deste não é obrigatório a montagem de sistemas de iluminação com alimentação a 12V, podendo ser efectuado a 220V


    ...se e só se os aparelhos obedecerem a um determinado IP
 
0.0147 seg. NEW