Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho uma moradia cujo telhado está sujo (manchas, caruma, etc).
    Já contactei diversas pessoas, umas dizem que basta limpar, outras falam de pintar+silicone outras de aplicar resina... e eu estou baralhado. O telhado não está rachado, apenas sujo e manchado. A telha é boa de côr clara.
    Qula é a melhor opção. Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: obraQuim
  2.  # 2

    Boas

    A do silicone nunca tinha ouvido, mas quer essa, quer a da resina, são daquelas, que nem vale a pena falar, mas de um texto das patologias mais frequentes em http://www.margon.pt

    APLICAÇÃO LÍQUIDOS IMPERMEABILIZANTES SOBRE AS TELHAS
    Sobre a aplicação de líquidos impermeabilizantes, tecnicamente designados por hidrofugantes, não desaconselhamos, se bem que tem vantagens, desvantagens e alguns cuidados a prever :



    1ª VANTAGEM (E ÚNICA): prolonga o aspecto novo do telhado durante mais tempo do que se não tivesse o líquido aplicado, ou seja, líquens, verdetes, fungos e musgos, demoram mais tempo a aparecer. Note-se que em locais especialmente húmidos e com muita vegetação alta nas proximidades, não há milagres, pelo que, nas pendentes mais sombrias rapidamente proliferam estes organismos (quer se use hidrofugantes ou não);



    1ª DESVANTAGEM: O efeito deste produto é de curta duração, porque estando a telha sujeita aos raios UV e intempéries, o produto aplicado vai perdendo qualidades até deixar de actuar. Os hidrofugantes de base aquosa costumam durar seis meses a um ano, raramente mais de dois anos (baseamo-nos na nossa experiência). Os hidrofugantes de base solvente são mais duráveis (mas também bastante mais caros);


    2ª DESVANTAGEM: Por muito que se diga que o produto é inócuo, a verdade é que reduz consideravelmente a capacidade da telha “respirar”. Quer isto dizer que, sendo a telha normal capaz de absorver humidades e expulsá-las para o exterior da habitação, esta capacidade é consideravelmente diminuída com a aplicação do produto em causa. De facto, após aplicado, o produto vai reduzir a capacidade de absorção de água na superfície exterior da telha (porque cristaliza dentro dos poros da telha, reduzindo a dimensão livre destes poros). No entanto, quer a telha esteja totalmente hidrofugada (por imersão) ou parcialmente hidrofugada (por aplicação directa na sua superfície exterior), continuará a existir uma pequena absorção de água (por exemplo, a telha Margon do modelo Lusa Plus-S, no seu estado natural, tem uma capacidade de absorção de cerca de 7%, mas ao hidrofuga-la por imersão, com um hidrofugante de base aquosa com uma percentagem de diluição de 3%, a sua capacidade de absorção desce para cerca de 2,5%, de acordo com os últimos ensaios realizados, tendo sido usada água á temperatura ambiente). Em resultado disso, a pouca humidade que a telha absorve, vai sofrer acrescidas dificuldades em ser expulsa para o exterior, porque agora vai ter que atravessar uma película da telha onde os poros são de muito menor dimensão. Nestas condições, caso o telhado esteja numa região onde seja frequente a ocorrência de geadas, a probabilidade do corpo da telha se danificar é consideravelmente acrescida. Os danos no corpo da telha devido a geadas identificam-se facilmente pois começam a surgir lamelas na superfície da telha que acabam por se soltar. Este fenómeno é conhecido por “descasque” da telha. A ocorrência do “descasque” pode ser explicada do seguinte modo: A água, na passagem do seu estado liquido para o estado sólido, sofre um aumento do seu volume em cerca de 9%. Se a telha tiver os seus poros todos preenchidos por água (ponto de saturação), ao sujeitar-se a temperaturas propícias à formação de geada sobre o seu corpo, a água que está contida nos seus poros vai congelar, e expandir de volume. Se esta expansão não encontrar espaço dentro dos poros para se acomodar, irá forçar a estrutura interna do corpo cerâmico, obrigando-o a expandir-se. Tendo o corpo cerâmico uma resistência limitada, podem começar a surgir micro fissuras internas que, com o tempo, provocarão a desagregação da peça. O risco de este fenómeno ocorrer será tanto maior quanto maior o número de ciclos de gelo/degelo a que a telha estará sujeita. A importância de uma boa ventilação da cobertura é também aqui bem evidente pois quanto mais depressa a telha secar mais se reforça a sua capacidade de resistência ao gelo;

    Deve lavar a cobertura com jacto de água de alta pressão, comecando de baixo para cima, de forma a nunca colocar os pés nas zonas húmidas a menos que saiba patinagem e para quedismo. Se no fim o aspecto o não satisfazer, pode considerar a utilização de um produto de limpeza (http://telhashampoo.com/index.html), embora não tenha qualquer experiência com eles, porque a lavagem, desde que efectuada cuidadosamente e com boa pressão de água, deixa as telhas em óptimo estado.

    Amanhã dou-lhe mais informações, porque não tenho comigo o meu manual de telhas cerâmicas

    Cumps
    Concordam com este comentário: Belhinho
  3.  # 3

    Caro Paulo Correia
    Obrigado pela sua resposta, fico a guardar o resto.
    Mas não percebi bem se devo ou não pôr resina nas telhas, ou lavá-las simplesmente. Parece que qualquer das soluções não é boa.
  4.  # 4

    O que me é dito pelos comerciais das empresas é que as telhas apenas devem ser lavadas com água uma vez que são um material poroso, que respira e deve respirar. Qualquer produto que evite esse trabalhar natural dos materiais poderá acelerar a sua degradação.

    Isto é a penas o que me vendem.
  5.  # 5

    Já experimentou ver qual a marca e o tipo de telha e contactar o fabricante? eu uma vez tive uma dúvida sobre telhas e fui directamente ao fabricante onde tive uma excelente conversa com o engenheiro responsável pela produção e até me forneceram cátolgos e manuais de aplicação. Este engenheiro demonstrou um profundo conhecimento histórico deste material assim como as patologias inerentes. Infelizmente não lhe pus essa questão pois não foi esse o motivo que lá me levou.
    • ajcr
    • 22 agosto 2017

     # 6

    Colocado por: Paulo CorreiaDeve lavar a cobertura com jacto de água de alta pressão, comecando de baixo para cima, de forma a nunca colocar os pés nas zonas húmidas a menos que saiba patinagem e para quedismo. Se no fim o aspecto o não satisfazer, pode considerar a utilização de um produto de limpeza (http://telhashampoo.com/index.html), embora não tenha qualquer experiência com eles, porque a lavagem, desde que efectuada cuidadosamente e com boa pressão de água, deixa as telhas em óptimo estado.


    Boas,

    Eu estava a pensar fazer assim com máquina de lavar a pressão, mas disseram que não devia fazer este tipo de trabalho.
    A máquina de lavar que tenho é : http://www.stihl.pt/Produtos-STIHL/Lavadoras-Aspiradores-e-Varredoras/Lavadoras/Lavadoras-Gama-Compacta-e-Media/243657-1619/RE-88.aspx

    E o telhado da casa está assim (https://goo.gl/photos/91Qz416BJeXJ7Xw26) sujo e com bolor devido da humidade/nevoeiro. Pois a casa fica numa zona em que o nevoeiro e chuva é frequente.
  6.  # 7

    O telhado tem quantos anos? onde fica a sua zona? ja falou com alguma empresa do genero ou pediu orcamentos?
  7.  # 8

    Bela casinha ajcr... Isso é nos açores?
    Peça um esquema de tratamento ao rafaelisidro....
    Pode utilizar a maquina de pressão, mas utilize um detergente/ descontaminante ( um algicida) e limpe os liquenes que deve ter nas telhas.
    Concordam com este comentário: Alexluxx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ajcr
    • ajcr
    • 23 agosto 2017

     # 9

    Pedro Barradas, sim é nos Açores.

    PedroGomes, não sei a idade do telhado, pois eu mudei há um ano.
    • ajcr
    • 20 setembro 2017

     # 10

    Colocado por: ajcrDeve lavar a cobertura com jacto de água de alta pressão, comecando de baixo para cima, de forma a nunca colocar os pés nas zonas húmidas a


    Se fizer assim, de baixo para cima (topo), a agua suja vai passar por cima do que já foi passado pelo jacto. Ou depois a chuva vai ajudar a limpar os restos que vão ficar em cima das zonas que já foram passados pelo jacto?
    Concordam com este comentário: paulo_pereira
  8.  # 11

    Conhecem este aparelho para limpar telhados ?

    https://youtu.be/CbhdkK4ESyw
  9.  # 12

    Não, mas fiquei agora a conhecer...
  10.  # 13

    Alguém tem referências de alguma empresa que faça o trabalho?
  11.  # 14

    www.arealimpa.com https://youtu.be/xEPM3-zxvpc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulo_pereira
  12.  # 15

    www.powerwash.pt

    vieram a minha casa e fizeram um trabalho excelente
  13.  # 16

    Colocado por: civismoConhecem este aparelho para limpar telhados ?

    https://youtu.be/CbhdkK4ESyw


    Essa empresa, Power Wash tem uma máquina parecida mas eles não andam no telhado como nesse vídeo do YT. Eles têm um cabo extensível e lavaram tudo de cima de uma torre de andaime. Nem sabia que tal existia, mas foi-me recomendado por um amigo que estava muito contente com o trabalho. Acabei por ficar bem contente também. Se alguém da zona precisar, eles têm um site: powerwash.pt
  14.  # 17

    Isto é que são bons clientes ainda por cima com conhecimentos do método de trabalho, inscrevem-se de propósito no fórum da casa, só para falar bem do trabalho da empresa.
    Concordam com este comentário: OliveiroS/N, MoleiroSLB
 
0.0202 seg. NEW