Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde a todos os membros e visitantes do Fórum da Casa

Gostaria de saber a vossa opinião para a possibilidade de aplicação de clarabóias em cobertura plana, com aplicação de painel sanduíche, é bom ou mau, quais os prós e contras?
    Pergunto isto porque, após contactar vários empreiteiros para a construção da minha moradia, todos me alertaram para o facto de a minha cobertura ser uma cobertura plana, e usar a tradicional cobertura em camadas de telas, “rufemate”, godos, e geotextil, que habitualmente tem uma garantia de 10 anos, o que é pouco tendo em conta que vamos viver vários anos na casa e não queremos andar em alterações constantes. Além de sabermos que causa alguns problemas graves quando é mal aplicada.

Então optei pela colocação de painel sanduíche e pelo que li aqui no blog, a minha opção pelo painel sanduíche é a melhor que existe no mercado em todos os sentidos, desde infiltrações, em termos térmicos, em variadíssimas outras coisas que constatei. Mas eu tenho um pequeno problema, pois no meu projecto constam a colocação de 5 clarabóias, para que a minha casa beneficie com luz natural em todos os compartimentos da casa, e a minha dúvida coloca-se, será bom aplicar clarabóias em telhados de painel sanduíche?

Só por curiosidade as clarabóias que estou a pensar colocar e que já disponho de orçamento são as da Velux, inicialmente iria optar pelo modelo novo em cúpula, mas agora com a inclinação do telhado, mais acentuado, vou optar pelas comuns.

Agradeço a ajuda.
    http://casa-do-bosque.blogspot.com/
  2.  # 2

só não compreendo é porque o painel sanduiche o impede de ter as claraboias iniciais, ou seja pode sempre fazer uma caixa em alvenaria a interromper os paineis e assim não precisa de estar a aplicar essas claraboias nos mesmos. é fácil de executar e garante-lhe ao nivel de remates uma melhor solução.
  3.  # 3

Se percebi bem, diz-me que devo manter a ideia das claraboias, velux em cupula, tal como sempre quis?!
  4.  # 4

Não vejo qual o problema.
    Até deve ficar interessante esses focos de luz.

Eu fiz para uma moradia com essas cupulas e resulta claramente.
    Se bem que não foi com telha sanduishe, mas a forma de executar deve ser identica.

Cumprimentos,
    André David,arq
    www.adarq.net
  5.  # 5

Colocado por: rubengomes

Gostaria de saber a vossa opinião para a possibilidade de aplicação de clarabóias em cobertura plana, com aplicação de painel sanduíche, é bom ou mau, quais os prós e contras?
    Pergunto isto porque, após contactar vários empreiteiros para a construção da minha moradia, todos me alertaram para o facto de a minha cobertura ser uma cobertura plana, e usar a tradicional cobertura em camadas de telas, “rufemate”, godos, e geotextil, que habitualmente tem uma garantia de 10 anos, o que é pouco tendo em conta que vamos viver vários anos na casa e não queremos andar em alterações constantes. Além de sabermos que causa alguns problemas graves quando é mal aplicada.

Peço desculpa mas deve ter feito confusão, o rubengomes, deve ter pedido a opinião a vários trolhas, porque se fossem Empreiteiros, não levantavam qualquer problema. A aplicação de clarabóias numa cobertura plana, com telas, isolamento térmico e godo, existem aos milhares, e sem qualquer problema.

Então optei pela colocação de painel sanduíche

Optou mal, mais caro e não vejo qualquer vantagem, pelo contrário, até é mais complicado a aplicação das clarabóias.

pois no meu projecto constam a colocação de 5 clarabóias

Não vi planta de cobertura, mas pela planta da sua casa, não percebo para que é que quer as clarabóias, se tem tanta janela.
  6.  # 6

concordo com o picareta, numa casa como essa em que até se dispôs de alguns recursos consideráveis ( veja-se as dimensões) e com terreno e dimensão, acho que o recurso a iluminação zenital é algo um pouco supérfluo. Havia muita forma de dar luz natural á casa.
    mas como já disse, se quiser manter as claraboias e meter á mesma o sanduiche, apenas tem de executar uns volumezinhos em alvenaria acima da chapa sanduiche e voilá.
  7.  # 7

Não vi planta de cobertura, mas pela planta da sua casa, não percebo para que é que quer as clarabóias, se tem tanta janela.

Porque nenhum wc têm luz natural directa, e daí a opção de colocar as claraboias, e depois mais uma na lavandaria para colocar por cima de um estendal da roupa, pra ter uma secagem natural sem recurso a máquinas de secar.

Quanto à decisão do painel sanduiche ou cobertura plana com recurso a telas, ainda estou a recolher informações para a tomada de decisão final, até porque o pedreiro só irá para o terreno no final do mês e até à altura da decisão ainda faltam pelo menos 2 meses e meio, tenho tempo para tomar a decisão.

0.0155 seg. NEW