Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá, venho aqui por um motivo provavelmente comum, mas não deixa de me deixar espantada: vejamos andando á procura de casa para arrendar, eis que encontrei uma que me agradou. Sinalizei a mesma com 190€, e o Senhorio ficou de me enviar o contrato pelo correio para ser assinado pelo arrendatário, assim como o fiador. Até aqui nada a opor. Quando recebi o contracto fiquei estupefacta da maneira como o mesmo estava "elaborado", pois bem, questionei o Senhorio que me disse já arrendar casas há mais de (30 anos), de facto depois de pesquisar concluí que sim. Só que o dito Sr. há trinta anos que não muda nada, ou seja compra umas folhas azuis 8fora de uso), numa papelaria onde tem um amigo, preenche apenas os espaços em branco, e diz ele que entrega aqueles contractos nas Finanças e que nunca lhe levantaram problemas, e que eu fui a única pessoa até hoje que o fiz. Perante a pertinência do sr. em não alterar o mesmo, desisti (já vão perceber porquê), caso consiga anexar o mesmo. Pois bem perante isto solicitei ao Sr. que me fosse devolvido o meu dinheiro, respondeu que o fosse eu lá buscar, e que iria perder metade. Pergunto como é possível se não me pode ser imputada qualquer culpa? O único culpado é ele pela sua intransigência no assunto?
    Obrigada a todos que me puderem aconselhar

Bom Ano PS: não sei se vou conseguir anexar os ficheiros mas concluo: O Sr. "diz" - "tudo o que fôr interior rebentamento de canalização etc", tudo o que diz respeito ao interior do imóvel é da responsabilidade do arrendado, ao senhorio apenas compete todo o exterior da habitação....???
  2.  # 2

pois isto cada um dita as suas leis, um dos seus erros foi ter sinalizado, viu a casa gostou, espera pelo contrato se achar que esta tudo bem assina e paga, agora e complicado provavelmente ira ficar sem o dinheiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mariarps
  3.  # 3

Colocado por: pdavidmarquespois isto cada um dita as suas leis, um dos seus erros foi ter sinalizado, viu a casa gostou, espera pelo contrato se achar que esta tudo bem assina e paga, agora e complicado provavelmente ira ficar sem o dinheiro

Estas pessoas agradeceram este comentário:mariarps

Mas o contrato não é legal? ainda é no mod. 77 comprado na papelaria, como nos anos 70, mas o Sr. Acha que está dentro da Lei! Não consigo adicionar a frente verso do contrato, que por acaso está rasgado mas dá para ler. Já diminuí as mesmas mas não consigo.
    Obrigada
  4.  # 4

Colocado por: mariarps

Sinalizei a mesma com 190€,

AhAhAhAh.....Totó, sinalizou um aluguer de um apartamento!!!!aHaHah...., peço desculpa mas não resisto.
  5.  # 5

Boa noite Sr. picareta. Sabe eu não sou to to, apenas, mas sim honesta e foi isso que fiz. Logo o seu comentário foi um pouco despropositado! Já agora (pode ser que me saiba dizer se devo ou não fazer), descobri que o filho do dito Sr. é o vereador da câmara de Mafra. Que acha de eu ir falar com ele. É que consultei um solicitador que me disse que este contracto está completamente á margem de Lei. E que o mesmo era obrigado a devolver o dinheiro. Agora muito sinceramente eu achava que estava a agir bem, quando sinalizei a casa. E não acho de modo algum que, ao tê-lo feito seja "to to", agi de boa fé. E por favor não me chame "mais nomes" pois a minha situação já é deveras complicada, para ouvir o que não gosto. Sabe é que infelizmente trata-se de um Divórcio!
    Cumprimentos e bom Ano, e não me "ofenda mais", por favor. Obrigada
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego, JmalmC
  6.  # 6

@mariarps,

Por acaso eu não acho que seja totó. O meu pai tem diversos imóveis arrendados, sempre recebeu o sinal e nunca nenhum inquilino ficou a "arder" com o valor do sinal. Só para lhe dizer que como em todas as situações, existem pessoas honestas e outras não. Teve azar.

Relativamente ao seu caso, qual é o problema do contrato ser ou não legal? Se gostou da casa e pretende lá ficar, assine o contrato que possui e posteriormente verifica se é ou não legal fazendo queixa às entidades competentes. Ou será que afinal gostou de outro imóvel e serve o contrato de desculpa?
  7.  # 7

Peço desculpa pela brincadeira, o meu objectivo era alertar os que nos lêem para nunca fazerem uma coisa dessas, pagar antes de assinar o contrato. O seu problema é complicado, porque por causa de 190€, não compensa ir para o tribunal, e mesmo o facto de o contrato que ele lhe propôs assinar ser ilegal, só lhe dá o direito a não o assinar. Mas se o seu problema é no contrato estar "tudo o que diz respeito ao interior do imóvel é da responsabilidade do arrendado, ao senhorio apenas compete todo o exterior da habitação....???", assine na mesma o contrato, se algum dia aparecerem problemas no interior do apartamento, procura outro e ele que se desenrasque.
  8.  # 8

Boa noite (não sou jurista, nem advogado).

Estava aqui a pensar, usando alguma prudência:
    1- se vai assinar um contrato com o qual não se sente confortável; não confia no senhorio; pretende depois não cumprir as suas responsabilidades contratuais: é capaz de ser má ideia (para a sua consciência, para além de que se calhar vai perceber que estará a ser como o ele).
    2- imaginemos que o apartamento tem um problema qualquer que lhe está a ser escondido (alguma infiltração e entretando foi pintado de novo ou outra coisa qualquer) e assina o referido contrato. Daqui a uns meses aparece o tal problema e cai-lhe a responsabilidade de o reparar nas mãos (ele já existia, mas a senhora não sabia, e agora tem um contrato assinado em que tem de reparar o problema: a si, agora não lhe compensa pô-lo em tribunal por 190€, mas a ele, depois pode compensar pô-la a si em tribunal para conseguir os tais arranjos). (vão-se os anéis, mas ficam os dedos e não faltam casas para arrendar).

Como disse não tenho formação jurídica.
    Nao pode verificar já a legalidade do contrato junto de um advogado?

Cumprimentos.
  9.  # 9

Colocado por: AlexMontenegro@mariarps,

Por acaso eu não acho que seja totó. O meu pai tem diversos imóveis arrendados, sempre recebeu o sinal e nunca nenhum inquilino ficou a "arder" com o valor do sinal. Só para lhe dizer que como em todas as situações, existem pessoas honestas e outras não. Teve azar.

Relativamente ao seu caso, qual é o problema do contrato ser ou não legal? Se gostou da casa e pretende lá ficar, assine o contrato que possui e posteriormente verifica se é ou não legal fazendo queixa às entidades competentes. Ou será que afinal gostou de outro imóvel e serve o contrato de desculpa?

Olá e obrigada pela força,
    Não não está em causa nenhum outro imóvel, tanto é que continuo a procurar. Se fosse o caso teria perfeita consciência e honestidade para dizer a verdade. Em relação ao assinar, julgo que se o fizer, estou a fazê-lo com consciência (da minha parte), e depois se existir algo eu é que fico prejudicada. Pois se ainda não entrei para a mesma, e o Sr. já me agrediu verbalmente. Imagine se eu já lá estivesse a morar. De qualquer modo agradeço. Apenas deixo aqui um aparte: Como é possível o dito Sr. ter um filho que é Vereador da Câmara de Mafra, e o mesmo não alertar o Pai, para a ilegalidade dos contractos que o Sr. Faz há mais de 30 anos? Estranho!!!
    Tenho imensa pena de não conseguir anexar o ficheiro, e de não o saber reduzir. Pois ao lerem íam entender a situação.

Obrigada,
    Cumprimentos

Colocado por: amilcar leoBoa noite (não sou jurista, nem advogado).

Estava aqui a pensar, usando alguma prudência:
    1- se vai assinar um contrato com o qual não se sente confortável; não confia no senhorio; pretende depois não cumprir as suas responsabilidades contratuais: é capaz de ser má ideia (para a sua consciência, para além de que se calhar vai perceber que estará a ser como o ele).
    2- imaginemos que o apartamento tem um problema qualquer que lhe está a ser escondido (alguma infiltração e entretando foi pintado de novo ou outra coisa qualquer) e assina o referido contrato. Daqui a uns meses aparece o tal problema e cai-lhe a responsabilidade de o reparar nas mãos (ele já existia, mas a senhora não sabia, e agora tem um contrato assinado em que tem de reparar o problema: a si, agora não lhe compensa pô-lo em tribunal por 190€, mas a ele, depois pode compensar pô-la a si em tribunal para conseguir os tais arranjos). (vão-se os anéis, mas ficam os dedos e não faltam casas para arrendar).

Como disse não tenho formação jurídica.
    Nao pode verificar já a legalidade do contrato junto de um advogado?

Cumprimentos.

Colocado por: AlexMontenegro@mariarps,

10.  # 10

Para: amilcar leo

Bom dia,

O meu obrigada, eu penso exactamente como o Sr. e quero agradecer as suas palavras. O mal deste País é que nem todas as pessoas lêem os documentos que tem de assinar. Daí o Sr... me ter dito que nunca ninguém lhe levantou problemas. Pudera (segundo ele), todos os inquilinos que tem, vivem nas casas há mais de 30 anos. Certo é que a desculpa que me deu para não me devolver o meu dinheiro. Foi que deixou de alugar a mesma por minha causa (não acredito sinceramente), até porque o Sr.. tem duas para arrendar, e as mesmas continuam na mesma situação. Agora ocorre-me na minha "fraca inteligência" será que as pessoas quando lêem o contracto pensam como eu e recusam?.. é uma questão á qual não vou conseguir responder. Uma coisa sei: Provavelmente não cometem o mesmo erro que eu. (sinalizar)!!

Muito obrigada,
    Bom fim de semana
  11.  # 11

Viva. Tudo de irá resolver.
    (não tenho nada a ver com imobiliárias, nem tenho nada para arrendar, logo não tenho conflito de interesses em relação à sugestão que se segue):

Pode também colocar as imobiliárias a tentar resolver o seu problema: estas têm casas para vender, mas também, muitas vezes, para arrrendar
    (são os proprietários dos imóveis a arrendar que pagam custas à imobiliária e não a senhora: como arrendatária não tem de pagar/sinalizar coisa alguma).
    Contacte imobiliárias dizendo o que pretende, onde, até que valor de renda mensal, etc, etc. É do interesse deles que se faça negócio, logo irão contactá-la se tiverem alguma coisa.
    Entretanto seja activa na procura.

Mais que isto não lhe sei dizer.
    Bom fim-de-semana.
    (o aparte que escreveu acima, sobre o filho que trabalha na CMMafra: há coisas em que se se mexer só ficará a cheirar pior).
  12.  # 12

Não entendi uma coisa: essas folhas azuis que assinou são os contrartos de arrendamento q se vendem nas papelarias? Se é isso devo dizer que estão actuais. Aquilo que mencionou acima, acerca "dos arranjos exteriores apenas" foi o seu senhorio que preencheu no espaço em branco? Se sim acho abusivo.

O problema é que o dinheiro só deve trocar de mãos na altura em q assina o contrato. O homem deveria devolver o dinheiro pq o contrato não está assinado. Está a ser desonesto.
  13.  # 13

Colocado por: amilcar leoViva. Tudo de irá resolver.
    (não tenho nada a ver com imobiliárias, nem tenho nada para arrendar, logo não tenho conflito de interesses em relação à sugestão que se segue):

Pode também colocar as imobiliárias a tentar resolver o seu problema: estas têm casas para vender, mas também, muitas vezes, para arrrendar
    (são os proprietários dos imóveis a arrendar que pagam custas à imobiliária e não a senhora: como arrendatária não tem de pagar/sinalizar coisa alguma).
    Contacte imobiliárias dizendo o que pretende, onde, até que valor de renda mensal, etc, etc. É do interesse deles que se faça negócio, logo irão contactá-la se tiverem alguma coisa.
    Entretanto seja activa na procura.

Mais que isto não lhe sei dizer.
    Bom fim-de-semana.
    (o aparte que escreveu acima, sobre o filho que trabalha na CMMafra: há coisas em que se se mexer só ficará a cheirar pior).

Boa tarde, Amílcar.
    Obrigada pelo seu conselho, foi útil! Em relação ao filho. Expressei-me mal. O filho do Sr... em questão é que trabalha na Câmara. É vereador. Não é o meu filho. Peço desculpa, pois por vezes é difícil entender o que escrevo porque no que respeita a pontuação, faço-a muito mal.
    Obrigada,
    mais uma vez Bom Fim de semana
  14.  # 14

Olá, paramonte

Obrigada pelas suas palavras, e sim são esses contratos azuis. este diz: "Mod. 5 Contrato de Arrendamento da Papelaria 77", no entanto os espaços já vêm preenchidos. Ele não preencheu, essa parte não está em branco. A que está em branco é apenas a da Hora (15H ás 17H), para procederem á contagem da electricidade e água. Isso sim impõe no mesmo (O Senhorio). Em relação ao dinheiro, eu agi de boa fé. Estava mesmo interessada na casa. E repare o dinheiro que ele se nega a dar-me "Ironia" do destino, ou do que quer que seja: Foi a prenda de aniversário dos meus filhos. Ou seja eles (meus filhos) ofereceram-me 200€, (duzentos euros) e deles apenas "gozei 10€ (dez euros). já não sei se vale, neste "MUNDO CÃO" funcionar-mos com a nossa honestidade. Estava a tentar anexar o Contrato, mas mais uma vez falhou. Não consigo mesmo.

Bom fim de semana,
    Obrigada
  15.  # 15

Olá, a todos os que me tem escrito palavras de apoio. Afinal julgo que vou conseguir. Só falta a outra parte. Vou tentar.

obrigada
  16.  # 16

Esse contrato, parece-me que é o contrato tipo arrendamento turístico, não é a versão mais recente onde há um espaço para colocar o estado da casa. O parágrafo 4 é normal, a meu ver. Outra coisa que me chamou a atenção é o regime de renda: Condicionado. Isso é altamente favorável a si! Significa que basicamente se aplica a lei antiga, com toda a protecção acrescida ao inquilino. Julgo que o seu senhorio deveria ter querido dizer "Livre" e não Condicionado. Quer por exemplo dizer que ele nunca vai poder aumenta-lhe a renda! Para mim esse contrato parece-me mais favorável a si do que ao senhorio.
  17.  # 17

Não me querendo armar agora em desmancha prazeres, esse contrato não é ilegal pelas razões que aqui apontam

Artigo 1074.º - Obras
    1 - Cabe ao senhorio executar todas as obras de conservação, ordinárias ou extraordinárias, requeridas pelas leis vigentes ou pelo fim do contrato, salvo estipulação em contrário.

Levantam-me algumas duvidas o prazo e o valor, dado o regime de renda escolhida, mas isso já é material para jurista porque há nuances que me escapam dado que nunca estudei bem esse assunto por não me interessar. Por aqui é mais "com prazo certo". Tudo o resto é paisagem. ;)

Por outro lado parece-me muito pouco avisado publicar num fórum publico tanto detalhe quanto a nomes, moradas e NIFS de terceiros mas pode ser que, com o barulho das luzes, ninguém repare. :)
  18.  # 18

sim, eu aconselhava à mariarps a tirar as fotos, ou então esconder os nomes
  19.  # 19

Colocado por: Paramontesim, eu aconselhava à mariarps a tirar as fotos, ou então esconder os nomes

Também acho...pode complicar-lhe a vidita.
  20.  # 20

Colocado por: ze.lxNão me querendo armar agora em desmancha prazeres, esse contrato não é ilegal pelas razões que aqui apontam

Levantam-me algumas duvidas o prazo e o valor, dado o regime de renda escolhida, mas isso já é material para jurista porque há nuances que me escapam dado que nunca estudei bem esse assunto por não me interessar. Por aqui é mais "com prazo certo". Tudo o resto é paisagem. ;)

Por outro lado parece-me muito pouco avisado publicar num fórum publico tanto detalhe quanto a nomes, moradas e NIFS de terceiros mas pode ser que, com o barulho das luzes, ninguém repare. :)

Olá,
    Só coloquei para ver se alguém me poderia informar mais correctamente. Eu não cheguei a ficar com a casa. Porque não conheço o estado da mesma anteriormente. Contudo reparei, aquando da visita que tinha uns (altos e baixos) nas paredes. Tendo questionado o Sr. sobre o que seria. Ele respondeu: nada de especial era da casa ter sofrido obras. Quanto ao ponto 4 do contracto não concordo. Imagine que vou para lá viver. Ao fim de um Mês ou dois, rebenta um cano. A despesa fica a meu cargo. E depois têm de me impor num contrato a hora a que tenho de ficar em casa para a contagem de água e luz? Que me lembre nunca tal ouvi! A renda Inicial é de... sendo ajustada....(?) =)
    Obrigada

0.0219 seg. NEW