Iniciar sessão ou registar-se
    • amis
    • 14 janeiro 2011

     # 1

    Viva,

    Tenho um problema de infiltração num dos quartos de minha casa há vários anos. Por cima fica um terraço (vivo num último andar) que foi impermeabilizado já várias vezes. De verdade, desde a última vez, nunca mais caiu água no quarto, até há um mês atrás, em que voltou a cair, embora de forma muito menor do que antes. Depois de chamar um perito do seguro do condomínio, este deslocou-se ao terraço e disse que a impermeabilização lhe parece muito bem feita e não conseguiu adiantar muito mais informações.

    Neste momento, o que eu queria saber é se há alguma técnica (sondagem não invasiva, ou mesmo tentar seguir o problema através da parede, sei lá), para descobrir a verdadeira fonte do problema. Alguém conheces técnicas e firmas/técnicos que o possam fazer? E já agora, se não for pedir muito, informação sobre preços.

    Obrigado,
    andré
  1.  # 2

    Talvez.
    Se conseguir enfiar esse seu quarto numa máquina de tomografia axial computadorizada (TAC), ou fazer-lhe uma ecografia, ou ressonância magnética, sei lá...!

    Por outras palavras: não.
    A origem da água num quarto que está por baixo de um terraço pode ser múltipla e não ter nada a ver com a impermeabilização do pavimento:
    Rachas nas paredes exteriores; tubos de queda mal encaixados ou fendilhados; falta de isolamento em volta das cantarias dos vãos (do andar de cima); etc.
    • amis
    • 14 janeiro 2011

     # 3

    Colocado por: Luis K. W.Talvez.
    Se conseguir enfiar esse seu quarto numa máquina de tomografia axial computadorizada (TAC), ou fazer-lhe uma ecografia, ou ressonância magnética, sei lá...!

    Por outras palavras: não.
    A origem da água num quarto que está por baixo de um terraço pode ser múltipla e não ter nada a ver com a impermeabilização do pavimento:
    Rachas nas paredes exteriores; tubos de queda mal encaixados ou fendilhados; falta de isolamento em volta das cantarias dos vãos (do andar de cima); etc.

    Luís, não precisava de tanto cinismo da sua parte. Fiz uma pergunta com nenhuma má intenção, até porque já ouvi falar por alto de sistemas de sondagem para este tipo de infiltrações. Uma pesquisa rápida dá-me uma sonda deste género: http://www.itise.pt/?tem=122&cont_=1 (TRAMEX Concrete Encounter CME 4, por exemplo). Pode ser que alguém alguma vez tenha trabalhado com este tipo de tecnologia e tenha ou não obtido bons resultados e é nesse sentido que mantenho a minha pergunta.
  2.  # 4

    Não foi cinismo. Foi só boa disposição.
    Eu passo a vida a dizer que se fizéssemos como os médicos não éramos tão mal vistos, ganhávamos muito mais e tínhamos muito menos trabalho.

    Exemplo: «vá fazer estas análises, estas raios-x, estas ressonâncias magnéticas, e estas ecografias. Quando tiver os resultados passe por cá. São 80 euros»
    O paciente leva um mês a marcar estes exames e a obter os resultados, paga um balúrdio, perde um tempão, e quando regressa ao médico está careca de saber o que tem. Mesmo assim, volta lá e ouve:
    «ora muito bem, afinal tem uma inflamação no dente do siso. Isso é com o meu colega Luís Tira-Dentes. Marque uma consulta com ele. São 80 euros».

    Voltando ao seu problema:
    Esses aparelhos servem para saber onde aparece a humidade (e/ou para quantificá-la). Não determina por onde é que ela se infiltrou. Infelizmente.
    • VMC
    • 14 janeiro 2011

     # 5

    Com uma câmara termográfica pode ter bons resultados e provavelmente surpreendentes.

    Não há muitas, porque custam os olhos da cara, mas se os resultados forem bem interpretados pode ser uma boa solução.
    • amis
    • 19 janeiro 2011

     # 6

    Colocado por: VMCCom uma câmara termográfica pode ter bons resultados e provavelmente surpreendentes.

    Não há muitas, porque custam os olhos da cara, mas se os resultados forem bem interpretados pode ser uma boa solução.

    Conhece alguém que faça esses estudos?
  3.  # 7

    Boa tarde,

    Reveja se no isolamento da cobertura, o capeamento também ficou bem isolado.

    Pode ser a origem de tal infiltração.

    Cumprimentos,
    André David, arq
    www.adarq.net
    [email protected]
 
0.0107 seg. NEW