Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas!
    Estou a realizar uma obra que é um pesadelo.
    O problema mais recente está relacionado com a pintura. Os pintores com a justificação de algumas irregularidades nas paredes estão a dar mais demãos na pintura do que o que estava previsto. Recentemente começaram a aparecer pequenas bolhas dispersas ao longo das paredes. Gostaria de obter a opinião de um entendido acerca deste assunto pois os pintores alegam humidade nas paredes para justificar este problema. Foi utilizado um aparelho para medir a humidade das paredes e só nos pontos das bolhas se verificou a cor amarela (indicando alguma humidade), o resto das paredes indicava cor verde (condições ideais).
    Cumprimentos.
  2.  # 2

Normalmente as bolhas indicam:

1º Má qualidade da tinta ou
    2º Falta de primário ou
    3º Substrato (paredes) com impurezas (pó) ou
    4º Todas as anteriores.

O meu site aqui
  3.  # 3

Ja agora acrescentava uma pergunta. Para pintar por cima de uma pintura com 25 anos em optimo estado, ha vantagem em meter-se um primario ou da pra se pintar directamente na pintura antiga?
  4.  # 4

Colocado por: jccgoldJa agora acrescentava uma pergunta. Para pintar por cima de uma pintura com 25 anos em optimo estado, ha vantagem em meter-se um primario ou da pra se pintar directamente na pintura antiga?

Convem a aplicação de um primário, visto que, as tintas de a 25 anos, não obedeciam as regras de hoje, (tinham outros compostos e formulas), e assim poderá haver uma certa incompatibilidade entre as tintas. E como resultado poderá haver desprendimento da tinta, fissuração.

Estou a falar genéricamente, porque para lhe dar uma opinião mais concreta, teria de ver a pintura presencialmente. Por isso antes de pintar aconselhe-se numa loja especializada.
  5.  # 5

Convém e deve aplicar primário. O que o primário faz é a criação de uma película isolante, tanto que se chama primário/isolante, criando no substrato uma superfície "inócua" e "imaculada". P.S.: Deve passar a lixa antes de aplicação do primário para melhor aderência.
  6.  # 6

As irregularidades nas paredes devem ser reparadas com uma massa própria com a passagem de lixa a seguir. O aparecimento de bolhas e muito provável que seja humidades nas paredes.
  7.  # 7

Caro Ivo78,
    As paredes levaram primário e massas nas irregularidades e seguidamente levaram tinta plástica. Em algumas paredes foi dado primeiro primário e tinta plástica a seguir (antes da massa), porque segundo o responsável pela pintura, tal deveria encobrir mais as irregularidades facilitando o trabalho.
    A questão que volto a colocar é a seguinte: Será que a aplicação sequencial de primários, tintas plásticas e massas é adequada?
    O responsável pela pintura já me deu a entender que com humidade não se responsabiliza pelas bolhas que venham a aparecer à posteriori. Daí necessitar de uma opinião profissional válida.
    Se ele não conseguir resolver este problema provavelmente vou ter de encontrar quem o resolva. Conto colocar fotos ainda hoje.

Outro pormenor importante: Ele refere que em algumas paredes já foram dadas 7 demãos de tinta (cumprindo, segundo ele, os tempos de secagem das fichas técnicas). Nestes casos reparei que as bolhas só começaram a surgir após a 4.ª ou 5.ª demão.

Ajudem-me pois estou a ficar desesperado!
  8.  # 8

Colocado por: tpinho09Em algumas paredes foi dado primeiro primário e tinta plástica a seguir (antes da massa), porque segundo o responsável pela pintura, tal deveria encobrir mais as irregularidades ...
    Quer dizer «encobrir» ou «descobrir» ?

Outro pormenor importante: Ele refere que em algumas paredes já foram dadas 7 demãos de tinta
    A ver se adivinho:
    Você é que paga o material e a mão de obra é paga à hora ?
  9.  # 9

Ele disse encobrir, porque supostamente aquela tinta (Masterbel da Ampal) dava algum "enchimento" nas irregularidades. Contudo, sei que ele trouxe propositadamente a Masterbel porque estava a pintar com uma tinta acrílica da Ampal.

Eu pago o material mas ele está a trabalhar mediante um orçamento...(que ainda não subiu). As tintas é que subiram nas quantidades (e foram compradas ao mesmo, uma vez que tem casa aberta e vende tintas).
  10.  # 10

Masterbel da Ampal. O que é isto? Ahh!!! Ele vende as tintas e o primário e etc.

7 demãos em pintura com tinta de qualidade é um absurdo. O máximo que consegui chegar foi 3 mas a tinta não era de qualidade.

Passos a seguir (tintas Dyrup)
    1º Regularização de superfícies com massa tipo tapa fendas ou para superfícies maiores, massa de acabamento. Em zonas com reparações com espessuras superiores a 5mm, poderá aplicar massa de enchimento seguido de massa de acabamento.
    2º Passagem a lixa gr 120/150 até regularização de superfícies com limpeza superfícies para remoção de poeiras.
    3º Aplicação de primário a demão única (tempo de secagem - até 1 dia). Verificação de irregularidades, se necessário aplicar massa tipo tapa fendas.
    4º Aplicação de duas demãos de tinta com secagem intermédia (tempo de secagem - até 24 horas, muitas vezes só 3 horas chegam)
  11.  # 11

O Alex já disse tudo. Só falta uma coisa, ter a certeza que não existe infiltrações nem humidades.
  12.  # 12

Está tudo dito. Os pintores que estão na obra estão a colocar primário antes da massa....o que não é adequado. Também podem existir sujidades, pois vi os mesmos a limpar paredes com uma vassoura antes de aplicar o primário, o que pode não ter retirado todas as sujidades.
    Tenho de colocar um ponto final neste trabalho. Como posso corrigir o mal que foi feito? Lixar as paredes?
    Já agora qual é o melhor método para preparar paredes....luz natural ou projector? Lixa manual ou mecânica?
    • TOM
    • 16 janeiro 2011

# 13

Viva,
    Os pintores esperaram 28 dias desde que o reboco foi acabado, caso não tenham esperado ainda está a existir libertaçao de alcalis.
  13.  # 14

se as bolhas forem pequenas e no local onde houve reparações pode ser a massa a libertar humidade.

De que cor está a pintar? Verdes, vermelhos, Castanhos?

Falta de primario em paredes pintadas e em bom estado não é caso para bolhas

0.0187 seg. NEW