Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: jmapara um vão virado a sul (quente no verão e frio no inverno), existe vantagem em prever um vidro tipo planistar (exterior) e um planitherm (interior), ou as prestações finais seriam semelhantes a colocar apenas o vidro exterior do tipo planistar?

As prestações ficam um pouco melhoradas na retenção de calor pelo interior,e pelo exterior...fica com um pouco menos luz...mas que quase não se nota se os vãos estiverem para zona de muita claridade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jma
  2. Colocado por: olivTenho neste momento 2 orçamentos para a substituição do resto das janelas de minha casa sendo que tenho uma dúvida em relação ao perfil a escolher.

Numa das hipóteses é dado a mesma opção que usei anteriormente com perfil 60 (Eurodur 3S - 1,8 W /m2K) mas tenho a hipótese de usar um perfil diferente, Eurofutur (70mm 1,2 W /m2K).

Em relação à diferença técnica (1,8W / m2K vs 1,2 W /m2K) em termos meramente práticos essa diferença é significante? Valerá a pena o investimento? O perfil de 70mm não fará a caixilharia parecer ainda maior do que o de 60 mm?

Visualmente não...visto de frente,mas as séries de 60 já não se usam...os valores que mostra,não servem de referência porque se tratam de conjunto caixilho/vidro
    • asc_
    • 19 abril 2011
    Colocado por: Jorge RochaComo atrás lhe tinha dito;o gáz em vidro de control solar é burrice pegada...para mais a caixa não precisa que seja de 18...pode ser de 16.

"...performance by reducing conductive and convective heat transfers..." fonte : http://www.glassonweb.com/articles/article/221/

A função do gás não é exclusivamente para o Inverno como muitos poderão pensar. Este reforça o impedimento de transmissão térmica seja calor ou frio apenas por ser mais denso que o Ar, isto é se arrefecer e/ou aquecer a divisão terá mais resistência no vidro nas perdas energéticas, por isso poder-se-á aplicar seja no vidro de controlo solar, baixo emissivo, ou misto. No caso português é frequente colocar apenas no baixo emissivo porque há uma maior preocupação com o Inverno e por outro o ar condicionado nas habitações ainda não é muito vulgar. Em suma é apenas uma questão de densidade da massa. Se não vejam os casos de Itália e França onde é usual a colocação desse gás. Por essa ordem de lógica estas casa não sendo arrefecidas aqueceriam ao ponto de ninguém conseguir habitá-las no Verão onde as temperaturas, muitas vezes, ultrapassam os 40º.
    • asc_
    • 19 abril 2011 editado
    "Applications
    Le gaz argon s'utilise dans les doubles vitrages avec verres à couche (verre à faible émissivité, verre low E), double vitrage classique, double vitrage ITR (Isolation Thermique Renforcée), double vitrage contrôle solaire, vitrage isolant thermique ..."
    fonte: http://www.sauvatverre.com/produit-54-gaz-argon.html

"L'argon est un gaz dit rare car présent en très faible quantité dans l'air. L'intérêt réside dans sa faible conductivité thermique. Il ne conduit que très peu la chaleur (froid ou chaud). Sa conductivité thermique est beaucoup plus faible que celle de l'air."
    fonte: http://www.leroymerlin.fr/mpng2-front/pre?&zone=zoneforum&mode=view&action=viewthread&thread=11004
  3. .
  4. .
  5. .
  6. .
  7. .
    • asc_
    • 20 abril 2011 editado
    Colocado por: Jorge RochaBasta observar os valores dos vidros com e sem gáz......................tanto os factores luminosos como os energéticos não sofrem qualquer valor............mas o valor ug que é determinante para a retenção de energia por dentro da habitação,sofre toda a influência,basta observar o que está sublinhado.

Ora aí está a confirmação do que eu disse anteriormente, ou seja, só vem reforçar aquilo que eu disse. (E não sou eu que o digo!!! É aquilo que pessoas especializadas na matéria afirmam (e com mais conhecimentos que eu))
    RETENÇÃO DA ENERGIA como poderá comprovar-se pelo factor Ug. Ora como sabemos a energia será o aquecimento ou arrefecimento. Antes de afirmar CLARO que sim ou CLARO que não acho que deveria ter lido alguma informação através dos links que tive o cuidado de postar. Por fim volto a dizer que pode ser colocado em vidros ITR (HP), controlo solar ou baixos emissivos. Para perceber melhor as partículas que formam o gás estão mais comprimidas entre si do que o ar o que vai dificultar/bloquear de forma mais eficaz a passagem da energia.

Dá-me a entender que ainda não entendeu o que é o coeficiente U.
    Em qualquer caso de vidro com ou sem gás comparados o valor U, naquele que tiver gás, baixará sempre esse coeficiente o que traduz que vai haver menor transmissão (seja quente ou frio).
    • asc_
    • 20 abril 2011
    Colocado por: Jorge Rocha
    Mas com franqueza...
    O asc só agora é que veio colocar os seus argumentos?Demorou tanto tempo?Ou anda a tentar perceber?...
    Logo por azar,ainda os tais argumentos que fala sobre simuladores contrariam-no em absoluto...os valores energéticos nem se mexem com a alteração c/e s/argon.....e os valores ug...alteram-se em absoluto.............para bem pior (1,1)para quem não queira calor dentro de casa,pois então não colocava vidro de control solar né?

Em primeiro lugar, como poderá perceber facilmente pelas fontes que postei, não sou eu que argumento! Segundo contradiz-se quando diz que o Argon baixa o coeficiente U e que por sua vez sobreaquece a casa. Então se o U é menor não é maior o isolamento (ou melhor menor a transmissão)? Lembro que o isolamento serve para o frio ou o calor.
    Ora vejamos uma casa com ou sem gás no vidro fica fria se não for aquecida e fica quente se não for arrefecida. O que faz o gás é reter mais tempo essa energia no interior (seja o calor ou seja o frio) porque o gás é mais denso (átomos mais perto uns dos outros) que o ar. Será assim tão difícil de perceber? Isso é como dizer que um guarda-chuva é impermeável dum lado e do outro não!
    Remetendo-se para os simuladores faça a experiência de um controlo solar com e sem gás e veja como os valores U baixam. Da mesma forma que acontece com os baixos emissívos com ou sem gás conforme postou.
    NOTA: Não estou a dizer que o controlo solar com ou sem gás tem melhor coeficiente que os baixos emissivos. Estou a dizer que o gás retém a energia mais que o ar. Lembre-se que é disto que estamos a falar! Depois a escolha se se deve colocar baixo emissivo ou controlo solar é outra temática que depende de outros factores.

Seja humilde e não julgue que sabe tudo, sobretudo que as suas afirmações não são leis ou donas da verdade. Fundamente-se.
  8. .
    • asc_
    • 20 abril 2011
    Tentar explicar de forma sucinta o cerne da discussão do AR vs ARGON:

Um vidro de controlo solar tem o valor U sempre superior ao vidro baixo emissivo tenham ou não gás.

Nos casos em que se verificar a necessidade de aplicar um vidro baixo emissivo o coeficiente U terá um determinado valor com ar e será inferior com gás. Ou seja tirar-se-á melhor partido da performance desse mesmo vidro. Da mesma forma que sucede num vidro de controlo solar.

Exemplo:
    Numa fachada norte necessito de colocar vidro baixo emissivo para obter um melhor aquecimento das áreas aí expostas. Sem gás terei uma boa protecção mas com gás terei ainda uma melhor protecção. Usando os valores do exemplo que colocou 1,4 e 1,1 W/m2 ºK respectivamente.

Numa fachada sul onde a exposição solar é demasiada e gostaria de reter a entrada de calor, com um vidro cool-lite sem gás terei uma custo de 2,6 W/m2 ºK e com gás 2,4, ou seja conseguirei obter uma melhor performance desse mesmo vidro (leia-se melhor resistência á entrada do calor ou melhor menor custo para arrefecer a área exposta).

Conclusão
    O gás Argon isola melhor que o Ar.

Nota: Não estou a falar de duração, relação preço/resultado, necessidade ou satisfação.

Bem... se assim não entender não sei mais o que lhe dizer!
  9. .
    • asc_
    • 20 abril 2011
    Puxa!
    Hó homem!...o sr.não percebe nada disto porra!Então desde quando o arrefecimento pode ser considerado energia?
    Não vê que os valores do vidro em relação aos factores energéticos não sofrem qualquer valor?
    Não consegue perceber que para zonas frias o que conta é o valor UG do vidro e para zonas quentes o que conta é o factor solar?
    Que raio não vê os resultados dos simuladores na parte energética que são nulos na acção do argon?
    Chiça e ele a dar-lhe porra!

Aí eu é que não percebo nada disto??? LOOL... Então para arrefecer não é preciso dispensar energia da mesma forma que aquecer??
    Aí para as zonas frias o que conta é o Ug e não para as zonas quentes? Bem... então é URGENTE que se informe o que é o coeficiente U!!!!!!!
    • asc_
    • 20 abril 2011 editado

O valor U ao contrário do que diz,evita a transmissão do calor mas do interior da habitação!

Nada disso!

Se o valor U retem o calor dentro da habitação;tras-lhe problemas em dias de sol intenso que ao aquecer a habitação,retem mais esse mesmo calor dentro da habitação!Ou não colocava um vidro de control solar ok?

Diz que retém o calor (O U não retém nada , quem retém é o vidro e suas características intrinsecas). Eu pergunto e não retém o frio?? Porquê? Confirma que o valor U nos vidro de controlo solar são sempre bastante mais elevados que os baixo emissivos, correcto?
    Então se estes vidros são para bloquear o calor vindo do exterior e têm um U elevado seguindo a sua lógica (reter o calor) estes não funcionam porque a casa afinal ficaria um forno!
    • asc_
    • 20 abril 2011
    Por curiosidade explique a todos os que nos lêem o que é o coeficiente Ug. E já agora o que quer dizer w/m2 ºK?
  10. .
    • asc_
    • 20 abril 2011 editado

Claro que não!
    Por uma razão muito simples...o vidro de control solar é colocado para reduzir em termos energéticos a entrada de calor e não reter o calor dentro da habitação,por esse mesmo motivo o argon é incómodo quando há susceptibilidade de haver muito calor do exterior,pois retem-no incomudativamente!

Quando digo que sucede da mesma forma quero dizer que baixa o valor U, nao estou a dizer que é para ter uma performance como o baixo emissivo porque é precisamente o contrário, estou a dizer que o Ug baixa aplicando o gás.

Não é verdade...em simulador algum pode provar o que diz...aqui neste caso conta apenas o factor solar e não o valor U...quanto menor o valor,mais calor dentro da habitação!

Isto é simplesmente uma asneira. Por favor não levem este comentário em conta porque é totalmente falso. Qto menor o U mais calor na habitação... por favor!

Conclusão absurda...apenas evita mais que a energia atravesse o vidro para a rua!
    Do sol,isola RIGOROSAMENTE NADA!observe os factores solares...(não se alteram com o argon)

Quem falou no sol? Está-se a falar de energia! Não está a conseguir acompanhar o raciocínio, pois não?
    Aí concordo.Nem os factores solares poderiam alterar-se com o Argon. Não se perde luminosidade, não se retém mais os raios UV, isso é que são os factores solares e estes só poderão alterar com uma composição de vidro nunca com o gás ou o ar.

E no final acaba por me dar razão ou enganou-se a escrever? Afinal o Gás evita mais ou não que a energia atravesse o vidro para a rua (aproveito para lembrar que se evita no sentido interior/exterior também evita no sentido oposto).
  11. .

0.8007 seg. NEW