Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: mafgodTou a ver que tenho mesmo de ir para o PVC.... ;-)

    O diferencial em mais ou menos entre um caixilho composto de 1500x1200+-com vidro (ug1,1)em PVC,e ruptura térmica é de 1,3 para o PVC,e 1,5 para a ruptura térmica.(cerca de 15% de diferencial)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  2. Colocado por: two-rokAutoridade sim, mas que pelo menos conheçam e compreendam a norma. Ele até podia estar a transportar uma porta para o interior da casa, ou uma janela para a churrasqueira em que ambos os lados estão no exterior da casa, e desde que conseguisse provar isso, nesses casos não temos de fazer marcação (penso que não lhe estou a dar nenhuma novidade).

    Atenção que as empresas já estão com itts nas portas também...não todas,mas já muitas.
  3. Colocado por: two-rokÉ preciso termos em mente que o corte térmico foi inserido no mercado para termos melhores prestações térmicas, não propriamente para as condensações. A minha experiência com PVC ainda é reduzida, em termos de condensações como o material em si tem melhores prestações térmicas pode condensar menos, mas isso significa que vai condensar noutro lado, não vai evitar que as condensações aconteçam.

    Observe esta imagem de um vidro com valor Ug 1,4.......e pvc de valor Uf.1,3
      CONDENSAÇÃO DE VIDRO DE BAIXO EMISSIVO.JPG
  4. Colocado por: Jorge RochaAtenção que as empresas já estão com itts nas portas também...não todas,mas já muitas.


    Eu sei, eu não estava a falar disso mas sim de vãos que fiquem no interior da casa, ou vãos que fiquem no exterior, ou seja, vãos que não façam a separação interior/exterior de uma moradia. Este tipo de vãos não estão sujeitos à norma.
  5. Colocado por: Jorge RochaObserve esta imagem de um vidro com valor Ug 1,4.......e pvc de valor Uf.1,3


    Ainda reforça mais aquilo que eu disse, em relação à ventilação.
  6. Colocado por: two-rok

    Ainda reforça mais aquilo que eu disse, em relação à ventilação.

    Sim...os espaços devem ser sempre ventilados de uma forma ou de outra com compensações ou descompensações.
  7. Para aseegurar as renovações horárias necessárias, e para compensar a estanqueidade das caixilharias actuais ( algumas), podem e devem ser utilizados soluções de ventilação passivas, como por exemplo os ventiladores de janela auto-reguláveis.
    Marcas que conheço e comercializem:
    France-air
    RENSON
  8. Colocado por: Pedro BarradasPara aseegurar as renovações horárias necessárias, e para compensar a estanqueidade das caixilharias actuais ( algumas), podem e devem ser utilizados soluções de ventilação passivas, como por exemplo os ventiladores de janela auto-reguláveis.


    Bem dito, devem :)
  9. Colocado por: Pedro BarradasPara aseegurar as renovações horárias necessárias, e para compensar a estanqueidade das caixilharias actuais ( algumas), podem e devem ser utilizados soluções de ventilação passivas, como por exemplo os ventiladores de janela auto-reguláveis.
    Marcas que conheço e comercializem:
    France-air
    RENSON

    Está a referir-se a isto que tenho no meu escritório?
      Côr anodizado natural 25 microns 002.JPG
  10. Por exemplo... mas existem umas com atenuadores acústicos.
    também é possível adaptar a caixas de estore. porque na generalidade.. os equipamentos são "feios".
  11. quais as especificações do ventilador? consegue arranjar a ficha técnica com os dados das renovações horárias/ cuadais/ pressão atm. e da atenuação acústica.
    É muito bonito e discreto...
  12. Colocado por: Pedro BarradasPor exemplo... mas existem umas com atenuadores acústicos.
    também é possível adaptar a caixas de estore. porque na generalidade.. os equipamentos são "feios".

    Estes sistemas que até são aconselhados,não concordo muito com eles,porque deixam sempre passar alguma aragem,e no Inverno fazem com que o trabalho que se tem com uma janela na sua amplitude obrigatória para marcação CE,deixe afinal de ser tão funcional...é das tais coisas,temos que respeitar os parâmetros dos ensaios das janelas,mas podemos deturpar a janela com este arejador,vá-se lá perceber a legislação,e é pena que a Asae ou qualquer autoridade neste assunto secalhar não tenha em conta esta aberração de contrasenço.
  13. Colocado por: Jorge RochaEstes sistemas que até são aconselhados,não concordo muito com eles,porque deixam sempre passar alguma aragem,e no Inverno fazem com que o trabalho que se tem com uma janela na sua amplitude obrigatória para marcação CE,deixe afinal de ser tão funcional...é das tais coisas,temos que respeitar os parâmetros dos ensaios das janelas,mas podemos deturpar a janela com este arejador,vá-se lá perceber a legislação,e é pena que a Asae ou qualquer autoridade neste assunto secalhar não tenha em conta esta aberração de contrasenço.


    Também é algo que me faz uma certa confusão, dá a entender que as legislações saem apenas para nos dar mais trabalho... E que depois na realidade não importa quais os resultados práticos, desde que a teoria seja cumprida, está-se bem...

    Eu conheço os da RENSON e uns da SOFI, iguais a esse que o sr. Rocha tem no seu escritório.
  14. Colocado por: two-rokTambém é algo que me faz uma certa confusão, dá a entender que as legislações saem apenas para nos dar mais trabalho... E que depois na realidade não importa quais os resultados práticos, desde que a teoria seja cumprida, está-se bem...

    Eu conheço os da RENSON e uns da SOFI, iguais a esse que o sr. Rocha tem no seu escritório.

    Eu sempre disse que isto das marcações CE só servem para destruir as pequenas empresas...papelada atrás de papelada...para nada,apenas para o fisco controlar os ditos deveres contributivos fàcilmente...a prova é que conseguimos em oficina fazer modelos com muito melhores perfomances que os modelos que vão a ensaio...vãos que ajudavam em muito os clientes,deixam de se poder fazer.............exemplo............qualquer vão de 3 ou 4 folhas batente é proibido fazer.
    Andamos todos atrás de um sistema borucrático,carrasco,cego,e absolutamente ineficaz numa sociedade justa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  15. Mais grave........absolutamente inútil.
  16. Colocado por: Anonimo16062021Sim consigo..mas só em alemão

    estou à espera;)
  17. envie-me para o mail ( está no perfil de utilizador)
  18. Obrigado.. afinal o material é RENSON.
    http://espana.renson.be/AIREADORES-Espa-a-AK80GL-1.html

    Este modelo não dá para utilizar.. tem de ser sempre modelos autoreguláveis.

    Num projecto de um Centro escolar( é mais exigente no que concerne a renovações de ar e a isolamento acústico que uma habitação) colocámos um dos SONOVENT( não me lembro o modelo)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
      renson-hover-ak80gl.jpg
  19. LOLOLOL...
    Tem coisas importantes para quem perceber de alemão.. não é o caso, consigo discernir cerca de 10%... As tabelas com os dados técnicos consigo decifrar ;)
    Tenho para aqui uma garrafita a mais de CHAMINÉ tinto.. tome lá ;)
      CHT.jpg
  20. Pedro, não precisa de nada da minha área? Faço desconto de quantidade: uma dúvida uma garrafa, dez dúvidas 6 garrafas (e pago os portes).

    PS: aviso já que se a resposta for negativa inicio uma campanha para denegrir os arq..., arqui... arquite..., o Pedro sabe. Vai um exemplo

    Máquinas semi-automatizadas de construção, comandadas por arquitetos:

    (Aqui)
      3_95a2.jpg
 
0.8062 seg. NEW