Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sr. Gustavo

    não tanto ao mar e á terra.

    a formação de um arquitecto é mais do que suficiente para analizar e ponderar as suas opções técnicas.
  2.  # 2

    Colocado por: silviamsmBoa tarde,

    Em primeiro lugar eu disse supostamente, nem que seja pela experiência que alguns deles possam ter...
    Em segundo lugar não faço ideia quais as disciplinas necessárias para a licenciatura em arquitectura...
    Não disse para escolherem o que eles disserem, podem sempre pedir uma opinião. E tal como a deles, esta é uma opinião minha e vale o que vale.
    Eu tenho algum conhecimento de alumínios e falei com a minha arquitecta acerca de algumas questões e pareceu-me estar bem informada.
    Mas cada pessoa é livre de escolher o que entender, e estes blogs servem apenas para expressar opiniões, tirar algumas duvidas quando isso é possivel...

    Sílvia


    Boa noite

    Tem toda a razão em colocar a sua opinião. Todos os frequentadores deste ou de outros foruns, têm o direito de colocar as suas opiniões e conhecimentos. Não há necessidade nenhuma, e é até contraproducente lançar "farpas" ofensivas sobre os outros. Cada pessoa lê, interpreta, conclui, e escolhe a melhor opção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CSantos999
  3.  # 3

    Colocado por: silviamsmOla a todos,

    Sou nova neste forum e estou neste momento a fazer o projecto da minha moradia.
    Relativamente a alguns comentários que vi, gostaria de frisar que a escolha entre o alumínio ou pcv deve ter algum cuidado. Supostamente a melhor pessoa para vos aconselhar será um arquitecto, visto que se forem a alguém dos aluminios empurra para o aluminio se for pcv a mesma coisa.
    O meu conhecimento é apenas sobre a caixilharia de alumínio. Para vãos de grandes dimensões aconselho as janelas elevadoras, pois a característica principal é serem feitas para vãos enormes, e para suportarem vidros de grande dimensão, pois só assim compensa o acréscimo de preço que este material tem.
    Outra questão importante... Quando falam das características térmicas, acústicas, ou outras, importa reflectir que não é só o perfil que determina este valor, o vidro tem um papel fundamental nestes resultados finais, pois um vidro com características diminutas vai influenciar de sobremaneira o resultado final da janela.
    Ao colocarem caixilharia de qualidade o vidro deverá corresponder da mesma maneira.
    Outra questão de que se falou aqui foi dos ITTS. Para quem não sabes, ao adquirir caixilharia (pelo menos de aluminio, pvc não tenho a certeza) a empresa deve entregar ao cliente um manual de limpeza, conservação e manutenção da caixilharia, um folha de conformidade dos produtos, e uma ficha técnica dos mesmos, onde devem constar as caractaeristicas das janelas segundo a norma: EN 14351-1:2006 ou NP EN 14351-1:2008
    Os ITTS são uma questão complexa para quem não conhece, pois por não haver ITT realizado de uma janela com dimensões especificas não quer dizer que esta não esteja em conformidade, apenas era impossível realizar ensaios para todas as janelas.
    Não estou aqui para criticar ninguém apenas para dar a minha opinião e para ajudar no que puder.

    Sílvia.


    Se determinado tipo de caixilho não tiver itt,não pode ser comercializado.(pelo menos é ilegal)ou então se tiver itt até dimensões específicas,apenas pode ser extrapolado para mais 50% da área ensaiada,mas não é extrapolável ultrapassando o resultado do ensaio ao vento.
    Rocha
  4.  # 4

    Colocado por: Jorge Rocha
    Colocado por: silviamsmOla a todos,

    Sou nova neste forum e estou neste momento a fazer o projecto da minha moradia.
    Relativamente a alguns comentários que vi, gostaria de frisar que a escolha entre o alumínio ou pcv deve ter algum cuidado. Supostamente a melhor pessoa para vos aconselhar será um arquitecto, visto que se forem a alguém dos aluminios empurra para o aluminio se for pcv a mesma coisa.
    O meu conhecimento é apenas sobre a caixilharia de alumínio. Para vãos de grandes dimensões aconselho as janelas elevadoras, pois a característica principal é serem feitas para vãos enormes, e para suportarem vidros de grande dimensão, pois só assim compensa o acréscimo de preço que este material tem.
    Outra questão importante... Quando falam das características térmicas, acústicas, ou outras, importa reflectir que não é só o perfil que determina este valor, o vidro tem um papel fundamental nestes resultados finais, pois um vidro com características diminutas vai influenciar de sobremaneira o resultado final da janela.
    Ao colocarem caixilharia de qualidade o vidro deverá corresponder da mesma maneira.
    Outra questão de que se falou aqui foi dos ITTS. Para quem não sabes, ao adquirir caixilharia (pelo menos de aluminio, pvc não tenho a certeza) a empresa deve entregar ao cliente um manual de limpeza, conservação e manutenção da caixilharia, um folha de conformidade dos produtos, e uma ficha técnica dos mesmos, onde devem constar as caractaeristicas das janelas segundo a norma: EN 14351-1:2006 ou NP EN 14351-1:2008
    Os ITTS são uma questão complexa para quem não conhece, pois por não haver ITT realizado de uma janela com dimensões especificas não quer dizer que esta não esteja em conformidade, apenas era impossível realizar ensaios para todas as janelas.
    Não estou aqui para criticar ninguém apenas para dar a minha opinião e para ajudar no que puder.

    Sílvia.


    Se determinado tipo de caixilho não tiver itt,não pode ser comercializado.(pelo menos é ilegal)ou então se tiver itt até dimensões específicas,apenas pode ser extrapolado para mais 50% da área ensaiada,mas não é extrapolável ultrapassando o resultado do ensaio ao vento.
    Rocha


    Concordo plenamente, mas queria-me referir que um produtor de caixilharia pode mandar ensaiar uma janela, apesar do custo elevado que isso tem, podendo assim comercializa-la... Imagino que os arquitectos quando colocam vaõs de x dimensão num projecto não estão a pensar nisso, o que torna o trabalho das empresas de caixilharia complicado. Esta questão da marcação CE penso que ainda é um assunto um pouco complexo, devido a estas questões, porque as grandes marcas de alumínio fazem ITTS para janelas de pequena dimensão e depois o cliente pede-nos uma janela com a área muito superior. Existem muitas arestas a limar no que toca à marcação CE, isto na minha opinião.

    Sílvia
  5.  # 5

    Colocado por: silviamsm
    Colocado por: Jorge Rocha
    Colocado por: silviamsmOla a todos,

    Sou nova neste forum e estou neste momento a fazer o projecto da minha moradia.
    Relativamente a alguns comentários que vi, gostaria de frisar que a escolha entre o alumínio ou pcv deve ter algum cuidado. Supostamente a melhor pessoa para vos aconselhar será um arquitecto, visto que se forem a alguém dos aluminios empurra para o aluminio se for pcv a mesma coisa.
    O meu conhecimento é apenas sobre a caixilharia de alumínio. Para vãos de grandes dimensões aconselho as janelas elevadoras, pois a característica principal é serem feitas para vãos enormes, e para suportarem vidros de grande dimensão, pois só assim compensa o acréscimo de preço que este material tem.
    Outra questão importante... Quando falam das características térmicas, acústicas, ou outras, importa reflectir que não é só o perfil que determina este valor, o vidro tem um papel fundamental nestes resultados finais, pois um vidro com características diminutas vai influenciar de sobremaneira o resultado final da janela.
    Ao colocarem caixilharia de qualidade o vidro deverá corresponder da mesma maneira.
    Outra questão de que se falou aqui foi dos ITTS. Para quem não sabes, ao adquirir caixilharia (pelo menos de aluminio, pvc não tenho a certeza) a empresa deve entregar ao cliente um manual de limpeza, conservação e manutenção da caixilharia, um folha de conformidade dos produtos, e uma ficha técnica dos mesmos, onde devem constar as caractaeristicas das janelas segundo a norma: EN 14351-1:2006 ou NP EN 14351-1:2008
    Os ITTS são uma questão complexa para quem não conhece, pois por não haver ITT realizado de uma janela com dimensões especificas não quer dizer que esta não esteja em conformidade, apenas era impossível realizar ensaios para todas as janelas.
    Não estou aqui para criticar ninguém apenas para dar a minha opinião e para ajudar no que puder.

    Sílvia.


    Se determinado tipo de caixilho não tiver itt,não pode ser comercializado.(pelo menos é ilegal)ou então se tiver itt até dimensões específicas,apenas pode ser extrapolado para mais 50% da área ensaiada,mas não é extrapolável ultrapassando o resultado do ensaio ao vento.
    Rocha


    Concordo plenamente, mas queria-me referir que um produtor de caixilharia pode mandar ensaiar uma janela, apesar do custo elevado que isso tem, podendo assim comercializa-la... Imagino que os arquitectos quando colocam vaõs de x dimensão num projecto não estão a pensar nisso, o que torna o trabalho das empresas de caixilharia complicado. Esta questão da marcação CE penso que ainda é um assunto um pouco complexo, devido a estas questões, porque as grandes marcas de alumínio fazem ITTS para janelas de pequena dimensão e depois o cliente pede-nos uma janela com a área muito superior. Existem muitas arestas a limar no que toca à marcação CE, isto na minha opinião.

    Sílvia


    Esse problema já não se põe...(é mudar de fornecedor)
  6.  # 6

    Colocado por: Gustavo MendesEnfim, a meu ver um arquitecto deveria primeiro ser um trolha , depois um empreiteiro, tirar o curso de Engenharia Civil e Mecânica, e finalmente tirar o curso de Arquitectura, ai sim, acreditaria num Arquitecto...

    Sr. Gustavo Mendes, o seu curriculum académico deve ser impressionante, já que para acreditar num arquitecto precisa disso tudo, qual o seu percurso para que os seus clientes acreditem em si?!!
  7.  # 7

    Colocado por: silviamsmConcordo plenamente, mas queria-me referir que um produtor de caixilharia pode mandar ensaiar uma janela, apesar do custo elevado que isso tem, podendo assim comercializa-la... Imagino que os arquitectos quando colocam vaõs de x dimensão num projecto não estão a pensar nisso, o que torna o trabalho das empresas de caixilharia complicado. Esta questão da marcação CE penso que ainda é um assunto um pouco complexo, devido a estas questões, porque as grandes marcas de alumínio fazem ITTS para janelas de pequena dimensão e depois o cliente pede-nos uma janela com a área muito superior. Existem muitas arestas a limar no que toca à marcação CE, isto na minha opinião.

    Sílvia


    finalmente um comentário sensato sobre a marcação CE, os meus parabéns :)

    É bom ser aplicada? Sem duvida, mas ainda há muito a fazer.

    Tal como o sr. Rocha disse, se não estiver testado determinado vão, será ilegal fazê-lo (a não ser que seja um vão no interior da casa sem contacto com o exterior), pelo que tenho visto apenas têm testado vãos comuns, tudo o que seja, pivotantes, harmónios ou oscilo-paralelas ainda não vi ITT's dos mesmos, e se algum dia algum fornecedor testar é porque tem uma obra muito grande para fazer, senão, quem quiser que mande testar...

    Segundo ouvi dizer, cada teste custa cerca de 5000 euros, além de como é óbvio termos que fornecer 2 ou 3 prototipos para ser testados, 1 apenas não é suficiente pois alguns dos items de teste são de carácter destrutivo.
  8.  # 8

    Colocado por: two-rok
    Colocado por: silviamsmConcordo plenamente, mas queria-me referir que um produtor de caixilharia pode mandar ensaiar uma janela, apesar do custo elevado que isso tem, podendo assim comercializa-la... Imagino que os arquitectos quando colocam vaõs de x dimensão num projecto não estão a pensar nisso, o que torna o trabalho das empresas de caixilharia complicado. Esta questão da marcação CE penso que ainda é um assunto um pouco complexo, devido a estas questões, porque as grandes marcas de alumínio fazem ITTS para janelas de pequena dimensão e depois o cliente pede-nos uma janela com a área muito superior. Existem muitas arestas a limar no que toca à marcação CE, isto na minha opinião.

    Sílvia


    finalmente um comentário sensato sobre a marcação CE, os meus parabéns :)

    É bom ser aplicada? Sem duvida, mas ainda há muito a fazer.

    Tal como o sr. Rocha disse, se não estiver testado determinado vão, será ilegal fazê-lo (a não ser que seja um vão no interior da casa sem contacto com o exterior), pelo que tenho visto apenas têm testado vãos comuns, tudo o que seja, pivotantes, harmónios ou oscilo-paralelas ainda não vi ITT's dos mesmos, e se algum dia algum fornecedor testar é porque tem uma obra muito grande para fazer, senão, quem quiser que mande testar...

    Segundo ouvi dizer, cada teste custa cerca de 5000 euros, além de como é óbvio termos que fornecer 2 ou 3 prototipos para ser testados, 1 apenas não é suficiente pois alguns dos items de teste são de carácter destrutivo.



    É verdade isto é tudo muito complicado. Mas o pior é quando eles começarem a fazer fiscalização... Não sei quanto custa fazer o teste mas ouvi dizer que era bastante caro. Uma serralharia pequena não pode mandar fazer um teste porque não conseguiria suportar este valor. Também nunca vi ITTS para esse tipo de janelas...
    A marcação CE esta em vigor mas acredito que muitas serralharias não cumpram a 100% esta norma, pela sua complexidade.
    Estas novas moradias modernas é ainda mais complicado porque a dimensão dos vãos é sempre enorme e os ITTS não acompanharam esta evolução...

    Sílvia
  9.  # 9

    Boa tarde a todo o Fórum
    Desculpem entrar sem esperar pela minha vez e sem pedir licença, mas tenho um problema que necessita de rápida resolução.
    Informo que finalmente me instalaram as janelas por mim escolhidas, mas que depois de ter divulgado este acontecimento na "discussão" sobre o tema: "Qual o melhor vidro para climas frios?"https://forumdacasa.com/?CommentID=149538, Fui alertado par o facto de estar perante uma ilegalidade.
    Voltei à obra e verifiquei que Havia algumas anomalias que rápidamente foram cirrigidas pelo fabricante.
    No referido tema estão alguns dos passos que já dei sobre a tentativa de resolução da possível ilegalidade.
    Anexo cópia do orçamento de alguns dos maiores vãos.
    O maior tem uma só porta oscilobatente com cerca de 2110 altura x 1260 largura.
    Outras duas têm duas folhas com uma oscilobat. a primeira de 2000x1980 e segunda com 2000x1760.
    Tenho ainda duas portas de entrada com vidro em toda a área com cerca de 2000x1000.
    Uma janela com 1110 de altura x 3520 de largura, composta por uma oscilobat.- uma fixa - uma oscilobat.
    Ainda uma outra de duas folhas com 1190 alt x 1860 larg.
    Estes sãos os maiores vãos que segundo um Forista estarão ilegais. todos os outros são de dimensões inferiores.
    São todos da Kommerling série Eurofutur em branco e com vidro 5x16x44.1.
    A ferragem é da Roto (parece-me que "Básica"). O fabricante disse-me que reforçou os cantos do maior vão, para lá do indicado pela Kommerling e que me passa uma declaração em como se responsabiliza por qualquer anomalia e está disposto a instalar as ferragens que eu lhe indicar.
    Será que alguém me poderia aconselhar qual a melhor solução para esta aparente ilegalidade?
    Já contactei a Koomerling que me pediu mais dados e a Rotto que diz que é aquela ferragem que é utilizada em Portugal e que aguenta até 100kG (o vidro pesará cerca de 62Kg, se os meus cálculos não falharam).
    Aguardando bons conselhos dos verdadeiro peritos que estão sempre dispostos a ajudar, envio os meus agrdecimentos.

    Nota: Tentei Anexar dimensões para melhor ccompreensão. Não sei se conseguem visualizar.

    José Borges
  10.  # 10

    Colocado por: silviamsmÉ verdade isto é tudo muito complicado. Mas o pior é quando eles começarem a fazer fiscalização... Não sei quanto custa fazer o teste mas ouvi dizer que era bastante caro. Uma serralharia pequena não pode mandar fazer um teste porque não conseguiria suportar este valor. Também nunca vi ITTS para esse tipo de janelas...
    A marcação CE esta em vigor mas acredito que muitas serralharias não cumpram a 100% esta norma, pela sua complexidade.
    Estas novas moradias modernas é ainda mais complicado porque a dimensão dos vãos é sempre enorme e os ITTS não acompanharam esta evolução...

    Sílvia


    Sim há coisas que não estão muito claras, e que só irão ficar quando tudo isto amadurecer um pouco mais.

    Segundo os fornecedores de acessórios, dizem que a MAIORIA não está a ligar nenhuma à marcação CE, ou seja, não têm Controle de Produção em Fabrica, não registam nada, não têm planos nenhuns, não ligam a catalogos tecnicos, ITT's, nada...

    Ouvindo isto, e sabendo que a ASAE só vai andar mansinha durante o 1º ano, espero bem que as fiscalizações comecem a varrer certos "profissionais" (ponho entre aspas pq de profissionais não têm nada), porque se não varrer, a marcação passará de lei a uma mera formalidade que ninguém aplica.

    Eles não quiseram testar vãos maiores porque iam apresentar classificações inferiores, e para isso se fazer era preciso que todos o fizessem, para todas as marcas terem classificações semelhantes, senão depois servia como vantagem para quem tivesse testado vãos mais pequenos e não maiores.
  11.  # 11

    Colocado por: jhborgesBoa tarde a todo o Fórum
    Desculpem entrar sem esperar pela minha vez e sem pedir licença, mas tenho um problema que necessita de rápida resolução.
    Informo que finalmente me instalaram as janelas por mim escolhidas, mas que depois de ter divulgado este acontecimento na "discussão" sobre o tema: "Qual o melhor vidro para climas frios?"https://forumdacasa.com/?CommentID=149538, Fui alertado par o facto de estar perante uma ilegalidade.
    Voltei à obra e verifiquei que Havia algumas anomalias que rápidamente foram cirrigidas pelo fabricante.
    No referido tema estão alguns dos passos que já dei sobre a tentativa de resolução da possível ilegalidade.
    Anexo cópia do orçamento de alguns dos maiores vãos.
    O maior tem uma só porta oscilobatente com cerca de 2110 altura x 1260 largura.
    Outras duas têm duas folhas com uma oscilobat. a primeira de 2000x1980 e segunda com 2000x1760.
    Tenho ainda duas portas de entrada com vidro em toda a área com cerca de 2000x1000.
    Uma janela com 1110 de altura x 3520 de largura, composta por uma oscilobat.- uma fixa - uma oscilobat.
    Ainda uma outra de duas folhas com 1190 alt x 1860 larg.
    Estes sãos os maiores vãos que segundo um Forista estarão ilegais. todos os outros são de dimensões inferiores.
    São todos da Kommerling série Eurofutur em branco e com vidro 5x16x44.1.
    A ferragem é da Roto (parece-me que "Básica"). O fabricante disse-me que reforçou os cantos do maior vão, para lá do indicado pela Kommerling e que me passa uma declaração em como se responsabiliza por qualquer anomalia e está disposto a instalar as ferragens que eu lhe indicar.
    Será que alguém me poderia aconselhar qual a melhor solução para esta aparente ilegalidade?
    Já contactei a Koomerling que me pediu mais dados e a Rotto que diz que é aquela ferragem que é utilizada em Portugal e que aguenta até 100kG (o vidro pesará cerca de 62Kg, se os meus cálculos não falharam).
    Aguardando bons conselhos dos verdadeiro peritos que estão sempre dispostos a ajudar, envio os meus agrdecimentos.

    Nota: Tentei Anexar dimensões para melhor ccompreensão. Não sei se conseguem visualizar.

    José Borges


    Continuo a dizer que se as dimensões que formalizou são aquelas dessa marca no itt,os vãos executados são grandes demais para conseguir bons objectivos...isso do reforçar cantos é uma grande treta.
    O que faz isto é concorrência desleal.Enquanto nós seguimos as regras do jogo desde o princípio,(na legalidade)estes artistas que não podem ter outro nome,trabalham borrifando-se pelas regras,e ganhando mercado a quem leva a sério as directivas europeias,é absolutamente injusto...
    Os vãos grandes que refere,nunca irão dar bom resultado,nada disto tem a ver com ferragens,tem a ver com flechas percebe?A inércia dos perfis usados é muito escaça perante a sua apresentação dos resultados nos ensaios dessa série em determinadas dimensões reduzidas...irá ter problemas de infiltrações quando tiver a época que se sucederá.

    Rocha
  12.  # 12

    Continuo a dizer que se as dimensões que formalizou são aquelas dessa marca no itt,os vãos executados são grandes demais para conseguir bons objectivos...isso do reforçar cantos é uma grande treta.
    O que faz isto é concorrência desleal.Enquanto nós seguimos as regras do jogo desde o princípio,(na legalidade)estes artistas que não podem ter outro nome,trabalham borrifando-se pelas regras,e ganhando mercado a quem leva a sério as directivas europeias,é absolutamente injusto...
    Os vãos grandes que refere,nunca irão dar bom resultado,nada disto tem a ver com ferragens,tem a ver com flechas percebe?A inércia dos perfis usados é muito escaça perante a sua apresentação dos resultados nos ensaios dessa série em determinadas dimensões reduzidas...irá ter problemas de infiltrações quando tiver a época que se sucederá.

    Rocha


    Se ninguém me apresentar alguma alternativa para remediar a possível ilegalidade, que remédio eu terei se não o de esperar que o proximo Inverno seja bem rigoroso para tirar a prova dos 10s e não a dos 9s.
    Sei que existe neste Fórum, e, em especial neste tema, muita gente conhecedora destes problemas a quem eu peço ajuda.
    Este convite também é dirigido ao senhor Rocha, porque para dizer que está mal, sabe como é que estaria bem e decerto terá alguma alternativa que não a demandar tudo pra o lixo.
    Cumprimentos J. Borges
  13.  # 13

    Eu já o tinha dito aqui há uns tempos, mas apenas para actualizar a informação que dei.

    A Kommerlig pela informação que tenho já não é mais cara que a Rehau, talvez se constate o inverso até, mas a diferença é pouca e já não será condicionante entre a escolha Kommerlig vs. Rehau.
    Eu na altura gostei de ambas as marcas, escolheria qualquer uma delas.
    Optámos por colocar janelas Kommerlig Eurofutur (caixlharia com 5 câmaras) com vidro laminado silence, no ano passado fins de Setembro/princípio de Outubro e continuo....satisfeitíssima. É uma boa escolha.
  14.  # 14

    Eu já o tinha dito aqui há uns tempos, mas apenas para actualizar a informação que dei.

    A Kommerlig pela informação que tenho já não é mais cara que a Rehau, talvez se constate o inverso até, mas a diferença é pouca e já não será condicionante entre a escolha Kommerlig vs. Rehau.
    Eu na altura gostei de ambas as marcas, escolheria qualquer uma delas.
    Optámos por colocar janelas Kommerlig Eurofutur (caixlharia com 5 câmaras) com vidro laminado silence, no ano passado fins de Setembro/princípio de Outubro e continuo....satisfeitíssima. É uma boa escolha.


    Eu também penso o mesmo. Mas, só o tempo dirá se tenho razão. Para já é do melhor quanto a isolamento térmico e o material também não será do pior.
    Já recebi resposta do representante da Kommerling que me disse que posso estar descansado. que apenas a porta que eu decidi ficar só de uma folha, ultrapassa os limites, mas que já foi alterada no mode de abertura, já não há problema.
    Como neste Fórum ninguém se disponibiliza para ajudar, dou por terminado este assunto e passo a viver na ignorância...
    Se vir que o vento é muito forte, coloco-lhe uns estores em "aço temperado" e umas boas trancas por dentro como se usava antigamente. Se entrar água, ponho-lhe uns panos e uns baldes que já não inundará toda a casa...
    Cumprimentos a todos os que tentaram ajudar.
    José Borges
  15.  # 15

    J.Borges...

    Um itt é o relactório de ensaio que a série que se fala foi sujeita em laboratório de engenharia civil(obrigatório)
    Comecemos por um princípio para começar a entender(e para quem quizer aprender alguma coisita sobre isto)
    As janelas exteriores ou portas foram sujeitas a ensaios para poderem circular como produtos na UE.
    Logo quem as fabrica tem que obedecer aos requesitos da forma em que foram executadas as séries para ensaios nos laboratórios de engenharia.
    Isto tem regras,e somos obrigados a praticá-las desde 2 de Fevereiro último ao abrigo das normas europeias.
    Um exemplo...
    Se uma janela tem como ensaio um vão de 1200x1200,como sabemos tem de área total 1440...
    A norma europeia obriga os caixilheiros a nunca excederem as dimensões neste caso em mais de 50% da área ensaiada,que poderá ser extrapolada neste caso até 2160 no máximo.(excepto em que a classificação ao vento ultrapasse o protótipo em ensaio)
    Assim se concluí o que tenho afirmado anteriormente.
    Mas há um senão...será que essa série,neste caso Euro não sei quantos da kommerling,tem algum ensaio feito com dimensões muito maiores que permitam o caixilheiro executar as dimensões que o Borges referenciou?
    Só a partir do conhecimento deste promenor se poderá dizer alguma coisa de concreto ao J.Borges.
    Haverá muito mais para dizer sobre esta matéria,mas vamos por partes,e comecemos nesta...
    Jborges,informe então a malta atravéz do seu fornecedor o tipo de ensaio a que foi sujeita essa série(tem o direito de saber atravéz de quem fabricou o caixilho e o vendeu.

    Rocha
  16.  # 16

    O fabricante em princípio segue os conselhos da marca dos perfis. Neste caso, o que encontro são estes ensaios que pouco me adiantam. http://www.kommerling-portugal.com/_docum/ensayo_una_hoja.pdf e http://www.kommerling-portugal.com/_docum/ensayo_dos_hojas.pdf.
    Agora não tenho termo de comparação com outras marcas.
    Então segundo o que afirma não se podem fabricar janelas com mais de 2.160m2, se o ensaio tiver sido feito com 1.2x1.2 ?
    Eu julgo que para maiores dimensões, o que acontece é ter uma classificação inferior. Se tinha classe 4 passará a 2 ou 3. Não me podem passar um certificado de classe 4 para uma janela que tem o dobro das dimensões da ensaiada.
    Ou eu não estou a ver bem o filme?
    Cump. J:B.
  17.  # 17

    J.Borges...
    O ensaio que mostrou não serve para os seus vãos...para além de ter uma estanquidade fraca à água,aguenta uma pressão de água sob a acção de pressão de ar em ensaio(vento)em cerca de 124,7km/h...num vão muito pequeno,se fôr maior,a prestação será menor(mais fraco)caso os perfis sejam os mesmos que foram usados nesse ensaio.
    O mínimo aconselhado para a sua zona é de 840Pascais até 10 metros de altura e em zona urbana,em zona rural o mínimo aconselhado é de 1080 pascais,e não de 750 como mostra esse ensaio.
    Por isso deve ser esclarecido se essa série foi sujeita a ensaio com dimensões maiores,e talvez com perfis maiores...eu não posso esclarecer mais porque não tenho conhecimento dos ensaios dessa série,e nem me facultam os ensaios de qualquer maneira porque não sou cliente.O sr.Ramon deu-me a entender que há outros ensaios,mas o sr.Borges deve solicitar ao seu fornecedor para ficar mais descansado.Cá por mim dir-lhei tudo o que sei se me apresentar os tais ensaios que me deram a entender que tinham.
    Isso da classe 4 não é nada...poderá apenas referir classe máxima ao ar...quase todos e qualquer caixilho rasca tem essa classificação.
    Não se esqueça de uma coisa que eu sempre disse aqui neste fórum...o caixilheiro pode por lei colocar qualquer caixilho com prestações fracas em qualquer lado desde que faça a marcação ce(respeite as normas europeias)mas não poderá colocar caixilhos que excedam em mais de 50% da área total ensaiada...(está proibido)

    Rocha
  18.  # 18

    Aquilo apenas serve para as janelas, porque as sacadas são com perfis mais largos, que devem ter outros ensaios.
    Ele enviou-me umas tabelas que não posso divulgar (por serem só para fabricantes) e que demonstram que apenas a porta de uma só folha, que foi da minha responsabilidade, excederá em poucos centimetros o máximo permitido. Mas, que foi reforçada e já levou outras dobradiças mais fortes.
    Já coloquei essa questão ao representante que espero tenha paciência para me responder novamente.
    Depois das respostas de ontem e de hoje, já fiquei mais descansado.
    Mas já agora que estamos a falar de dimensões máximas e que eu apresentei os ensaios que conheço. Posso saber qual é a marca com que o senhor trabalha e quais são os ensaios de que dispõe e as máximas dimensões que pode fabricar?
    É que assim já terei um termo de comparação. Se conhecer ouras marcas com resultados de ensaios e dimensões máximas, agradeço que mos forneça.
    Cump. J.B.
  19.  # 19

    Isso das tabelas que não se podem divulgar é uma grande treta.Se as empresas forem sérias,não têm qualquer problema em dizer se realmente os ensaios satisfazem ou não...acha normal divulgar-se um produto limitando o conhecimento do consumidor?Eu não acho,e acho essa forma terceiro mundista.Se o produto fôr realmente bom,para quê esconder se serve ou não para determinados efeitos pretendidos pelo consumidor?Não acha que trás água no bico?
    Eu trabalho com qualquer marca,embora haja algumas que nunca me debrucei...mas devo dizer que ninguém deveria trabalhar só com uma marca porque cada marca tem suas limitações em determinadas situações,e a melhor forma de se estar no mercado é preencher essas situações com a marca que condiga com a exigência.
    Agora pouco ou nada lhe interessa saber outros resultados de outras marcas...pois já está consumado.
    De qualquer forma não gosto de fazer reclame de marcas,porque não funciona assim...cada macaco no seu galho.
    Para além disso essa tal proibição de divulgação de testes não passa de uma grande treta.

    Rocha
  20.  # 20

    O que me entristece no meio disto tudo,é a concorrência fugir das normas,e eu armado em camelo respeito as regras e farto-me de perder obras exactamente por isso...é absolutamente injusto.levar-se as regras a preceito,e depois haver quem se aproveite e ganhe com isto(claro que lixando os clientes também)mas sabe uma coisa?Eu em determinadas situações até nem tenho pena nenhuma de alguns clientes que mesmo depois de avisados gostam de ser lixados...preferem os simpáticos que enganam em vez dos antipáticos(como eu)que não gostam nada de enganar,embora às vezes dê vontade de enganar.

    Rocha
 
0.4791 seg. NEW