Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite:

    Eu sou um membro novo neste site, começo por me apresentar, o meu nome é Carla e sou licenciada em Engª Civil, as discussões que tenho acompanhado aqui são muito importantes.
    Iniciei recentemente a minha actividade profissional e estou numa empresa de orçamentação, mas sou a única orçamentista na empresa sem ninguém para me orientar estou meia perdida em tantas plantas e caderno de encargos:

    Mas o motivo pelo qual me trouxe aqui e espero que alguém me consiga ajudar é o seguinte:

    Quando me enviam o mapa de quantidade para dar preço por m2 e as unidades vem m3 eu tenho dificuldade em agrupar a M.O Cofragem(m2)+M.O betão(m3)+M.O Ferro(Kg)-----------como posso somar isto tudo e dar-me um valor por m2 daquele trabalho.

    Esqueci-me de referir mas a empresa que estou só dá Mão de obra e material para a cofragem:

    E aproveito para perguntar com introduzo no valor os custos indirectos( exemplo:transporte,alojamento,jantar...etc)

    Deixo ficar aqui um exemplo para ver me responderem:

    Mão de obra na colocação de betão,incluindo betão de
    limpeza,armaduras de aço compreendendo corte,a
    moldagem,sobreposição,desperdícios,escoramento,desc
    ofragem em sapatas de pilares
    Com fornecimento de toda a cofragem(medindo área de implantação) dou sempre valor para 1m2
    (sendo o betão B20/25 e o A 400 NR)---Relembro que só faço mão de obra.
    Sabendo que a distancia d obra ao nosso escritório é de cerca de 1h50min...
  2.  # 2

    Uiii...a forma como descreveu o seu problema também não ajuda muito, mas vamos lá tentar dar uma ajuda. Os orçamentos não são para os estagiários, ou seja não os podem fazer sozinhos, aliás como todas as outras áreas da engenharia civil, porque o fecho de um orçamento requerer muita experiência, por exemplo custos com "transporte,alojamento,jantar...etc", o seu patrão é que sabe, porque já os pagou muitas vezes, uma engenheira que está a iniciar a sua vida profissional não sabe isto, e não está nos livros, logo não tenha medo, esse custo pergunta ao seu patrão, não tenha medo de perguntar ao chefe, vai ver que ele até a vai valorizar por isso.

    Quando me enviam o mapa de quantidade para dar preço por m2 e as unidades vem m3 eu tenho dificuldade em agrupar a M.O Cofragem(m2)+M.O betão(m3)+M.O Ferro(Kg)--------como posso somar isto tudo e dar-me um valor por m2 daquele trabalho.


    Trabalho, qual trabalho? para dar preço por m2 para quê? explique isto melhor.

    Mão de obra na colocação de betão,incluindo betão de
    limpeza,armaduras de aço compreendendo corte,a
    moldagem,sobreposição,desperdícios,escoramento,desc
    ofragem em sapatas de pilares"


    Com esta descrição parece que coloca também as armaduras, mas disse que só fazia a cofragem, explique melhor.
  3.  # 3

    Esqueci-me de referir mas a empresa que estou só dá Mão de obra e material para a cofragem:

    Cara Carla_Alex.

    Mão de Obra: (Ordenados+encargos (Seg Social+Seguros+impostos+deslocações+regalias+despesas gerais+etc+etc+etc))/m2
    Cofragem: (aluguer+transporte+cofragem+descofragem+limpesa+oleos+etc+etc)/m2

    Consulte as fichas de rendimento do Paulo Correia em www.orçamentos.eu

    O Paz Branco(o melhor que houve sobre o assunto no passado), se fosse vivo perguntava ao Paulo Correia
  4.  # 4

    Carla

    acho que está a fazer alguma confusão, penso que lhe estão a pedir o preço do m2 da cofragem+o inerente a este serviço e para tal fornecem-lhe como é evidente os m3 de betão a cofrar, dai que tenha que analizar quanta cofragem será necessário para esses m3 e dar essa quantidade e preço. Penso que seja isto.
  5.  # 5

    Colocado por: Toinalmeida

    Consulte as fichas de rendimento do Paulo Correia em www.orçamentos.eu


    Se fizer os orçamentos com fichas de rendimento, sejam elas do Paulo Correia ou do Paz Branco, não ganha uma única obra, tem que utilizar a experiência adquirida pela empresa, e isso quem sabe é a própria empresa.
  6.  # 6

    Colocado por: Picareta

    Se fizer os orçamentos com fichas de rendimento, sejam elas do Paulo Correia ou do Paz Branco, não ganha uma única obra, tem que utilizar a experiência adquirida pela empresa, e isso quem sabe é a própria empresa.


    Caro Picareta:

    Pura verdade

    Mas que ajudam e são necessárias (devidamente adaptadas) também é verdade.
  7.  # 7

    Colocado por: Toinalmeida<

    Mas que ajudam e são necessárias (devidamente adaptadas) também é verdade.


    Lá está..."devidamente adaptadas", pode fazer um orçamento para uma obra utilizando tabelas de rendimento, depois multiplica o valor do orçamento por 0.7, ou talvez 0.8, mas este valor só a experiência sabe qual é.

    Amanhã o Paulo Correia explica. Se não for apanhar caracóis.
  8.  # 8

    Colocado por: PicaretaSe não for apanhar caracóis.


    Explique lá esta
  9.  # 9

    Colocado por: PauloCorreia

    Explique lá esta


    Então o Paulo Correia não é da terra dos caracois (Zona de Setubal / Sines)
  10.  # 10

    Colocado por: Carla_Alex.Quando me enviam o mapa de quantidade para dar preço por m2 e as unidades vem m3 eu tenho dificuldade em agrupar a M.O Cofragem(m2)+M.O betão(m3)+M.O Ferro(Kg)-----------como posso somar isto tudo e dar-me um valor por m2 daquele trabalho.


    Isso chama-se densidades que é algo que deveria saber.

    Se lhe estão a pedir para dar preço por m2 para um determinado trabalho, terá de calcular a quantidade de betão, de aço e de cofragem que cada elemento consome por m2

    Colocado por: Carla_Alex.Com fornecimento de toda a cofragem(medindo área de implantação) dou sempre valor para 1m2

    Aqui complica ligeiramente, mas na realidade é bastante simples. terá de calcular as quantidades totais de aço, betão e cofragem e dividir tudo pela área de construção.

    Colocado por: PicaretaSe fizer os orçamentos com fichas de rendimento, sejam elas do Paulo Correia ou do Paz Branco, não ganha uma única obra, tem que utilizar a experiência adquirida pela empresa, e isso quem sabe é a própria empresa.

    teoricamente sim, mas na prática, não é verdade. A maior parte das empresas sabe lá o que gastou e onde. Só percebem que estão a perder dinheiro quandoo bolso fica vazio.

    Nas fichas de rendimento existem 2 grandes correntes:

    ter fichas tipo que acertamos para casa situação (a minha opção)
    ter uma ficha para cada situação (LNEC E Pronic). No Pronic, só para alvenarias existem 550 fichas. Acredita que vai encontrar em tempo útil a que procura?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pdavidmarques
  11.  # 11

    Colocado por: PicaretaEntão o Paulo Correia não é da terra dos caracois (Zona de Setubal / Sines)

    Bem me queria parecer que essa picareta lhe anda a bater na cabeça. Sou de Lisboa e daqueles que acha que Portugal acaba na 2ª circular (até temos postos fronteiriços na A1, A2 e A6)
  12.  # 12

    Bom dia Caros colegas:

    Vamos lá ver se eu me consigo explicar melhor, embora não seja muito fácil para mim pois sinto-me "perdida",
    A minha empresa presta serviços de mão de obra para betão,ferro feito em estaleiro e cofragem,sendo esta última com material(madeira,painéis...),Aproveitando uns orçamentos que estavam anexados noutros pedidos(foi elaborado por uma pessoa que estava na orçamentação a mais de 15 anos e que se despediu por motivos que só ela sabe,entretanto depois fui contratada), e ela fazia assim

    Pedido de cotação:(empresa a pedir a minha)

    Em Sapatas
    Fornecimento e colocação de betão da classe C25/30-XC2, em elevação, incluindo carga, transporte, descarga, vibração, compactação, cura, hidrófugo quando necessário e todos os trabalhos necessários à sua boa execução, de acordo com os pormenores do projecto e especificações do C.E- m3 484,38

    E ela respondia:
    Descrição Un Quantidade Preço unitário Preço Total
    Mão de obra na colocação de betão,incluindo betão de
    limpeza,armaduras de aço compreendendo corte,a
    moldagem,sobreposição,desperdícios,escoramento,desc
    ofragem em sapatas de pilares
    Com fornecimento de toda a cofragem(medindo área de implantação) m2 1 14,50 15,50

    Desde já peço desculpa pela minha ignorância mas na realidade eu sinto-me um "peixe fora de água"e espero que desta vez tenha conseguido me explicar.
    Refiro que nesta empresa eu não estou a estagiar, o meu estágio terminou em Setembro de 2010 como directora de obra(que infelizmente também não tive ninguém que me orientasse, e o meu orientador foi um arquitecto de outra empresa....foi uma confusão ,durante um ano de estágio só o vi 4 vezes...sem exagerar), e depois em Dezembro entrei para esta empresa e aqui estou.(Mas na entrevista disse que não percebia nada de orçamentos mas se alguém me orientasse que aprendia rápido, mal sabia eu que era a única na orçamentação).

    Esforcei-me para vos explicar se por algum motivo não perceberem fica o meu muito obrigada na mesma.....

    Cumprimentos
  13.  # 13

    Sou de Lisboa e daqueles que acha que Portugal acaba na 2ª circular (até temos postos fronteiriços na A1, A2 e A6)
    O quê?
    Não é aí (na 2ª Circular) que acaba ??
  14.  # 14

    Colocado por: Luis K. W.O quê?
    Não é aí (na 2ª Circular) que acaba ??


    Não... Na Vialonga há a fabrica das mines... Mas logo a seguir é a fronteira.....
  15.  # 15

    Boas

    Sou de Lisboa e daqueles que acha que Portugal acaba na 2ª circular


    O quê?
    Não é aí (na 2ª Circular) que acaba ??


    Tenham calma, está bem? Eu explico:
    Como é sabido de (quase) todos há já vários séculos que os nossos antepassados, fartos de aturar aqueles que pelo seu alto grau de inutilidade e improdutividade se mostravam inúteis ou mesmo prejudiciais ao bem estar dos restantes, resolveram organizar um espaço onde estes pudessem viver em conjunto sem que os restantes portugueses fossem obrigados a suportar a sua presença. Foram então enviados para uma zona que dá pelo nome de Lísbia e cujos limites correspondem sensivelmente ao da actual 2ª circular, embora alguns fundamentalistas - entre os quais me incluo - defendam que toda a região a sul do Douro foi já contaminada por esta espécie, excepção feita ao Alentejo e por motivos óbvios:
    1 - já fica para lá do Tejo.
    2 - é terra de bons petiscos, vinhos e doçaria conventual.
    3 - porque sim.

    Voltando ao tema, verdade seja dita que nunca aos Lísbios foi recusada a nacionalidade, pelo que a Lísbia é ainda Portugal (embora a maioria dos Lísbios pensem que é a Suíça ou a Noruega, a avaliar pelo modo como gastam o dinheiro de todos). Assim, os Lísbios são efectivamente portugueses na (quase ) plena posse dos seus direitos, excepto um: o de chatear os outros portugueses. A uns - os Lísbios - é concedido o direito de viverem na ilusão de que o mundo é a Lísbia e o resto é paisagem; aos outros é-lhes dada a oportunidade de rirem à gargalhada com isso. É o que se chama um acordo com mútuas vantagens.

    Cumprimentos
    José Cardoso
    Presidente da Sociedade Cultural e Recreativa "Quero Ver a Lísbia a Arder" e consagrado autor de " 1755 - Um abanão feliz " e "Volta terramoto, estás perdoado"
  16.  # 16

    quantos anos tem a engenheira?
    se não sou indiscreto
  17.  # 17

    Olá Pessoal:

    gostaria de saber a vossa opnião sobre o valor que me deu para uma sapata isolada

    Dados:
    Betão-87,473m3
    Armadura-5,961Kg
    cogragem-131,02m2

    Fia a conta e para esta sapata mão de obra e material para a cofragem da-me 4196euros???

    Que acham deste valor...a obra fica a 243Km da sede.

    Beijos e abraços

    Carla
  18.  # 18

    olá Rudolff

    eu tenho 26anos, não tenho complexos de dizer a minha idade...mas porque pergunta????
  19.  # 19

    Se quer aprender, vamos lá:

    Para já, esqueça a distância da sede. Essas contas fazem-se mais tarde, na altura do fecho do orçamentos. São os chamados custos indirectos. Você como orçamentista júnior têm a obrigação de determinar os custos directos e é desses que vamos tratar primeiro.

    Como fez as contas?

    PS: No meu site tem as fichas de rendimentos necessárias para isso. Basta fazer o download e alterar o que tiver de alterar-
    PS2: aesse valor está errado.
  20.  # 20

    Bom dia Carla

    Com esses valores só para a cofragem não vai ganhar nenhuma obra. Cofragem metálica para sapata anda entre os 12 e 15€. Se tem 131 m2, é só fazer contas.
 
0.0227 seg. NEW