Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

ja procurei bastante pelo forum e net, inclusivo ja tive varias conversas na camara sobre o assunto sem resposta concreta..

é o seguinte, o meu sogro tem um terreno em avos onde tem a casa construida legalmente ha cerca de 25anos, ha outra casa ao lado que fica no mesmo terreno construida ha cerca de 12anos que tambem está legal.. ambas as casas fazem frente para a estrada, ha mais duas partes do terreno que ficam por detras das casas, a serventia para esses terrenos está actualmente no meio das casas.

como deu para perceber é um terreno com 4 proprietarios, dois deles com vivendas legais.

a minha esposa é herdeira unica dos meus sogros, a minha duvida é se eu adquirir os dois terrenos de trás e ficar com a casa do meu sogro se poderei legalizar os 3 como 1 e separar o terreno do outro que tem a casa. a outra casa é de um primo da minha esposa, herdeiro do dono original que ja morreu mas continua a ser o proprietario..

tenho actualmente a opção de comprar esses dois terrenos quase dados, sei que não posso lá construir nem tenho essa ideia, apenas quero tirar o terreno de avos para não vir a ter problemas no futuro. eu proprio ainda não percebi bem a situação, eu pensava que so se podia construir uma unica casa num terreno em avos..
  2.  # 2

Um terreno em avos quer dizer que tem vários proprietários, com percentagens diversas do terreno. Podem construir o que o PDM permitem, mas fica sempre tudo em co-propriedade. O que pode fazer é destacar o terreno que tem a outra casa (separando o terreno em dois) e depois permutar a sua parte do terreno que vai ficar para o primo com a parte do primo do terreno que fica para si.
  3.  # 3

Colocado por: AugstHillUm terreno em avos quer dizer que tem vários proprietários, com percentagens diversas do terreno. Podem construir o que o PDM permitem, mas fica sempre tudo em co-propriedade. O que pode fazer é destacar o terreno que tem a outra casa (separando o terreno em dois) e depois permutar a sua parte do terreno que vai ficar para o primo com a parte do primo do terreno que fica para si.

acho que não percebi muito bem, o terreno tem 4 donos que eram irmãos, um deles já faleceu. o meu sogro é dono da parte (verbalmente) onde tem a casa, os outros dois vivos são donos das partes que estão livres e me pretendem vender, o primo é dono da outra casa que fica na parte do terreno do irmão falecido.

as minhas ideias actuais seria comprar uma das partes atras da casa do meu sogro e destacar os outros dois OU comprar as duas partes dos irmãos e destacar a parte do primo.. acho que das duas formas conseguia ficar em m2 sem grandes problemas.

a questão é que me imformaram na camara que havia outra forma de separar o terreno em 4 desde que não se pretenda construir, mas nem souberam dizer como nem onde encontrar essa solução que desconheço.. so conheço lotear e destacar e é o que tenho usado sempre, neste caso não me convem lotear porque alem de não pretender que haja mais casas ali tambem sei que nenhum dos outros donos tem finanças para suportar os custos.
  4.  # 4

Aproveita a oportunidade em que estão todos os co-proprietários vivos e de boas relações para fazer lotes destacados desses terrenos em avos. Se um deles morre, ou se se desentemdem você tem aí um berbicacho, não espere para destacar esses lotes.
  5.  # 5

Colocado por: ParamonteAproveita a oportunidade em que estão todos os co-proprietários vivos e de boas relações para fazer lotes destacados desses terrenos em avos. Se um deles morre, ou se se desentemdem você tem aí um berbicacho, não espere para destacar esses lotes.

a minha ideia é mesmo essa, a minha duvida é sobre qual a melhor forma de o fazer..

um dos donos ja faleceu, é onde o primo tem a casa mas a parte continua no nome do falecido e ha 6 herdeiros dai o motivo de eu começar a pensar no assunto.. pela ideia da minha esposa era vender a casa e lavar as mãos do assunto mas eu sou daqueles que nunca vende nada herdado..

tenho de salientar que apesar de eu me dar bem com todos os herdeiros o mesmo não se passa com o meu sogro, desavenças antigas como de costume..

fica aqui uma mostra do que falo feita a pressa no paint, vermelho é a casa do meu sogro e amarelo do primo, castanho é a serventia actual..
      terreno.jpg
  6.  # 6

a casa afinal está numa parcela em nome do meu sogro, o restante terreno está indeviso. ha no total 6 proprietarios, 3 têm 1/4 cada e os outros 3 o restante 1/4 ou seja 1/12 cada.
  7.  # 7

duplicado

0.0125 seg. NEW