Iniciar sessão ou registar-se
    • AoV
    • 6 fevereiro 2011

# 81

Viva,

Depois de rever algumas situações que não gostava do 1º estudo, publico hoje o 2º estudo, que já está mais próximo daquilo que pretendo, no entanto pondero ainda algumas alterações.
      estudo2.jpg
  1.  # 82

Boa tarde,
    Vejo que seguiu algumas recomendações aqui deixadas :-)
    (- porta do escritório; despensa perto do acesso exterior da cozinha; roupeiro no corredor;)

Insisto no seguinte:
    - Não há necessidade de 2 lavatórios na casa de banho social; banheira mal desenhada/implantada;
    - Falta uma porta a separar a zona de quartos da zona "social";
    - Tem demasiada área de circulação (que , com esta solução, me parece ter aumentado com aquele corredor dentro de um quarto);
    - O Hall de entrada devia ter um pequeno arrumo/roupeiro para chapéus-de-chuva/gabardines;
    - A casa de banho privada está muito mal desenhada.

- O quarto Nascente-Norte ficará permanente à sombra por culpa do desenho da própria casa (nem era preciso acrescentar o telheiro para que aquele quarto ficasse sempre à sombra!).
  2.  # 83

espero que não leve a mal, é para enfatizar brincado, o problema mais representativo desta planta.
    está melhor mas o problema dos corredores continuam, veja só o do quarto por exemplo, é um exagero, o seu comprimento tem quase a mesma largura do quarto, não tem nexo nenhum.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
      Untitled-12.jpg
  3.  # 84

Colocado por: Luis K. W.- Falta uma porta a separar a zona de quartos da zona "social";

Tem razão, só que a casa de banho para apoio aos quartos ficava na zona social.

A zona da sala e cozinha melhorou, mas a zona dos quartos está uma porcaria, além de estar tudo mal desenhado, tem que passar à frente da porta de entrada para ir à casa de banho.
  4.  # 85

Na minha opinião é um erro numa casa com 4 quatos apenas ter 2 casas de banho. Eu desenharia uma de apoio aos 3 quartos ( cumprindo com o dl 163 ) e outra de apoio à zona social. Julgo que a casa poderia ganhar bastante com isso. Quando tenho grandes corredores na entrada dos quartos prefiro organizar a planta de forma a conseguir colocar roupeiros nesse corredor de forma a tornar essas áreas úteis e agradáveis.
    • AoV
    • 7 fevereiro 2011

# 86

A situação dos corredores, sei que é de certa forma desaconselhável. Penso que nunca referi atraz, mas uma coisa que exigi, foi que a casa fosse com telhado tradicional, e parece-me que é por causa disso que a casa acaba de ficar com a estrutura que está. Se fosse uma casa contemporânea, possivelmente seria mais fácil, uma vez que poderia ser feitos "corpos". No entanto entre esta versão e a anterior, a nível de corredor, prefiro esta, uma vez que parte dele fica, escondido dentro de um quarto.
    Relativamente ao W.C., ser 1 ou 2 lavatórios ainda não decidi... é a pensar ainda. O projectista por acaso perguntou-me se não queria acrescentar 1 W.C. social, só com sanita e lavatório, mas na minha opinião, é mais que suficiente, + 1W.C. ia-me encarecer a casa, e não vou propriamente ter convidados todas as semanas...
    O quarto que o Luis refere, o objectivo final não é para ser quarto... é a peça da "Maria", ela quer assim, óptimo, nem vou mexer ;-)

Quanto a casa de banho privada, já no 1º estudo me disseram que a mesma estava mal desenhada, nunca ninguém avançou porque, e eu sinceramente, do que percebo não vejo qualquer erro?! De notar que a base de chuveiro, não é para ser como está desenhado, mas sim para ocupar toda a largura da parede, pois a ideia é colocar 2 colunas de duche (ainda estou a ver quando é que o aprendiz me aparece aqui a dar opinião para ali, nunca se sabe se não lhe peço um orçamento ;P).
  5.  # 87

Colocado por: fernando gabrielespero que não leve a mal, é para enfatizar brincado, o problema mais representativo desta planta.
    está melhor mas o problema dos corredores continuam, veja só o do quarto por exemplo, é um exagero, o seu comprimento tem quase a mesma largura do quarto, não tem nexo nenhum.
      Untitled-12.jpg

Estas pessoas agradeceram este comentário:Luis K. W.

O que eu estou a rir com esta imagem. B.R.U.T.A.L !! ahahahaha :D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel
  6.  # 88

Colocado por: AoV. No entanto entre esta versão e a anterior, a nível de corredor, prefiro esta, uma vez que parte dele fica, escondido dentro de um quarto

melhor está, agora não deixa de estar mal, consegue-se ter tudo sem esses corredores todos, em conclusão não é pratico, pode-se tornar claustrofobico"" e é basicamente deitar dinheiro para área de construção ao lixo"".
    aqueles pilares do alçado da frente não estão alinhados nem fazem distancias iguais.
  7.  # 89

Na minha modesta opinião, aconselho-o a pensar mesmo muito bem na questão da casa de banho. A casa de banho de apoio aos quartos está muito desviada e obriga, como já disseram, a passar mesmo em frente à porta da entrada. pode até nem ter muitas visitas, mas eu não gostaria de estar nesse quarto com o corredor (já de si desagradável) e ainda ter que percorrer todo esse espaço para ir à casa de banho...
    Também continuo a achar o hall de entrada mal resolvido (um corredor onde não vai poder pôr um armário para casacos ou qq tipo de mobília)
  8.  # 90

Colocado por: AoVA situação dos corredores, sei que é de certa forma desaconselhável. Penso que nunca referi atraz, mas uma coisa que exigi, foi que a casa fosse com telhado tradicional, e parece-me que é por causa disso que a casa acaba de ficar com a estrutura que está. Se fosse uma casa contemporânea, possivelmente seria mais fácil, uma vez que poderia ser feitos "corpos".
    ?! O que é que uma coisa tem a haver com outra?

Colocado por: AoVNo entanto entre esta versão e a anterior, a nível de corredor, prefiro esta, uma vez que parte dele fica, escondido dentro de um quarto.
    Ok... passou a ter um corredor no quarto ;-)

Colocado por: AoVRelativamente ao W.C., ser 1 ou 2 lavatórios ainda não decidi... é a pensar ainda. O projectista por acaso perguntou-me se não queria acrescentar 1 W.C. social, só com sanita e lavatório, mas na minha opinião, é mais que suficiente, + 1W.C. ia-me encarecer a casa, e não vou propriamente ter convidados todas as semanas...
    Não vá por aí :-) se reduzir áreas (corredores por ex.) poderá ter essa I.S. extra (sanita e lavatório).... e de certeza que não vai encarecer a obra (ver mais abaixo as sugestões).
    Pondere muito bem os prós e contras.... (se fosse comprar uma casa, com as mesmas áreas, qual escolheria? Até quanto mais não se importava de pagar por essa I.S. extra?)
    Em vez de dois lavatórios nessa I.S., um fica para a I.S. extra.... já está a poupar na loiça :-)
    E não pense nos convidados, pense em si.... ou quem ficar nos quartos.... já viu o que é ir à I.S. numa noite fria de inverno?
    Não recebe convidados todos as semanas... mas quando os receber.... e eles forem à I.S., irão dar de caras com os pertences pessoais de quem usa essa I.S.....

Estive a comparar com a planta inicial e, ao contrário de outros users, na parte privada (quartos) gostava mais da anterior.

Novos comentários:

Cozinha/Sala
    Está bem melhor.

Hall de entrada
    Continua grande mas sem aproveitamento... pondere colocar aí um roupeiro para casacos, sapatos e etc....

I.S. Acessibilidades
    Continuo com os mesmos comentários:
    Ser a I.S social e privada pode ser chato para os seus filhos.
    Quem for a casa vai partilhar a I.S. dos seus filhos...
    Esqueça esses dois lavatórios... e repense a banheira.
    Bidé e sanita na parede exterior não creio ser melhor solução .... e ficam de frente para a porta....
    Pense numa outra I.S. mais pequena.
    Além de que, 2 I.S. para 4 quatro adultos pode ser complicado....
    Os filho/sogros/pais que ficarem nos outros quartos, quando forem à I.S. à noite terão de passar no hall de entrada que, no inverno, poderá estar bem frio.... claro que pode ter os ACs ligados.... mas isso é remediar algo que ficou mal feito....

Hall quartos
    Preveja uma porta a separar os quartos.... mesmo que mantenha as I.S. como estão.

Sugestões:
    Troque o escritório com a I.S. acessibilidades e aproveite para colocar um roupeiro no hall de entrada.
    Elimine a despensa e coloque aí a I.S. social com entrada pelo corredor (frente às escadas).
    Coloque uma porta à entrada do corredor dos quartos.
  9.  # 91

Bom dia,

Julgo que a organização espacial interior vai provocar uma disfunção funcional em toda a habitação. Veja-se:
    Tem a preocupação em estabelecer duas zonas distintas (social e privado), mas a instalação sanitária comum julgo ser benéfico mais proximo na zona privada, uma vez que para se aceder a ela (de manha antes de ir tabalhar) terá que atravessar mais de "meia casa" para lhe chegar.

A circulação, julgo não ser o armário que vai solucionar a questão, e a porta da cozinha abre directamente para uma porta de um quarto. (porque não reduz o "corredor do quarto e sobe também a porta?)

A cozinha parece-me bem, bem como a sala também me pareceu, está funcional. Agora o restante vai-lhe certamente criar algumas incompatibilidades com o que julga ser efectivamente bom. Tenha em conta não só o orçamento, bem como as atmosferas que cria para a sua propria casa.

Cumprimentos,
    André David, arq
    [email protected]
  10.  # 92

Bom dia AoV,

Parece-me que melhorou qualquer coisa, mas veja-se:

- Na escada de acesso à cave vai bater com a cabeça na laje a não ser que seja baixinho, ou a cave tenha um pé direito de 2.2 (mais ou menos a fazer 14 degraus de 0.18 de altura e descontar a espessura da laje)
    - A zona de entrada da moradia continua desinteressante (parece um corredor de hospital) não define nenhum momento de chegada, é uma coisa sem sal!
    - O escritório é aquilo que se vê mete um computador em cima de secretária e nada mais.
    - Chega a casa estafado, deixa o o carro na cave sobe a escada para o piso 0 (com cuidado para não bater com a cabeça na laje), e depois começa uma meia maratona pelo corredor :) (desculpe a piada), mas a coisa está muito descontrolada, para não falar da pessoa que ficar com o quarto a tardoz, que ainda tem mais meio Km a percorrer até chegar à cama!
    - A I.S. da suite, se o projectista deixasse apenas o espaço em projecto e você em obra tivesse de distribuir os sanitários faria melhor certamente, volto a frisar apenas isto LAVATÓRIO;
    - Agora a meter-me na cabeça do projectista... "Eh pá sobrou um espaço morto na suite, o que é que eu vou meter aqui? Um roupeiro fica sempre bem! (Colaborador: Patrão mas temos uma zona de closet, e fica a 3m dai!) E depois... Arrumação faz sempre falta!" (desculpe a piada)
    - Quartos: Já viu que o roupeiro do escritório é maior que o dos quartos!

A questão que refere do tipo de arquitectura que pretende na moradia nada tem a ver com os erros que o projecto tem. Continue a dar nas orelhas do projectista...
  11.  # 93

Um dia hei-de aprender a falar em «arquitecturês».
    Colocado por: adarq(...) a organização espacial interior vai provocar uma disfunção funcional

Gostei particularmente da «disfunção funcional»...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso, Fernando Gabriel, davidfigueiredo
  12.  # 94

Boa tarde, o que queria dizer, é que perde-se o carácter funcional, ou seja, torna-se pobre, sem compreensão, desproporcional....etc...etc....

Cumprimentos
  13.  # 95

Colocado por: Luis K. W.Um dia hei-de aprender a falar em «arquitecturês».

Estas pessoas agradeceram este comentário:j cardoso,fernando gabriel

:) bem visto
    o Luis tem razão há muito arquitectures por aí, há que descomplicar, eu proprio por vezes entro na onda
  14.  # 96

Colocado por: Luis K. W.Um dia hei-de aprender a falar em «arquitecturês».

Estas pessoas agradeceram este comentário:j cardoso,fernando gabriel

Hummm...uma disfunção terá sempre que ser funcional, certo? como uma disformidade terá de ser da forma...
    Acho que aqui, sem querer, puxou-lhe a linguagem para o pleonasmo...
    • AoV
    • 7 fevereiro 2011

# 97

Uma vez que o quarto, que esta no norte-nascente, não será para função de quarto, estou a ponderar fazer uma troca de posição entre esse quarto e a IS.
  15.  # 98

Aqui se percebe os "kings" do forum...

Passem bem excelentissimos.

Só mais uma coisa aos espertinhos... herrar é umano!!!!

Estará herrado o que escrevo??

passem bem.
  16.  # 99

Boas

Mais que errado ou certo acho que o que escreve nem sempre será na linguagem mais apropriada a "não arquitectos". Duvido que quem colocou o projecto para apreciação perceba o que adarq quer dizer não porque possa estar errado mas porque é uma linguagem demasiado hermética para um user comum.

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: adarq
  17.  # 100

Colocado por: j cardosolinguagem demasiado hermética para um user comum

Anda a passar demasiado tempo neste tópico....Vou já sair antes que apanhe o vírus.

0.0320 seg. NEW