Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia!
    Em primeiro, PARABENS pelo forum, está excelente. Tenho acompanhado algumas discussões e são bastante esclarecedoras:)

    Estou na fase de projecto da minha futura casa :) mas existe qualquer coisa que nao consigo adaptar ao que realmente quero! É complicado.
    Tenho um terreno com +/- 3 000 m2, quero uma moradia rasteira, em formato de L de forma a que parte das divisoes (sala (estar e jantar), cozinha, lavandaria, suite) fiquem com vista para o centro. Mas deparo-me com corredores muito compridos, não me parece bem.

    Alguma ideia? Como me podem ajudar?
    • FLR
    • 3 setembro 2008

     # 2

    Pode haver várias soluções simples. Com certeza que, se já tiver contratado um Arquitecto, ele poderá desenvolver algumas hipóteses.
  2.  # 3

    Exactamente o problema que tive quando desenhei uma casa térrea para um terreno de 1000m2, com 4 quartos (2 são suites) e 2 despensas e 3 WC. Como eram 4 quartos havia que rentabilizar ao máximo o espaço. Optei por um L caso contrário a casa ficava um comboio.
    Depois de muitas noites sem dormir cheguei à conclusão que não podia evitar os corredores grandes. Por alguma razão as casas antigas portiguesas têm os quartos a dar para um grande corredor que fica o eixo da casa e permite rentabilizar o espaço. A desvantagem dos corredores compridos é que podem perder alguma luz solar indirecta em certos pontos, mas esse é o preço a pagar pela sua vantagem que é faciitar a distribuição e a privacidade dos quartos.

    Eis o que aconselho, para uma casa a ser usada por uma família c\ filhos

    1. Não coloque nenhum WC com parede partilhada com a sala ou a cozinha, senão cada vez que alguem fizer xixi ou puxar o autoclismo todas as visitas ficam a saber. Isolamento....não se fie nisso. E já que tem area para isso todos os WC devem ter janela para o exterior. A colocação correcta dos WC é essencial, não é só distribui-los à toa.

    2. Evite colocar divisãos de serviço como a cozinha e lavandaria na frente da casa ou seja para o lado da entrada, não dá boa imagem da moradia

    3. Sem gastar mais dinheiro e fazendo um desenho cuidadoso pode fazer mais do que uma suite (normalmente 1 suite é para o casal). Pode fazer uma suite extra de modo a que a sua casa de banho possa tb ser usada pelos outros habitantes da casa. Isto valoriza imenso a casa, se a quizer vender, e dá uma privacidade grande a dois casais que possam usar a casa ao mesmo tempo. Se não souber posso ensino-lhe o "truque".

    4 Se tem área para isso evite a kitchenet, pode ser visualmente muito apelativa, mas nada mais chato do que estarmos a ver televisão e ao mesmo tempo termos que estar a ouvir e a cheirar o que está a cozinhar nos tachos. Para um casal está bem, mas familias que cozinham muito é de pensar 2 vezes...No entanto têm a vantagem do aquecimento...

    Se quizer posso envir-lhe um ficheiro jpeg com projecto da casa em apreço, ou posso deixar ficar aqui um link para esse ficheiro? É permitido?
  3.  # 4

    Obrigado,

    Não procurei...
    Sou engª civil, a arquitectura não é o meu forte ... mas decidi fazer o meu proprio projecto, formei-me à pouco tempo, ainda não tenho fundos (€€€€€€€€) por isso assim poupo uns trocos...

    O melhor seria mesmo um arquitecto, mas se eu posso fazer não vou gastar dinheiro, se fosse para um cliente só fazia especialidades, mas assim...
    Se calhar to a cometer um erro, mas vou arriscar, mal também não fica, mas podia ficar muito mais agradavel.

    Cumps
  4.  # 5

    Olá Paramonte,
    Desculpe intrometer-me nesta discussão, mas como também estou a iniciar um projecto li com muita atenção o que escrevi e despertou-me especial atenção o "truque" das duas suites. Sem querer parecer intrometida será que pode partilhar mais promenores desse truque? Se bem entendi será uma suite em que a WC tem dois acessos....um deles que permite pelo lado de fora aceder à dita mas que de certa forma estará dissimulada? será isso?
    Se puder/quiser partilhar....
    é possivel deixar o link sim...
    Cump
    Cândida
  5.  # 6

    Ola Paramonte,

    Fiquei muito contente com o seu comentario, está a ser muito dificil de organizar as coisas... Toda a ajuda é bem vinda...

    Como posso aceder ao "truque" e ao ficheiro? Será que posso colocar aqui um email?! Sou nova no forum.....

    Também pensei colocar aqui a planta para receber criticas, e assim chegar a um bom resultado.. Mas também não sei como.


    Obrigado pela atenção
    Cumps
  6.  # 7

    Olá Patricia e Candida,

    O link que tenho (para ver a planta da casa ) é o link que publicita a referida casa, que alugamos para férias e ao ano, há algum problema em colocar aqui???

    Levei muitas noites a desenhar esta casa, e muitas discussões com a minha mulher. Chegeui à conclusão que desenhar uma casa é verdadeiro teste ao matrimónio...não aconselho a casais não preparados...

    Cândida, não se trata de colocar 2 portas numa casa de banho, mas sim fazer uma ante-câmara por assim dizer.
  7.  # 8

    Oi!

    Eu não tenho a certeza, mas já tenho visto links aqui colocados.
    Pode dar uma vista de olhos noutras discussoes e já vê :)

    Obrigado!!
  8.  # 9

    Não ha qualquer problema ...se reparar no início dos comentários informa como proceder e também muita gente que participa aqui nas discussões disponibiliza o seu link no fim da sua intervenção....mas nada como perguntar ao FD.Obrigado pela sua informação, também pensei nessa hipotese.
    Cumprimentos
  9.  # 10

    Colocado por: candidaOlá Paramonte,
    Desculpe intrometer-me nesta discussão, mas como também estou a iniciar um projecto li com muita atenção o que escrevi e despertou-me especial atenção o "truque" das duas suites. Sem querer parecer intrometida será que pode partilhar mais promenores desse truque? Se bem entendi será uma suite em que a WC tem dois acessos....um deles que permite pelo lado de fora aceder à dita mas que de certa forma estará dissimulada? será isso?
    Se puder/quiser partilhar....
    é possivel deixar o link sim...
    Cump
    Cândida


    Não sei se entendi bem, mas aqui vai o meu exemplo, coloquei uma casa de banho entre os futuros quartos das minhas filhas, em que entrada da casa de banho se faz por um pequeno corredor com portas de correr em ambos os quartos. Me frente à casa de banho coloquei um closet.

    Imagem em: http://www.slide.com/r/Ee1DtNe06T8OLZE3qOo4njnV9X6-wbOQ?cy=bb

    ps. Sugestão de uma amiga minha arquitecta.
  10.  # 11

    Obrigado afsantos,
    a ideia está muito interessante e original, Parabéns.
  11.  # 12

    Bom, aqui vai o link, espero que não esteja a quebrar alguma regra de publicidade, se estiver alguem me diga e peço desculpa:

    O wc da suite nº 2 é que pode ser usado tb pelas pessoas do resto da casa. Se se fechar à chave a porta que está perto da despensa, a casa de banho passa a pertencer à suite apenas

    http://clientes.netvisao.pt/amgb/lay_out_pt.htm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: afsantos
  12.  # 13

    Colocado por: ParamonteBom, aqui vai o link, espero que não esteja a quebrar alguma regra de publicidade, se estiver alguem me diga e peço desculpa:

    O wc da suite nº 2 é que pode ser usado tb pelas pessoas do resto da casa. Se se fechar à chave a porta que está perto da despensa, a casa de banho passa a pertencer à suite apenas

    http://clientes.netvisao.pt/amgb/lay_out_pt.htm
    Estas pessoas agradeceram este comentário:afsantos


    Paramonte ainda bem que aqui colocaste este link, ao ver a sala e a disposição/enquadramento do recuperador de calor deu-me uma ideia fixe bem porreira para colocar o meu, pois aquilo que eu tinha definido incialmente não me convencia muito.

    um abraço

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  13.  # 14

    Caro Afsantos

    Devo dizer que a tua moradia está espectacular. Parabens.
    Quanto ao recuperador de calor, aconselho-te a evitar o isolamento a lâ mineral.

    Um abraço
    Para
  14.  # 15

    Essa ideia do wc té muito boa, bem aproveitado.

    Gostei muito das moradias, a minha era do genero d afsantos.... Mas tanto andei que agora, nao tem nada a ver, so mesmo ser terrea :)

    Como resolvemos colocar piscina e dar mais importancia ao relacionamento interior/exterior, de forma a que das divisoes mais utilizadas, seja visto atraves das janelas, um ambiente natural e agradavel no exterior..... colocamos em L, esta quase optima, mas falta qualquer coisa, que não sei o que é....


    Fico à espera de mais sugestões :)
    Obrigado
  15.  # 16

    Anónimo disse:
    PatriciaPinto

    Tambem queria fazer uma casa em L mas tenho a agravante de ter de fazer uma casa germinada á da vizinha. será que me poderia mostrar a planta.. Gostava mto de ver porque eu sinceramente já nao sei o que hei-de fazer mais com a minha... Que anda perto de tudo menos de um L.
    Obrigado.
  16.  # 17

    Bom dia!

    Amanha tento meter aqui a imagem (se conseguir :))

    Ela é grande e não a estou a ver junto de outra (geminada)... tem de adaptar ao local.

    Cumps
  17.  # 18

    anonimo porque não vai ao sitio certo fazer o projecto da sua casa?
  18.  # 19

    Anónimo disse:
    marco1:

    Já lá estou... mas a sua colega nao desenvolve... e eu resolvi pedir ajuda para ver se lhe dou as ideias..

    Obrigado
  19.  # 20

    Bem uma vez que estou a falar sem conhecimento da identidade da colega, acho triste que isso esteja a acontecer, poderá reflectir uma certa falta de experiência e poderá realmente ter de partir para "outra".
 
0.0207 seg. NEW