Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 16 janeiro 2011

     # 1

    O meu sistema solar já está instalado. Em dois dias sol, embora tímido, a água aqueceu até aos 57 graus! Fantástico!

    O problema é que, na torneira, a água aparece apenas morna.

    Fui ao acumulador e a saída de cobre do acumulador estava bem quente, quase que queimava. Esta saída de água quente entra numa válvula termostática e daí para a instalação da casa. No entanto, o tubo de cobre que sai da válvula termostática está sempre mais frio que o tubo de cobre que alimenta a válvula.

    A válvula está regulada para o máximo (55 graus) mas tenho a certeza que está a misturar água fria. Este comportamento é normal? A válvula não devia bloquear a água fria e só deixar passar a água quente?

    Ah... o sistema é Norquente. De resto, tudo tem funcionado bem. Os paineis são muito bons, basta um pouco de sol de Janeiro para atingirem rapidamente temperaturas superiores a 60 graus.
    • eu
    • 16 janeiro 2011

     # 2

    Colocado por: ?Consegue medir a temperatura há saída da válvula para confirmar se valor que definiu está correcto??


    Não tinha termómetro, mas usando o sensor "mão" dá para ver que a temperatura de saída não corresponde de forma nenhuma à temperatura definida na válvula.

    Eu diria que, apesar de a válvula estar regulada para os 55 graus, à saída o tubo de cobre devia estar a 30 graus ou menos...
  1.  # 3

    Colocado por: euAh... o sistema é Norquente. De resto, tudo tem funcionado bem. Os paineis são muito bons, basta um pouco de sol de Janeiro para atingirem rapidamente temperaturas superiores a 60 graus.

    Caro eu,

    Veja a qualidade dos painéis Norquente!
      Imagem 030.jpg
  2.  # 4

    Colocado por: eu
    Fui ao acumulador e a saída de cobre do acumulador estava bem quente, quase que queimava. Esta saída de água quente entra numa válvula termostática e daí para a instalação da casa. No entanto, o tubo de cobre que sai da válvula termostática está sempre mais frio que o tubo de cobre que alimenta a válvula.

    A válvula está regulada para o máximo (55 graus) mas tenho a certeza que está a misturar água fria. Este comportamento é normal? A válvula não devia bloquear a água fria e só deixar passar a água quente?


    Caro eu,
    A válvula termostática, normalmente está no ponto 3, vá à valvula, no manipulo verde desaperte um parafuso sextavado
    puxe ligeiramente o manípulo e rode-o no sentido contrário aos ponteiros do relógio até ao máximo, e veja se melhora a temperatura.
    Cumprimentos
    • eu
    • 19 janeiro 2011

     # 5

    Colocado por: António CostaVeja a qualidade dos painéis Norquente!


    Ui! Brutal! Não me diga que eles não deixaram espaço suficiente para o vidro dilatar... será um problema crónico ou é esporádico?

    Colocado por: António CostaA válvula termostática, normalmente está no ponto 3, vá à valvula, no manipulo verde desaperte um parafuso sextavado
    puxe ligeiramente o manípulo e rode-o no sentido contrário aos ponteiros do relógio até ao máximo

    Já está no máximo!
    • shc
    • 19 janeiro 2011

     # 6

    Deixe me adivinhar. Mais uns que pusseram 1 válvula termostática que não é própria para o sistema solar??

    Será que sim? será que não?? se puder ponha aqui 1 foto
    • eu
    • 19 janeiro 2011

     # 7

    Colocado por: japlDeixe me adivinhar. Mais uns que pusseram 1 válvula termostática que não é própria para o sistema solar??

    Será que sim? será que não?? se puder ponha aqui 1 foto


    Hoje ou amanhã tiro uma foto...
  3.  # 8

    Colocado por: euUi! Brutal! Não me diga que eles não deixaram espaço suficiente para o vidro dilatar... será um problema crónico ou é esporádico?


    Caro eu

    Isto é um problema crónico!
    Logo á noite explico-lhe o que está acontecer com os painéis da Norquente! Agora tenho que ir trabalhar.
    Um abraço
  4.  # 9

    • eu
    • 19 janeiro 2011

     # 10

    Ainda não tirei fotos, mas o sistema é exactamente igual a este: http://www.novaenergia.net/forum/download/file.php?id=2169
  5.  # 11

    Sr. eu,

    Sabe indicar a distancia desde a válvula de 3 vias até à rede de águas quentes da sua instalação? Pode ter uma distância considerável e se a tubagem não estiver bem isolada....

    Aqui em casa, a válvula misturadora de 3 vias só está funcional no Verão. Coloquei 3 válvulas esféricas(de corte manual)e fiz um desvio de tubagem à misturadora.

    Cumprimentos
      válvula.JPG
  6.  # 12

    sim um By pass. Para que leigos entendam...

    Cumprimentos
    • eu
    • 19 janeiro 2011 editado

     # 13

    Colocado por: Ricardo.mrdSabe indicar a distancia desde a válvula de 3 vias até à rede de águas quentes da sua instalação? Pode ter uma distância considerável e se a tubagem não estiver bem isolada....


    Não, o problema não é esse, porque a temperatura está incorrecta logo à saída da válvula termostástica.

    Ver foto. A temperatura em b é muito inferior à temperatura em a, sendo também muito inferior à temperatura definida na válvula. A válvula está regulada para o máximo.



    (a foto não é da minha instalação, mas é exactamente igual a esta)
  7.  # 14

    Tem de ver então como está a válvula misturadora. Pode não estar em condições ou não ser adequada.

    Já falou com quem lhe instalou o sistema? Que lhe disseram?

    Cumprimentos
  8.  # 15

    Caro eu

    O que tem montado é um sistema de circulação forçada, verifique se a válvula está correctamente montada; entrada de água fria é pela letra C e entrada de água quente é pela letra H, esta válvula vem com o equipamento, não é muito segura porque deve incorporar válvulas de retenção e filtros, aconselho em substitui-la por válvula termostática da Caleffi p.ex, a válvula de esfera que está na foto é a válvula onde se introduz água fria da rede para fazer limpeza ao sistema após montagem, será que o fizeram! Pode existir impurezas no obturador da água quente, não permitindo a passagem de água. Para assegurar um bom funcionamento estável deve-se garantir um minimo de 4 l/minuto em cada factor nominal da válvula. face à ausência de retenção nesta válvula a pressão da água fria é muito superior à agua quente daí dar mais passagem a água fria do que à quente resultante do movimento do obturador que controla a passagem da água quente ou fria na entrada, em suma se não quer ter trabalho de limpeza da válvula e esteja na disposição de gastar uns euros substitu-a por uma da caleffi solar ou outra de qualidade!
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, shc, Ricardo.mrd
    • shc
    • 20 janeiro 2011

     # 16

    Diz bem, Caleffi solar, isso é o mais acertado.
    • eu
    • 20 janeiro 2011

     # 17

    Colocado por: António Costaentrada de água fria é pela letra C e entrada de água quente é pela letra H


    Neste caso, a válvula tem as letras C (ligada à água quente) e F (ligada à água fria). O 'C' deve ser de "Cálido", por isso parece-me estar tudo bem montado...
  9.  # 18

    Colocado por: euNeste caso, a válvula tem as letras C (ligada à água quente) e F (ligada à água fria). O 'C' deve ser de "Cálido", por isso parece-me estar tudo bem montado...


    E a saída é mix...
    • eu
    • 18 março 2011

     # 19

    Confirma-se: esta válvula deixa passar sempre alguma água fria, pelo que a temperatura regulada na válvula só é atingida se a temperatura da água dentro do depósito for elevada. Hoje, como está um dia com muito sol, a água no depósito está a 86 graus !!! (dá para depenar frangos). Regulei a válvula para 45 graus na saída e nas torneiras tenho cerca de 42 graus.

    O problema é quando a água do depósito está a 50 graus ou menos. Nestas ocasiões, a água chega às torneiras apenas a cerca de 30..35 graus, o que é insuficiente. Já falei com o instalador e ele diz que praticamente todas as válvulas termostáticas deixam sempre passar alguma água fria... no entanto, tenho dúvidas...
    • eu
    • 19 março 2011

     # 20

    Quero substituir esta válvula. Que marca/modelo recomenda?
 
0.0251 seg. NEW