Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Com o objectivo de colocar extractores nos WCs para ajudar a enviar as humidades dos banhos para o exterior e como precaução fui medir o buraco para comprar os extractores...
    Sabia que o normal é terem 10cm de diâmetro, mas queria confirmar...
    Qual o meu espanto quando vejo que o diâmetro é afinal de cerca de 8,5 cm (talvez até 8,4cm)...
    Além de na minha ignorância por não conhecer nenhum tubo com este diâmetro (já que não é múltiplo de polegada) não encontro nenhum extractor que caiba lá dentro...

    Alguém pode ajudar?
  2.  # 2

    para colocar lá dentro não conheço nenhum, agora para colocar saliente com boca de 80cm, só conheço da SeP modelo EBB-100N com boca de 80
    http://www.solerpalau.pt/product.jsp?PRODUCTID=163&CATEGORYID=131
  3.  # 3

    obrigado jorgealves,
    tem ideia do preço disso?

    Alguem tem mais ideias?

    Conhecem algum extractor de 85mm ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tompzz
  4.  # 4

    penso que o preço anda na casa dos 65€
    • Ivo78
    • 17 janeiro 2011 editado

     # 5

    Hoje comprei um hoje 94mm por 55€. A solução é abrir um buraco maior e colocar uma ponta de tubo 100mm.
  5.  # 6

    onde arranjou o de 94mm ?
    qual a marca?
  6.  # 7

    Boa noite.
    Eu tenho precisamente o mesmo problema, 85mm que me tão a dar cabo da cabeça....
    Procurei os modelos mais comuns da S&P e de outras marcas, mas são todos de 100mm, isto tb pq a minha instalação (tubo de saída) não está perpendicular com a parede, pelo que preciso de um modelo que seja integralmente embutido no canal de saída.

    A solução do Jorgealves parece que tem as medidas correctas, mas no pdf das especificações diz que essa peça é um pequeno monstro de quase 2 kg e 12 cm que saem para fora da parede...

    A série EDM tem um modelo de 90mm.
    http://www.solerpalau.pt/product.jsp?PRODUCTID=159&CATEGORYID=42
    • kami
    • 31 janeiro 2011

     # 8

    Boas

    O que voçê tem é um tubo de 90... (o canalizador quis poupar uns 10 cêntimos... lol... ou então foi o que estava à mão... ou então nao teve para ter o trabalho de ter de ir buscar um de 100/110...)

    Para quem não sabe ( eu só soube à dias) quando se fala de um tubo em PVC de 90 é a medida exterior e quando se fala em tubo de metal de 90 é a medida interior. No seu caso é um tubo de 90 que descontando as paredes deve dar a tal medida que referiu.

    Cumps
  7.  # 9

    se não houver possibilidade de aumentar a saida, tem extractores de 75mm e de 8omm
  8.  # 10

    Realmente apenas medi o diâmetro interior, 85mm. Mas o meu problema não acaba aqui...
    Possivelmente derivado à geometria da obra, o bocal da rua não está alinhado com o do wc, ou seja, o pvc está desde o 1º milimetro enviesado com a parede,
    o que não me permite usar um extractor comum, vou precisar daqueles sem a grelha frontal de colocar no interior da canalização, e o mais pequeno que encontrei (da S&P se não estou em erro) tem 100mm...
  9.  # 11

    pode-me indicar onde encontro extractores de 75mm e 80mm ?
  10.  # 12

    pode-me indicar onde encontro extractores de 75mm e 80mm ?
    de que zona é? na povoa de santo adrião tem carceluz
  11.  # 13

    zona norte. Qual é a marca do extractor?
  12.  # 14

    Colocado por: kamiBoas

    O que voçê tem é um tubo de 90... (o canalizador quis poupar uns 10 cêntimos... lol... ou então foi o que estava à mão... ou então nao teve para ter o trabalho de ter de ir buscar um de 100/110...)

    Para quem não sabe ( eu só soube à dias) quando se fala de um tubo em PVC de 90 é a medida exterior e quando se fala em tubo de metal de 90 é a medida interior. No seu caso é um tubo de 90 que descontando as paredes deve dar a tal medida que referiu.

    Cumps


    Isso quer dizer que se tenho 85mm por dentro do tubo, um extrator com saida marcada de 90mm encaixa?
    É que pelos diagramas que eu estiver a ver (p.e. o tal EDM) os 90mm parecem ser necessários por dentro do tudo...
  13.  # 15

    Olá pessoal. Sou novo aqui.

    Eu tive o mesmo problema. Os construtores de facto, para pouparem uns trocos lixam a vida ao pessoal. Eu tenho 1 tubo de 80 e comprei um extractor de 75. Ora bem, o tubo não está direito, ou seja, inflecte para cima e o extractor não fica direito, o que faz com que as pás rocem no tubo. O extractor tinha um tubo que tem alguma grossura e o que eu fiz, para além de retirar um bocado da grossura do tubo da parede, foi de serrar o próprio tubo do extractor para que coubesse bem e as pás pudessem girar sem qualquer impedimento. Sucesso! Mas o extractor, não sei porquê, começa a trabalhar e depois desliga-se, apesar da luz ficar acesa. Ou seja, passa corrente, mas as pás param...

    Comprei numa loja de 'indianos' e a marca não sei (no tampo à frente tem apenas a referência CL-75) e custou-me 19,95€.

    Que será?
  14.  # 16

    Colocado por: pdavidmarquesse não houver possibilidade de aumentar a saida, tem extractores de 75mm e de 8omm

    pode indicar-me onde encontrar?
  15.  # 17

    Boas, eu também tenho o mesmo problema, e preciso comprar para um tubo de 90. Alguém me pode indicar lojas no Porto?

    Agradeço.
  16.  # 18

    Um conselho que vale o que vale (pouco):

    É um facto que os canalizadores têm o vício de usar tubos de diâmetro inferior. Os extractores de WC 'normais' começam nos diâmetros de 100mm para cima. A melhor solução é usar um adaptador para transformar o diâmetro do tubo em 100mm. Normalmente os próprios canalizadores aplicam isso. Se não aplicaram... peça ou arranje você.

    Vantagens:
    - este adaptador custa tuta e meia
    - pode escolher o extractor que quiser (e, por norma, mais baratos)
    - quanto maior a ventoinha... menor o ruído.

    A peça é algo tipo isto:
      tubo.jpeg
  17.  # 19

    MikeMelga,
    Mas isso obriga ou a rebentar a parede para alargar o buraco, ou fica com a parte de 100mm fora da parede.
  18.  # 20

    Caro Nene2011 e outras pessoas na mesma situação,

    tive o mesmo problema. O tubo montado é de 85 mm e não havia extratores nas lojas habituais de grandes superfícies. O mínimo que têm é de 90 mm.

    Mas no comercio tradicional há. Até de 75mm.
    Comprei um de 80 mm (diâmetro exterior do cilindro do extrator) por 19.93 eur e a loja costuma ter muitos em stock.
    O extrator é elegante até tem uma redezinha na grelha para não deixar passar algum bicho, etc.

    Comprei em Lisboa na Edimel, Rua Rebelo da Silva, 2A 1000-255 Lisboa.
    REF.: RLB-FAN 80 A
    15 w - 130m3/h

    Espero que ajude quem precisar de resolver este problema frequente hoje em dia.

    Cumps
 
0.0147 seg. NEW