Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, alguem me pode dizer os honorários de um arquitecto.

    Moradia isolada, de arquitectura moderna +/- 250 - 300 mt2 (só uma estimativa)
  2.  # 2

    Já agora podem-me informar de arquitectos ou gabinetes na zona de Aveiro/Coimbra

    Obrigado!
  3.  # 3

    pode dizer para que zona é a moradia??
  4.  # 4

    Colocado por: marco1pode dizer para que zona é a moradia??


    15 km da Cidade de Aveiro, concelho de Oliveira do Bairro
  5.  # 5

    Bem isso é proximo da Curia

    se for conveniente disponha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JJesus
  6.  # 6

    Bom dia,

    os dados que apresenta são muito vastos para se poder dar um valor para o processo completo de licenciamento e execução (caso entenda que quer este ultimo, na minha opinião acho que deve querer), embora ainda não possa projectar (sou estudante de arquitectura), é sempre fundamental conhecer o local de intervenção e o programa da moradia par poder dar um valor adequado ao projecto.

    Cumprimentos,
    Angelo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JJesus
  7.  # 7

    JJesus,

    Penso que a disparidade de preços que vai encontrar poderá ser tão grande como a capacidade de "divagação" e criatividade dos arquitectos com que se vai cruzar, atenção não é uma crítica destrutiva. Criatividade não é sinónimo de qualidade e muito menos de pensar na obra feita.

    Recomendo vivamente a consulta de portefólios, mas de obra executada e não de (apenas) maquetes digitais em 3D.

    Já lhe alertaram para a consideração de um projecto de licenciamento ou licenciamento e execução, ambas as "modalidades" têm vantagens e desvantagens, no entanto acrescento, a necessidade de garantir quem lhe faça a coordenação do projecto (mas a sério) o que afecta certamente o preço que lhe vão fornecer. Pelo que vejo não solicita preço para as especialidades, pelo que se assume que já tratou dessa parte.

    Cumps.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JJesus
  8.  # 8

    Boa Tarde

    Caro JJesus, Como referiu o RRufino vai encontrar uma grande disparidade de preços, no meu ver um preço muito alto é desnecessário, um preço muito baixo é de desconfiar, posso lhe dizer o seguinte, o preço que pagará por um bom projecto compensa claramente o investimento, sobretudo numa casa de 250 a 300 m2 de arquitectura contemporânea, além disso parece-me muito importante nesse tipo de edificação que invista também em projecto de execução.

    Seria bom da sua parte consultar os arquitectos da região e reuniar alguns orçamentos e compará-los não só no preço, mas no que oferecem.

    Da minha parte convido-o a aparecer no nosso atelier, já que estamos em Aveiro, evidente que lhe vamos tentar vender o projecto (estamos cá para isso), mas retira já algumas dúvidas que tenha e fica já com um orçamento que, repito acho que deve pedir mais 2 ou 3 para depois fazer uma decisão acertada.

    de qualquer modo boa sorte

    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JJesus
  9.  # 9

    Pede dar uma vista de olhos neste PDF: http://www.oasrn.org/upload/trabalharcarquitecto/trabalhar/pdf/trab.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JJesus
    •  
      FD
    • 17 janeiro 2011

     # 10

    Talvez entre 2.000€ e 20.000€.

    A mesma disparidade de preço entre umas calças de ganga made in Zara e umas calças de ganga Valentino.

    Eu apontaria para 3.000€~5.000€ para qualquer coisa "normal".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JJesus
  10.  # 11

    E atenção que as calças da Zara podem nem ser más... (eu tenho algumas hehe)

    FD o preço que falou é só para arquitectura?

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    •  
      FD
    • 17 janeiro 2011

     # 12

    Colocado por: doisarquitectosFD o preço que falou é só para arquitectura?

    Pelo que tenho lido por aqui, preço para projecto de arquitectura + especialidades.
  11.  # 13

    Boas, antes de mais, muito obrigado pelos comentários.
    Já tenho terreno (ainda não fiz a escritura), aprox 820 mts, tenho um vizinho com um terreno com 300 mts, e vou tentar fechar negócio com ele.
    O terreno tem 17,50 mt de frente x 45 mts, mas o fundo é mais largo que a frente (se o vizinho me vender fico com 27,50).
    Tudo isto para dizer, que ainda estou numa fase muito inicial, e como todos sabem, o dinheiro está muito curto, e temos que fazer as contas todas para não pedir ao banco aquilo que não posso pagar.
    Por isso lancei este tópico pagar fazer o meu orçameto, assim como ja li umas discuções que ja me ilucidaram sobre valores de construção, materias, e procedimentos de contrução e de acabamentos.
  12.  # 14

    Colocado por: JJesusBoas, antes de mais, muito obrigado pelos comentários.
    Já tenho terreno (ainda não fiz a escritura), aprox 820 mts, tenho um vizinho com um terreno com 300 mts, e vou tentar fechar negócio com ele.
    O terreno tem 17,50 mt de frente x 45 mts, mas o fundo é mais largo que a frente (se o vizinho me vender fico com 27,50).
    Tudo isto para dizer, que ainda estou numa fase muito inicial, e como todos sabem, o dinheiro está muito curto, e temos que fazer as contas todas para não pedir ao banco aquilo que não posso pagar.
    Por isso lancei este tópico pagar fazer o meu orçameto, assim como ja li umas discuções que ja me ilucidaram sobre valores de construção, materias, e procedimentos de contrução e de acabamentos.


    Caro JJesus (não gosto nada desse nome eheheh)

    Visto que eu estou uns passos à sua frente, vou tentar dar 1 ou outro conselho. Eu já tenho projecto aprovado na câmara, estando somente a aguardar pela entrado do empreiteiro. O maior conselho que lhe posso dar é que contrate um arquitecto e estude muito bem o projecto de arquitectura, depois de muito bem estudado avance para as especialidades. ANTES de remeter o projecto à câmara comece a pedir orçamentos através do mapa de quantidades. Poderá achar melhor rectificar algumas áreas ou o próprio projecto de estabilidade ser feito de forma diferente. Basta um pormenor ou outro para encarecer a casa em 10 000 ou 20 000€... se tiver isso tudo bem estudado antes de meter na câmara poupa-lhe o trabalho de andar a alterar depois..

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: doisarquitectos
  13.  # 15

    se precisar disponha, mas sou do porto,
    se quiser mesmo de ai perto, e que me desculpem as outras pessoas, mas depois de algum tempo a conviver aqui no fórum eu aconselho o marco1 como sendo uma pessoa séria e correcta, que é uma qualidade fundamental, na escolha de arquitecto, ou outra pessoa envolvida no processo de construção de uma casa.
    quanto aos orçamentos como disse o FD variam muito, mas atenção que o mais caro não pode ser melhor nem o mais barato o pior, não vá muito por ai, mesmo.
  14.  # 16

    Boa tarde

    Fico contente com post do Rui A.B., porque nós aconselhamos sempre ir a um arquitectos e tentamos explicar as vantagens, é muito satisfatório quando aparece um caso real como o do Rui, que já fala por experência própria.

    Rui espero que a sua construção corra às mil maravilhas.

    JJesus, ao contrário que já disseram outros usuários que procuram arquitecto no final, eu começaria por aí, as duvidas que tenha e eslarecimentos junto da Camara, ele ajuda-o com tudo isso. Além do mais julgo eu que por orçamentos ninguém lhe vai levar dinheiro.

    Para finalizar, o que o Rui disse está certissimo, a melhor maneira de controlar os custos de construção é um bom projecto sobretudo de execução.

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  15.  # 17

    Rui A.B. deixe-me só complementar o seguinte,

    Existem, na minha opinião, algumas vantagens, ainda que pareça arriscado ou inusitado, que a versão de arquitectura que vai para aprovação na Câmara tenha já um estudo do projecto de estruturas. Pensando no lema "duas cabeças pensam mais que uma" a perfeita harmonia entre arquitectura e estrutura é qualquer coisa de genial, mas dizem que como as pérolas, isto é, raras (dizem, não sou eu que digo).

    O que acaba por acontecer muitas vezes é que os projectos de arquitectura são aprovados, metendo-se depois nestes uma estrutura pouco optimizada que muitas vezes originam projectos de execução com alguma disparidade de projectos de licenciamento.

    Cumps.
  16.  # 18

    RRufino

    Admito que o que diz possa ser verdade, não sei como cada um resolve os seus problemas, nós aqui resolvemos da seguinte forma, todos os projectos independentemente da arquitectura entrar com a estabilidade ou não (varia de casa a caso, se é loteamento etc) são vistos também pelo engenheiro, exactamente para evitar esses deslizes que referiu. O trabalho de projecto cada vez é mais multidisciplinar, o que é bom dá trabalho a muita gente e elimina-se erros que só um poderia cometer.

    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  17.  # 19

    Fico feliz que assim seja, infelizmente nem sempre é assim, embora devesse ser.
  18.  # 20

    Colocado por: RRufinoRui A.B. deixe-me só complementar o seguinte,

    Existem, na minha opinião, algumas vantagens, ainda que pareça arriscado ou inusitado, que a versão de arquitectura que vai para aprovação na Câmara tenha já um estudo do projecto de estruturas. Pensando no lema "duas cabeças pensam mais que uma" a perfeita harmonia entre arquitectura e estrutura é qualquer coisa de genial, mas dizem que como as pérolas, isto é, raras (dizem, não sou eu que digo).

    O que acaba por acontecer muitas vezes é que os projectos de arquitectura são aprovados, metendo-se depois nestes uma estrutura pouco optimizada que muitas vezes originam projectos de execução com alguma disparidade de projectos de licenciamento.

    Cumps.


    Ora aí está um bom post! Acontece efectivamente um pouco isso, de qualquer forma, se o arquitecto trabalhar de forma ágil com o engenheiro, a solução óptima pode ser encontrada mais facilmente. Aconcelho calma e tempo a quem quer fazer as coisas bem feitas. Quem tem limitações financeiras aconselho calma e tempo ao quadrado. Tendo em conta que o metro quadrado de construção fica entre os 700 e os 1400€ ponderem bem o excesso de m2 em cada divisão... um closet enorme... uma cozinha para a família toda... etc.

    Não é mais fácil ter um "semi-projecto" de execução e a partir daí começar a estudar e planear o custo total da obra e só depois disso avançar para a câmara? Parece-me mais cauteloso.. ;)

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JJesus
 
0.0193 seg. NEW