Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá! Gostaria de plantar sebes mas não sei qual a planta devo escolher que sejam "friendly" para as minhas cadelas e gatos (que estou a pensar em adoptar). Muito obrigada pela vossa atenção.
  2.  # 2

O que é uma sebe friendly para gatos e cadelas?
    • Zarb
    • 25 março 2025

# 3

Tenho dois tipos de sebes.
    Loureiro verde junto à frente da casa e leyland na zona lateral. Julgo que ambas as sebes terão sido plantadas em 2008 ou 2009.

O loureiro verde estava uma desgraça e acabei por o podar violentamente. Também não gostava muito desta espécie. Se voltar a rebentar l espero que seja por baixo dado que os troncos já estão maiores do que o meu braço.
    Esta sebe será para mudar.
    Como fica na zona do jardim e junto à casa, o ideal será alguma sebe que possa ter um crescimento rápido mas sem que cause perigo (espinhos, bagas, etc.) para crianças e animais (cães).

Do lado lateral tenho a sebe de leyland. Já passou os 2 metros de altura mas vou podando. Também já estão bastante grossos e abaixo dos 1,5 m já é quase impossível colocar o corta-sebes a trabalhar. Mas enfim, até fosot bastante, sempre verde e sem doença e muito fechado. O problema é que do outro lado do caminho rural (2 ou 3 metros) começa uma floresta de 200 hectares...
    É certo que a zona mais próxima do muro a floresta é mais composta por cerejeiras, carvalhos e castanheiros mas depois disso tem muito pinhal (e alguns, poucos felizmente, eucaliptos). Para mais essa zona é desnivelada, levando a que a minha casa esteja numa cota mais baixa do que a floresta.
    O maior problema é mesmo o perigo de incêndio. Como ainda é uma extensão de leyland de quase 100 metros e como comprovei com a queima dos restos da última poda, o Leyland parece gasolina, mesmo em verde.
    Que dica para uma sebe que feche bem, aguente geadas (zona Norte de Viseu) e seja "anti-fogo"?
  3.  # 4

Olá boa tarde,

Precisava de algumas recomendações, para criar uma espécie de sebe, ou canteiro para “esconder” um murete com cerca de 25 cm de altura por 10 metros de cumprimento..

Pensei colocar Lavanda, mas pedem-me 25€ por cada planta e para 10 metros preciso seguramente de 25/30 plantas.

Alguma sugestão mais em conta?

O efeito desejado é o das fotos.. uma espécie de mistura dos 2
      IMG_1379.jpeg
      IMG_1378.jpeg
  4.  # 5

Eugénia Mirtyfolia/New Port
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  5.  # 6

Boa sugestão.. já me tinha aparecido, embora não soubesse o nome.
    O meu único senão, foi que a minha sebe (um dia será uma sebe.. pra já são algumas plantas), no lado oposto (cerca de 6/7 metros) é de photonias Red Robin.

Duas perguntas se souber:

- não é muito sujativo?
    - dará para fazer um sebe de 25/30cm de altura?
  6.  # 7

Colocado por: Bragas VLavanda, mas pedem-me 25€ por cada planta

Uma planta em vaso de 8-10 cm custa uns 4€ em qualquer viveirista.

Para crescimento mais rápido, uns pés de alecrim. No ano passado apanhei vários ramos de alecrim selvagem numas pedreiras perto de casa, multipliquei por estaca, e agora no final do inverno tinha os pés com quase 50 cm.
  7.  # 8

Colocado por: Nostradamus

11€
  8.  # 9

Colocado por: Nostradamus

Para crescimento mais rápido, uns pés de alecrim. No ano passado apanhei vários ramos de alecrim selvagem numas pedreiras perto de casa, multipliquei por estaca, e agora no final do inverno tinha os pés com quase 50 cm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bragas V

Eu optaria por rosmaninho, pelo menos no interior transmontano e beirão é "aos" pontapés.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  9.  # 10

Não é um arbusto sujo , consegue aproveitar as bagas para doce. Conheço sebe de Eugénias com 4 mts de altura...
    Não é tóxica para pessoas nem animais.
  10.  # 11

Colocado por: carlota74Não é um arbusto sujo , consegue aproveitar as bagas para doce. Conheço sebe de Eugénias com 4 mts de altura...
    Não é tóxica para pessoas nem animais.

Eu já vi sebes muito altas, a minha ideia é se da para fazer uma deve uniforme e baixa..
  11.  # 12

A sebe é cortada da forma que quiser e na altura que pretender.Eugénia com cerca de 30cm comprada em viveiro pela zona de Lisboa/Sintra já custa cerca de 12,50€. Senão tiver muita pressa pode comprar mais pequena pelos 7€. Mas tenho ideia que para o norte é tudo mais em conta.
  12.  # 13

Os viveiros cá em cima são carissimos

0.0293 seg. NEW