Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 1 junho 2016

     # 1

    Colocado por: pedro_pxEsse meu vizinho (com quem nunca tinha falado), veio hoje todo agressivo e autoritario ter comigo dizer que sou obrigado a tirar as sebes porque lhe vao rachar o muro

    LOL... há cada um...
  1.  # 2

    Colocado por: TyrandeAté onde sei, sebes vivas não necessitam de qualquer licença da câmara.

    Eu tenho 100 pés de leylandi em casa. Já têm cerca de 1 ano.
    Não faça a cagada que eu fiz em alguns (aconselhada por um jardineiro de alguma reputação da zona), que foi aparar as pontas. Deixe-os crescer até à altura desejada, e só depois pode.

    Estão plantados a cerca de 15-20cm do muro e não lhe fazem mal nenhum.


    Pois, estão a mais cm ou menos cm que as minhas... Ontem o pai deste vizinho tb me veio falar das sebes, mas pela razão de irem ficar muito altas (mesmo antes de me perguntarem a que altura vão ficar), e então a preocupação dele, era a sombra que elas iriao fazer. Um bocado caricato, uma vez que acima do muro, foi por umas chapas de vedação mas aqui, já não se preocupou com com a sombra. Hoje levei com o filho...
  2.  # 3

    Colocado por: eu
    LOL... há cada um...


    Estes meu vizinhos são engraçados e já me apercebi que são os maiores aqui da rua. Tem um escoamento da agua a mandar agua da chuva e outras para o meu lado, andou a tirar a tinta do muro com pistola de agua pressao para colocar azulejo e muita desta tinta sujou-me o pateo todo, mas nem uma palavra me veio dizer. Para fazer os remates na colocação do azulejo pediu para vir do meu lado e partiu-me um vidro de uma janelita e depois disse que nao foi ele e já estava assim....
    Engraçados os meus vizinhos...
  3.  # 4

    «Tem um escoamento da agua a mandar agua da chuva e outras para o meu lado»

    Vá bater à porta deles. Que eu saiba isso é proibido.
    • eu
    • 1 junho 2016

     # 5

    Colocado por: pedro_pxEngraçados os meus vizinhos...

    Há pessoas que só estão bem a arranjar conflitos...

    O melhor é ignorá-los, pois o tempo é demasiado precioso para o gastar com broncos...
  4.  # 6

    Estive a procurar legislação na internet sobre este tema e parece-me que não é assim tão fácil como parece...
    Entretanto surgiu-me a ideia de por as sebes em floreiras. Para cada duas, pensei numa floreira de 100cm x 50cm largura x 30cm altura. Isto dá 150 litros. Para duas sebes com uns 2 metros de altura no máximo é suficiente?
    Fiz estes calculos através dos vasos onde estão a venda em hortos em que uma com 200/250cm estão num vaso de 30 litros.
    Quanto as plantas tombarem com o vento, tambem ajuda ser uma jardineira baixa e larga e com um bom peso. Entretanto tambem estão encostadas a um muro.
    Neste muro existe uma torneira que poderá ser usada para um sistema de rega automatico.
    Desta forma evitava problemas com o vizinho sendo que não irá levar mais abebias e tambem evito problemas no meu chao e muro que confina com a via publica.
  5.  # 7

    Não sei se as raízes partirão assim o muro. Tenho todo o terreno murado com esse tipo de sebe à mais de 10 anos. São sebes com 4 mts de altura e os muros ainda lá estão em perfeito estado. Pelo que me disseram as raízes procuram terreno livre e dificilmente irão para as fundações do muro.
    Ignore os vizinhos e tente não entrar em conflitos.
    Boa sorte
  6.  # 8

    Como é que se chama a planta desta sebe?
      sebe.JPG
  7.  # 9

    Fotínias. http://bucolico-anonimo.blogspot.pt/2016_04_01_archive.html

    A raíz de qualquer planta só cresce na medidas da suas necessidade de água e nutrientes, que é sempre proporcional ao tamanho da sua parte aérea. Isto é, há sebes feitas com plantas que se nunca forem cortadas dão árvores de grande porte. E neste caso as raízes crescem muito.

    Atente-se um bonsai. Se controlarmos o crescimento dos ramos ( e também das raízes ) a "árvore" mantém-se pequena no seu todo por muitos anos, sem que danifique o vaso continente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Picareta, pedro_px
  8.  # 10

    Boas!

    Ora por aqui também andamos à procura da melhor solução a colocar em frente à casa junto ao muro para dar mais privacidade...

    Temos muro e gradeamento a totalizar 1,50m de altura, mas nao é suficiente... precisamos de algo que vá ate aos 2,50m... 3m...

    O que aconselham?
    Rega não é problema!.... agora no verao é todos os dias um bocadinho por causa do escalracho....
    Algo que não dê muito trabalho a cortar e não atraia muita bicharada...
  9.  # 11

    Deve dar-se ao trabalho de ler os post anteriores... Encontrará alguma resposta.
    Já agora onde se situa o local da plantação?
    Concordam com este comentário: aquapego
  10.  # 12

    Já li bastante e continuo a ler!
    O que vejo é que em sebes,... ganha a Melaleuca ...
    Zona de Leiria!
  11.  # 13

    Colocado por: MartaGganha a Melaleuca ...

    Exacto....
  12.  # 14

    Eu estou seriamente a ponderar o loendro: está imenso tempo florido, vinga em todo o lado (basta ver as autoestradas) e não precisa de rega (pelo menos a Brisa e derivados não regam os deles).
  13.  # 15

    Colocado por: pedro_pxsou obrigado a tirar as sebes porque lhe vao rachar o muro


    Só se o muro for feito de papel.
    As raízes desse tipo de sebes são muito moles e não racham muro nenhum.
  14.  # 16

    Colocado por: Tyrande

    Eu plantei 100 pés de Leyland.
    Cerca de 25 morreram.
    Voltei a plantá-los. Desses 25 novos, 10 morreram.

    Dá-me a sensação que eles estão muito bem, mas depois amarelam, secam e morrem sem qualquer explicação...enquanto o do lado está todo verdinho!
    Será que posso misturar o Leyland com Melaleuca a ver se consigo tapar os "buracos" onde morrem os Leyland?


    É falta de água.
    No verão as leyland necessitam 4 litros de água diária por cada sebe (2 litros a meio da manhã e 2 litros ao final da tarde), caso contrário morrem, especialmente se tiverem menos de 2 metros de altura.

    Quando atingem os 3 metros de altura é que se tornam sebes que necessitam pouca água.

    Ah, e é importante remover os caracós. Os caracóis agarram-se às sebes e chupam-lhes os nutrientes todos até estas morrerem.

    E em finais de Outubro têm de ser adubadas, senão morrem. Basta uns 10 grãos de bolinhas de adubo azul por sebe.
  15.  # 17

    Por sebe ou por arbusto?
  16.  # 18

    Colocado por: marcoaraujo

    É falta de água.
    No verão as leyland necessitam 4 litros de água diária por cada sebe (2 litros a meio da manhã e 2 litros ao final da tarde), caso contrário morrem, especialmente se tiverem menos de 2 metros de altura.

    Quando atingem os 3 metros de altura é que se tornam sebes que necessitam pouca água.

    Ah, e é importante remover os caracós. Os caracóis agarram-se às sebes e chupam-lhes os nutrientes todos até estas morrerem.

    E em finais de Outubro têm de ser adubadas, senão morrem. Basta uns 10 grãos de bolinhas de adubo azul por sebe.


    Isso é pior que alimentar uma boneca a pão de ló. Cadê aquelas que crescem mesmo sem serem plantadas e resistem a tsunamis se for preciso?
    Concordam com este comentário: mhpinto
  17.  # 19

    Colocado por: BricoleiroCadê aquelas que crescem mesmo sem serem plantadas e resistem a tsunamis se for preciso?

    Heras, pelo menos é o nome que se dá por aqui.
    Uma rica praga.
    As raízes são tão compactas que meses depois de as arrancar do terreno, continuavam a rebentar folhas novas mesmo sem estarem dentro da terra.
    Já postei umas fotos lá para trás.
  18.  # 20

    Colocado por: 21papaleguasAs raízes são tão compactas que meses depois de as arrancar do terreno, continuavam a rebentar folhas novas mesmo sem estarem dentro da terra.


    Está a ver? O pessoal é que é esquisito, afinal elas existem... mas nunca gostamos do que não dá trabalho, procuramos sempre mais trabalho :)
 
0.0270 seg. NEW