Iniciar sessão ou registar-se
    • HugoV
    • 18 janeiro 2011 editado

# 1

Boa tarde,

Recentemente fui obrigado a realizar obras no telhado pois tinha muitas telhas partidas, devido ao tornado que apanhou o centro do país, as telhas caíram da estrutura do telhado em vigas de cimento para o chão do sótão do prédio.

Para impedir que a chuva caísse em cima do chão do sótão podendo potenciar infiltrações, eu coloquei algumas telhas novas, diferentes das antigas pois não estavam disponíveis em stock ou já não se fazem.

Nota: As telhas que coloquei são do empreiteiro que posteriormente veio fazer as obras que o telhado precisava.

No orçamento o empreiteiro colocou:
    - "Levantamento de telha" de 64,4m2 a 0,72€ total 46,37€.
    - "Fornecimento e assentamento de telha cerâmica Lusa na cor vermelho natural" 64,4m2 a 16,81€ total 1.082,56
    - "Fornecimento e assentamento de cumeeira com telhões cerâmicos Lusa na cor vermelho natural" 12,00m2 a 20,13€ total 241,56€
    - "Fornecimento e assentamento de rincão, constituído por telhões e remates cerâmicos para telha lusa cor vermelho natural" 9,50m2 a 21,03€ total 199,79€

Gostaria de saber se estes preços estão dentro do "normal" e se acham que no "levantamento de telha" devia estar incluído levar as telhas partidas que ainda estão no chão do sótão.

Obrigado desde já pelas respostas.
  1.  # 2

eu nao o faria por esse valor, logo dai o orçamento e bom, o levantamento da telha deve ser retirar as telhas, e claro devia as ter levado com ele
  2.  # 3

Colocado por: HugoVe se acham que no "levantamento de telha" devia estar incluído levar as telhas partidas que ainda estão no chão do sótão.

se lhe fizeram para o telhado todo, se esses m2 forem do telhado todo, essas telhas deveriam estar também incluídas,
    levantamento é mesmo retirar as telhas.
  3.  # 4

Colocado por: fernando gabrielse lhe fizeram para o telhado todo, se esses m2 forem do telhado todo, essas telhas deveriam estar também incluídas,
    levantamento é mesmo retirar as telhas.

São 2 situações distintas.

Na operação “Levantamento de telhas” é sempre definido a sub-tarefa seguinte:
    - Com aproveitamento de telhas (limpeza do material e um cuidado armazenamento para serem colocadas novamente);
    - Sem aproveitamento de telhas (carga e transporte para vazadouro).

Neste caso é um misto de ambas as sub-tarefas, sem aproveitamento de telhas mas para armazenamento em estaleiro do empreiteiro pelo que percebi, visto que foi ele que as forneceu provisoriamente para minimizar danos enquanto não arrancava a obra.

Decompondo,

Para essa operação ele provavelmente necessita de uma Equipa de 2 Homens (podem ser 2 serventes neste caso, visto que é um trabalho do ponto de vista técnico básico), um a desmontar, outro a carregar, e assumindo o Empreiteiro o transporte.

Custos (sem custos indirectos e margem lucro)

Vamos supor que um Servente ganha 5,50 EUR/hora e foi calculado para chegar a esse preço um rendimento de 0,065 Hxh/m2 .

Mão-de-obra: (2*5,50)*0,065 = 0,715 EUR

Previsões

Rendimento m2/hora: 15,38 m2/h

Duração prevista: 4 horas de trabalho, pode ser que sim.

Relativamente à sua dúvida, este artigo nada tem haver com a remoção das telhas partidas existentes no sotão, deveria sim estar previsto noutro artigo “Remoção de telhas partidas e transporte a vazadouro”, se ele não as retirar, já tem aí um trabalho a mais que não foi incluído no orçamento inicial, se ele as retirar é porque a obra correu bem. O Empreiteiro esqueceu-se também da demolição dos remates da cobertura (cumeeira e rincão).

Visto daqui, à distância os restantes preços parecem-me muito competitivos.
  4.  # 5

Colocado por: JackArtSão 2 situações distintas.

- Com aproveitamento de telhas (limpeza do material e um cuidado armazenamento para serem colocadas novamente);

se não está descrito como expôs o user, por lógica será a mesma operação digo eu, ou então quem fez orçamento não sabe disso, e pensa que estão todas colocadas as telhas.
    mas concordo deveria existir essa referencia, e existe pelo que diz, essa divisão.
  5.  # 6

Boa tarde,

Desde já obrigado por todas as respostas.

O empreiteiro não colocou nada sobre a demolição dos remates, mas suponho que os tenha feito. :)

Adianto ainda que uma das razões (suponho eu) para o valor das obras no telhado ter sido este é que eu acartei as telhas para o sótão, o empreiteiro colocou as paletes na rua e eu realizei o transporte até ao sótão do prédio.

Já agora para não existirem dúvidas, aos valores que apresentei acresce IVA.

Pelo que percebo, em termos de valores devo me dar por satisfeito.

Até ao momento, a únicas coisas que não gostei na obra foram:
    - As telhas terem ficado no chão como ainda são bastantes eu não quero "atirar" com elas para o terreno do vizinho e sabendo que para ele teria sido bastante rápido descer aqueles "cacos" quando os andaimes estavam montados;
    - Terem montado os andaimes sem me terem dito nada, tendo em conta que os andaimes bloqueiam a garagem.

Já agora no orçamento existe uma rubrica para os andaimes:
    - montagem, manutenção e desmontagem do estaleiro geral da obra ... 1.963,50€
  6.  # 7

São 2 situações distintas.

é quando é
    Para essa operação ele provavelmente necessita de uma Equipa de 2 Homens (podem ser 2 serventes neste caso, visto que é um trabalho do ponto de vista técnico básico), um a desmontar, outro a carregar, e assumindo o Empreiteiro o transporte.
    e mau estar a a opinar sobre como os outros deveriam fazer ou como deve ser feito
    Vamos supor que um Servente ganha 5,50 EUR/hora e foi calculado para chegar a esse preço um rendimento de 0,065 Hxh/m2 .

Mão-de-obra: (2*5,50)*0,065 = 0,715 EUR
    suposições? não obrigado, cada empresa tem o seu custo e se aceita ou não
    Rendimento m2/hora: 15,38 m2/h

Duração prevista: 4 horas de trabalho, pode ser que sim.
    mal outra vez, prevista porque? ninguem e igual a ninguem, essas tabelas de rendimento sao baseadas em quê?
  7.  # 8

ou seja foi dado um orçamento pelo que me apercebi foi aceite, essas questões eram levantadas antes não depois, estarmos a dizer que era assim e não como foi e mau, provavelmente ate nenhum de nos o faríamos por esse valor,

roubando as palavras ao caríssimo ALV

"fassam parte"
  8.  # 9

Colocado por: pdavidmarquesé quando é

Já agora diga quando não é, a sua opinião é muito vaga.

Colocado por: pdavidmarquese mau estar a a opinar sobre como os outros deveriam fazer ou como deve ser feito

O que é mau para si, pode ser bom para mim, e vice-versa, pense nisto.

Colocado por: pdavidmarquessuposições? não obrigado, cada empresa tem o seu custo e se aceita ou não

Não obrigado? Nesta confesso que me fez rir.

Colocado por: pdavidmarquesmal outra vez, prevista porque? ninguem e igual a ninguem, essas tabelas de rendimento sao baseadas em quê?

Pois ninguém é igual a ninguém, nisto concordo consigo, existem alguns super-homens espalhados por aí.

Conclusão:
    É a minha opinião, irei dá-la sempre que me apeteça.
    Você tem a sua opinião, irei criticá-la sempre que me apeteça.
  9.  # 10

Caros,

Opiniões são sempre bem vindas, alias é por isso que existem forums como este.
    Só mais uma nota, todas as opiniões neste forum baseiam-se em suposições e na experiência de vida de cada um, quando acompanhadas por explicações/fundamentos ganham valor para quem as consulta.

Quanto ao facto de ser à posteriori que estou a fazer estas perguntas, isso não deixa de ser verdade, infelizmente não contava com um tornado a bater-me à porta e se concordei em atribuir esta empreitada a este empreiteiro em muito se deveu à sua disponibilidade para no próprio dia à noite ele colocar paletes de telha à disposição. Com esta atitude o orçamento teria que ser claramente mau para eu fazer a obra com outro empreiteiro.

Agradeço todas as opiniões, especialmente as fundamentadas, colocando valores Hxh típicos no mercado (mesmo que não sejam os praticados pela empresa em causa), de materiais e explicando por alto as operações necessárias é mais fácil para quem está de fora enquadrar os valores.

0.0161 seg. NEW