Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Algumas "obras de arte" Lisboeta
      DSC01253.jpg
  2.  # 62

.
      DSC01219.jpg
  3.  # 63

.
      DSC01245.jpg
  4.  # 64

.
      22562313bfe780a7f3bmq5.jpg
  5.  # 65

Este devia ser considerado imediatamente para demolição :-)
      estadiojosealvalademr4.jpg
    • AnSof
    • 19 janeiro 2011 editado

# 66

A última da pág. 2 são apartamentos? :O
  6.  # 67

.
      screenshot2vp.jpg
    •  
      marco1
    • 19 janeiro 2011 editado

# 68

o das cruzes

engraçado este ultimo do Taveira é talvez das coisas que mais aprecio na sua obra, quer pelo objecto em si quer pela imagem na sua relação com aquela zona de cariz portuária, zona de aterro conquistado ao Tejo, transição para a cidade velha de encosta, zona de serviços e diversão.
    o lote quase não tem profundidade e resulta num edifício fininho em que aquele gesto integral tem muita força a meu ver como remate de quarteirão não consolidado construtivamente ( o miolo do quarteirão era á altura, uma amalgama de armazéns descaracterizados)
  7.  # 69

então devia colocar no titulo do tópico, "há coisas feias na minha opinião",

Porquê, a apreciação da beleza não é sempre uma opinião ?

é que colocar por exemplo o edifício da Agência Banco Borges & Irmão em vila do conde de Siza Vieira que foi prémio secil, e que está englobado na origem do prémio de melhor arquitecto do mundo, além ser referenciado, estudado e criticado positivamente por milhares de arquitectos e críticos de arte num tópico com este nome só pode ser mesmo apenas para provocar polémica.

E quem acha feio deve portanto calar-se ou passar a achar bonito.

o siza tem obras más, mas essa é brilhante"" e não sou só eu a dizer como já disse, é um mundo"" todo.

Espero que seja "brilhante" na funcionalidade do interior, porque o exterior é feio. Mera opinião, claro, mas da pessoa cuja opinião mais prezo, por coincidir frequentemente com a minha: eu próprio.
    •  
      MRui
    • 19 janeiro 2011

# 70

Colocado por: El pasoEste devia ser considerado imediatamente para demolição :-)

Talvez. Em contra-partida, lá perto, temos a mais bela catedral de Lisboa e do país...
      Estdio_da_Luz_Benfica_2.jpg
  8.  # 71

Colocado por: El pasoO edifício que coloquei por acaso não é de Vila do Conde mas sim de Oliveira de Azeméis, se ganhou prémio SECIL ou outro qualquer não sei.

tem razão, confusão minha, pois são muito parecidos, mas tanto um como outro conferem no que eu disse.

Colocado por: El pasoA minha opinião é a minha opinião e não deixa de ser a opinião de um leigo.
    Qual é o problema de haver um tópico para criticar arquitectura?
    Não me diga que é como o Cavaco Silva que não pode ser criticado :-)

o problema é apenas no nome do tópico como disse, uma coisa são obras que suscitam diferentes, diversificadas e vincadas opiniões, agora outra é englobar aqui obras de referencia comprovada pela generalidade de opiniões de profissionais da área entre outros críticos.
    ninguem é intocável, nem nenhuma obra, agora há limites de entendimento e compreensão, para dizer que uma obra é feia é preciso entender e saber muito do que está por trás, o bonito ou feio, não reside só na aparência.

por exemplo o iade que mostrou ai, do arq taveira, para mim é mau, mas vejo nele uma linguagem com lógica, que o el paso não percebe em principio, mas essa obra, pode ser discutida sim, por suscitar diferentes e diversificadas opiniões, principalmente por quem lá entra.
    •  
      MRui
    • 19 janeiro 2011

# 72

Colocado por: marco1das cruzes
    engraçado este ultimo do Taveira é talvez das coisas que mais aprecio na sua obra...

Concordo. É talvez uma das poucas taveiradas que se aproveitam, para além dos vídeos domésticos.
  9.  # 73

Colocado por: El pasoAlgumas "obras de arte" Lisboeta
      DSC01253.jpg

Nem quero pensar no que estaria lá antes...
  10.  # 74

o problema é apenas no nome do tópico como disse, uma coisa são obras que suscitam diferentes, diversificadas e vincadas opiniões, agora outra é englobar aqui obras de referencia comprovada pela generalidade de opiniões de profissionais da área entre outros críticos.
    ninguem é intocável, nem nenhuma obra, agora há limites de entendimento e compreensão, para dizer que uma obra é feia é preciso entender e saber muito do que está por trás, o bonito ou feio, não reside só na aparência.

Precisamos urgentemente de um Ministério do Gosto, para nos explicar o que é bonito e feio, e porque é que estamos errados quando dizemos que isto ou aquilo é feio...
    É que ele há com cada uma.... olhe, a camisola do Benfica, por exemplo: horrorosa, apesar de confeccionada com os materiais tecnologicamente mais avançados, e de proporcionar ganhos de X% nesta ou naquela função corporal do atleta... .
  11.  # 75

Ah, a questão do belo e do feio. Mas temos de começar pelo princípio. Antes de podermos esmiuçar o que é, temos primeiro de saber se existe. E daí, será que o bem e o mal existem? Ou estaremos afinal a gastar fortuna num sistema prisional que pretende punir uns pobres infelizes, apenas porque o seu conceito de bem e mal não coincide com o nosso? Pronto, já me estragaram a noite, se a sra. hill lê isto fico sem pretexto para reclamar do ponto de cozedura do lombo.
  12.  # 76

Já agora...sempre que lá passo fico maravilhado!
      rosa_choque.jpg
  13.  # 77

el paso

cada vez gosto mais deste topico.
  14.  # 78

conta-se que o siza, antes de ser arquitecto ou seja quando era desenhador e mandava assinar o engenheiro, fez estas casas:
      2_dia_casa_que_eu_quero.jpg
      5.jpg
      255r.jpg
      13587629_1.jpg
      215876999_a7d94fc066.jpg
      casa_emigra.jpg
      horrivel_1.JPG
      copia-de-img010.jpg
      sportinguistamira3.jpg
      39415258.jpg
      DSCF6131.JPG
  15.  # 79

Nota

Renomear o tópico:

O que não se deve fazer!
    ou
    Aprender com os erros! (Principalmente no que se refere ao GALINHEIRO da luz)

LOL
  16.  # 80

Colocado por: j cardosoBoas

Uma opinião muito pessoal: há coisas tão feias por fora como bonitas por dentro.

Igreja Stª Maria, em Marco de Canaveses

Cumps
    José Cardoso
      Igreja_marco_canaveses.JPG

Em meu entender, essa igreja é um exemplo maior da arquitectura portuguesa; por dentro e por fora. A fotografia é que é má!
    É escultura e função. De tal maneira função que toca bem fundo em alguém tão desgraçadamente agnóstico quanto eu.
    Eu desconfio que o J. Cardoso não gosta muito do Siza...

0.0286 seg. NEW