Iniciar sessão ou registar-se
    • hfso
    • 20 janeiro 2011

# 41

Colocado por: doisarquitectosNão referiu, mas em forma de L imagino que queira a casa terrea. é isso?

Colocado por: adarqClaramente que o terreno que tem singe-se mesmo para o que pretende, uma casa em L com boa orientação, e alguma privacidade.

Sim esse é o objectivo, mas o formato não esta inscrito em pedra, mas penso que pelo formato e disposição do terreno seja a melhor forma de implementação no espaço.
    Desta forma penso construindo o exterior do L uma face para a rua e a outra para o terreno situado a norte, terei a maior área de exposição solar e reservando alguma privacidade da rua, mas corrijam-me se estiver enganado, pois é a primeira casa que planeio construir e se correr bem a ultima.
  1.  # 42

Está correcto. Agora é por as ideias em prática., ou seja, no papel, maquete, 3d, todos os instrumentos que lhe demonstrem e lhe facilitem uma antevisão do que pretende realmente habitar.

Força!!!

Algo em que possa ser útil, esteja á vontade.

Cumprimentos,
    André David, arq
    [email protected]
    • hfso
    • 11 fevereiro 2011

# 43

Aqui vai mais uma discussão para todos dizerem mal, junto anexo um primeiro esboço do que eu pretendo construir, isto é para servir de documento de base para apresentar ás varias entidades que vou pedir cotações, por favor digam tudo o que acham sobre esta aproximação de arrumação do espaço interior e não coíbem de dizer mal ou bem, não maltratem é ninguém. (Nota: podem dizer mal à vontade pois não tenho aspiração nenhuma de desenhador ou arquitecto, por isso não me ferem os sentimentos).
      Planta-HFSO2.png
  2.  # 44

sala muito grande. diminuia na sala e aumentava a area dos quartos.
    • RSS
    • 11 fevereiro 2011 editado

# 45

Para um leigo como eu:

Pela orientação solar do terreno, não seria melhor ter a sala onde tem os quartos e vice versa?
    Assim ao final de tarde, hora que se pressupõe maior utilização das áreas comuns, teria a sala ensolarada.

Seria de prever um hall de entrada mais reservado para receber as pessoas.
    Como está aí assim que abre a porta a alguém, expõe toda a sala, cozinha, etc

Uma cozinha em open space ... requer muita "limpeza" e arrumação, na confecção das jantaradas!
    Já para não falar nos cheiros a comida que vão impregnar toda a sala.

A IS social penso não haver necessidade de ter uma banheira, já que todos os quartos são suite!
  3.  # 46

eheheh

cá está um caso, Dizer o quê??' para ir ter com um arquitecto, levar o levantamento topográfico pelo menos e falar um pouco no programa da casa quer interior quer exterior. Isto numa 1ª abordagem.

Repare que chega até a fazer um quarto sem janela o que não é legal.

o dinheiro é seu mas por favor comece desde já a poupar e contacte um profissional.
  4.  # 47

Colocado por: hfsoe não coíbem de dizer mal ou bem,

Então cá vai....LIXO tudo pró LIXO.
    • RSS
    • 11 fevereiro 2011

# 48

O Picareta hoje entrou com martelo pneumático ... é a arrasar! :D
  5.  # 49

Boas

Eu gosto. Um quarto sem janela - um mimo de privacidade. A sala tem o tamanho à justa para os miúdos andarem de bicicleta ou de patins em dias de chuva, com a vantagem de terem a casa de banho mesmo ali em caso de necessidade - e todos sabem que convém estar perto que eles esperam sempre até à última. Por fim a óptima localização da lavandaria, ali ao lado da sala, a permitir ver televisão enquanto se faz a barrela.

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  6.  # 50

Colocado por: RSSO Picareta hoje entrou com martelo pneumático ... é a arrasar! :D

diga-me uma, apenas uma coisa que se aproveite neste projecto.
  7.  # 51

Colocado por: Picareta

diga-me uma, apenas uma coisa que se aproveite neste projecto.

O terreno.

:D
    • RSS
    • 11 fevereiro 2011

# 52

O ARQ já respondeu!
    Está a ver ... nem tudo é mau.
  8.  # 53

Neste até eu arrisco em dizer:
    - Procure um arquitecto.
    Ou então um daqueles desenhadores que tem um arquivo com vários modelos. Você escolhe um trás cá e então o pessoal critica
    :)
    • miguelm
    • 11 fevereiro 2011 editado

# 54

Caro Hugo,

Sou arquitecto, tenho atelier em Lisboa, pode ver vários exemplos do meu trabalho no website, em www.marcelino.pt

Filosofia de projecto/trabalho: O processo de trabalho é como o de um artesão, será feita uma casa por medida, pensada e apurada até atingir um alto padrão de qualidade. Uma obra feita e pensada para um determinado terreno, uma determinada orientação solar, um determinado orçamento, para um cliente real, concreto e único. A linguagem arquitectónica será naturalmente contemporânea, absorvendo, no entanto, todo o conhecimento intemporal que milhares de anos de arquitectura erudita e popular nos podem ensinar.

Como uma obra é sempre uma operação que envolve um grande investimento financeiro, creio que não se deve descurar a pequena fracção desse investimento que corresponde ao projecto, que é o que irá condicionar em grande parte o sucesso arquitectónico, técnico e financeiro da obra. Assim, o serviço prestado é sempre completo, não fazemos projectos parciais (apenas licenciamento). Será sempre incluído:
    - Estudo Prévio (incluindo maqueta(s) e simulações foto-realistas, na medida necessária para desenvolver e comunicar a proposta);
    - Projecto Base (licenciamento);
    - Projecto de Execução (completo, com caderno de encargos e todos os desenhos, detalhes e mapas necessários);
    - Medições e Orçamento (mapa de quantidades e estimativa orçamental, fulcral para um eficaz controlo orçamental da obra, incluindo a articulação com todas as especialidades de modo a evitar omissões em “áreas cinzentas” do projecto);
    - Coordenação e compatibilização geral de todas as especialidades envolvidas;
    - Assistência técnica (na escolha de empreiteiro e no acompanhamento de obra);

Outros serviços poderão também ser prestados, tais como: submissão e acompanhamento do processo burocrático de licenciamento; fiscalização de obra e coordenação de segurança e saúde; execução dos projectos de especialidade (elaborados externamente por uma das equipas que colaboram regularmente connosco).

Qualquer dúvida estou ao dispor e caso seja do seu interesse, terei todo o gosto em recebê-lo no meu atelier para uma reunião, sem qualquer compromisso.

melhores cumprimentos,
    Miguel M.
    • hfso
    • 11 fevereiro 2011

# 55

Ainda bem que hoje estão simpáticos... ainda não arrasaram muito. Como devem ter lido no 'post' este desenho não é nem de perto nem de longe uma aproximação ao desenho final, é apenas para por umas ideias em papel para depois ir falar com quem de direito (arquitecto , projectista, o que quiserem chamar).
  9.  # 56

Colocado por: hfsoComo devem ter lido no 'post' este desenho não é nem de perto nem de longe uma aproximação ao desenho final, é apenas para por umas ideias em papel para depois ir falar com quem de direito

hfso,

Deixe-me dar-lhe um conselho. Também estou a construir e estive nessa fase há dois anos.
    Também comecei por fazer assim uns esquemas de caca (desculpe a minha franqueza) e quantos mais fazia, mais confuso ficava.
    Então, optei por dar ao arquitecto um esquema em texto deste género:

- Sala com 45 m2
    - 3 quartos (1 deles suite)
    - Cozinha com 25 m2
    - Pátio coberto
    - Escritório

juntamente com algumas imagens de casas que gostava.

Foi o suficiente. Algumas reuniões depois já estava a minha casa definida e, digo-o com toda a certeza, MUITO MELHOR que qualquer 'projecto' dos meus.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1, two-rok
    • hfso
    • 11 fevereiro 2011

# 57

Colocado por: MikeMelgaTambém comecei por fazer assim uns esquemas de caca (desculpe a minha franqueza)

Não tem nada que pedir desculpa, franqueza e sinceridade é uma das coisas que faz muita falta em Portugal. E alem disso o que eu quero ouvir é coisas deste genero:

Colocado por: MikeMelgaEntão, optei por dar ao arquitecto um esquema em texto deste género:

- Sala com 45 m2
    - 3 quartos (1 deles suite)
    - Cozinha com 25 m2
    - Pátio coberto
    - Escritório
  10.  # 58

Caro hfso

Não leve a mal os comentários muito destrutivos que aqui tem, no entanto de facto esse desenho que apresentou, e decsulpe e honestidade, não tem sitio por ende pegue, sala desfuncional e grande, instalações sanitárias (semeadas) pela casa, cozinha impessoal e jogada para um canto, etc etc.
    Eu percebo que queira ter algo definido quando for ter com um arquitecto, mas está a perder tempo, peça um estudo com as suas pretenções e a partir daí vá alterando esse estudo até resultar num projecto que o agrade.

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    • adarq
    • 11 fevereiro 2011

# 59

Isto só para pensar:

Onde pensa colocar por exemplo os roupeiros?

Afirmo o que outros colegas dizem, a melhor forma seria expor as suas ideias ao arquitecto.

Cumprimentos,
    André David, arq
    [email protected]
    • hfso
    • 11 fevereiro 2011

# 60

Colocado por: doisarquitectosNão leve a mal os comentários muito destrutivos que aqui tem, no entanto de facto esse desenho que apresentou, e decsulpe e honestidade, não tem sitio por ende pegue, sala desfuncional e grande, instalações sanitárias (semeadas) pela casa, cozinha impessoal e jogada para um canto, etc etc.

Não levo nada a mal, até porque não sou arquitecto ou projectista, ou tenho alguma coisa a ver com construção, eu trabalho em informática. Por isso qualquer critica construtiva ou destrutiva é sempre aceite, eu até não percebo nada disto... ;)

Colocado por: adarq Isto só para pensar:

Onde pensa colocar por exemplo os roupeiros?

Todos os quartos tem 'closet', que são as áreas ao lado das IS.

0.0234 seg. NEW