Já num passado recente pedi ajuda ao fórum no layout possível para a minha sala, que é pequena quando comparada com as restantes divisões da sala. Além disso é um bocado quadrada que não ajuda muito na decoração e na disposição dos moveis.
Até a poucos dias, não tinha muito bem a certeza como estava a nível de vigas e pilares, isto porque o projecto inicial foi alterado e acabou por levar mais um piso com umas aguas furtadas de 90m2. No entanto, não sei se a estrutura existente de vigas e pilares foi pensada para este peso extra. Para não correr riscos, quem construiu a casa decidiu colocar tijolos deitados na parede que separa a sala e o corredor para reforçar a viga existente. Essa parede funciona tipo uma parede mestra.
É exactamente esta parede que eu agora quero deitar abaixo para aumentar a sala e porque em termos práticos o corredor é um espaço morto. Assim sendo, pedia a vossa ajuda para saber como reforçavam o pilar e viga existente.
Já agora se tiverem opiniões em termos de layout tb agradecia. Vou colocar a seguir o layout existente para entenderem melhor o que é pretendido.
Se tiver necessidade de reforçar os pilares a coisa complica-se: será necessário reforçar em todos os pisos abaixo do seu. Se tiver à disposição o projecto de estabilidade existente basta consultar um técnico de estruturas que a resposta será (quase) imediata. Para reforçar a viga o melhor será um perfil metálico. Em princípio só será necessário no vão maior da viga (entre o pilar do meio e o da direita).
Pelos acessos que se vêm na planta parece ser um R/C, a pergunta é se tem pisos por baixo (garagens ?) e quantos pisos tem por cima?
Depois, se a sua estrutura é uma estrutura recticulada, isto é, composta por lajes, vigas e pilares (em betão armado) esse reforço que anteriormente fizeram em alvenaria é "ridículo", mais ainda se for com tijolo furado, essa parede está fissurada?
De que ano é a casa? E qual a cidade?
Na planta que define como actual não lhe falta um pilar na parede entre o corredor e a sala, que está na primeira planta?
Bem o processo padrão é:
1 - Começar a obra com demolição dos elementos sem qualquer projecto 2 - Fazer um reforço à "pato bravo" 3 - Aparecer a policia municipal e embargar a obra 4 - Apresentar uma comunicação prévia na Câmara, com calculo por projectista de estruturas 5 - Levantar o embargo e acabar a obra marimbando para o projecto
O processo correcto é:
1 - Entregar os elementos de que dispõe a um projectista de estruturas 2 - Este apresentar-lhe uma solução por implantação de pilares e/ou vigas metálicas a vencer este vão (não se livra de por tecto falso), pelo que percebo quer demolir parede e viga (pilares não certo ?) assim é um reforço com viga metálica a ligar aos pilares existente por buchas ou varão roscado (mais que isto é projecto ;) ) 3 - Agarrar nos elementos de comunicação prévia e entregar na Câmara 4 - Solicitar preços 5 - Executar a obra
Nesse processo terá algumas dúvidas, pois se bem me lembro precisa também do termo do empreiteiro,etc mas nos casos que fiz o requerente preferiu tratar de toda a papelada.
Atenção à gestão com o condomínio neste tipo de intervenções.
Obrigado pela ajuda. Por baixo existe uma cave de 130 m2 e é uma moradia, logo não preciso de autorização do condomínio. A ideia é não mexer em nenhuma viga, nem pilar/coluna. Apenas deitar abaixo a parede de tijolos deitada. A parede esta excelente, nem sequer esta estalada, em nenhuma parte da casa tenho sinais de problemas de estrutura.
A casa tem +/- 15 anos, é feita em vigas/pilares e não adianta muito pedir os elementos do projecto porque o projecto poderá não corresponder ao real, apenas nesta viga. Isto porque o projecto inicial apenas foi feito para R/C e primeiro andar .... e no fim de estar pronto o primeiro andar decidiu-se fazer umas aguas furtadas por cima. Posteriormente entregou-se na câmara um aditamento para esta alteração. No entanto, não sei se o calculo do ferro e das vigas estão correctos em relação ao que foi apresentado.
Em principio o peso da estrutura de cima, encontra-se distribuído pelo resta da casa e no ponto da sala não deve ter muito peso .... já pedi a opinião a um Eng Civil, segundo a opinião dele não deve haver problemas, mas .... tb não foi possível dar 100% de garantias ... logo prefiro não arriscar e reforçar essa viga e pilar.
A ideia seria efectuar esse reforço sem perder muita altura da viga existente. Não faz sentido colocar uma viga metálica em I, por baixo da viga existente com quase 30 cm de altura, penso que bastara reforçar um pouco a viga existente sem roubar muito espaço, mas não tenho conhecimento das técnicas e dos custos para fazer isso. estou ainda pensar criar uma coluna nova, junto a parede onde faz 4 metros.
Já agora pedia a vossa opinião em relação ao que é pretendido? Concordam com esta alteração? Parece-vos bem ou não?
Por um novo pilar não, vai alterar as condições de apoio da laje, é "pior a emenda que o soneto".
Se é uma moradia nas condições que afirma, estou com o meu colega,quase de certeza que a parede não está lá a fazer nada, no entanto em caso de dúvida, reforçava a viga colocando uma viga metálica por baixo e ligada aos pilares existentes, acho que lhe ia roubar no máximo 15 cm+tecto falso. Quanto ao reforço do pilar, o acréscimo de esforço que vai ter é compressão por isso, neste caso, não o reforçava.