Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    OLá a todos,á já algum tempo que vasulho este site em busca de informações e esclarecimento de dúvidas!!!!
    Desde já os meus parabéns ao Pedro Barradas que está sempre disposto e disponivel a dar bons esclarecimentos!!
    e agora aqui chego eu com mais uma dúvida...tenho o projecto aprovado na câmara,e começamos a pedir orçamentos aos construtores, mas para grande desespero meu, os orçamentos vieram muito mais acima do que o esperado!! nem o meu arquitecto percebe o que se passa para termos recebido orçamentos tão elevados!!! quando projectamos a casa eu expiquei-lhe bem qual o limite financeiro, e agora o que fazemos??!!!o meu arquitcto continua a dizer que conseguimos orçamentos muito mais baixos, mas como fazer????
  2.  # 2

    swety, obrigado.
    É natural que essas discrepâncias aconteçam. Tente procurar em empreiteiros com menos trabalho...

    Numa obra de remodelação de apartamento, tive discrepâncias de preços para o mesmo mapa de trabalhos, entre propostas, de cerca de 35%... ou então não responderam sequer...
    Escolhi o mais barato (mesmo assim cerca de 15% acima do estimado para a obra), a obra está quase finalizada, e estamos satisfeitos com o desempenho (acabamentos, honestidade, prazos)
  3.  # 3

    Pedro
    Muito obrigado, então quer dizer que nem tudo está perdido??? só queria ouvir uma outra opinião, o meu arquitecto tem sido excelente, sempre disposto a ajudar, até marcou uma reunião com um engenheiro para confirmar se realmente estava tudo bem e se a casa podia ser construida com os valores que tinhamos falado e o engenheiro quano lhe mostramos os orçamentos que tinhamos até se riu, concorda que sao um absurdo, para a casa que é...diz que há muitos construtores a aproveitar-se por ser uma construção de arquitectura moderna!!!
    Eu já estava a ver-me a desistir de construir, ando super preocupada com estes orçamentos...mas está visto que tenho é de pedir mais e mais orçamentos....
    e é engraçado que muitas pessoas me dizem que projectos feitos por arquitectos é no que dá..eu não sou de acordo, acho que um projecto bem elaborado é meio caminho andado para as coisas correrem melhor em obra, e acho que ninguém melhor que um arquitecto para o fazer não concorda???
    Porque será que toda gente tem asim uma ideia tão má dos arquitectos??
    • pagc
    • 24 março 2008

     # 4

    # sweety

    Se quiser enviar-me os orçamentos e o projecto da casa, posso dar uma vista de olhos e eventualmente dar uma opinião. Se o orçamento tiver preços e quantidades unitárias é rápido.

    Cumps
  4.  # 5

    aqui nao esta em causa o trabalho do Arquitecto, pois pelo que menciona ate desempenhou bem as suas funções , aqui o que se passa por xs é que os construtores também quando vem uma casa com uma aruitectura mais arrojada e moderna , acham que podem subir um pouco , justificando que dá mais trabalho , etc etc,

    tambem ajudaria em colocar aqui as areas da construçao e or valores dos orçamentos apresentados
  5.  # 6

    Então a casa vai ter 256m2, onde 56 deles são área de garagem, a casa é r/c, 1.º e 2.piso, decidimos assim para evitar terraplangens que iriam encarecer muito dado que o terreno é inclinado!!!deram-me orçamentos de 180.000,00€!! Digamos que me ia dando um colapso, sou do Distrito de Santarém...
    Pagc, como posso fazer para lhe mandar os dados para me dar uma opinião???
  6.  # 7

    Bom dia,

    ola sweety, bem eu para ser sincera não acho esse valor muito absurdo, eu tenho um projecto de uma moradia de 250 m2 sendo 40 m2 de garagem mas tem somente r/c e 1piso contudo como é desnivelada ficando com paredes de sustentação de terras (acho que a nivel de impermeabilizações e isolamentos será um pouco mais puxado ) ainda não pedi nenhum orçamento mas aqui no algarve construção com bons acabamentos rodam +/- 750 euros /m2 (+ iva) por isso nao vai fugir muito ao valor apresentado. Eu já me mentalizei em contar com valores mais altos para depois não ter surpresas.
    mas se conseguir por menos melhor desde que se mantenha o rigor e a qualidade.
    • pagc
    • 25 março 2008

     # 8

    Envie-me para pagc1966€gmail.com

    Mas também não me parece muito fora do normal esse preço. As suas expectativas iniciais é podiam estar baixas. De qualquer maneira se se der ao trabalho de medir a sua moradia e alterar as quantidades no orçamento que lhe enviei, fica com uma certeza do que está a falar.

    Cumps
  7.  # 9

    Sr. pagc será que podia enviar para mim esse simulador.

    [email protected]
    agradeço a sua disponibilidade
    Já agora exclarecia me uma duvida nas paredes de sustentação qual o melhor sistema e produto de impermeabilização que recomenda, pois ando a sondar o mercado e gostaria de ter algumas opinioes.
    obrigada
    • pagc
    • 25 março 2008

     # 10

    O que lhe enviei, não é nem pretende ser um simulador. É um orçamento descriminado, com lista de trababalhos (articulado), quantidades e preços unitários, com e sem margem de lucro.

    Se alterar as quantidades, poderá calcular o seu orçamento e poderá alterar os preços referentes a materiais, podendo dessa forma subri ou descer a qualidade dos acabamentos. Mas atenção porque orçamentos automáticos é coisa que não existe, apesar de muitos softwares o prometerem.

    Relativamente às outras questões, não sou projectista, nem arquitecto, nem engenheiro =) e existem aqui no fórum alguns tópicos sobre esse assunto

    Cumps
    Paulo Correia
  8.  # 11

    Gostaria de deixar aqui o meu agradecimento a todos os que têm contribuído com as suas ajudas, que permitem-nos ficar com uma noção mais concreta das situações que se nos deparam aquando da decisão de avançar para um empreendimento similar, que é o de construir casa própria. Agradecimento especial ao pagc, que foi inexcedível na ajuda que me deu.
    Excelente fórum.
  9.  # 12

    Cumps a todos os intervenientes neste forum. É a 1ª vez que venho aqui expor dúvidas. Já esclareci algumas só pela leitura dos comentários aqui deixados. Obrigado. É de louvar o empenho com que todos digitam no fórum.

    Estou tb numa fase de construção de uma moradia. Ando nesta altura de volta do projecto de execução. Penso ser uma boa forma de começar... Deixar o máximo possivel no papel para evitar derrapagens e incertezas futuras.
    Será uma moradia com dois pisos, cave + piso térreo, 80 m2 + 220 m2, respectivamente. Sempre entendi que uma construção, fosse ela qual fosse, deveria ter o menor impacto no ambiente possível, e por isso, procurei um arquitecto com motivações e sensibilizado para a arquitectura sustentável. Pelo que já li e pesquisei aqui (e não só), foi o melhor que fiz, isto porque as soluções que ele apontou estão quase todas aqui (no fórum) representadas. Foi só escolher as que tinham melhor rendimento/preço.

    No entanto, é normal que me surjam dúvidas sobre várias soluções e, já agora, com a descoberta deste forum, gostaria que me esclarececem algumas, nomeadamente:

    a) qual a melhor estrutura de entre esta: betão armado e metálica? e qual a mais económica?

    b) a cobertura ajardinada será uma boa opção para isolamento acústico e térmico?

    c) a micro geração eléctrica será viável para uma moradia isolada?


    Se não fosse pedir muito, gostaria de pedir ao sr. "pagc" uma cópia do programa que tem para orçamentar projectos. É o que vem a seguir, e por acaso tenho um pouco de medo da quantia que os empreiteiros me vão apresentar... Não quer que me aconteça como o sweety, e entrar em desespero...

    Para já é tudo. Conto ter mais para a frente, à medida que o projecto avança. Já está aprovado pela CM, só faltam as especalidades. Agradecia comentários. Obrigado
    • pagc
    • 28 março 2008

     # 13

    jphgaspar

    Relativamente às suas perguntas, só posso dar a minha opinião pessoal, sobre a segunda, porque nas outros não tenho conhecimentos para tal.

    Uma cobertura ajardinada, para mim, que já tive de andar a reparar algumas, são uma das piores soluções possíveis, dado, mais tarde ou mais cedo, serão um poço de problemas, com infiltrações.Um representante de telas, disse-me uma vez, que os betumes das telas, são adubo para as plantas, sendo necessário usar telas anti-raízes nessas situações. Ora, dizia-me ele, raramente as vende, porque são mais caras. Verdade? Estou a vender o peixe que comprei, mas que eles em catálogo, tem telas anti-raízes, lá isso, têm.
    Em Lisboa, no Lumiar, fizeram-se uma série de edifícios com jardins nas coberturas e passados 5 ou 6 anos, estavam a dar problemas e muitas acabaram por ser retiradas.

    Enquanto uma cobertura de telha cerâmica, aguenta 30 ou 40 anos sem dar problemas, as telas asfálticas tem garantia de 10 anos, e nós brincávamos, dizendo que as empresas que aplicam, vão à falência ao fim de 8 e reabrem com outro nome. Claro que e só uma brincadeira, mas eu pessoalmente nem oferecidas as quero.Se quiser isolar térmica e acusticamente uma cobertura, existem várias soluções, que poderemos discutir, embora a escolha mais acertada, depende sempre duma análise de projecto, porque uma boa solução num caso, não o é noutro. Existem alguns bons projectistas nessa área.

    Têm aqui o link para o ficheiro
    http://spreadsheets.google.com/pub?key=pNG6fPelLPmVLuDQ2jKeCCA&output=xls

    Cumps
    Paulo Correia
  10.  # 14

    ... O melhor sistema para impermeabilização de coberturas planbas é através de telas de PVC (devidamente protegidas contra os UV, para não se deteriorarem prematuramente). Mas é bestialmente caro.

    Quanto ao sistema de impermeabilização de coberturas planas, nomeadamente através de sitema invertido (o isolamento é colocado por cima da impermeabilização da laje; Por cima do isolamento é colocado manta geotextil e um revestimento pesado, normalmente brita...) utilizo "membranas liquidas", sejam de borracha clorada fibrada/ou armada; seja de base cimenticia bicomponente também fibrada/ou armada com telas de fibra de vidro anti-alcalina.
    Possibilita a aplicação por mão de obra menos especializada, evitam-se eventuais perfurações nas telas, é mais económico, tem grande durabilidade.
  11.  # 15

    Boas.
    [pub]Sou comercial numa instituição financeira e gostava de dizer que tenho um crédito à habitação com spread 0% no primeiro ano e 0,25% nos anos seguintes.
    Este produto destina-se a aquisição, construção ou transferências.
    Se alguém estiver interessado em obter mais informações ou simulação, pode contactar-me através do seguinte E-mail:
    [email protected][/pub]
  12.  # 16

    caro sr paulo correia
    estou aqui às voltas com a sua folha excel e tenho algumas duvidas:
    - os 1012,52 m2 dos trabalhos de limpeza de terreno decapagem referem-se à dimensão total do lote? no meu caso o lote tem 400m2 devo introduzir esse valor?
    - a escavação geral (450m2) trata-se de uma escavação para cave ou nesse caso tem outros valores?
    - nos valores de ferro e betão e cofragens, podemos fazer a regra proporcional? a sua moradia tem 450m2 a minha terá 220m2!!
    só mais uma questão:
    - é verdade que o sotão/telhado também entra com 50 % do valor do preço por m2 ?
    tenho muitas mais perguntas a fazer, mas irei controlar-me para não o incomodar muito!! (a si e a todos os ilustres membros!)
    um abraço
    josé figueiredo
    • pagc
    • 7 abril 2008 editado

     # 17

    Caro José Figueiredo

    - os 1012,52 m2 dos trabalhos de limpeza de terreno decapagem referem-se à dimensão total do lote? no meu caso o lote tem 400m2 devo introduzir esse valor?

    Correcto

    - a escavação geral (450m3) trata-se de uma escavação para cave ou nesse caso tem outros valores?

    Não, tratava-se de um terreno algo inclinado, pelo que envolvia algum movimento de terras. Neste trabalho pretende-se deixar o terreno na cota da plataforma de trabalho ou cota rasante a partir da qual só será necessário escavar para as sapatas e lintéis de fundação. Terá de olha para o terreno e ver

    - nos valores de ferro e betão e cofragens, podemos fazer a regra proporcional? a sua moradia tem 450m2 a minha terá 220m2!!

    Embora não seja totalmente correcto, pode

    é verdade que o sotão/telhado também entra com 50 % do valor do preço por m2 ?

    Não. O sotão em principio não é habitado, logo a sua área não entra para quaisquer cálculos. É por isso que uma vivenda com 2 pisos tem uma custo m2 mais baixo que uma térrea.

    tenho muitas mais perguntas a fazer, mas irei controlar-me para não o incomodar muito!! (a si e a todos os ilustres membros!)

    Quando não quiser ser incomodado, retiro-me do fórum ou não respondo, por isso esteja à vontade, é para isso que cá estamos, e quem se mete a fazer contas antes de se arruinar, merece ser ajudado

    Cumps
    Paulo Correia
  13.  # 18

    Bom dia a todos
    Sr. Paulo Correia - como posso ter acesso ao ficheiro de excel?
    Aparece-me um erro de servidos ao clickar no link
    Obrigado
    Ana Figueiredo
  14.  # 19

    Colocado por: ani_luciBom dia a todos
    Sr. Paulo Correia - como posso ter acesso ao ficheiro de excel?
    Aparece-me um erro de servidos ao clickar no link
    Obrigado
    Ana Figueiredo


    Ainda agora experimentei e estava a funcionar bem, mas mande-me um mail para [email protected]
    Cumps
  15.  # 20

    Já enviei
    Obrigado
 
0.0221 seg. NEW