Colocado por: Pedro_fAo pedir ajuda ao vendedor ele propôs-me inutilizar o cilindro que tenho e instalar um sistema de circulação forçada com termo-acumulador de dupla serpentina horizontal. No final, toda a agua do termo-acumulador passaria por um dos novos esquentadores SENSOR (a comprar) que adiciona o gradiente de temperatura necessário para que a água atinja a temperatura de 45 Cº para uso em toda a casa. Adorei esta ideia pois são três sistemas a funcionarem da forma mais integrada possível e a prestarem apoio uns aos outros sem que haja desperdício de energia .
Esta seria para mim a solução ideal no entanto implica abrir uns rasgos ( e muita obra civil) na casa para trazer a água do termo-acumulador até ao local onde está o esquentador e por isso está quase fora de questão a menos que se mostro um investimento com retorno financeiro.
Termocumulador de dupla serpentina horizontal para um sistema de circulação forçada, deve haver aí alguma confusão!
Colocado por: Pedro_fPois se calhar é erro meu pois eu pensava que "termoacumulador" ou "acumulador" referiam-se à mesma coisa, ou seja, um reservatório que vai mantendo a água quente. Elucide-me se estiver errado.
Eu tenho um acumulador (ou termoacumulador, ou cilindro..qual é o termo técnico?) no sotão. O técnico disse-me para pegar nele e colocar no lixo. Depois comprava um acumulador (mandado fazer por medida porque no sótão não cabe um acumulador desses novos ao alto) com duas serpentinas: uma para ligar a água de aquecimento que vem do fogão (e que serve simultâneamente os radiadores); e outra para ligar a ao circuito do painél solar. neste último, a água circularia com a ajuda de uma bomba activada por diferencial de temperaturas à semelhança dos sistemas de circulação forçada.
Colocado por: Pedro_fEstava era agora aqui com uma ideia. posso aproveitar o termoacumulador que já tenho e depois ligar o gajo em série ao acomulador que vem no KIT solar para que durante o alto verão em vez de 200 litros possa armazenar 400l. Quero eu dizer, na maior parte do ano funciona um acumulador (o tal com a dupla serpentina) e no alto verão como o painel atinge elevadas temperaturas, através de uma válvula, quando um acumulador atingisse os 60 graus passava a aquecer o outro termoacumulador e assim tinha água quente à fartazana e não mandava o meu termoacumulador para o lixo. Também serviria para dissipar as altas temperaturas prejudiciais que o painel possa atingir.
Que acha? é plausível? ou é demasiado complicado?
Colocado por: Pedro_fpela chaminé de exaustão do esquentador o homem alertou-me para o facto de a queima do esquentador produzir gazes muito quentes que poderão derreter o tubo.
Colocado por: Pedro_fTem que ser flexível ao ponto de fazer curvas quase de 90 graus. Isolar o pex com lá de vidro 2-3cm? é artesanal...mas será que resulta?
Colocado por: Pedro_fa água parada nos 10 metros de tubagem que vai do acumulador ao esquentador arrefece e ao abrir a torneira primeira água a passar no esquentador é a que estava parada e fria no tubo logo o esquentador dispara mesmo que haja água a 70 graus no depósito. Existe alguma solução para isto? só me ocorre fazer um bypass manual que eu tenho de manipular dependendo da temperatura da água e da necessidade de água quente no momento.
Colocado por: Pedro_fora...olá novamente, o picheleiro que fez a instalação existente na casa há 10 anos atrás esteve cá em casa e explicou-me o sistema que tenho aqui.