Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos. sou novo por estas bandas (embora seja frequentador assíduo pela calada) e registei-me porque tenho aqui um problema entre mãos e agradecia sugestões de como resolvê-lo
    Agradeço desde já toda as sugestões e dicas.

A casa onde estou tem um sistema de aquecimento de águas construído há 10 anos atrás e não ficou adaptado para levar painéis solares. Agora, estou a pensar colocar os bem-ditos painéis em tubos de vácuo apenas não sei como fazer a combinação com o sistema já existente onde a água é aquecida através de um fogão a lenha e quando este não está a funcionar, através de um sistema de válvulas de corte a agua é aquecida inteiramente pelo esquentador a gás.

O problema está que existe um grande desperdício de energia neste sistema pois muitas vezes tenho água que foi aquecida no dia anterior pelo fogão mas como não tem temperatura suficiente para banhos (imaginemos 35 Cº) sou obrigado a virar a água para o esquentador se quiser tomar banho.

Por outro lado, à excepção dos meses de inverno, a AQS é toda feita pelo esquentador a gás propano (que não está nada barato).

Na imagem podem ver como funciona o aquecimento da AQS através do fogão a lenha.

http://i613.photobucket.com/albums/tt215/Pedro_Fernandes/Novaimagem1.jpg

resumindo: o fogão a lenha aquece por serpentina a água e esta circula de forma forçada pelo sistema que distribui para os radiadores do aquecimento central e para 1 cilindro de dupla câmara que está no sótão e que também funciona como espécie de radiador ao aquecer a água para consumo em "banho de maria". A temperatura da água no fogão atinge temperaturas elevadas e por sua vez a agua da camâra interna do cilindro pode ir acima dos 65 graus sem grandes problemas. O grande problema é que o cilindro perde bastante temperatura e passadas 12 horas a temperatura da água já não permite tomar banhos. ( o meu primeiro passo vai ser isolar o cilindro com uma camada de lã de rocha com 4-5 centímetros)

Ora, nisto tudo eu quero agora incorporar um sistema AQS Solar for termossifão ou por "uma espécie" de circulação forçada para que tanto o fogão como o Solar se apoiem entre si.

Ao pedir ajuda ao vendedor ele propôs-me inutilizar o cilindro que tenho e instalar um sistema de circulação forçada com termo-acumulador de dupla serpentina horizontal. No final, toda a agua do termo-acumulador passaria por um dos novos esquentadores SENSOR (a comprar) que adiciona o gradiente de temperatura necessário para que a água atinja a temperatura de 45 Cº para uso em toda a casa. Adorei esta ideia pois são três sistemas a funcionarem da forma mais integrada possível e a prestarem apoio uns aos outros sem que haja desperdício de energia .
    Esta seria para mim a solução ideal no entanto implica abrir uns rasgos ( e muita obra civil) na casa para trazer a água do termo-acumulador até ao local onde está o esquentador e por isso está quase fora de questão a menos que se mostro um investimento com retorno financeiro.

Agora..eu tenho já algumas explorado algumas ideias mas gostaria de ouvir opiniões pois existem montes de parqueamento que desconheço.

mais uma vês agradeço desde já qualquer ajuda possível.

cumps a toda a gente
  2.  # 2

Colocado por: Pedro_fAo pedir ajuda ao vendedor ele propôs-me inutilizar o cilindro que tenho e instalar um sistema de circulação forçada com termo-acumulador de dupla serpentina horizontal. No final, toda a agua do termo-acumulador passaria por um dos novos esquentadores SENSOR (a comprar) que adiciona o gradiente de temperatura necessário para que a água atinja a temperatura de 45 Cº para uso em toda a casa. Adorei esta ideia pois são três sistemas a funcionarem da forma mais integrada possível e a prestarem apoio uns aos outros sem que haja desperdício de energia .
    Esta seria para mim a solução ideal no entanto implica abrir uns rasgos ( e muita obra civil) na casa para trazer a água do termo-acumulador até ao local onde está o esquentador e por isso está quase fora de questão a menos que se mostro um investimento com retorno financeiro.

Termocumulador de dupla serpentina horizontal para um sistema de circulação forçada, deve haver aí alguma confusão!

Para circulação forçada acumulador(termocumulador) sempre na vertical(melhor rendimento).
    Desculpe o termo mas o técnico deve ser maçarico! Se vem do tal termoculador a passar por um esquentador com sensor não precisa de dupla serpentina é de serpentina simples, a passagem dos tubos até ao esquentador faz-se sempre pela chaminé e lateralmente fura até ao esquentador, até hoje ainda não tive qualquer problema.
    Cumprimentos
  3.  # 3

Termocumulador de dupla serpentina horizontal para um sistema de circulação forçada, deve haver aí alguma confusão!

caro António Costa. obrigado pela sua resposta.
    Pois se calhar é erro meu pois eu pensava que "termoacumulador" ou "acumulador" referiam-se à mesma coisa, ou seja, um reservatório que vai mantendo a água quente. Elucide-me se estiver errado.

Eu tenho um acumulador (ou termoacumulador, ou cilindro..qual é o termo técnico?) no sotão. O técnico disse-me para pegar nele e colocar no lixo. Depois comprava um acumulador (mandado fazer por medida porque no sótão não cabe um acumulador desses novos ao alto) com duas serpentinas: uma para ligar a água de aquecimento que vem do fogão (e que serve simultâneamente os radiadores); e outra para ligar a ao circuito do painél solar. neste último, a água circularia com a ajuda de uma bomba activada por diferencial de temperaturas à semelhança dos sistemas de circulação forçada.

No fundo, ficariam os dois sistemas a aquecer o mesmo acumulador, sendo que de verão trabalha o solar e de inverno a lenha (com uma possivel ajudinha do solar nos dias com mais sol). Todo o diferencial de temperatura que fizer falta em qualquer altura do ano é controlada pelo Esquentador Sensor sendo que acabava de vez com a história do controlo manual através de passadores.

Eu gostei da ideia, mas não gostei de:
    1) tenho que comprar acumulador e esquentador Sensor
    2) obras na casa
    3) estava a ver se conseguia uma solução mais barata utilizando o material que já tenho.
    4) como referiu e bem, acumulador horizontal não tem o mesmo desempenho.

Quando se refere à chaminé...esta-se a referir à chaminé de exaustão do esquentador não é? por acaso não tinha pensado nisso :)

Por acaso ocorre-lhe outra alternativa ou pensa que mesmo acarretando algumas obritas o sistema é compensa dado o retorno e a poupança em gás devido ao sistema integrado fogão lenha+solar+esquentador que se apoiam mutuamente ao longo do ano. Porque no verão hà sol e no inverno o fogão funciona quase todos os dias (independentemente de ter o sistema solar ou não)

Existe aí alguma nova tecnologia que eu não esteja a par e que possa implicar um menor investimento?

cumprimentos
  4.  # 4

Colocado por: Pedro_fPois se calhar é erro meu pois eu pensava que "termoacumulador" ou "acumulador" referiam-se à mesma coisa, ou seja, um reservatório que vai mantendo a água quente. Elucide-me se estiver errado.

Eu tenho um acumulador (ou termoacumulador, ou cilindro..qual é o termo técnico?) no sotão. O técnico disse-me para pegar nele e colocar no lixo. Depois comprava um acumulador (mandado fazer por medida porque no sótão não cabe um acumulador desses novos ao alto) com duas serpentinas: uma para ligar a água de aquecimento que vem do fogão (e que serve simultâneamente os radiadores); e outra para ligar a ao circuito do painél solar. neste último, a água circularia com a ajuda de uma bomba activada por diferencial de temperaturas à semelhança dos sistemas de circulação forçada.

Tem na realidade um termocumulador e pretende instalar um acumulador, não entendo como é que o técnico irá mandar fazer por medida tenha que o colocar na horizontal uma vez que não tem altura no sotão, De quantos lts é este acumulador? Imagine que é de 300 litros, então não será melhor colocar dois de 150 lts p.ex verticais ligando-os em paralelo. é uma ideia! porque assim terão necessáriamente menos altura, da forma como explica agora já estou mais de acordo em relação à dupla serpentina, a bomba activada pela diferencial de temperatura julgo ser uma válvula motorizada de três vias que pelo Delta T irá dar prioridade ao AQS e posteriormente ao Aquecimento dos radiadores, agora toda a água que passa pelo esquentador solar deverá servir sómente o aquecimento de águas senão veja o dispêndio de gaz para servir igualmente os radiadores que exige temperaturas na ordem dos 90 graus celsius, o que torna um consumo exagerado.
    E a passagem dos tubos pela chaminé acaba por ser menos dispendiosa, com menos obras e mais rentável.

Quanto nova tecnologia que possa representar menor investimento, não vislumbro de momento outra alternativa, porque deve reparar que neste momento já tem o fogão a lenha que à partida é menos uma aquisição a não ser que desista do esquentador e fogão a lenha (só se tiver lenha com fartura e paciência em arranjá-la) e opte por uma caldeira de biomassa (pellets) poderá ser uma alternativa credível!

Cumprimentos
  5.  # 5

Obrigado Sr. António Costa

Penso que será impossível colocar os acumuladores de 150 pois o sótão não deve ter mais de 1 metro de altura.
    Lenha tenho todos os anos com fartura...mas claro que esta também custa dinheiro. mas como moro na aldeia...armazeno lenha na boa.

hoje reparei que tenho um tubo de exaustão de inox que vai do sótão até à cave. talvez consiga instalar o tal sistema de circulação forçada sem grandes obras.

Estava era agora aqui com uma ideia. posso aproveitar o termoacumulador que já tenho e depois ligar o gajo em série ao acomulador que vem no KIT solar para que durante o alto verão em vez de 200 litros possa armazenar 400l. Quero eu dizer, na maior parte do ano funciona um acumulador (o tal com a dupla serpentina) e no alto verão como o painel atinge elevadas temperaturas, através de uma válvula, quando um acumulador atingisse os 60 graus passava a aquecer o outro termoacumulador e assim tinha água quente à fartazana e não mandava o meu termoacumulador para o lixo. Também serviria para dissipar as altas temperaturas prejudiciais que o painel possa atingir.
    Que acha? é plausível? ou é demasiado complicado?

cumprimentos
  6.  # 6

Colocado por: Pedro_fEstava era agora aqui com uma ideia. posso aproveitar o termoacumulador que já tenho e depois ligar o gajo em série ao acomulador que vem no KIT solar para que durante o alto verão em vez de 200 litros possa armazenar 400l. Quero eu dizer, na maior parte do ano funciona um acumulador (o tal com a dupla serpentina) e no alto verão como o painel atinge elevadas temperaturas, através de uma válvula, quando um acumulador atingisse os 60 graus passava a aquecer o outro termoacumulador e assim tinha água quente à fartazana e não mandava o meu termoacumulador para o lixo. Também serviria para dissipar as altas temperaturas prejudiciais que o painel possa atingir.
    Que acha? é plausível? ou é demasiado complicado?

O termocumulador tem características diferentes do acumulador, terá que o ligar em paralelo e optar pelo que servirá a sua rede de aguas quentes, tem que literalmente desligar a resistência do termocumulador neste caso passaria a ser um depósito de inercia, acerca das temperaturas prejudiciais repare que o acumulador tem uma válvula de segurança para salvaguardar a estagnação e o termocumulador não tem.
    Cumprimentos
  7.  # 7

ora...olá novamente, o picheleiro que fez a instalação existente na casa há 10 anos atrás esteve cá em casa e explicou-me o sistema que tenho aqui.
    Ora afinal possuo um já acumulador de dupla serpentina o que faz com que não tenha de comprar um novo. Parece que o fogão a lenha está ligado às duas serpentinas. isto é uma boa notícia. se quiser uma coisa simples, basta-me ligar o painel solar ao acumulador por circulação forçada. ligo o painel numa serpentina e o fogão de lenha noutra.
    Quando propus ao picheleiro passar o tubo dá agua quente (que trará a água do sótão até ao esquentador Sensor no R/C) pela chaminé de exaustão do esquentador o homem alertou-me para o facto de a queima do esquentador produzir gazes muito quentes que poderão derreter o tubo.

Ora, como leva uma misturadora termoestática à saída do acumulador conhece algum tubo flexível tipo pex (pois a chaminé faz algumas curvas) para transportar água a 45-50 Cº e que consiga resistir ao mesmo tempo à temperatura elevada dos gazes de queima do esquentador?

Tem que ser flexível ao ponto de fazer curvas quase de 90 graus. Isolar o pex com lá de vidro 2-3cm? é artesanal...mas será que resulta?

outro dos problemas que me ocorreu agora prende-se com o facto de se eu puser a água do acumulador a passar toda pelo esquentador antes de sair nas torneira da água quente, de todas as vezes que abrir a torneira irá activar o esquentador pois a água parada nos 10 metros de tubagem que vai do acumulador ao esquentador arrefece e ao abrir a torneira primeira água a passar no esquentador é a que estava parada e fria no tubo logo o esquentador dispara mesmo que haja água a 70 graus no depósito. Existe alguma solução para isto? só me ocorre fazer um bypass manual que eu tenho de manipular dependendo da temperatura da água e da necessidade de água quente no momento.

cumps
  8.  # 8

Colocado por: Pedro_fpela chaminé de exaustão do esquentador o homem alertou-me para o facto de a queima do esquentador produzir gazes muito quentes que poderão derreter o tubo.

Não tenha problemas, se fosse uma caldeira ainda admitiria!

Colocado por: Pedro_fTem que ser flexível ao ponto de fazer curvas quase de 90 graus. Isolar o pex com lá de vidro 2-3cm? é artesanal...mas será que resulta?

Use tubo multicamada, isole com manga resistente UV aguenta temperaturas elevadas

Colocado por: Pedro_fa água parada nos 10 metros de tubagem que vai do acumulador ao esquentador arrefece e ao abrir a torneira primeira água a passar no esquentador é a que estava parada e fria no tubo logo o esquentador dispara mesmo que haja água a 70 graus no depósito. Existe alguma solução para isto? só me ocorre fazer um bypass manual que eu tenho de manipular dependendo da temperatura da água e da necessidade de água quente no momento.

Se estiver a tubagem isolada não terá essas percas térmicas.

P.S- já opinei noutro tópico em relação aos materiais e painéis.

Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro_f
  9.  # 9

Colocado por: Pedro_fora...olá novamente, o picheleiro que fez a instalação existente na casa há 10 anos atrás esteve cá em casa e explicou-me o sistema que tenho aqui.

Caro Pedro f

Já vi que é do Norte pelo termo picheleiro, se fosse da zona de Lisboa/Cascais, ainda lhe poderia dar uma ajuda melhor, mas espero lhe ser útil.

Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro_f

0.0159 seg. NEW