Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Adarq, a Diana_3S já selecionou os arquitectos que vai consultar... São das Caldas da Rainha, você não é do Entroncamento?!:)
  2.  # 22

    Este tópico é realmente interessante para mim....já estou a tomar notas das perguntas......
    Já agora aproveito para fazer a seguinte pergunta: Um arquitecto não me consegue dar um orçamento sem ver o terreno? É que assim em vez de fazer 5 reuniões têm que se fazer 10, uma no gabinete do arquitecto e outra no terreno.

    Obrigada

    Diana SC
  3.  # 23

    Para ter uma Proposta de Honorários com alguma coerência o arquitecto deve sempre deslocar-se ao terreno de intervenção. Se não o fizer já está a começar mal...
  4.  # 24

    Sou do Entroncamento sim, mas tenho projectos em Lisboa, Caldas da Rainha, Loures, Entroncamento, Torres Novas, etc.... E nunca deixei de ir ao local primeiro para debater e verificar se é viável o que o cliente pretende.

    A distância não impede o rigor nem a qualidade de um projecto. Aliás, nem o vai encarecer drasticamente.

    Diana SC Cada arquitecto trabalha de uma forma diferente, se num estudo previo um arquitecto apresentar uma maqueta da sua casa, o outro certamente lhe pode apresentar um 3D.
    Não falando pelos arquitectos no geral, mas falando por mim (foi o que fiz) eu sem saber o local de intervenção e a pretensão do cliente, não consigo apresentar a minha melhor proposta.
    Isto falando em trabalhar com rigor desde o inicio. Mas são politicas de trabalho e essas politicas diferem de atelier para atelier.

    Cumprimentos,
    André David, arq
    www.adarq.net
    [email protected]
  5.  # 25

    Não o estou a querer ofender adarq, antes pelo contrario acho que um arquitecto não se deve singir a uma área, deve sim trabalhar a nivel nacional e internacional, mostra que tem capacidade de se adpatar a diferentes realidades. Tem alguma obra de referência no Entroncamento? Como conheço bem aquela zona (tenho lá familiares), e uma vez que não tem ainda as suas obras expostas no site...

    Sou apenas um estudante de arquitectura, que gosta de analisar o trabalho dos futuros colegas... é a curiosidade natural de um arquitecto, julgo eu!
  6.  # 26

    J.angelo_84

    O que tenho no Entroncamento está neste momento em construção. Está na fase estrutural. Localiza-se na nova urbanização do bonito. Conhece?
    São duas moradias.
    O site, brevemente estará online e posteriormente poderá ver tanto o 3D como a maqueta de estudo do projecto.

    Cumprimentos,
    André david, arq
    www.adarq.net
    [email protected]
  7.  # 27

    Urbanização Quinta do Bonito, conheço perfeitamente, os meus familiares moram na Rua da Maruja, fica ali proximo. É uma zona que está em desenvolvimento...

    Cumprimentos
  8.  # 28

    Rua da Maruja, que passa nas traseiras do Lidl.

    Conheço perfeitamente.

    Cumprimentos.

    André David, arq
    www.adarq.net
    [email protected]
  9.  # 29

    Colocado por: Diana SCJá agora aproveito para fazer a seguinte pergunta: Um arquitecto não me consegue dar um orçamento sem ver o terreno? É que assim em vez de fazer 5 reuniões têm que se fazer 10, uma no gabinete do arquitecto e outra no terreno.


    Em limite consegue, com os elementos necessários (fotos, levantamentos...) e uma boa contextualização.
    Mas é sempre importante e preferível ir ao lugar de início para o interpretar, conhecer o contexto e poder discutir alguns princípios (implantação, vistas, afastamentos, acessos, etc...).
    Se a primeira reunião puder ser no local, tanto melhor.


    Cumps,

    Inês Carvalho
    icrg arquitectos
  10.  # 30

    Na minha opinião é possível dar orçamento sem ver terreno. Agora executar projecto sem ver terreno, acho quase impossível.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diana SC
  11.  # 31

    É possivel sim! Provavelmente não será é o orçamento mais rigoroso.
    Depende da politica de trabalho de cada arquitecto.

    Cumprimentos,
    André David, arq
    [email protected]
  12.  # 32

    Colocado por: Paramonte

    Isto para mim era o grande NÃO NÂO. Já me aconteceu e a minha reacção foi, "ok, até uma proxima oprtunidade". Nunca me arrependi. Longa história.

    Se esse arquitecto não está disponível para olhar para um esboço, como pode estar disponível para ouvir a Diana, sendo q o esboço, não é mais do q a expressão escrita das suas ideias.



    A mim, aconteceu-me e eu só não levei a mal, na altura, porque conhecia o arquitecto e confiava nele como pessoa.

    No final, achei que foi positivo discutir com ele as idéias que eu já tinha definido no esboço e a nova abordagem que ele tinha para resolver a questão.

    No meu esboço, ele não sabia o porquê das minhas opções. O que ele me pediu foi que eu colocasse por escrito as minhas exigências ou requisitos que me tinham levado a fazer aquele esboço. Claro que o documento escrito tinha uma série de folhas, mas como estava organizado, foi a base do projecto.

    Correu tudo bem e estou bastante contente com o resultado final.
  13.  # 33

    Diana_3S

    Eu penso que, para um orçamento, não há necessidade de o arquitecto ir ao local, desde que, aquando da marcação da reunião, você já tenha enviada o localização do terreno e umas fotos. Deste modo o arquitecto pode preparar-se em termos de especificações do PDM para essa zona, por exemplo e saber se há condicionalismos importantes.

    Acho muito grave é se um arquitecto lhe mostrar um esboço sem ter ido ao terreno.

    Já vi que tem um esboço bastante completo, que acho que não deve deixar de o mostrar ao arquitecto.

    Só a alertei para não se ofender se ele não o quiser ver porque, por esse facto, poderia estar a dispensar um arquitecto que até pode ser bom.

    Na primeira reunião, os arquitecto vão dar-lhe muita atenção e vão tentar vender o produto deles. Teste-os, como já aqui foi falado, para ver se eles perdem as estribeiras com coisas básicas. No fundo, procure racionalidade e criatividade.

    Já agora, escolheu os arquitectos das Caldas devido à localização do terreno? Não prefere procurar mais perto de Leiria? Iria facilitar-lhe bastante as reuniões do decorrer do projecto.

    No meu caso, tinhas reuniões practicamente semanais...
  14.  # 34

    bom dia

    Diana, essas 5 reuniões num dia pode ser exaustivo.
    Eu chamaria-lhe atenção para tentar esclarecer o que cada um oferece nos seus honorários, ou seja se tem especialidades, aocmpanhamento etc. Depois não optava pelo orçamento mais barato, nem pelo mais caro, ma sim pelo meio termo.

    Brydda, Quanto mais tempo reservar para o projecto melhor, mais maduro ficará. Além disso como já foi referido as CM demoram na resposta.

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brydda
 
0.0196 seg. NEW