Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas.

    Sou um "maçarico" neste fórum e peço desculpa caso faça observações parvas. Sem perder tempo vou passar à descrição do problema:
    Tenho uma habitação dos anos 60 que pretendo remodelar. A grande questão neste momento é resolver o problema do isolamento (inexistente) que a torna extremamente desconfortável. A casa tem uma parece exterior dupla (cerca de 35cms) e uma área de cerca de 8,2m x 8,2m com 2 pisos. Há que salientar que uma pequena parte da fachada é em Granito (~2metros de largura). Quanto ao telhado, é apoiado numa estrutura de madeira, mas o tecto do andar de cima não é construido com a tradicional "placa", mas sim com uma estrutura em betão entre barras de aço, que pelo que me explicaram era bastante usada na época como alternativa.
    Problema: Escolher a melhor opção em custo/qualidade para conseguir um bom isolamento na casa. Quer a nível de paredes exteriores, quer a nível da parte superior.

    De acordo com algumas opiniões que já recolhi aconselharam-me a evitar fazer o isolamento pela parte de dentro da casa porque ia envolver muitos custos com as "novas" paredes. Aconselharam-me a optar por uma solução tipo Capoto (exterior, mas aí ia ter o problema da parte da fachada em granito) ou por um outro método que envolve injectar o isolamento para dentro das paredes existentes com um determinado material isolante.

    Gostava que me ajudassem a perceber se há outras opções mais interessantes e se alguém tem experiência com a aplicação deste tipo de isolamentos também era bom conseguir ter uma ideia de quanto custaria este processo (cerca de ~160m2 de área de parede mais 70m2 de área de tecto). Qualquer opinião é bem vinda :D

    Cumprimentos.
  2.  # 2

    Se tem parede exterior dupla com 35cm, não é por aí que se efectuarão a maioria das trocas térmicas.

    Em que são feitas as janelas, e que tipo de vidro têm?
    Como são as portas para o exterior? Têm algum tipo de vedante (borrachas)?
    Como é feita cobertura/telhado (estrutura de madeira com telha e sem qualquer isolamento térmico?)
    O sotão é utilizável? Há algum isolamento térmico no solo do sotão?
    Como é o pavimento térreo? Apoia directamente sobre a terra ou tem uma caixa de ar?
  3.  # 3

    Caro amigo Kotonete:

    Antes demais, acho que a melhor solução, será mesmo rever as suas janelas, bem isolar todas as entradas de ar, pois o isolamento térmico, apenas evita que a temperatura da sua casa baixe e que sejam formadas humidades nas paredes.
  4.  # 4

    Colocado por: tiago laborimAntes demais, acho que a melhor solução, será mesmo rever as suas janelas, bem isolar todas as entradas de ar, pois o isolamento térmico, apenas evita que a temperatura da sua casa baixe e que sejam formadas humidades nas paredes.
    Também não é bem assim... ;-)
  5.  # 5

    Boa tarde,

    Se pretende remodelar, certamente o projectista que seleccionar terá em conta uma boa qualidade a nivel do ar interior, bem como tem de garantir todo o conforto, seja térmico, acustico...etc.

    Cumprimentos,
    André David, arq
    www.adarq.net
    [email protected]
  6.  # 6

    Ora bem o meu objectivo é conseguir um isolamento térmico decente da habitação sem entrar em loucuras no orçamento. No entanto nunca me passaria pela cabeça não começar pelo óbvio como alterar todas as janelas e portas exteriores. Isso nem está em questão.
    O que eu procuro é portanto perceber quais as vantagens e inconvenientes das várias opções disponíveis no mercado em termos de isolamento de paredes e do tecto (como sistemas cappotto, etc.). Para esclarecer ainda a dúvida do Luis KW quanto ao soalho vou optar por uma recuperação do já existente (que é apoiado sobre a terra) portanto o isolamento térreo seria algo a evitar se possível. Quanto ao sótao, este não é utilizável e o objectivo é mesmo optar por uma solução de isolamento no solo deste, ou no telhado (parece-me que a 1ª opção é a mais adequada).
    Claro que estou a pensar obter aconselhamento profissional, mas o que procurava aqui eram testemunhos de pessoas que tivessem passado por situações semelhantes.

    Cumps.
 
0.0120 seg. NEW