Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,
    vou reconstruir uma casa que, face às actuais dimensões, tem que necessáriamente ser ampliada.
    gostaria de obter, nesta fase, opiniões quanto à estética de arquitectura exterior que me está a ser proposta pelo arquitecto, idealizada com o principio juntar a preservação da arquitectura existente com a ampliação assente numa arquitectura moderna.
    o conceito dos espaços interiores (3 quartos, cozinha, salas jantar/estar, escritorios, arrumos/zona tecnica) corresponde às minhas expectativas, pelo que, como referi, nesta fase as minhas duvidas referem-se apenas a estética exterior.
    coloco imagens da casa no estado actual (estado precário de conservação) e as imagens virtuais da solução proposta.
    agradeço desde já os V/ comentários
      Casa-Frente1.JPG
  2.  # 2

imagem
      Casa-Tras4.JPG
  3.  # 3

imagem
      Casa-Frente4.JPG
  4.  # 4

Imagem
      CasaBouçós_09_3d_FL01.jpeg
  5.  # 5

Imagem
      CasaBouçós_09_3d_FR01.jpeg
  6.  # 6

Imagem
      CasaBouçós_09_3d_BR01.jpeg
  7.  # 7

xmatrix

podemos dizer mal ou só assim mais ou menos bem??

para já começando por aquela solução da parede nova em pedra saliente ( a que separa o velho e a ampliação) assim como a da varanda ( a tapar o topo), não me dão nada boa garantia sobre o seu projecto, mas...quem sou eu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xmatrix
  8.  # 8

Não sendo entendida no assunto e falando só a nível estético acho o projecto bastante interessante com excepção daquela parede "cinzenta" que não percebo bem de que material se trata nem o porquê do mesmo...
  9.  # 9

xmatrix
    O engraçado é que eu "vejo" melhor se me mostrarem o levantamento do existente + encarnados e amarelos + projecto final (com plantas+alçados+cortes destas 3 fases).

Compreendo que muitas pessoas só "percebam" um projecto olhando para fotografias e realidade virtual (3D)...
    Mas lembre-se que o que você aqui colocou é apenas o «embrulho» (aspecto exterior). E você não vive no «aspecto exterior», vive dentro da casa.
  10.  # 10

Colocado por: marco1xmatrix
    podemos dizer mal ou só assim mais ou menos bem??

para já começando por aquela solução da parede nova em pedra saliente ( a que separa o velho e a ampliação) assim como a da varanda ( a tapar o topo), não me dão nada boa garantia sobre o seu projecto, mas...quem sou eu.

Estas pessoas agradeceram este comentário:xmatrix

todos os comentários são bem vindos : os positivos, os assim assim e mesmo os negativos (até aqueles que contenham adjectivos tipo "aberrante")... o objectivo do meu post foi mesmo esse.

também concordo que a parede a tapar o topo da varanda está um pouco desenquadrada, mas tem um objectivo pedido por mim : àquela cota, o vizinho do outro lado da rua tem visibilidade para a varanda e eu pedi alguma solução construtiva que preservasse a privacidade na varanda.
    tem alguma outra ideia para esta finalidade?
    • P+V
    • 21 janeiro 2011

# 11

que susto....
  11.  # 12

'Tou como o Luís K.W.: gostava de ver os ditos amarelos / vermelhos.
    Não consegui perceber se vai demolir a totalidade do existente ou de vai manter algumas partes (e quais).

E se vai manter o existente, porque é que o 3D aparece com essa parte totalmente em pedra à vista? Será que pretende tirar o reboco todo que ainda existe, sem o substituir por outro adequado? Se assim fôr, há que ter em atenção que uma intervenção dessa natureza poderá pôr em causa a boa manutenção das paredes, bem assim como a sua integridade.

E claro, temos a questão do interior. Uma casa "bonitinha" e com um enquadramento paisagístico minimamente aceitável é muito importante, mas há que não esquecer a sua função principal: ser habitada. É preciso que os espaços sejam adequados e correctamente articulados para uma boa vivência da habitação.
  12.  # 13

boas..

acho que o projecto está muito radical...

nota-se muito o existente com a arquitectura moderna... deve pedir ao projectista/arquitecto/engenheiro que faça um degradeé entre o existente e a nova solução.... mesmo que seja arquitectura moderna.....

algo mais sauve...

a minha opinião apenas.....

abraço
  13.  # 14

xmatrix

há muitas soluções, por exemplo só mesmo vidro escurecido sem caixilharia, um ripado em madeira ou com "dedo" outro material, enfim o principio devia ser realçar/ separar os revestimentos/elementos antigos dos actuais e conseguir uma colagem que não fosse ampliar artificialmente algo que existe e tem a patine dos tempos.
  14.  # 15

concordo plenamente no que diz o Marco1...

era isso que eu queria dizer no fundo...
  15.  # 16

Na minha opinião, penso que o projecto está mal cosido, isto é, parece-me um projecto de duas casas independentes. Embora de acordo com uma solução de assumir a ampliação com uma linguagem contemporânea, a ligação do novo com o pré-existente não foi tida em consideração.

É apenas mais uma opinião que vai contra a ideias pré-concebidas de muitos dos "foristas" aqui presentes.

Cmps
  16.  # 17

JCM

parece-me que escreveu mal, a sua opinião é que parece a favor do que aqui neste tópico já foi dito pela maioria.
  17.  # 18

Colocado por: P+V ARQque susto....

Apesar de pouco extenso, é o melhor comentário.
    Desculpe ser tão radical, xmatrix, mas a abordagem global do projecto, pelo menos no que se diz "recuperação e ampliação" não me parece nada coerente. O antigo deixa de parecer antigo, o contemporâneo é um "moderno" que nem se impõe nem se agarra, nem se enquadra, com subterfúgios de projecto como aquelas "palinhas" de madeira e aquele pilar de granito na parte "nova", ou a já referida parede saliente, que não fazem sentido nenhum em projecto que seja digno desse nome.
    Peço desculpa mais uma vez, mas o que tem aí é mau, na minha opinião (que vale o que vale).
    Acho que devia pedir uma remodelação do projecto.

Cumps
  18.  # 19

alguém me pode dar sugestões (aind que em draft) de como é que se poderia fazer esta recuperação (com ampliação do existente).
    poderei enviar o ficheiro autoCad do levantamento existente, juntamente com mais fotos com o enquadramento da casa no terreno.
  19.  # 20

xmatrix

nada de novo, de facto a adição não valoriza o existente, pelo contrário. A operação não está acertada, parece recair em escolhas aleatórias, sem critério e um pouco atabalhoadas (p.ex. na adição, metal e madeira - podiam ser aqueles materiais ou outros quaisquer). Por outro lado, na requalificação do existente perde-se carácter e não parece haver um princípio claro regulador do projecto.
    O projecto de requalificação deve "contar uma história", a história da casa (salvaguardar e evidenciar o que se considerar ser o seu carácter) e o resultado tem que ser claro e evidente - tem que se ler - e tb tem que ser melhor do que era antes, a todos os níveis.
    Tem que se perceber o que é a casa antiga e a adição tem que ter um principio claro e plausível que a sustente na relação com a pre-existência (ir buscar referências, independentemente da linguagem).

Importa reconhecer, entre uma série de outras coisas:
    - Carácter do existente
    - O essencial do acessório na requalificação, o que fica e o que sai, de forma a que se mantenha reconhecível a identidade da pré-existência ao longo das diversas operações que deverão sempre representar mais-valias, justificadas, na qualidade do habitar.
    - Processos construtivos (é ridículo mimetizá-los apenas na aparência, retirando-lhes o conteúdo e o contexto; os materiais devem estar agarrados a um principio construtivo ou a um objectivo reconhecível)
    - Coerência entre escolhas (têm que avançar na mesma direcção, p.ex. na imagem 4 retirou-se o acrescento que a casa tinha mas depois avança um alpendre á imagem do telhado, como se já lá estivesse... secalhar até estava mas então a parede de pedra à esquerda não estava de certeza)
    - Se o conjunto benefíciou com a nova adição, a todos os níveis (no final deverá ficar inquestionavelmente melhor do que antes, nunca pior)

É sempre uma questão de interpretação e escolhas, tanto melhor resultará um projecto quanto melhor for a capacidade de o arquitecto as fazer com critério.
    Peça uma reformulação, quero crer que o arquitecto conseguirá fazer melhor.

Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xmatrix

0.0202 seg. NEW