Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Muito obrigado Dutilleul

Era só mais uma pergunta:
    É de considerar uma Barreira pára vapor colocada por cima de forros de madeira e debaixo do puliestireno Extrudido?

A madeira dá-se bem com este material? "respira" bem? (não sei se é este o termo?)
    Que tipo? Ondutiss STX, caso não use subtelha?

Muito Obrigado desde já
  2.  # 22

É de considerar uma Barreira pára vapor colocada por cima de forros de madeira e debaixo do puliestireno Extrudido?

Sim, é um procedimento recomendável. Assim:
      cobertura-1.jpg
  3.  # 23

A madeira dá-se bem com este material? "respira" bem? (não sei se é este o termo?)
    Que tipo? Ondutiss STX, caso não use subtelha?

Ou a membrana ou a subtelha. A Ondutiss STX é um bom exemplo; permeável ao vapor e impermeável à água, como convém à madeira

obs: a imagem serve apenas como exemplo da aplicação de uma barreira de vapor. Os outros detalhes são irrelevantes.
  4.  # 24

Obrigado,

Mas então a membrana não fica estendida em cima do forro? Ouvi dizer que era só estender...

Pela foto dá a entender que tem de haver umas ripas de madeira para criar um espaço entre a Barreira para-vapor e o forro de madeira?!?!?

Estou certo, ou não é necessário?
  5.  # 25

Colocado por: SobreiroObrigado,

Mas então a membrana não fica estendida em cima do forro? Ouvi dizer que era só estender...

Pela foto dá a entender que tem de haver umas ripas de madeira para criar um espaço entre a Barreira para-vapor e o forro de madeira?!?!?

Estou certo, ou não é necessário?

Como disse, o desenho (que já conhecia, estou em crer...) serve apenas como exemplo da aplicação de uma barreira antivapor. A melhor maneira de a utilizar nem é do modo como está ilustrado (embora também possa ser assim) mas sobre um forro, em escama e de baixo para cima. Resumindo: não tem que haver nenhumas ripas como na ilustração!
    E o seu empreiteiro quase que tem razão quando lhe diz que o xps faz o mesmo efeito (que uma barreira antivapor - com efeito, o xps é tecnicamente impermeável à água e permeável ao vapor). Só não tem toda a razão porque o xps é uma superfície descontínua e com encaixes por onde a água pode passar. A barreira funciona assim como um sistema redundante que me parece recomendável por essa razão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
  6.  # 26

Épa espectáculo...
    Obrigado dutilleul. É a primeira vez que percebo...porrr estava difícil, Lol :)))
    É que falam em condensação e eu fico a pensar ok pronto, mas... e o xps ... ???!!!

Eu estava com dúvidas em mandar colocar porque o empreiteiro nunca colocou uma barreira pára-vapor e estar a fazer pela primeira vez na minha casa, uma pessoa fica sempre com dúvidas se vai ser bem colocada.

sobre um forro, em escama e de baixo para cima.

Forro em escama é aquele em que as terminações das tábuas são sobrepostas?
    Debaixo para cima é para ficar mais justo às tábuas?

Muito Obrigado (sim já conhecia o desenho)
  7.  # 27

Forro em escama é aquele em que as terminações das tábuas são sobrepostas?

Caro Sobreiro,
    não é o forro que é em escama... É a membrana anti-vapor que deve ser disposta em escama e de baixo para cima, como se fossem telhas e pela mesma razão (siga as instruções do fabricante e não faça caso).
    :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
    • MELP
    • 13 fevereiro 2011

# 28

Olá boa noite...

Estou de regresso...tenho andado junto das empresas que vendem a madeira e já reconheço o lamelado, a casquinha vermelha e a casquinha branca.

No entanto, quando solicito os orçamentos ninguém me apresenta de casquinha vermelha, apenas de lamelado, alguém me pode indicar alguns pontos de comercialização da mesma?

Porém, foi introduzida nova variante, uma vez que ontem conheci o cedro e que por sinal gostei bastante. Agora, a única opinião que tenho é a do dono da serração, o que por si só não chega.

Assim, agradecia que me desse a vossa opinião sobre as vantagens e desvantagens da utilização desta madeira no telhado.

Desde já obrigada
    Elisabete
    •  
      June
    • 3 março 2011

# 29

Boa tarde,

A propósito do pinho nórdico estou a pensar a adquiri-lo para o soalho, algumas empresas que tenho contactado informaram-me que esta madeira já vem imunizada para o ataque de insectos ao contrário do pinho nacional que tem de ser tratado. O que me deixa muitas dúvidas porque tive algumas situações de carunho e receio que se propaguem para o novo soalho. Podem confirmar ou infirmar esta informação?

Obrigada.

0.0145 seg. NEW